Onde ficar em Koh Phi Phi, as ilhas mais famosas da Tailândia? Esse arquipélago fica no Oceano Índico, no meio do caminho entre Phuket, que também é uma ilha, e a costa do país.
Este texto é um guia completo de hotéis, pousadas e resorts em Koh Phi Phi.
É preciso entender quais são as praias abertas para receber turistas. Isso porque parte do arquipélago é uma reserva natural formada por seis ilhas, a maioria delas bem pequenas, desabitadas e sem estrutura turística.
Quando alguém fala em Koh Phi Phi, em geral se refere às duas ilhas mais importantes do arquipélago: Phi Phi Don e Phi Phi Leh.
Phi Phi Leh é a responsável pela fama internacional das ilhas: é onde fica a Maya Bay, do filme A Praia. Mas Phi Phi Leh é uma área de proteção ambiental não habitada. Por isso, não há qualquer estrutura de hotéis e resorts na ilha. A única forma de dormir por lá é acampando na praia.
Já Phi Phi Don é a principal ilha do arquipélago e a única com estrutura hoteleira. Essa é a opção para quem quer ficar em Phi Phi.
Há pouca conexão entre as praias e a locomoção por lá é limitada. Por isso, é importante escolher onde ficar em Phi Phi Don com consciência, optando por um lugar que combine com o seu estilo de viagem e orçamento.
Phi Phi Don é dividida entre as seguintes regiões:
Você pode ver as localizações de cada uma delas no mapa abaixo:
Essa é principal região onde ficar em Phi Phi. Fica coladinha ao píer onde chegam os barcos e concentra a maior parte dos hotéis e restaurantes.
As ruas, estreitas e labirínticas, costumam estar cheias de pessoas de todas as partes. Há acomodações para todos os bolsos – dos hostels mais simples aos mais badalados, hotéis de diversos níveis e pousadinhas familiares.
O centro de Tonsai só fica devendo no quesito pé na areia. A aposta aqui é certeira para quem procura ficar perto de tudo e não quer se preocupar com locomoção. Já se o que você quer é um esconderijo na praia, melhor procurar outro lugar.
O melhor hostel de Koh Phi Phi: The Pier 519 Hostel
Bem no centrinho de Tonsai, o The Pier 519 é descrito pelos hóspedes como o melhor hostel de Phi Phi. As instalações são novas e limpas, e os quartos contam com ar-condicionado e cortinas entre as camas para garantir um pouco de privacidade.
O lugar oferece um terraço para uso comum. É um bom lugar para conhecer outros viajantes, mas não é um dos hostels festeiros que têm de sobra na ilha. Por isso, quem procura um pouquinho mais de tranquilidade também vai aproveitar a estadia. Diárias a 23 dólares (cama em dormitório).
Seguindo para o leste da ilha está Tonsai East, uma região um pouco mais tranquila que o centro, mas que ainda preserva um pouquinho do movimento dos barcos e das pessoas que circulam por lá.
A área tem alguns hotéis de padrão mais alto, algumas opções de bares e restaurantes e até mesmo festas. Por tudo isso, essa é uma boa localização para quem busca conforto sem perder o agito. O centro está a uma curta caminhada.
Alguns hotéis recomendados em Tonsai East são:
A região à oeste do centro de Tonsai tem algumas opções de hotéis e resorts à beira-mar.
Longe o suficiente do burburinho das ruas emaranhadas para que você se sinta em um paraíso, mas perto o bastante para caminhar até lá caso você precise, Tonsai West é uma boa escolha para quem quer o melhor dos dois mundos.
Chalé barato e pé na areia do Phi Phi Sand Sea Resort
Reduto gente jovem e festeira, a praia de Loh Dalum fica do lado oposto da ilha em relação ao pier. Essa é uma das praias mais bem cotadas de Phi Phi Don e tem diversas opções de hospedagens baratas.
A praia tem festa todos os dias, o que torna a estadia ali bem animada. Se você procura tranquilidade e uma boa noite de sono, no entanto, o melhor é ir amarrar seu bode em outras regiões ou escolher um dos hotéis localizados mais na extremidade da praia, onde o barulho é menor.
