Na hora de decidir onde ficar em Roma, é fundamental fazer escolhas inteligentes. Isso porque a capital da Itália é enorme e tem muitas atrações espalhadas. Sendo assim, é muito importante pensar na região da cidade que mais tem a ver com você na hora de se planejar.
Para te ajudar nessa tarefa, este texto é um guia com os melhores bairros para se hospedar em Roma. Selecionamos os hotéis, pousadas, apartamentos e hostels com a melhor localização em Roma, divididos entre variados perfis de viajantes, do econômico ao luxo.
Os valores acima são médios: ou seja, dá para encontrar opções mais baratas ou mais caras em todas as categorias, isso depende da época do ano, entre outros fatores.
Em Roma, há uma taxa da prefeitura que os hotéis são obrigados a cobrar dos hóspedes. Além do valor da sua diária, é cobrado entre 3,50 até 7 euros por dia. O preço final da sua reserva no Booking.com já incluí a taxa.
Não tem muita dúvida: o melhor lugar para se hospedar em Roma é o Centro Histórico. Escolher um hotel nessa região significa estar pertinho de lugares como a Fontana di Trevi, o Panteão, a Piazza Navona e a Piazza di Spagna. Enfim, ótima localização.
E mesmo por ali nós temos uma área favorita: as quadras que ficam entre o Panteão e a Piazza Navona. Se hospede por ali e você estará no coração de Roma, perto de bons bares e restaurantes e a curtas caminhadas de muitas atrações da cidade eterna.
É lógico que os preços da hospedagem no centro de Roma são mais altos. E essa região deve concentrar a maior quantidade de turistas por metro quadrado da cidade – pense nisso caso queira tranquilidade e principalmente se viajar na alta temporada, que é de junho a setembro.
Onde ficar em Roma: Hotéis no Centro Histórico
A melhor região para se hospedar barato em Roma é perto da Estação Termini. Existem três bairros nos arredores da estação: Esquilino – o mais “mal encarado”; Castro Pretorio – o mais bonitinho; e San Lorenzo. – o mais animado. Já ficamos nos três!
As vantagens dessa área são:
Desvantagens? Não é um bairro bonito, o que pode atrapalhar sua primeira impressão da cidade.
A Termini é uma boa opção se você precisa economizar e vai usar muito o metrô ou não liga de caminhar um pouco até os pontos turísticos.
Hotéis Baratos em Roma Termini
Clique aqui e veja várias hospedagem perto da Estação Termini
Estação Termini, Roma (Foto: Shutterstock)
Na hora de escolher onde ficar em Roma, os bairros acima são as das melhores opções fora do centro, mas nem tanto.
Estão a uma caminhada curta das principais atrações, ou seja, você consegue fazer várias coisas a pé, mas foge um pouco da muvuca. E, ainda, tem a chance de conhecer regiões mais pitorescas e da moda de Roma, principalmente entre os romanos.
Hotéis no Trastevere: para quem quer boa vida noturna e gastronomia
O Trastevere, ou, traduzindo para o português, bairro depois do rio Tibre, fica um pouco longe dos pontos turísticos e da muvuca dos viajantes.
É muito frequentado por romanos, principalmente durante as noites. É um lugar bonito e agradável, ideal também para quem quer uma estadia mais tranquila.
Em qualquer cidade do mundo, escolha seu hotel seguindo duas orientações básicas: ou perto das atrações turísticas, que você vai visitar durante o dia, ou perto dos bares e restaurantes, onde você vai passar a noite.
O Trastevere se encaixa na segunda opção. Quem fica ali tem que pegar transporte público para circular durante o dia, mas vai volta pro hotel a pé depois do bar. O Trastevere é uma ótima região para se hospedar em Roma.
Clique e veja várias opções de hospedagem no Trastevere
Hotéis em Ludovisi e Via Veneto: 5 estrelas e luxo em Roma
Essa região ao norte de Roma, acima da praça de Espanha, é onde está a Via Veneto, Via del Corso – com todas as grifes de luxo italianas – e a elegante Vila Borghese. Ali se concentram os melhores hotéis de luxo e várias opções de 5 estrelas em Roma.
