Onde ficar em Olinda? Vale a pena se hospedar na cidade? Essas são algumas dúvidas que podem surgir na hora de planejar uma viagem para a célebre vizinha do Recife.
Afinal, para quem nunca esteve lá, fica difícil estimar o tempo que vamos gastar em deslocamentos e conhecendo as atrações da cidade.
Para ajudar você a entender melhor a simbiose entre as duas cidades pernambucanas, preparamos este guia completo com algumas das principais regiões onde ficar em Olinda.
Nós também respondemos dúvidas sobre quando vale a pena se hospedar na cidade e damos dicas de hotéis, pousadas e casas para temporada, tanto para quem viaja no carnaval de Olinda quanto fora dele. Vamos lá?
Aproveite e leia também:
• O que fazer em Olinda: as principais atrações
• Bares em Olinda: todas as dicas para curtir a vida noturna da cidade
• Carnaval de Recife e Olinda: como aproveitar a folia
Por estar a apenas 30 minutos de carro do Recife, Olinda é quase um bairro da capital pernambucana. E é assim que os moradores tratam a cidade, que faz parte do cotidiano dos recifenses, em especial no que diz respeito à gastronomia e vida noturna.
Se você ainda não conhece a região e tem poucos dias, se hospedar no Recife costuma ser a melhor escolha. Isso porque dá para ver todas as atrações de Olinda com um bate-volta e em Recife há mais opções de hotéis, pontos turísticos e restaurantes. Aqui nos damos dicas de onde ficar no Recife.
No entanto a coisa muda de figura dependendo dos seus objetivos na viagem. Se você já esteve no Recife, por exemplo, pode querer ter uma experiência mais imersiva no dia a dia de Olinda, que tem uma atmosfera encantadora e festiva.
Outro bom motivo para se hospedar em Olinda é se você vai curtir o carnaval ou as prévias (que, diga-se de passagem, começam em setembro). É ali que o bicho pega de verdade, onde estão os melhores blocos e o frevo a cada esquina.
Por fim, caso você tenha mais de quatro dias para gastar no Recife, vale a pena reservar uma dessas noites para dormir em Olinda e ver a cidade com mais calma, dando ênfase para a vida noturna local, que é famosa no Brasil inteiro.
As melhores regiões para ficar em Olinda são os bairros do Carmo e Amparo, parte do centro histórico da cidade e onde estão concentradas a maior parte das pousadas, atrações, bares e restaurantes da cidade.
Há, ainda, algumas boas opções de hospedagem no bairro Bonsucesso, vizinho a esses dois. De modo geral, escolher acomodações em algum dos bairros do centro histórico é sempre uma boa pedida.
Por sorte, a cidade é pequena e você não terá dificuldade de encontrar hotéis nessa região, já que é por ali mesmo que a maior parte deles está localizada.
O bairro Novo também conta com pousadas, mas está mais afastado do centro que os demais, embora seja uma boa para quem deseja ficar perto da praia. Só lembre-se que Olinda é famosa pelas ladeiras e você pode ter que suar um pouco para ver as atrações do centro.
A lista abaixo mostra as melhores pousadas em Olinda, divididas por categoria e estilo de hospedagem, segundo a avaliação das pessoas se hospedaram por lá! Confira!
O preço médio da hospedagem em Olinda é de R$ 250 por um quarto duplo em hotel simples próximo ao centro histórico.
Dessa forma, os hotéis indicados nesse post foram classificados da seguinte forma:
Muitos dos recifenses que “se mudam” para Olinda durante o carnaval ficam em casas alugadas no centro da cidade. Essa é uma ótima opção se você viaja com uma turma. Abaixo algumas sugestões de casa que alugam para o carnaval de Olinda:
Mas caso você vá sozinho, de casal ou em grupos menores, essa opção pode não ser tão viável ou cômoda. Mas não se preocupe!
A cidade está cheia de hotéis, albergues e pousadas que continuam recebendo turistas durante o carnaval. Todos os hotéis indicados nesse post podem ser usados para curtir o carnaval de Olinda. Basta escolher o seu, de olho na localização.
O melhor lugar para se hospedar em Olinda no Carnaval é no Centro Histórico. Assim você terá um fácil acesso aos blocos e à festa toda.
Seja qual for a sua escolha, lembre-se de reservar com antecedência, porque a cidade lota e você corre o risco de ficar sem lugar.
Seja no carnaval ou fora dele, Olinda está repleta de opções de hospedagem baratas para todos os estilos de viajante.
Veja agora algumas dúvidas comuns de quem planeja uma viagem para Olinda.
Assim como todo o nordeste, o verão é um ótimo momento para visitar Olinda. É quando o lugar fica mais cheio e o clima é perfeito para aproveitar uma praia. Por ali, o clima fica bom a partir de setembro.
O carnaval de Olinda é também uma ótima pedida, mas se você não conseguir aproveitar a festa, saiba que dá para acompanhar eventos e ensaios de bloco desde setembro, nas prévias.
Os meses chuvosos são de março a julho, época considerada baixa temporada na cidade.
Com três dias você consegue ver as atrações e ainda curtir bem a cidade, mas na prática, Olinda rende bem mais que isso. Como é uma cidade viva e cultural, não vai faltar o que fazer mesmo se você decidir ficar uma semana por lá.
Seja lá quanto tempo você tem, seja três dias ou um bate-volta a partir de Recife, temos um guia completo com as melhores atrações para ver em Olinda aqui no blog.
Não deixe de dar uma passada lá no post para planejar melhor sua viagem para Olinda!
Poucas regiões do mundo combinam tanto com uma viagem de carro como a Toscana. Habitada…
Kashan foi uma das cidades que mais me surpreendeu no Irã. Pequena, charmosa e repleta…
Fussen é um bate-volta comum para quem visita Munique e uma parada estratégica para quem…
Se você gosta de história e curte cidades com muitas atrações de graça, você vai…
Alguns lugares que a gente visita parecem nem pertencer a esse planeta. Foi bem assim…
O que fazer em Hong Kong? A metrópole asiática é um daqueles umbigos do mundo…