Nesse texto você descobre qual a melhor região onde ficar em Luxemburgo, com dicas de bairros na cidade de Luxemburgo e sugestões de hotéis para todos os perfis de viajantes: de hostels e guesthouses baratas a hotéis de luxo.
A principais questão a se ter em mente ao decidir onde se hospedar em Luxemburgo e ficar bem localizado, é lembrar que o transporte público no país é gratuito – e de excelente qualidade. Com isso fica bem mais fácil se locomover entre os pontos turísticos.
Eu estive em Luxemburgo por 3 dias e já escrevi um guia sobre o que fazer no país. Não deixe de ler.
Luxemburgo é um dos países mais ricos do mundo e tem o maior salário mínimo da Europa. Esse perfil econômico se traduz em hospedagens com diárias mais elevadas do que a média.
Tem sim hotel barato em Luxemburgo, mas não necessariamente barato ao se comparar com outros destinos europeus. Além disso, a oferta de hostels é bem limitada, com basicamente apenas uma acomodação do tipo por cidade (veja todos hostels em Luxemburgo).
Os preços médios de hospedagem na cidade de Luxemburgo podem variar bastante dependendo do tipo de acomodação e da localização. Aqui está uma visão geral dos preços médios em diferentes categorias:
Lembrando que é sempre uma boa ideia reservar com antecedência para garantir as melhores tarifas, especialmente durante períodos de alta temporada.
Se você gosta de ficar perto das principais atrações turísticas, restaurantes e bares, e não quer se preocupar com pegar qualquer transporte, a Ville Haute, centro histórico da cidade de Luxemburgo, é o melhor local para se hospedar.
De quebra, ainda garante ter uma vista bonita da janela do hotel!
A única desvantagem dessa região são as poucas opções de hospedagens econômicas. Se isso não for um problema para seu orçamento, não tenha dúvidas e fique por lá!
Veja todas as opções de hospedagem no Centro
Foi nessa região que me hospedei em Luxemburgo. Acredito que é a segunda melhor opção de localização na cidade.
Fica no entorno da estação de trem, o que facilita bastante a locomoção para outros lugares. E também está a uma curta caminhada ou viagem de tram do centro. Além disso, o custo benefício dessa região é o melhor da cidade.
Apesar de que, em muitos lugares do mundo, os entornos das estações de trem terem um aspecto mais perigoso, em Luxemburgo isso não se aplica. Tem sim alguns moradores de rua e boates duvidosas, mas nada que me fez sentir ameaçada.
Essa área tem algumas acomodações com bom custo-benefício, que foi o caso do ibis Styles Luxembourg Centre Gare (3 estrelas), onde ficamos, com diárias de cerca de 100 euros para o casal. Recomendo!
Outras opções:
Veja todas as opções de hospedagem na região da Gare
A região mais moderna de Luxemburgo fica no bairro de Kirchberg – onde está a sede do Parlamento Europeu. Ali e no vizinho Pfaffenthal você também encontra alguns pontos turísticos, como o Museu de Arte Moderna, a Filarmônica e alguns fortes antigos.
Ficando nesses bairros, você estará a cerca de 15 a 20 minutos de transporte público do centro
A grande vantagem dessa área mais modernas é que ali está a melhor estrutura de hotéis da cidade, provavelmente para receber turismo de negócios. Logo, você encontrará boas acomodações 4 estrelas das principais redes de hotelaria.
A cidade de Luxemburgo é relativamente pequena, logo, mesmo ficando fora do centro, você consegue chegar aos pontos turísticos entre 20 a 30 minutos usando o transporte público.
Logo, bairros como Gasperich, Neudorf-Weimershof e a região próxima do aeroporto podem ser boas opções para quem quer economizar ainda mais, tendo em vista que há boas opções de guesthouses e apartamentos de temporada mais em conta nessas áreas fora do centro.
Minha primeira reserva havia sido ali, no city-pillow rooms, uma guesthouse econômica bem avaliada. Mas como acabamos encontrando uma boa oferta no Ibis, trocamos os planos. Mas ainda assim, recomendo como uma boa opção.
Caso você vá ficar em Luxemburgo mais tempo ou preferir uma experiência mais tranquila, pode optar por ficar numa das pequenas cidades, além da capital.
Listamos abaixo as melhores opções. Clique em cada uma delas para conhecer as opções de hospedagem:
Poucas regiões do mundo combinam tanto com uma viagem de carro como a Toscana. Habitada…
Kashan foi uma das cidades que mais me surpreendeu no Irã. Pequena, charmosa e repleta…
Fussen é um bate-volta comum para quem visita Munique e uma parada estratégica para quem…
Se você gosta de história e curte cidades com muitas atrações de graça, você vai…
Alguns lugares que a gente visita parecem nem pertencer a esse planeta. Foi bem assim…
O que fazer em Hong Kong? A metrópole asiática é um daqueles umbigos do mundo…