Essa região está colada no centro, mas consegue manter a elegância e tranquilidade em suas ruas. Para quem busca uma experiência luxuosa ou romântica em Roma, essa localização é imbatível.
Veja todas as opções de luxo nos arredores da Via Veneto
Hotéis em Monti e perto do Coliseu: para quem vai com a família
Não é o Papa! A proximidade com o Coliseu é o que muitos turistas buscam no hotel quando procuram onde ficar em Roma. Ficar pertinho do Coliseu, símbolo máximo do Império Romano não é uma má ideia, – o 360meridianos já fez isso e recomenda.
Dentre as regiões ao redor do Coliseu destaca-se Monti, considerado o bairro mais cool de Roma. Monti segue um pouco a receita do Trastevere: menos turistas, bares legais, restaurantes interessantes. Tudo isso com a vantagem de estar pertinho do anfiteatro mais famoso do mundo.
Clique e veja várias opções de hospedagem em Monti
Hotéis perto do Vaticano: Bairro Prati
Embora muita gente pense que só compensa ficar nos arredores do Vaticano para turismo religioso ou turismo de negócios, a região do Bairro Prati é uma boa opção para quem já foi a Roma outras vezes e quer conhecer um pouco mais de um bairro residencial e não tão caro.
Há bons hotéis, apartamentos e pousadas nessa região, que tem ligação de metrô, sendo fácil o deslocamento para a estação Roma Termini.
Prefira hotéis próximos à cidade do Vaticano, Castelo de San Angelo e Rio Tibre se quiser estar a uma distância a pé do centro. Se quiser economizar, vá para o lado da estação Roma S. Pietro.
Hotéis em San Giovanni, Roma: para quem quer fugir da muvuca
Outra opção de onde ficar em Roma que é perto do centro, mas em uma região um pouco mais residencial. O bairro é atendido por uma estação de metrô (San Giovani) e fica relativamente perto do Coliseu, que está a pouco mais de um quilômetro de caminhada.
Nessa região você também vai achar restaurantes e turistas, claro, embora os últimos estejam em menor número do que no Centro Histórico. Além disso, os preços de hotéis confortáveis são bem mais baixos.
A grande atração turística que você vai encontrar nesse bairro é a Basílica São João do Latrão, que é a Catedral Oficial do Bispo de Roma. Sim, ele mesmo, o Papa Francisco. Por isso, esse templo tem importância fundamental para a fé católica, comparável a da Basílica de São Pedro, no Vaticano.
Clique e veja várias opções de hospedagem em San Giovanni
É claro que existem outras regiões bacanas em Roma e até mesmo fora dela. Se você já esteve lá antes ou precisa economizar na hospedagem sem perder no conforto, a melhor dica é buscar opções em bairros fora do centro, como Roma Aurelia, onde a equipe do 360 já ficou duas vezes, em hotéis de 3 ou 4 estrelas com preços camaradas.
Veja a lista das melhores áreas fora do centro de Roma
É que essas regiões mais residenciais costumam ter mais opções de apartamentos e guesthouses de boa qualidade, com um preço bem mais convidativo do que no centro.
Dali você pode pegar ônibus até as regiões mais centrais ou também aproveitar das estações de trem ao longo de Roma, que em poucos minutos te deixam em Termini. Só aumenta o tempo de deslocamento.
Entenda como se locomover do aeroporto de Roma para seu hotel. E veja dicas de hospedagem próxima aos aeroportos romanos, caso você tenha um voo muito cedo ou uma conexão em Roma que justifique ficar perto do aeroporto.
Fiumiccino
O Aeroporto Internacional de Fiumiccino é o principal aeroporto de Roma, de onde chegam e partem a maioria dos voos internacionais. O aeroporto fica a 30 km do centro.
A forma mais rápida e confortável de ir de Fiumiccino ao centro é com o Trem Expresso Leonardo da Vinci. A passagem custa 14 euros e pode ser usada em qualquer horário no dia em que for comprada. Pode ser comprada com antecedência no site da Trenitalia ou diretamente nas máquinas no aeroporto. Recomendo usar o trem para evitar engarrafamentos e chegar rápido no hotel. O trem leva 30 minutos entre o Fiumiccino e Termini.
