Onde ficar em Cape Town? Responder bem a essa pergunta é uma tarefa importante para sua viagem, especialmente se você está preocupado em se manter no orçamento.
O problema é que o sistema de transporte público da cidade é bastante deficiente. Aos domingos e feriados, muitos ônibus simplesmente não circulam e mesmo os trens rodam em frequência reduzida.
Mas há bairros de Cape Town em que é possível estar perto das atrações turísticas e de bares e restaurantes – ou seja, você pode fazer quase tudo a pé.
Este texto é um guia completo sobre onde se hospedar em Cape Town, com dicas de hotéis baratos e também confortáveis ou de luxo.
Vamos falar dos principais bairros/regiões de Cape Town para se hospedar:
A geografia da cidade, que cresceu ao redor das montanhas, contribui para tornar longa uma viagem entre bairros nem tão distantes. Escolha a hospedagem errada e pronto: você corre o risco de ficar ilhado.
A Long Street é a rua mais badalada do centro da Cidade do Cabo, uma região conhecida como City Bowl.
Por ali é possível encontrar uma grande concentração de hotéis, hostels, bares e restaurantes para todos os bolsos. É o lugar favorito de muitos viajantes, que aproveitam a localização para fugir um pouco dos problemas de transporte da cidade.
Ali você terá fácil acesso a região histórica, ao Waterfront e a bairros turísticos como o Bo-Kaap, além de não precisar ir para longe de casa se quiser sair de noite.
O inconveniente, na verdade, é justamente esse. Com uma vida noturna agitada, alguns hotéis podem ser um pouco barulhentos. Alguns hotéis e hostels na Long Street:
Encontre hotéis na Long Street
Foto: Booking / Divulgação
Próximo à Long Street está o bairro de Bo-Kaap, uma charmosa vizinhança construída por imigrantes de maioria muçulmana que fugiram da perseguição que sofriam no Sudeste Asiático.
As casinhas ali, pequenas e simples, foram pintadas em tons vibrantes depois do apartheid para simbolizar a diversidade étnica da região.
O lugar tem uma localização bem central, perto dos principais pontos de interesse e com fácil acesso ao transporte público, e tem as mesmas vantagens da Long Street: hospedagens com preços camaradas, agito e gente de todas as partes.
Alguns hotéis nessa área:
Foto: Booking / Divulgação
Os hotéis ali costumam ter uma vista maravilhosa da cidade, mas, convenhamos, isso não é uma coisa difícil em Cape Town.
A vizinhança é grande e compreende outras áreas menores. Quanto mais próximo o hotel for do centro, mais fácil vai ser sua locomoção. Algumas opções nessa área:
Encontre hotéis na área de Oranjezicht
Esse é, depois da Long Street, o segundo melhor lugar para viajantes que curtem uma balada.
Pertinho do Waterfront e com uma grande concentração de boates, bares e restaurantes, o lugar agrada a a todos os gostos. É uma área popular entre a comunidade GLBT, entre a juventude descolada e turistas.
A localização também é conveniente, embora seja preciso andar um pouco para chegar na estação central de ônibus e trens. Algumas opções nessa área:
Encontre hotéis em Green Point
O Victoria & Alfred (V&A) Waterfront é uma das mais famosas atrações de Cape Town. Mesmo que você não fique ali, tenho certeza que o lugar vai entrar no seu roteiro.
São restaurantes descolados, lojas de grife, de artesanato, roda-gigante, cinema e várias outras opções de entretenimento. Tudo junto e pertinho de você. Os hotéis localizados ali possuem ainda uma vista incrível, tanto da Table Mountain quanto das águas geladas do Atlântico.
Foto: Booking / Divulgação
Camps Bay pode ser considerada a Bervely Hills da África do Sul. São mansões, gente famosa e estilosa, conversíveis, restaurantes deliciosos – e caros – uma praia incrível e a Table Mountain emoldurando tudo isso.
Se convenceu? Então veja algumas opções nessa área:
Foto: Booking / Divulgação
Fora da parte central de Cape Town existem três subúrbios que podem entrar no seu roteiro, principalmente porque o preço das diárias caem bastante.
Woodstock é um distrito mais industrial e sem muitos atrativos, mas é um bairro emergente da cidade, com um mercado interessante aos sábados.
