Onde ficar em Bruxelas: 7 Dicas de Bairros e Hotéis Bem Localizados

Neste post você encontra todas as dicas de onde ficar em Bruxelas, para ajudar você a escolher o melhor bairro para sua estadia, de acordo com a proximidade das atrações, vida noturna e acesso a transporte público.

Também selecionamos as melhores dicas de hotéis em Bruxelas, todos bem localizados, e divididos entre diferentes perfis de viajantes, do mochileiro ao luxo.

Você também encontra outras dicas básicas para viajar para a Bélgica, como quantos dias ficar na cidade e se vale a pena se hospedar em Bruges ou Gent.

Entenda Bruxelas

Bruxelas, capital da Bélgica e sede da União Europeia, é uma cidade grande e dividida em 19 distritos.

Para os turistas, as melhores opções de hospedagem estão no centro de Bruxelas e seus arredores, onde ficam concentrados a maioria dos pontos turísticos e das estações de trem que levam para o aeroporto e cidades nos arredores.

É bastante fácil se locomover usando o transporte público da cidade ou a pé. Assim como é fácil ir de Bruxelas para as cidades nos arredores, dada a boa oferta de trens e ônibus na Bélgica.

É bom ficar atento aos nomes, sempre bilíngues, da cidade: tudo tem nome em Francês e em Holandês, o que pode confundir um pouco na hora de abrir o mapa e se localizar.

Também tenha em mente que Bruxelas recebe muitos viajantes de negócios. Com isso, uma diária no final de semana por lá sai muito mais barata do que durante a semana. Se quiser economizar, essa é uma cidade preciosa na hora de montar o roteiro!

Qual preço médio de uma diária de hotel em Bruxelas?

Um hotel confortável com bom custo/benefício custa em média 100-120 euros a diária. Já um hotel econômico custa em torno de 60-80 euros. Uma cama em dormitório pode ser encontrada por volta de 25 euros. E por fim, um hotel luxuoso sai por a partir de 150 euros.

Qual o melhor local para se hospedar em Bruxelas?

Mais abaixo, descrevemos todos esses bairros e damos dicas de hotéis bem localizados por ali.

Onde ficar em Bruxelas bom e barato?

  • Saint-Josse-ten-Noode
  • Anderlecht
  • Molenbeek-Saint-Jean

Quantos dias é o ideal para ficar em Bruxelas?

Em 2 dias você consegue ver as principais atrações de Bruxelas. Fique 3 dias ou mais caso você ame cerveja ou chocolate, ou queira fazer bate-voltas nos arredores em lugares lindos como Bruges ou Gent.

Também é possível enxugar o roteiro para quem só tem 1 dia para a capital da Bélgica. Temos um texto com um roteiro completo de 1, 2 ou 3 dias na capital da Bélgica.

Onde evitar se hospedar em Bruxelas?

Bruxelas é considerada uma cidade bastante segura, mas como qualquer cidade grande no mundo, tem seus problemas. Em geral, ao invés de evitar um bairro ou outro, os próprios moradores comentam que é uma questão de uma rua ou outra ser mais insegura.

Logo, escolhendo hotéis com boas reviews, a chance de você estar bem localizado é enorme. Também é bom evitar se hospedar nos arredores das estações de trem, onde circular a noite é mais complicado e furtos são comuns.

Onde ficar em Bruxelas: dicas de bairros e hotéis

Abaixo, descrevemos cada um 7 dos melhores bairros para se hospedar em Bruxelas, com dicas de hotéis em cada um deles, para perfis variados de viajantes: mochileiros, econômicos, conforto (com bom custo/benefício) e luxuoso.

Centro de Bruxelas

O Centro de Bruxelas, também conhecido como Petite Ceinture ou Pentágono (pelo seu formato), é bem marcado por largas avenidas, que algumas centenas de anos atrás eram traços de uma cidade fortificada.

A Grand-Place é a principal praça de Bruxelas e coração do centro da cidade. Ao redor, ficam os museus, palácios, pontos turísticos, cafés, lojas de chocolate e quiosques de waffles e batatas fritas.

No centro de Bruxelas também estão o Jardins du Mont des Arts, o Palácio Real, o Maneken Pis, entre outras atrações da cidade.