Também é possível ir de ônibus entre Fiumiccino e Termini – várias empresas fazem o trajeto, que custa cerca de 7 euros quando comprado com antecedência.
Dá para um táxi / uber do aeroporto para o centro, mas é mais aconselhável contratar um transfer privado previamente. Veja a disponibilidade dessa opção com bons reviews, por a partir de 70 euros para grupos de 3 pessoas.
Dentro do Aeroporto você encontra alguns hotéis. Além disso, Fiumiccino é uma cidadezinha na costa da Itália, com algumas boas opções de hotéis e pousadas:
Ciampino
O aeroporto de Ciampino recebe principalmente voos de cias aéreas low cost. É bem menor e tem bem menos serviços e amenidades que Fiumiccino.
Não há trem conectando Ciampino ao centro de Roma. Mas diversas empresas fazem o transporte de ônibus, que custa a partir de 6 euros, quando comprado com antecedência.
Dá para um táxi / uber do aeroporto para o centro, mas é mais aconselhável contratar um transfer privado previamente. Veja a disponibilidade dessa opção com bons reviews, por a partir de 70 euros.
Já me hospedei perto de Ciampino numa gueshouse baratinha e confortável. Eu recomendo você não seguir o impulso de dormir lá, porque Ciampino é daqueles aeroportos que fecham a noite e não tem onde ficar a não ser o chão.
O 360meridianos tem guias completíssimos e sempre atualizados para você decidir onde ficar em várias de cidades italianas. Tudo feito com base na experiência de mais de uma dezena de viagens pelo país:
O Centro Histórico, sem dúvidas. Outra boa opção para se hospedar em Roma é o Trastevere.
Sim, é seguro, mas isso não significa completamente sem riscos. Tome os mesmos cuidados que você tomaria em outras grandes cidades europeias.
O trânsito de Roma é bastante complicado e estacionar o carro pode ser um desafio – e dos mais caros. Por isso, não vale a pena conhecer Roma de carro. Se possível, alugue o veículo ao sair da cidade. Se não tiver escolha, busque por hotéis com estacionamento e fora da ZTL, a Zona de Trânsito Limitado. Saiba mais no texto: dirigir na Itália.
No centro histórico. Já nos hospedamos por ali algumas vezes e recomendamos: você sairá do hotel e dará de cara com o Panteão, com a Fontana di Trevi, a Piazza Navona…
Pra quem não fala outro idioma, existem algumas pousadas em Roma com funcionários que falam português. Uma delas já foi citada nesse texto: a B&B Lost in Trastevere.
Sim, o seguro de viagem é obrigatório em dezenas de países da Europa, inclusive na Itália, e pode ser exigido na hora da imigração. Além disso, é importante em qualquer viagem. Veja como conseguir o melhor seguro para a Itália e entenda a diferença para o seguro do INSS.
Poucas regiões do mundo combinam tanto com uma viagem de carro como a Toscana. Habitada…
Kashan foi uma das cidades que mais me surpreendeu no Irã. Pequena, charmosa e repleta…
Fussen é um bate-volta comum para quem visita Munique e uma parada estratégica para quem…
Se você gosta de história e curte cidades com muitas atrações de graça, você vai…
Alguns lugares que a gente visita parecem nem pertencer a esse planeta. Foi bem assim…
O que fazer em Hong Kong? A metrópole asiática é um daqueles umbigos do mundo…
Ver Comentários
Buenas!!
Ja chegamos a pincelar algo sobre a região do Termini em um post sobre Paris (fiz um comentário infeliz...mas acabamos por nos entender kkkk)...
Minha pergunta e simples: Estou indo a Roma sozinho e pela primeira vez. Estar seguro em lugar que vou estar sozinho é algo de primeira importância para mim. Estou procurando pelos famosos Party Hosteis...mas so acho na região do Termini (Yellow e etc....). Indicaria outro fora desta região? Honestamente, estou resistente...
