Onde ficar em Lyon: dicas de hotéis e os melhores bairros

Lyon nem sempre entra no roteiro de quem faz uma viagem às terras francesas. Uma pena! Próxima da unânime Paris, a cidade oferece um gostinho diferente de França, com ruas medievais e construções renascentistas, ruelas, becos e uma gastronomia de primeira. Para aproveitar melhor sua viagem, não deixe de conferir nossas dicas de onde ficar em Lyon.

Afinal, essa é uma cidade relativamente grande (é a terceira maior da França) e tem várias regiões que rendem uma boa hospedagem. Além, é claro, da possibilidade de você se perder pelos seus séculos de história. É que Lyon já esteve sob o domínio do Império Romano, foi capital da Gália e, mais tarde, acabou se consolidando como um importante centro comercia, gastronômico e cultural na Europa.

Para que você entenda um pouco melhor a cidade antes mesmo de pisar por lá, não deixe de conferir nosso mapa com as melhores dicas de onde se hospedar em Lyon!

Melhores hotéis onde se hospedar em Lyon

A lista abaixo mostra as melhores opções de hotéis em Lyon, divididas por categoria e estilo de hospedagem, segundo a avaliação das pessoas se hospedaram por lá! Confira!

Entenda a média de preços dos hotéis de Lyon

O preço médio da hospedagem em Lyon é de 80 euros por um quarto duplo em hotel simples no centro da cidade.

Dessa forma, os hotéis indicados nesse post foram classificados da seguinte forma:

  • Hotel econômico em Lyon: até 100 euros
  • Hotel com bom custo-benefício em Lyon: entre 100 e 200 euros
  • Hotel conforto ou de luxo em Lyon: a partir de 200 euros

Para entender melhor a geografia da cidade e descobrir a melhor localização para se hospedar em Lyon, continue no post! Nós também damos dicas de hotéis em Lyon bairro a bairro.

Não deixe de ler também nossos posts Arquitetura e surpresas das ruas de LyonDicas de viagem em Lyon: Croix Rousse.

Melhores regiões onde ficar em Lyon

Apesar de ser a terceira maior cidade da França, é bastante plana e muito agradável de se caminhar. A excessão são as duas colinas da cidade: Fourvière e Croix Rousse, que têm subidinhas puxadas. Na última, no entanto, o esforço da subida pode valer a pena, uma vez que o bairro é boêmio e charmoso.

Assim como em outras cidades históricas da Europa, se hospedar no centro de Lyon acaba sendo a melhor opção devido à praticidade de ficar perto dos pontos turísticos e também por ser a região que concentra a maior parte da oferta hoteleira da cidade. Na região central há algumas boas opções de bairros para se hospedar.

Dito tudo isso, os melhores bairros para ficar em Lyon são: 

  1. Vieux Lyon
  2. La Presqu’île
  3. Croix-Rousse
  4. La Part-dieu

1. Vieux Lyon

Em português, o nome desse bairro quer dizer “Velha Lyon”. É o coração do centro histórico da cidade, cheio de ruas e construções antiguinhas. Além de poder ter todo o charme medieval da cidade batendo na sua porta, você ainda estará muito bem localizado se escolher um hotel por ali.

A região fica às margens do Rio Rhône e perto de quase tudo o que você vai querer ver, além de muitos restaurantes e bouchons, os tradicionais cafés da cidade.

Onde ficar em Lyon: Vieux Lyon é um dos bairros mais charmosos e cheios de história.

Vieux Lyon fica aos pés de uma das principais colinas da cidade, a Fourvière. Lá no alto, você se depara com um passado ainda mais antigo: as marcas da ocupação galo-romana. Um dos registros desse tempo é o anfiteatro romano, construído no século 15 a.C e que ainda recebe shows e eventos, e o Museu da Civilização Galo-Romana.

 O maior benefício de ficar lá em cima é, sem dúvida, a vista incrível que se tem da cidade. Mas se você tem medo de enfrentar um morrinho na hora de voltar pra casa, procure alguma coisa mais perto do rio Saône.

Hotéis em Vieux Lyon

Econômico

  • Collége Hotel: Belo hotel com terraço e quartos com vista panorâmica da cidade.

Custo-benefício

  • La Lodge du Vieux Lyon: Apartamentos confortáveis no coração da cidade. Fica em um bonito edifício histórico.

Conforto / Alto padrão

  • Villa Florentine: Lindo 5 estrelas no alto da colina, com uma vista exuberante da cidade e decoração clássica. Um dos lugares mais sofisticados para se hospedar em Lyon.

Encontre hotéis em Vieux Lyon

2. La Presqu’île

Saindo de Viexu Lyon, atravesse o rio Rhône e você chega em La Presqu’île. Essa região fica entre os rios de Lyon e foi batizada assim por ser formada pelo encontro dos do Saône e do Rhône.

É uma área cheia de construções elegantes, praças bonitas, ruas largas e um bom serviço de transporte público. É ali que fica a Praça Bellecour, uma das maiores da Europa, a Ópera da cidade e o Museu de Belas Artes.

É uma região também interessante, cheia prédios grandiosos, restaurantes e cafés.Também tem uma grande concentração hoteleira e alguns dos hotéis mais estrelados da cidade ficam por ali. Apesar disso, as diárias são mais baratas que em Vieux Lyon e até mesmo os viajantes econômicos encontram seu lugar em La Presqu’île.