Se hospedar no centro de Bruxelas tem a grande vantagem de que você estará perto de tudo. É o ideal para quem visita a cidade pela primeira vez, ou quem gosta de ficar no burburinho turístico.

Tenha em mente que um hotel no Petite Ceinture tem um custo financeiro relativamente elevado. Uma alternativa é buscar hotéis nas regiões de Sablon e Marelles, que ficam dentro do pentágono que forma o centro, mas são bem mais baratas do que nos arredores da Grand Place.

Melhores Hotéis no Centro de Bruxelas

Veja mais opções de acomodação localizadas no Centro de Bruxelas

Saint-Gilles

Saint-Gilles é um bairro residencial, famoso por seus belos prédios de Art Nouveau e seu clima boêmio. É considerado o bairro da moda de Bruxelas, com restaurantes, bares, galerias de arte e cafés frequentados pela população cool da cidade.

Sem dúvida, Saint-Gilles é uma das melhores opções de bairro para se hospedar em Bruxelas. Esse foi o distrito onde me fiquei na minha primeira visita à cidade. E ficaria lá novamente.

Dada a configuração do bairro, as opções de acomodação nessa região de Bruxelas são mais no estilo apartamentos, B&Bs, pousadas e hotéis boutique. As diárias nessa região tem um bom custo/benefício para quem busca conforto ou economia.

Foto: Magnus Franklin – (CC BY-NC 2.0)

Apesar de estar fora do centro turístico, Saint-Gilles fica muito perto de tudo, e é bem fácil ir a pé de lá para Grand-Place: são cerca de 2 km. Para quem não curte tanto caminhadas, há linhas de ônibus e trams que levam de Saint-Gilles a todos os outros cantos da cidade com facilidade.

Outra vantagem é que em Saint-Gilles está a Estação de Trem Midi, o que facilita a vida de quem quer fazer bate-volta para outras cidades belgas e para quem chega no aeroporto de Charleroi: tanto o trem quanto o transfer saem e chegam dali.

Melhores hotéis em Saint-Gilles

Veja todas as opções de hotéis em Saint-Gilles

Ixelles / Flagey

Marcado pela Avenida Louise, o distrito de Ixelles é elegante movimentando e fashionista. Tal como Saint Gilles, tem uma vibe mais residencial, com mais acomodações estilo hotel boutique.

Basicamente, dá para dividir essa região de Bruxelas em duas partes.

Para quem quer uma acomodação luxuosa, a região da Avenida Louise é ideal. Não é tão turística e cheia como o centro, fica ao redor das melhores lojas da cidade.

Já para quem quer economizar e curtir alguns dos melhores bares da cidade, os arredores da Praça Flagey são imbatíveis. Durante o dia, lá você encontra uma feirinha e durante a noite, é onde os jovens de Bruxelas frequentam bares como Café Belga e o Le Pantin.

Eu me hospedei em Flagey na segunda vez em Bruxelas e amei a experiência. Também foi um dos lugares que mais curti para sair à noite em Bruxelas.  Há um terminal de ônibus, linhas de metrô e tram que passam por ali. Além disso, dá para ir a pé até a Grand-Place.

Melhores hotéis em Ixelles / Flagey

Veja mais opções de hotéis em Ixelles

Distrito Europeu

Entre os prédios modernos do Parlamento Europeu e da Comissão Europeia e os engravatados que circulam por ali, o Distrito Europeu de Bruxelas é uma região muito bonita.

Apesar do ar mais político/empresarial, por ali também fica o lindo Parque Cinquantenaire, que tem dois museus e um Arco do Triunfo.

O Distrito Europeu fica logo atrás do Palácio Real de Bruxelas, ou seja, está colado com o centro. É bem fácil caminhar por ali. E, obviamente, por ser uma região com trabalhadores do continente todo, há diversas opções de transporte público para todas as áreas da cidade. A vida noturna, porém, é bem menos interessante.

Em termos de hospedagem, essa região tem várias opções de acomodação de rede e hotéis 5 estrelas em Bruxelas.

Melhores Hotéis no Distrito Europeu:

Veja todas as opções de hospedagem no Distrito Europeu

Saint-Josse-ten-Noode

O bairro de Saint-Josse-ten-Noode, também conhecido como Sint-Joost, fica colado no centro. É o bairro com a maior comunidade turca da cidade e também de muitos estudantes. Seus ares multiculturais e a proximidade dos pontos turísticos fazem com que essa seja uma boa opção para quem quer economizar na estadia em Bruxelas.

