Onde ficar em Gramado: dicas de hotéis e pousadas

Onde ficar em Gramado? Não tenha dúvidas, a melhor região para se hospedar é o centro da cidade. Ficando ali você estará cercado pelo charme da Serra Gaúcha: casas bonitinhas, bons restaurantes e um monte de atrações turísticas.

Mas isso não quer dizer que ficar longe do centro ou mesmo em Canela, cidade vizinha, sejam opções ruins – depende do seu estilo de viagem e, claro, do seu orçamento. Falaremos de tudo isso ao longo deste texto.

Onde ficar em Gramado: dicas de hotéis e pousadas

Para quem busca por hospedagem no centro de Gramado, o eixo é a Avenida Borges de Medeiros, a principal da cidade.

Por ali, a Rua Coberta e o Palácio dos Festivais, quase em frente, formam o marco zero, digamos assim – fique por perto e você estará muito bem localizado.

Hotel confortável em Gramado:

  • Pousada Solar da Serra – Fica a 300 metros do Palácio dos Festivais. É elogiadíssima pela localização, que no Booking ganha nota próxima a 10. Também ganha pontos no custo/benefício.
  • Hotel Glamour da Serra – Um dos hotéis mais reservados da cidade, tem localização excelente, a 200 metros da Rua Coberta. 
  • Hotel Casa da Montanha – Tem localização ótima, a dois quarteirões da Rua coberta, e quartos com vista! É um dos melhores hotéis da cidade.
  • Modevie Gramado – Praticamente de frente para a Rua Coberta. Tem quartos amplos, alguns com varanda e banheira de hidromassagem.

Hotel bom e barato em Gramado:

  • Pousada Bernardete – Outra com localização maravilhosa, mas um pouco mais simples (e por isso mesmo mais barata).
  • Pousada Belluno – Na mesma região, perto de tudo, e muito bem avaliada no sistema do Booking. Apesar de ser considerada quatro estrelas, costuma ter preços com um custo/benefício bom.  
  • Aardvark Inn Pousada (testamos) – Um pouco mais distante, a 1 km do Palácio dos Festivais. Fica numa região bonita e dá para ir até a pousada a pé – quando não der, uma corrida de Uber sai pelo valor mínimo. A localização mais afastada do centro reduz os valores das diárias, o que é um ponto positivo. 

Hostel barato em Gramado:

  • Eleganz Hostel & Suites (econômico) – Talvez o hostel mais bem localizado de Gramado, a 300 metros da Rua Coberta. Tem dormitórios, quartos triplos e para famílias.
  • Hostel Chocolatchê – Outro hostel muito bem localizado. Tem os tradicionais dormitórios e também quartos duplos e para famílias.
  • Hostel Britânico – Um pouco mais afastado, a 800 metros da Rua Coberta. Tem ótima avaliação no Booking.

Clique e veja outras opções de hospedagem no centro de Gramado

Devo ficar em Gramado ou em Canela?

Menos de 10 km separam Gramado de Canela, que são cidades irmãs: viajar para uma é conhecer a outra (e vice-versa).

As atrações da região estão convenientemente espalhadas pelas duas cidades, que juntas têm centenas de opções de hospedagem.

Fique em Gramado, de preferência no centro, se você quiser se hospedar numa típica cidade alemã. Ao ficar ali você poderá fazer muita coisa a pé, o que dispensa alugar um carro.

Também escolha Gramado se quiser estar perto da vida noturna e de muitos bares e restaurantes. E, claro, se puder pagar por todo esse conforto.

Fique em Canela se quiser mais tranquilidade e menos turistas. Canela é uma cidade linda, mas sem as construções em estilo europeu que tornaram Gramado famosa.

Também escolha Canela se precisar economizar, estiver de carro ou preferir se hospedar em apartamentos por temporada que sejam bons e baratos, já que ali há mais opções.

9 opções de hospedagem em Canela

Em Canela, o eixo é a Catedral de Pedra, principal ponto turístico da cidade. Mas há também uma série de boas pousadas na Estrada do Caracol, que funcionam muito bem para quem está de carro.

Hotel confortável em Canela

  • Pier 704 – Está de carro? Então considere ficar nessa pousada, que é minha opção favorita na região – me hospedei ali e voltaria fácil. Fica ao longo da Estrada do Caracol, a alguns minutos do centro de Canela. Gramado também não está distante.
  • Pousada Aldeia dos Sonhos – Fica num casarão de campo. Muito elogiada pelo café da manhã e pelos quartos, alguns com banheira de hidromassagem.

Hotel bom e barato em Canela

  • Klein Ville Canela – No centro de Canela, muito bem avaliado pelos hóspedes e com diárias entre R$ 200 e R$ 300 o casal, dependendo da época do ano.
  • Hotel Pousada Blumenberg – Ótima avaliação e colado com a Catedral de Pedra, o principal ponto turístico de Canela. 

Hostel barato e pousadas em Canela

  • Canela Hostel – Opção mochileira em Canela, com quartos duplos e dormitórios.
  • Pousada Bello Outono – Bastante simples, mas eficiente no que se propõe. Tem boa localização e quartos duplos e para até quatro pessoas.
  • Hostel 142 – Muito bem localizado, a 200 metros da Catedral de Pedra. Tem chalés e quartos para famílias, com vários beliches.
  • Hostel Vale Verde – Outra opção de albergue, com dormitórios para até seis pessoas. É muito elogiado no Booking.