Já o Observatory foi onde eu morei na minha curta vida na Cidade do Cabo. É um bairro universitário, próximo a UCT (University of Cape Town), cheio de cafés, restaurantes e gente jovem.
O legal lá é que você pode se misturar à vida e à noite local, longe dos badalados bares cheios de turistas do centro. Ele está há apenas 10 minutos de trem da região central. Porém em fins de semana e feriados, você fica praticamente ilhado no bairro.
Encontre hotéis em Observatory
Por último, o Constantia é um bairro luxuoso e exclusivo, próximo às vinícolas mais antigas de Cape Town. É um lugar para quem quer tranquilidade e luxo.
É uma escolha frequente entre os ricos e famosos que visitam a cidade. Se você prefere um lugar luxuoso, mas mais próximo ao burburinho, melhor escolher uma acomodação na Camps Bay.
Visitar as vinícolas ao redor de Cape Town é um dos programas mais deliciosos da cidade.
Apesar de ser possível fazer esse passeio em um dia, algumas pessoas aproveitam para dormir nessa área bucólica e desfrutar um pouco mais da paz e tranquilidade que a região tem para oferecer.
Se você ainda não conhece a cidade, não é um boa ideia concentrar toda a sua estadia nessa região, porém pode ser uma experiência e tanto passar uma ou duas noites por ali. Se você quer essa experiência, existem três cidadezinhas boas para te receber.
A cidade universitária de Stellenbosch é uma delas. Localizada a apenas 45 minutos do aeroporto de Cape Town, ela é o centro cultural da região e também a que produz alguns dos melhores vinhos.
Duas opções nessa região são a Marianne Wine Estate e a Bonne Esperance Boutique Guest House.
Encontre hotéis em Stellenbosch
Um pouco mais afastada, Franschhoek possui uma das mais bonitas vinícolas do vale, além de uma robusta infraestrutura turística, que inclui uma alta concentração de restaurantes premiados.
Nessa cidade, destaque para o Val d’Or Estate e o Chamonix.
Encontre hotéis em Franschhoek
Mais distante ainda está Tulbagh, um vilazinha agradável, despretensiosa e com ótimas acomodações a preços inacreditáveis, como o Saronsberg Vineyard Cottages e o Rijk’s Wine Estate & Hotel.
Os melhores lugares para quem não quer fazer muitas viagens de táxi/aplicativo são a Long Street e as áreas mais centrais do City Bowl. Ainda assim, é provável que você faça algumas corridas para lugares mais distantes.
Green Point e Waterfront também são boas escolhas para quem quer facilidade na hora de se locomover. Se você não se importa em andar de táxi para cima e para baixo, aí o leque é bem mais amplo.
Cape Town é uma das cidades mais bonitas e surpreendentes do mundo. Mistura montanhas incríveis com mar, além de ser bastante cosmopolita.
Por isso, quanto mais tempo você tiver em Cape Town, melhor. A estadia mínima para conhecer as atrações da cidade é de três dias, mas o ideal é reservar hotéis para cinco dias na cidade.
Tem mais tempo? Fique cinco dias em Cape Town e dois em uma das vinícolas citadas acima.
Como você certamente percebeu pelo texto, os preços variam de acordo com a região da cidade e o tipo de hospedagem. Mas, em geral:
Não é obrigatório, mas é sim fundamental. Já imaginou precisar de um atendimento médico de urgência na África do Sul e não ter um seguro saúde?
O seguro viagem não compromete seu orçamento – custa bem pouquinho por dia de férias – e garante mais segurança.
Sobre esse assunto, leia também: Seguro viagem Cape Town, África do Sul: qual escolher?
Poucas regiões do mundo combinam tanto com uma viagem de carro como a Toscana. Habitada…
Kashan foi uma das cidades que mais me surpreendeu no Irã. Pequena, charmosa e repleta…
Fussen é um bate-volta comum para quem visita Munique e uma parada estratégica para quem…
Se você gosta de história e curte cidades com muitas atrações de graça, você vai…
Alguns lugares que a gente visita parecem nem pertencer a esse planeta. Foi bem assim…
O que fazer em Hong Kong? A metrópole asiática é um daqueles umbigos do mundo…