O Jardim Botânico e o Belgian Comic Strip ficam em Sint-Joost. Mas um grande atrativo também é a proximidade com a estação de trem Brussels Nord – que conecta diretamente com o Aeroporto Internacional de Bruxelas Zaventem.

Em termos de opções de acomodação, em Saint-Josse-ten-Noode você encontra bons hostels, B&B e também alguns hotéis de grandes redes com excelente custo/benefício.

Melhores Hotéis em Saint-Josse-ten-Noode:

Veja todas as opções de acomodação em Saint-Josse-ten-Noode

Anderlecht e Molenbeek-Saint-Jean

Tanto Anderlecht e Molenbeek são bairros mais empobrecidos em Bruxelas, porém, como já expliquei ali em cima, apenas algumas ruas são consideradas perigosas.

Além disso, algumas regiões por ali são bastante gentrificadas, com boas opções de restaurantes e bares.

Tudo isso faz com que as acomodações próximas ao centro nesses bairros sejam bastante atrativas para quem busca hospedagem boa e barata em Bruxelas.

Selecionamos ali embaixo hotéis econômicos com boas reviews nesses bairros.

Melhores Hotéis em Anderlecht e Molenbeek:

Veja todas as opções de hospedagem econômica em Bruxelas

Tenha em mente que Bruxelas é uma cidade grande, com transporte público excelente. Você pode filtrar sua busca só por hostels, apartamentos, ou ainda alojamentos locais.

Vale a pena ficar em Bruges ou Gent?

Se você prefere cidades menores (e fofinhas), ficar em Bruges ou Gent pode ser uma opção melhor do que Bruxelas.

 

Leia aqui sobre Bruges, na Bélgica: um guia completo do que fazer por lá e confira também as melhores opções de hospedagem na cidadezinha.

Se preferir, descubra 10 coisas para fazer em Gent, na Bélgica e veja uma lista de bons hotéis e hostels lá.

Oi leitor. Esse post contém links de afiliado. Isso significa que ganhamos uma comissão caso você reserve um dos hotéis que indicamos. Você não paga nada a mais com isso e ainda ajuda o site a se manter e continuar produzindo conteúdos como esse!

Inscreva-se na nossa newsletter

5/5 - (1 voto)
Luiza Antunes

Luiza Antunes é jornalista e escritora de viagens. É autora de mais de 800 artigos e reportagens sobre Viagem e Turismo. Estudou sobre Turismo Sustentável num Mestrado em Inovação Social em Portugal Atualmente mora na Inglaterra, quando não está viajando. Já teve casa nos Estados Unidos, Índia, Portugal e Alemanha, e já visitou mais de 50 países pelo mundo afora. Siga minhas viagens em @afluiza no Instagram.

Ver Comentários

  • Olá Luiza, me chamo Sérgio e estou indo para minha segunda viagem para a Europa.
    Dessa vez vou iniciar pela Bélgica, onde seria um bom lugar para ficar, com bons acessos e proximo a trens ou metros ??

    Desde ja agradeço

  • Olá!
    Tenho 3 dias em Bruxelas, e gostaria de ir a Bruges e Gant...O que você recomendaria em termos de hospedagem?
    1. Me hospedar as 3 noites em Bruxelas, e fazer bate e volta pra Bruges e Gant
    2. Me hospedar 2 noites em Bruxelas e 1 noite em Bruges
    Obrigada!
    Beijos

    • Oi Mariane,

      Eu não gosto muito de mudar de hotel, por conta do processo chato de fechar as malas e fazer check in para lá e para cá, então acho a primeira opção bem mais prática.

      Porém, muita gente diz que Bruges é muito encantadora, então, nesse caso, talvez a segunda opção seja melhor no sentido de aproveitar os destinos.

  • Olá, Luiza. Refiz o meu roteiro para o seguinte; Zurique 3 noites, Amsterdã - 5 noites, Bruxelas - 5 noites, Londres - 9 noites, Paris - 7 noites, Roma - 6 noites, Florença - 4 noites, Veneza - 4 noites e Milão - 4 noites. Na sua opinião você acha que ficou melhor? Tirei o Leste Europeu porque as passagens estavam muito caras e ficava muito cansativo. Vou deixar para fazer o Leste Europe noutro momento. Grata. Um abraço fraterno.

