Neste guia, você descobre onde ficar em Cinque Terre. Explicamos uma a uma, quais as melhores cidades para se hospedar nessa região da Riviera Italiana.
Compartilhamos todas as dicas de hospedagem na região, para diferentes perfis de viajantes. Assim, você encontrará de pousadas econômicas, confortáveis e luxuosas nas aldeias de Riomaggiore, Monterosso, Corniglia, Vernazza e Manarola, e também sugestões para Levanto e La Spezia.
Você vai notar que temos poucas dicas de hotéis em Cinque Terre, concentrando nossas sugestões de hospedagem no Golfo dos Poetas em pousadas e apartamentos. Isso porque é um Parque Nacional que controla o tamanho das acomodações e não permitindo grandes cadeias de hotéis.
Qual o preço médio das diárias de hospedagem em Cinque Terre, Itália?
Tenha em mente que os preços de hospedagem em Cinque Terre variam muito de acordo com a temporada. Logo, em julho e agosto vão as alturas. A melhor forma de economizar e garantir acomodações um pouco mais baratas é ficando em Levanto ou La Spezia.
Também recomendamos que você reserve com bastante antecedência para garantir bons preços. Por exemplo, para a viagem que fizemos no início de Junho, fizemos a reserva de uma pousada em Levanto em Fevereiro!
As melhores opções de aldeias para ficar em Cinque Terre são:
Quer saber mais sobre as vilas e o que visitar em cada uma delas? Leia nosso roteiro completo de viagem sobre o que fazer em Cinque Terre.
As Cinque Terre são parte de um Parque Nacional (Parco Nazionale delle Cinque Terre) e ficam localizadas na Riviera Italiana na região da Ligúria. As tais “cinco terras” são um conjunto de cinco aldeias beira-mar: Monterosso, Vernazza, Corniglia, Manarola e Riomaggiore.
Essas aldeias, aninhadas nas falésias ao longo da costa do Mar Mediterrâneo, são famosas por suas casas coloridas e vistas deslumbrantes.
A locomoção entre as aldeias é facilitada por uma rede eficiente de trens e também de trilhas de caminhada. Para completar, ferries também conectam as aldeias, oferecendo uma perspectiva única do mar.
Em cada ponta das aldeias ficam cidadezinhas um pouco maiores e com mais estrutura: Levanto (na ponta de Monterosso) e La Spezia (perto de Riomaggiore). Essas cidades não só funcionam como um hub de transporte para a região, como são uma excelente alternativa de hospedagem com melhor custo-benefício.
Abaixo, explicamos onde ficar em Cinque Terre, aldeia a aldeia, com dicas de hotéis e pousadas em cada local e vantagens e desvantagens de escolher sua hospedagem nesses locais.
Tenha em mente que é impossível fugir de multidões na alta temporada em Cinque Terre (de junho a setembro), a não ser que você fique numa das cidades dos arredores.
Hospedagem em Monterosso al Mare
Monterosso al Mare é a maior das aldeias de Cinque Terre e uma boa escolha para quem procura a combinação de uma experiência de praia com as belezas da região.
Particularmente, acredito que seja o melhor lugar para ficar em Cinque Terre.
Com sua extensa faixa de areia, é ideal para banho de sol e mar. Além disso, o calçadão tem inúmeras opções de restaurantes e lojas, oferecendo a melhor infraestrutura para turistas dentre todas as aldeias de Cinque Terre.
Além disso, as montanhas nos arredores também garantem hospedagens com vista panorâmica. E os preços ficam na média, nem tão caros e nem tão baratos.
Veja todas as opções de onde ficar em Monterosso al Mare
Hospedagem em Vernazza
Vernazza também é conhecida como uma das aldeias mais bonitas da Itália. Porém, apesar de concordar com o título, não considero essa uma das vilas mais bonitas de Cinque Terre.
Mas, veja bem, tem bastante beleza!
Você encontra tudo o que encapsula o charme e a beleza da região: casas coloridas que se debruçam sobre o pequeno porto e as ruas estreitas e sinuosas. Mas não tem o visual dramático das casinhas coloridas em penhascos.
Talvez por isso, os preços de hospedagem em Vernazza são um pouco mais baixos do que nas outras vilas.
Em Vernazza você também encontra um castelo medieval e a igreja de Santa Margherita d’Antiochia. É uma boa cidade para encontrar bares e restaurantes com vista panorâmica.
Veja todas as opções de acomodação em Vernazza
Hospedagem em Manarola
Manarola é famosa por suas vinhas e a icônica vista da vila à beira do penhasco. Ideal para quem busca uma atmosfera romântica, sendo uma das aldeias mais fotogênicas onde ficar em Cinque Terre.
Na minha opinião, é a aldeia mais bonita. Entre as casas coloridas e encostas íngremes, cada esquina de Manarola é um cartão-postal. Os preços de hospedagem nessa aldeia também são mais elevados.
Porém, a praia é bastante limitada. E pode ficar bastante cheia durante o dia.
Veja no mapa todas as opções de hospedagem em Manarola
Onde ficar em Corniglia
Corniglia se distingue das outras aldeias de Cinque Terre por sua localização: é a única aldeia que não está diretamente na beira do mar, mas sim empoleirada no alto de uma montanha, oferecendo vistas espetaculares.