Escrevi também um texto detalhado com as opções de hospedagem em Canela, incluindo dicas de onde fiquei.

Onde ficar em Gramado barato: viagens em família

Gramado tem a fama de ser um destino caro. E em vários sentidos é mesmo, principalmente na época do Natal Luz, a grande festa da cidade.

Mas dá para tornar a experiência mais em conta, seja ficando em Canela, seja buscando hostels ou hospedagens menos centrais.

Se preferir se sentir em casa, sem a formalidade dos hotéis, uma opção é buscar por apartamentos ou até casas de temporada. Só o Booking lista 600 propriedades desse tipo na região.

  • A Casas dos Alpes fica um pouco afastada do centro de Gramado, mas nada que atrapalhe a vida de quem está de carro (ou tope pagar Uber/táxi). A vantagem? É uma ótima escolha para famílias, já que até doze pessoas podem ficar ali, divididas em quatro quartos. A casa tem área de churrasqueira, cozinha montada e estacionamento.
  • Se preferir algo mais bem localizado, veja essa cobertura no centro de Gramado, pertinho da famosa Rua Torta. É um imóvel na principal avenida da cidade e com capacidade para receber até nove pessoas. O lugar é concorrido, por isso é preciso reservar com bastante antecedência.
  • Por fim, na Rua das Fontes há outro apartamento bem avaliado, com capacidade para receber até seis pessoas.
  • Chales Deluxe Gramado – A Luiza, autora do blog, ficou lá durante o Natal Luz com a família de 5 pessoas. O chalé é super aconchegante, acomoda bem famílias maiores e tem estacionamento fechado incluído. Fica fora do centro, entre Gramado e Canela, perto do Reino do Chocolate, da Caracol.

Veja mais opções de apartamentos e casas em Gramado

Quantos dias ficar em Gramado?

Isso depende do número de atrações da cidade que você queira visitar e do seu estilo de viagem. Está com a família, incluindo crianças pequenas? Avalie ficar quatro ou cinco dias em Gramado.

Não faz tanta questão de entrar em todos os atrativos? Dois dias são suficientes.

Onde ficar em Gramado de carro alugado?

Em Gramado mesmo, o centro da cidade, o carro alugado é inútil. Mas o veículo ajuda – e muito – a percorrer as diversas atrações que estão espalhadas pela região, muitas delas em Canela.

Há hotéis com vaga de garagem e em muitos casos, em especial os mais afastados da avenida principal, é possível até parar na rua.

Viajando pelo RS?

Inscreva-se na nossa newsletter

4.2/5 - (5 votos)
Rafael Sette Câmara

Sou de Belo Horizonte e cursei Comunicação Social na UFMG. Jornalista, trabalhei em alguns dos principais veículos de comunicação do Brasil, como TV Globo e Editora Abril. Sou cofundador do site 360meridianos e aqui escrevo sobre viagem e turismo desde 2011. Pelo 360, organizei o projeto Origens BR, uma expedição por sítios arqueológicos brasileiros e que virou uma série de reportagens, vídeos no YouTube e também no Travel Box Brazil, canal de TV por assinatura. Dentro do projeto Grandes Viajantes, editei obras raras de literatura de viagem, incluindo livros de Machado de Assis, Mário de Andrade e Júlia Lopes de Almeida. Na literatura, você me encontra nas coletâneas "Micros, Uai" e "Micros-Beagá", da Editora Pangeia; "Crônicas da Quarentena", do Clube de Autores; e "Encontros", livro de crônicas do 360meridianos. Em 2023, publiquei meu primeiro romance, a obra "Dos que vão morrer, aos mortos", da Editora Urutau. Além do 360, também sou cofundador do Onde Comer e Beber, focado em gastronomia, e do Movimento BH a Pé, projeto cultural que organiza caminhadas literárias e lúdicas por Belo Horizonte.

Ver Comentários

Compartilhar
Publicado por
Rafael Sette Câmara

Posts Recentes

Viagem de carro na Toscana, Itália: como alugar o veículo

Poucas regiões do mundo combinam tanto com uma viagem de carro como a Toscana. Habitada…

3 semanas atrás

Kashan, Irã: o que fazer e onde ficar na cidade do deserto

Kashan foi uma das cidades que mais me surpreendeu no Irã. Pequena, charmosa e repleta…

4 semanas atrás

O Que Fazer em Füssen, Alemanha: 1 ou 2 dias na Vila dos Castelos

Fussen é um bate-volta comum para quem visita Munique e uma parada estratégica para quem…

1 mês atrás

O que fazer em Washington DC em 1 ou 2 dias

Se você gosta de história e curte cidades com muitas atrações de graça, você vai…

1 mês atrás

Qeshm e Hormuz: as fantásticas ilhas do golfo pérsico no Irã

Alguns lugares que a gente visita parecem nem pertencer a esse planeta. Foi bem assim…

2 meses atrás

O que fazer em Hong Kong: roteiro de 1, 2, 3 e 4 dias

O que fazer em Hong Kong? A metrópole asiática é um daqueles umbigos do mundo…

2 meses atrás