Onde ficar em Montevidéu? Não tem muito erro na hora de responder a essa pergunta. Apesar de metade da população do país viver na capital uruguaia, para o turista a cidade é pequena.
Por isso, a questão é definir se você prefere ficar no centro de Montevidéu ou se acha melhor se hospedar na orla da cidade.
Centro ou orla? Já testei as duas possibilidades e garanto: a melhor região para se hospedar em Montevidéu é na orla, entre os bairros de Pocitos, Buceo e Punta Carretas. Fique por ali e a tendência é você gostar bem mais da viagem.
Orla? Sim, Montevidéu é uma cidade de praia. Ou quase isso. No lugar do Oceano Atlântico, o litoral é marcado por 67 quilômetros da margem oriental do Rio da Prata, que também banha a vizinha Buenos Aires.
Mas, verdade seja dita, a capital uruguaia tem uma cara muito mais praiana que a argentina.
Orla de Montevidéu
A seguir falarei com detalhes de cinco bairros, ou regiões, onde se concentram a maior parte das opções de hospedagem em Montevidéu:
Fique na orla de Montevidéu e com um calçadão para chamar de seu. Esse bairro de classe média está repleto de bons restaurantes e bares concorridos.
É uma região tranquila e com opções de hospedagem para os mais diversos bolsos, dos mochileiros a quem procura por luxo.
Para ir ao centro e à Cidade Velha será necessário pegar um táxi ou Uber – também dá para ir de ônibus ou, para os não sedentários, até pedalando pela calçadão, que lá na frente termina no Mercado del Puerto.
3 opções de hospedagem em Pocitos:
Veja opções de hospedagem em Pocitos
Bairro residencial que fica de frente para o Rio da Prata e pertinho do Parque Rodó, um dos mais importantes da cidade.
Ficando lá, você poderá fazer caminhadas nas Ramblas, grandes avenidas litorâneas, e terá bons restaurantes e bares por perto – além de serem mais agradáveis, Pocitos e Punta Carretas são ótimas opções para a vida noturna.
Eu já fiquei por ali e adorei. Algumas sugestões de hospedagem em Punta Carretas:
Veja mais opções em Punta Carretas
Se de um lado de Pocitos está Punta Carretas, do outro está Buceo, mais um bairro residencial ao longo da orla do Rio da Plata. Também é uma ótima localização e você conseguirá ir até os bairros vizinhos caminhando pela calçadão da orla.
Três opções de hospedagem em Buceo:
Veja mais opções de hospedagem em Buceo
Muita gente não gosta de se hospedar no centro de capitais, mas há certas vantagens, como a facilidade de usar o transporte público e os preços mais em conta. Não é diferente com Montevidéu.
Ficar na região central da cidade – ou seja, perto da Avenida 18 de Julio – significa que você irá a pé para muitos pontos turísticos e terá uma grande área comercial ao seu redor. Significa também que a região será movimentada durante a semana, mas vazia com o cair da noite ou em fins de semana e feriados.
É no centro que está a maior oferta de hostels e hotéis baratos de Montevidéu, o que acaba tornando esse um reduto dos viajantes econômicos e mochileiros.
Me hospedei por ali na minha primeira passagem pela cidade. Eu gostei, mas a experiência em Pocitos/Punta Carretas, cinco anos depois, foi bem melhor. Fique por ali se precisar economizar ou se hospedagens mais centrais forem a sua cara.
Algumas sugestões de hospedagem no centro de Montevidéu:
Veja mais opções no centro de Montevidéu
Se tudo que você quer é fugir dos ares de cidade grande, Carrasco pode ser uma opção. Esse é um dos bairros mais nobres de Montevidéu, reduto da população endinheirada.
Também é um bairro perto da orla – basta passar por Puenta Carretas, Pocitos, Buceo e seguir mais um pouco e você chegará lá. São 30 minutos de carro para o centro e cerca de 20 até Pocitos/Punta Carretas.
Ficar em Carrasco pode aumentar o gasto com Uber se você não estiver de carro alugado, afinal frequentemente terá que se deslocar para conhecer os pontos turísticos.
Por outro lado, Carrasco está perto do aeroporto, sendo uma ótima alternativa para quem ficará pouco tempo na cidade e quer chegar rapidamente ao hotel assim que o voo aterrissar. Também é uma boa para quem quer luxo, mas pagando menos.
Veja opções de hospedagem em Carrasco
Ficar num apartamento pode ser mais econômico e ainda levar um gostinho de casa para sua viagem – você vai sentir, por uns dias, que mora em Montevidéu. Selecionei cinco apartamentos muito bons, espalhados pela cidade.
Mas corra, porque esse tipo de hospedagem costuma esgotar bem mais rapidamente – não dá para reservar de última hora.
Os links são para o site do Booking, que também trabalha com apartamentos de temporada, no melhor estilo Airbnb.
Veja mais opções de aptos em Montevidéu
Fique pelo menos três dias na cidade.
E mais tempo, caso queira conhecer os arredores de Montevidéu e fazer viagens curtas para as dezenas de vinícolas que cercam a capital uruguaia.
O seguro viagem não é obrigatório para passar pela imigração uruguaia, mas é recomendado pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil, já que “os hospitais uruguaios só atendem gratuitamente aos cidadãos locais”.
Um seguro saúde para o Uruguai não custa caro – menos de R$ 10 por dia de viagem. Affinity, Travel Ace e Assist Card são algumas empresas que oferecem preços competitivos. Veja nosso artigo sobre os melhores seguros para a América do Sul.
Não é preciso ter passaporte válido para visitar o Uruguai – turistas brasileiros podem desembarcar por ali apenas com o RG, desde que em bom estado de conservação e com foto atual. Caso vá apenas com a carteira de identidade, é necessário preencher um formulário específico na hora da imigração, dispensado para quem se apresenta com o passaporte.
Poucas regiões do mundo combinam tanto com uma viagem de carro como a Toscana. Habitada…
Kashan foi uma das cidades que mais me surpreendeu no Irã. Pequena, charmosa e repleta…
Fussen é um bate-volta comum para quem visita Munique e uma parada estratégica para quem…
Se você gosta de história e curte cidades com muitas atrações de graça, você vai…
Alguns lugares que a gente visita parecem nem pertencer a esse planeta. Foi bem assim…
O que fazer em Hong Kong? A metrópole asiática é um daqueles umbigos do mundo…
Ver Comentários
Olha estive em Montevidéu em abril desse ano e posso afirmar com toda certeza que sei onde NÃO se deve ficar em Montevidéu. Pegamos um hotel que só por Deus, mas não tínhamos opção...não havia vagas em nenhum outro para a data de nossa viagem, nos hospedamos em frente ao teatro Solis. Tenho o relato no link: https://iniciativaaventureiros.wordpress.com/2015/07/11/aventureiros-destinomontevideo-que-tal-ficar-hospedado-num-hotel-mal-assombrado/
Mas quanto a cidade, é incrível!!!
haha! É importante saber onde não ficar, Izac.
Abraço e obrigado pelo comentário.