Esta região, à noite, seria algo como a Praça Dam em AMS?
Grato,
Estou na dúvida entre ficar no Trastevere ou Centro Histórico. A princípio nosso perfil seria mais Trastevere, porque preferimos ficar em áreas mais frequentadas pelos locais (onde geralmente se come melhor, não sendo comida voltada para turistas), e com opções noturnas de restaurantes. Porém, como vamos na baixa temporada, cogito ficar no centro histórico, onde teria maior facilidade de chegar aos pontos turísticos. Por ser baixa, os hoteis estão mais em conta, e penso que não teríamos o problema da aglomeração de turistas (fico na dúvida se encontramos nessa região central restaurantes mais autênticos, como encontrados no Trastevere ou Monti).Vamos no final de fevereiro/2017.
Talvez Campo de' Fiori ou Monti sejam um meio termo interessante.
Poderia dar uma sugestão?
Parabéns pelo site.
Oi Rafael gostei muito de lê todas as dicas disponivel e aproveito para pedir uma orientação na minha primeira viagem sozinha para Roma e só falando o portugues. Gostaria que me indicasse um hostel proximo aos pontos turisticos e que me fale se é complicado quando não falamos a lingua local e se encontramos pessoas nos hostel que nos otiente em portugues. Um abraço!
Oi Alda, estive em Roma em abril/16 fiquei hospedada num hotel que todo staff fala portugues, fica perto da Fontana di Trevi, fui a pé a todos os pontos turisticos, exceto Vaticano. Hotel Relais Fontana di Trevi.
Oi, Alda. Hostel em que falem português eu não conheço, mas veja este texto:
https://www.360meridianos.com/2014/11/hoteis-que-falam-portugues-em-roma.html
Sobre comunicação, mímica ajuda muito. Não pode é ter vergonha. :) Olha esse texto também:
https://www.360meridianos.com/2014/11/hoteis-que-falam-portugues-em-roma.html
Abraço.
Olá! Passarei o reveillon em Roma (29 de dez - 4 de jan) e estou pensando em ficar hospedada no Mercure próximo ao Coliseu. Consigo ir a maioria dos pontos turísticos a pé ou fica muito distante? Como é o reveillon em Roma?
Obrigada!
Acho que consegue sim, Carolina. A região ao redor do Coliseu é uma boa opção.
Não sei te falar sobre o Reveillon em Roma - nunca passei lá.
Abraço.
Rafael, o que você sabe sobe sobre o bairro do Prati?
Oi, Herica. Que eu saiba é um bairro residencial próximo ao Vaticano. É seguro, mas não fica exatamente próximo ao Centro Histórico.
Você estará perto do Papa, da Basílica de São Pedro e dos Museus do Vaticano, mas nem tão perto assim das outras atrações de Roma. Pelo menos não a ponto de ir a pé.
Abraço.
Boa noite!!
Estou indo pela primeira vez a Roma com meu marido e filha de 3 anos.
Gostaria de um hotel não muito caro e próximo aos pontos turísticos do centro histórico. Não vou poder andar muito à pé por causa da minha filha que só quer colo rs. Assim teria que ser um hotel pertinho de tudo e não muito caro. Vc poderia me indicar alguns, por favor??
Desde já, agradeço
Adriana
Oi, Adriana. Além do ótimo comentário do Alex, deixo aqui alguns textos que podem te ajudar. E concordo com ele: Roma é incrível. :)
https://www.360meridianos.com/2014/11/hoteis-que-falam-portugues-em-roma.html
https://www.360meridianos.com/2014/05/dicas-de-hoteis-em-roma-italia.html
Abraçp.
Ola Adriana, tudo bem?
Eu estive em Roma com minha esposa e filha de 8 anos, ficamos no hotel Hosianum Palace Rome, penso que seja bem o que você procura, de uma olhada nele, fica bem no centro historico, tem otimos preço, é muito confortavel, excelente cafe da manhã, eu não precisei usar nenhum transporte publico, tudo pertissimo.