    • Oi Ana,

      Desculpe a demora para responder.

      Achei que ficou melhor sim. Como você colocou muitos dias em algumas cidades menores, dá para fazer bate-voltas legais, ó:

      Bruxelas – 5 noites (Dá para ir em Bruges, Guent ou Leuven)
      Florença – 4 noites (Dá para ir em Pisa, Luca, Siena ou Volterra)
      Veneza – 4 noites (Dá para ir em Padua, Verona ou Ferrara)
      Milão – 4 noites (Dá para ir em Como, Bérgamo, Bréscia, Cremona ou Lago Maggiore)

      • Obrigada, Luiza . Seu blog tem me orientado com dicas bem legais e tirando dúvidas cruciais para viajantes de primeira viagem nestas novas cidades europeias. Adorei suas dicas de bate volta-volta, com certeza a viagem irá ficar mais bacana e cheia de cultura, um plus a mais. I Europa em si já explode de cultura. Um abraço fraterno.

  • Luzia, parabéns pelo blog. Está me ajudando muito. Estou indo pela terceira vez pra Euro em out-nov/17. Vou fazer 7 dias paris, 3 Bruxelas, 3 Amsterdã e 6 Londres. O que vc acha desse roteiro? Outra coisa, Amsterdã está com uma hospedagem muito mais cara que Paris e Londres, que em geral são extremamente caras. Até pelo airBnb... vc tem alguma dica? Obrigado

    • Oi Lauro,

      Acho que seu roteiro está excelente!

      Amsterdam tem hospedagem bem cara mesmo, não tem muita solução além de pesquisar muito e torcer pelo melhor. =/

  • Olá Luiza. Parabéns pelas suas informações e pelo blog em geral sempre estou lendo e me orientação com os posts de vocês que são super legais. Pretendo fazer uma eurotrip em maio/2016 distribuindo da seguinte maneira : Zurique 3 dias, Paris 6 dias, Londres 5 dias, Bruxelas 3 dias, Amsterdã 3 dias, Berlim 5 dias, Praga 2 dias, Viena 2 dias, Budapeste 2 dias, Roma 5 dias, Florença 3 dias e Veneza 3 dias. Gostaria de sua opinião de iria fica muito cansativo tantos países ou melhor fazer menos países com mais tempo em cada cidade. Agradeço qualquer sugestão no meu roteiro.

    • Oi Ana,

      Seu roteiro não está ruim, você só tem que lembrar dos dias de deslocamento, que acabam não contando como dia de viagem na grande maioria das vezes.

      Eu cortaria uma ou duas dessas cidades do centro/leste (Praga, Viena e/ou Budapeste). Não porque elas não são interessantes, mas porque você vai ficar muito pouco tempo, seria corrido e pouco proveitoso.

      Abraço

Compartilhar
Publicado por
Luiza Antunes

Posts Recentes

Viagem de carro na Toscana, Itália: como alugar o veículo

Poucas regiões do mundo combinam tanto com uma viagem de carro como a Toscana. Habitada…

3 semanas atrás

Kashan, Irã: o que fazer e onde ficar na cidade do deserto

Kashan foi uma das cidades que mais me surpreendeu no Irã. Pequena, charmosa e repleta…

4 semanas atrás

O Que Fazer em Füssen, Alemanha: 1 ou 2 dias na Vila dos Castelos

Fussen é um bate-volta comum para quem visita Munique e uma parada estratégica para quem…

1 mês atrás

O que fazer em Washington DC em 1 ou 2 dias

Se você gosta de história e curte cidades com muitas atrações de graça, você vai…

2 meses atrás

Qeshm e Hormuz: as fantásticas ilhas do golfo pérsico no Irã

Alguns lugares que a gente visita parecem nem pertencer a esse planeta. Foi bem assim…

2 meses atrás

O que fazer em Hong Kong: roteiro de 1, 2, 3 e 4 dias

O que fazer em Hong Kong? A metrópole asiática é um daqueles umbigos do mundo…

2 meses atrás