Onde ficar em Pequim? Terceira maior cidade do mundo, a capital da China tem história para turista nenhum reclamar e atrações que não cabem em poucos dias de viagem – você dificilmente irá embora tendo visto tudo que gostaria.
Por isso, escolher bem onde se hospedar em Pequim é tarefa das mais importantes. Eu tenho minha vizinhança favorita, mas indicarei também outras opções.
Numa cidade dessas proporções, é importantíssimo ficar perto de uma estação do metrô. Ainda bem que isso não é difícil – o metrô de Pequim é o segundo maior do planeta, perdendo apenas para o de Xangai. São 22 linhas e 370 estações.
Além do transporte, é fundamental escolher áreas centrais e que fiquem próximas dos principais pontos turísticos. As melhores regiões para se hospedar em Pequim são:
Falarei de cada uma delas abaixo, com detalhes e opções de hotéis – incluindo a sugestão de um hotel muito bom, com ótimo custo/benefício, onde fiquei.
E uma dica extra: sempre saia com um cartão que tenha o nome e o endereço do hotel em chinês. Mostrar essa anotação, no alfabeto local, é a única forma de pedir para um motorista te devolver no mesmo lugar.
Veja também: Como visitar a Muralha da China
A Cidade Proibida, em Pequim, e a casa dos imperadores da China
A Praça da Paz Celestial e o coração político da China
O que fazer em Pequim – roteiro de quatro dias
Wangfujing é o nome de uma rua de pouco mais de 1,5 quilômetro e que existe há pelo menos 700 anos.
Esse é o centro comercial de Pequim e por onde passam 600 mil pessoas, todos os dias. Por conta de sua importância, Wangfujing hoje batiza não apenas a rua original, mas toda área ao redor.
Ficando ali, 20 minutos de caminhada te separarão das duas maiores atrações turísticas da capital da China – e táxis e tuk-tuks serão baratinhos. Também não faltam estações de metrô. Eu fiquei em Wangfujing e recomendo.
Veja mais opções de hotéis em Wangfujing
Comida de rua em Wangfujing
Com 600 anos de história e repleta de construções da Dinastia Qing, a Qianmen é uma das mais importantes ruas de pedestres de Pequim.
Ela está ao sul da Praça da Paz Celestial, que por sua vez fica em frente à Cidade Proibida. Ou seja, uma localização central. As linhas 7 e 2 do metrô deixam por ali. Nessa área, destaque para:
Veja mais opções de hotéis em Qianmen
Um dos três lagos que existem na região central de Pequim, o Houhai também acabou nomeando toda uma região ao seu redor.
A partir da virada do século, surgiram por ali inúmeros cafés, restaurantes e bares, que agora ocupam os hutongs – espécies de becos e travessas – ao redor do lago.
Passear por essas ruelas milenares é uma das experiências mais marcantes que você pode ter em Pequim. Não me hospedei ali, mas acho que testaria essa opção numa próxima viagem.
Veja mais opções de hotéis em Houhai
A 25 minutos de caminhada da Praça da Paz Celestial, Xidan é uma importante região comercial de Pequim. Basta uma olhada rápida no mapa para localizar pelo menos 5 shoppings nessa área.
Duas linhas de metrô se cruzam justamente na estação Xidan e o deslocamento de táxi dali para pontos turísticos não costuma ser caro.
Veja mais opções de hotéis em Xidan
Veja mais opções de hostels e pousadas em Pequim
O aeroporto internacional de Pequim fica a cerca de 30 quilômetros de Wangfujing. A distância nem é grandes coisas, mas, com o trânsito caótico da cidade, pode valer a pena dormir perto do aeroporto na sua última noite, caso seu voo seja muito cedo.
Prédios modernos, restaurantes disputados, shoppings e feiras de rua: tem tudo isso em Wangfujing.
Não bastassem esses argumentos, a proximidade com a Cidade Proibida torna Wangfujing a melhor região para se hospedar em Pequim.
Quem fica três dias vê muita coisa, mas vai embora sem completar a lista de atrações. Por isso, cinco dias é o tempo ideal para conhecer Pequim.
O seguro viagem não é obrigatório para passar pela imigração, mas é altamente recomendado. Imagina se você tiver um problema de saúde enquanto estiver em Pequim e precisar de um hospital?
A parte boa é que o seguro não é caro e não ocupa de forma significativa seu orçamento de viagem. Sobre isso, leia o texto com dicas de seguro viagem para a Ásia.
Lugano, na Suíça, parece um pedaço da Itália. Com um centro histórico compacto, ruas movimentadas…
A Holafly é confiável? Neste texto, vou analisar o serviço da startup espanhola que oferece…
Este texto é o guia definitivo com os documentos para viajar para os Estados Unidos,…
Este texto é um guia com todos os documentos necessários para viajar para a Europa…
Se você está planejando uma viagem para Minas, não cometa o erro de transformar Belo…
Cuba era um sonho pra mim há muitos anos, mas, por se tratar de uma…