Ibiza House Koh Phi Phi
Hostel famoso em Phi Phi, o Ibiza House é conhecido por suas festas na piscina, que têm a fama de serem as melhores da ilha. O lugar é muito procurado por quem quer uma estadia badalada, conhecer pessoas do mundo inteiro e ficar por dentro dos rolês. Além disso, fica bem do ladinho da praia onde rolam festas todas as noites.
O Ibiza House conta com piscina infinita e diversas categorias de quartos, que vão de dormitórios mistos para 10 pessoas até uma luxuosa vila com vista para a piscina ou para o jardim. Diárias a 70 dólares.
Chalés e Cabanas para alugar em Phi Phi
Sonha com uma cabana em uma praia paradisíaca? Em Loh Dalum há algumas opções de hospedagem desse tipo:
Isolada do resto da ilha, as únicas formas de acessar Long Beach são através de uma trilha por entre as rochas ou de uma viagem de 10 minutos com os barcos que saem do píer.
Devido a essa posição, o lugar é perfeito para quem busca um esconderijo na ilha. Long Beach está afastada da barulheira das festas e têm alguns poucos resorts e hotéis se o que você quer é sossego.
Como a viagem de barco não é tão longa, ainda é bem fácil dar um pulo no centrinho quando você quiser.
Pequena e afastada, Laem Tong é o lugar mais isolado onde ficar em Phi Phi. Tanto que nem parece que você está no mesmo pedaço de terra que as ruas agitadas de Tonsai e das festas de Loh Dalum.
O lugar tem alguns resorts luxuosos, sem opções de hospedagem econômica ou de “vida” fora desses resorts. Há um píer no local que faz a ligação de barco para Tonsai para quando você se cansar de tanto sossego.
Mas a ideia ali é mesmo se afastar de tudo e de todos, curtindo os momentos em um paraíso exclusivo, de águas claras, limpas e com pouca concorrência na areia.
O incrível Zeavola Resort
Vizinha a Laem Tong, Loh Ba Kao também desfruta do mesmo isolamento e exclusividade. A região conta com uma pequena infraestrutura de resorts e hotéis de luxo e está conecta a Tonsai por uma viagem de 40 minutos de barco.
Fique pelo menos três noites em Koh Phi Phi para aproveitar a ilha com calma, relaxar nas praias e curtir as festas. E quem fica mais não costuma reclamar.
Uma opção para muitos dos turistas que querem conhecer as Ilhas Phi Phi é dormir em Krabi, que está a apenas 39 quilômetros do arquipélago.
A desvantagem é que você terá pouco tempo para curtir as ilhas Phi Phi e provavelmente só vai descer na Maya Bay. Então, se você quer conhecer o arquipélago com calma, essa não é a melhor opção para você.
Por outro lado, Krabi é mais badalada e tem uma infraestrutura turística mais robusta, mas ainda passa longe de ser aquela bagunça que se transformou Phuket. Ah, e as praias são lindas e não deixam a desejar em nada pros cartões-postais de Phi Phi.
Se você optar por isso, dá para contratar um passeio que te leva até o arquipélago com antecedência ou mesmo apenas transfers de barco (para quem prefere explorar por conta própria).
Aqui há uma lista com empresas que fazem o trajeto.
Veja aqui agora alguns hotéis recomendados em Krabi:
Não é obrigatório, mas é sim fundamental. Já imaginou precisar de um atendimento médico de urgência na Tailândia e não ter um seguro saúde?
O seguro viagem não compromete seu orçamento – custa bem pouquinho por dia de férias – e garante mais segurança.
Vai seguir viagem pela Tailândia? Leia também!
Poucas regiões do mundo combinam tanto com uma viagem de carro como a Toscana. Habitada…
Kashan foi uma das cidades que mais me surpreendeu no Irã. Pequena, charmosa e repleta…
Fussen é um bate-volta comum para quem visita Munique e uma parada estratégica para quem…
Se você gosta de história e curte cidades com muitas atrações de graça, você vai…
Alguns lugares que a gente visita parecem nem pertencer a esse planeta. Foi bem assim…
O que fazer em Hong Kong? A metrópole asiática é um daqueles umbigos do mundo…