Outra dica é vc quando chegar em Roma pegar o serviço das vans (serviço legal em Roma de transporte de passageiro), voce paga 20 euros (criança não paga) e eles te deixam na porta do hotel, quando for embora pede a recepção para ligar para eles e eles te pegam na porta do hotel e levam até o aeroporto, isso facilita muito a vida
Espero que goste de Roma, nós amamos a cidade, cheia de historia por todo lado, comida excelente, sorvetes maravilhosos, os Romanos são muito simpaticos
Boa Viagem!
Atenciosamente,
Alex Laud
Olá Rafael! Vou visitar Roma e ficarei hospedada ao redor do Vaticano. Qual a melhor forma de me locomover já que você disse pouco acima que o Vaticano é longe das atrações? Através de trens? Ônibus?
Oi, Killer.
Roma tem duas linhas de metrô. Uma delas passa pertinho do Vaticano. Essa é a melhor forma de se locomover. Mas também não faltam trens e ônibus.
Abraço.
Rafael, boa noite.
Vou a Roma no Revellion com meu marido e dois filhos pequenos (6 e 9 anos). Vou alugar um apartamento e estou em dúvida entre Monti e a região próxima ao Campo D' Fiori. O que vc acha? (Gostamos de bairros típicos e animados, para passearmos a pé e conhecer as ruas próximas, ver gente da cidade, jantar num restaurante pitoresco. )
Desde já agradeço.
Patrícia.
As duas regiões são ótimas, Patrícia. O Campo D’ Fiori está perto dos lugares históricos, mas ainda sem aquele monte de turistas que lotam boa parte de Roma.
Enfim, qualquer que for sua escolha, acho que vai ser boa, francamente.
Oi, Rafael!
Já parabenizei a Natália em outro posto, sobre Veneza, mas não me canso de parabenizar vcs. O blog e maravilhoso!!! Ta me ajudando muito na programação que estou fazendo pra viajar com a família.
Queria sua opinião pra algo. Li em outro blog que, uma sugestão pra quem viaja de grupo pra Roma, e alugar um apartamento. Como aqui vamos em 5 pessoas, andei olhando alguns no Trastevere e achei bem interessante. Mas fiquei com a duvida se o valor que eles colocam no site e pago por pessoa, como a diária do hotel, ou pelo apartamento. Vc sabe me dizer algo sobre isso?
O que vc acha da idéia de ficar no apartamento?
Obrigada, de ante-mão!
Oi, Rossana.
Obrigado pelos elogios ao blog!
Então, para grupos compensa sim. Eu já fiquei em apartamentos algumas vezes e foi ótimo.
Normalmente o preço é pelo apartamento, mas é bom ler tudo direitinho, pq dependendo do apartamento pode haver uma taxa extra por cada pessoa.
Tanto o Booking quando o AirBnB têm apartamentos para alugar. Veja aqui:
https://www.booking.com/searchresults.pt-br.html?aid=367502;sid=4de0a70128b151905e78aed899398c3a;dcid=1;checkin_monthday=18;checkin_year_month=2014-11;checkout_monthday=19;checkout_year_month=2014-11;city=-126693;class_interval=1;csflt=%7B%7D;idf=1;maxprice=0;review_score_group=empty;score_min=0;si=ai%2Cco%2Cci%2Cre%2Cdi;ssb=empty&;or_radius=0;;nflt=ht_id%3D201%3B;unchecked_filter=hoteltype
https://www.360meridianos.com/2014/03/como-alugar-apartamentos-no-airbnb.html
Abraço.
Por favor vim com meu marido estudar em ROMA ele doutorado e eu o italiano ,duvida cruel onde morar no centro ou perto da TORVEGATA,sendo que ele terá que frequentar mas a biblioteca na estação LEPANO.OBRIGADA...
Oi, Jucilene.
Morar é outra história. Nem sempre um bom lugar para se hospedar é bom para morar. Imagino que em Roma aconteça isso, afinal ninguém quer morar no meio da muvuca turística.
Enfim, como nunca morei em Roma, acho complicado te ajudar.
Abraço.