Porém, para chegar no topo, é preciso subir uma escadaria de 300 degraus. Lá no alto, você encontra a igreja de San Pietro, vinhedos e ruelas estreitas e charmosas.
Uma das vantagens de Corniglia é que as hospedagem ali são mais em conta do que no resto das aldeias de Cinque Terre.
Foi em Corniglia que tivemos nossas melhores experiências gastronômicas na região.
Veja todas as opções de hospedagem em Corniglia
Onde ficar em Riomaggiore
Riomaggiore, a primeira aldeia que se encontra ao viajar de La Spezia. Conta com casas coloridas empilhadas de forma dramática sobre as falésias e um porto pequeno e charmoso.
A cidadezinha tem vida noturna animada, com os vários bares e restaurantes no entorno do porto ganhando vida com o pôr do sol.
Essa é uma das aldeias mais caras da região. E também uma das mais românticas em termos de hospedagem.
Todas as opções de hospedagem em Riomaggiore
Hospedagem em Levanto
Levanto foi onde eu fiquei em Cinque Terre. Localizada um pouco fora da região oficial de Cinque Terre, é uma escolha inteligente para quem procura um ambiente mais calmo, sem sacrificar o acesso fácil às famosas aldeias.
Uma das vantagens de Levanto é o bom custo-benefício. A hospedagem ali é um pouco mais em conta, as ruelas são menos cheias, os restaurantes menos disputados.
Além disso, a praia de Levanto é excelente, com áreas abertas ao público e outras pagas.
De Levanto saem várias trilhas para caminhadas e passeios de bicicleta tanto para as Cinque Terre (o caminho até Monterosso é lindíssimo!), como outras cidadezinhas da Riviera Italiana.
Nós ficamos hospedados na pousada econômica Le Divine (nota 8.7 – €€). Ainda sinto saudades de sentar no terraço dessa pousada, com queijos, salame e vinho no fim da tarde, depois de caminhar por Cinque Terre. A pousada é simples, mas super limpa e confortável, bem pertinho da praia e da estação de trem.
A dona é super simpática e deu várias dicas sobre a região. Pagamos 90 euros a diária para duas pessoas, em Junho, quando começa a temporada de verão.
Veja a disponibilidade da pousada Le Divine nas datas da sua viagem
Veja todas as opções de hospedagem em Levanto
Onde se hospedar em La Spezia
La Spezia, uma cidade portuária maior, oferece fácil acesso a Cinque Terre e é ideal para quem procura uma base com mais conexões de transporte e uma variedade maior de opções de hospedagem.
La Spezia oferece fácil acesso a todas as aldeias de Cinque Terre, além de destinos como Pisa e Florença.
A cidade, apesar de não ter o mesmo charme das Cinque Terre ou de Levanto, tem uma vida noturna animada e bons restaurantes.
Como essa é uma cidade relativamente grande, recomendo ficar numa localização próxima à estação de trem para facilitar a locomoção para as Cinque Terre.
Dicas das Melhores Pousadas e Hotéis em La Spezia
Todas as opções de hospedagem em La Spezia
Cinque Terre não é exatamente um destino barato, uma vez que os preços em geral para comida, hospedagem e transporte são bastante inflacionados. Porém, é possível achar alguns hostels e campings mais em conta, onde você também pode cozinhar e economizar
Se você está planejando combinar sua visita a Cinque Terre com outros destinos do norte da Itália, considere também conferir nossas recomendações de hospedagem em Gênova e nos encantadores vilarejos da Riviera Italiana.
Regiões de aldeias à beira mar, com casinhas coloridas, ruas íngremes e charmosas e todo aquele charme que só a Itália tem. É difícil decidir entre Cinque Terre e a Costa Amafitana.
A maior diferença entre as duas, é que a primeira região fica no Norte da Itália, perto de Gênova, Milão e Florença. E a segunda está no Sul, perto de Nápoles. Logo, se você está na dúvida entre as duas regiões, provavelmente olhar seu roteiro de viagem no mapa ajuda a solucionar a questão.
De uma forma mais subjetiva, acho que as Cinque Terre são uma opção mais focada em natureza, com o grande foco nas trilhas entre as aldeias e uma vibe mais descontraída. Outra vantagem é que a locomoção entre aldeias é bem mais fácil, com trens fazendo trajetos em poucos minutos.
Além disso, tanto nas aldeias como nos arredores, as opções de praias em Cinque Terre são bem melhores!
Já a Costa Amalfitana tem mais charme nas aldeias em si. Amalfi, Positano e Ravello são lindíssimas por si só, e são mais legais para andar nas ruelas e lojinhas.
Além disso, a costa tem um ar mais romântico e refinado. Ao mesmo tempo, o transporte entre as aldeias é mais complexo, sendo necessário pegar ônibus ou carro, além das ferries.
Leia as nossas dicas sobre as duas regiões:
Lugano, na Suíça, parece um pedaço da Itália. Com um centro histórico compacto, ruas movimentadas…
A Holafly é confiável? Neste texto, vou analisar o serviço da startup espanhola que oferece…
Este texto é o guia definitivo com os documentos para viajar para os Estados Unidos,…
Este texto é um guia com todos os documentos necessários para viajar para a Europa…
Se você está planejando uma viagem para Minas, não cometa o erro de transformar Belo…
Cuba era um sonho pra mim há muitos anos, mas, por se tratar de uma…