Hotéis em La Presqu’île

Econômico

  • Away Hostel and Coffee Shop: Esse belo e bem avaliado hostel também conta com quartos privativos e é uma excelente opção econômica na cidade.
  • Greet Hotel Lyon Confluence: Um hotel três estrelas com diárias econômicas para quem não abre mão de uma hospedagem charmosa pagando pouco.

Custo-benefício

  • Republik Hotel: Hotel confortável, moderno e muito bem localizado, com preços bastante convidativos.

Conforto / Alto padrão

Encontre hotéis em La Presqu’île

3. Croix-Rousse

Um pouco mais “moderno”, esse distrito de Lyon te transporta ao século 19, diretamente para a belle époque. O bairro concentrava as tecelagens de seda de Lyon, importante atividade comercial da época. Ainda hoje, você poderá ver uma ou outra que resistiram ao tempo por ali.

O bairro é charmoso e boêmio e está localizado em uma colina oposta à Fourvière. Cheio de escadarias e casinhas coloridas, acredito que esse seja um bom lugar para quem gosta mais de curtir o dia a dia da cidade e não se importa tanto em cumprir o check list de pontos turísticos.

Isso não quer dizer que você vai ficar longe de tudo. Uma corrida rápida de ônibus te deixa aos pés da Vieux Lyon ou no alto da Fourvière.

Os mais animados podem até mesmo encarar as distâncias a pé, sem problemas! Nas ruas de Croix-Rousse você vai se deparar com muitos mercados locais, bares, cafés e restaurantes.

Os tradicionais traboules, passagens secretas que ajudam a cortar caminho pelas ruas da cidade, estão presentes aos montes nessa região e são uma forma interessante de explorar a cidade.

Hotéis em Croix-Rousse

Custo-benefício

Encontre hotéis em Croix-Rousse

4. La Part-dieu

Essa região é central e bem próxima à principal estação de trem da cidade, Part-dieu, do salão de concertos de Lyon e também de um grande shopping center.

É ideal para quem terá uma passagem rápida ou precisa de acesso fácil à estação. Embora esteja um pouco mais afastada das atrações, tem boas opções de transporte público.

Lyon não é nenhuma metrópole gigante, por isso você não terá problemas para chegar ao centro histórico. Basta tomar um ônibus e voilà!

Hotéis em La Part-dieu

Econômico

  •  Félix Dort: A 5 minutos do metrô, oferece transfer do aeroporto e café da manhã incluído na diária.

Custo-benefício

  • Ibis Styles Lyon Centre: Bom custo-benefício no bairro, com a qualidade conhecida dos hotéis da rede ibis para quem precisa ficar próximo à estação.

Conforto / Alto padrão

  • Villa 216: Lindíssima hospedagem, com um belo jardim em uma incrível casa histórica do século 19.

Encontre hotéis em La Part-dieu

Mais dicas de viagem para a França

Se você vai viajar mais pela França, não deixe de conferir também nosso post com um roteiro para uma viagem de 15 dias pela França.

Brasileiros não precisam de visto para viajar para a França, que é parte do Espaço Schengen e tem as mesmas regras que a maior parte dos países da Europa.

O Seguro de Viagem é obrigatório para entrar na França, assim como todos os países da zona Schengen, e pode ser exigido na imigração. E não vale qualquer seguro, é preciso que tenha uma cobertura mínima de 30.000 euros.

Você pode conseguir seguro de viagem para a Europa, com desconto de até 25% para os nossos leitores. Basta usar o cupom 360MERIDIANOS05.

Clique aqui para fazer sua cotação ou veja algumas das melhores ofertas de seguro para a Europa no quadro abaixo.

Seguro Viagem:
Europa
Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica EUR 35.000
Bagagem extraviada EUR 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.

O 360meridianos é parceiro do Booking.com. Isso significa que, ao fazer sua reserva a partir dos links neste post, você ajuda o blog a se manter como um veículo independente de comunicação sem pagar nada a mais por isso.

Inscreva-se na nossa newsletter

5/5 - (1 voto)
Natália Becattini

Sou jornalista, escritora e nômade. Viajo o mundo contando histórias e provando cervejas locais desde 2010. Além do 360meridianos, também falo de viagens na newsletter Migraciones e no Youtube. Vem trocar uma ideia comigo no Instagram. Você encontra tudo isso e mais um pouco no meu Site Oficial.

Ver Comentários

Compartilhar
Publicado por
Natália Becattini

Posts Recentes

Viagem de carro na Toscana, Itália: como alugar o veículo

Poucas regiões do mundo combinam tanto com uma viagem de carro como a Toscana. Habitada…

3 semanas atrás

Kashan, Irã: o que fazer e onde ficar na cidade do deserto

Kashan foi uma das cidades que mais me surpreendeu no Irã. Pequena, charmosa e repleta…

4 semanas atrás

O Que Fazer em Füssen, Alemanha: 1 ou 2 dias na Vila dos Castelos

Fussen é um bate-volta comum para quem visita Munique e uma parada estratégica para quem…

1 mês atrás

O que fazer em Washington DC em 1 ou 2 dias

Se você gosta de história e curte cidades com muitas atrações de graça, você vai…

1 mês atrás

Qeshm e Hormuz: as fantásticas ilhas do golfo pérsico no Irã

Alguns lugares que a gente visita parecem nem pertencer a esse planeta. Foi bem assim…

2 meses atrás

O que fazer em Hong Kong: roteiro de 1, 2, 3 e 4 dias

O que fazer em Hong Kong? A metrópole asiática é um daqueles umbigos do mundo…

2 meses atrás