Onde ficar em Tijuana? Como cruzar a fronteira para San Diego? Vale a pena se hospedar na parte mexicana nessa metrópole binacional? Este texto responde a essas e outras perguntas.
Todos os dias, 300 mil pessoas cruzam a fronteira entre Tijuana e San Diego, cidades que dividem o muro entre Estados Unidos e México. A maior parte do movimento é feita por mexicanos que trabalham na cidade do país vizinho e retornam para suas casas no fim do dia.
Os turistas são mais raros, mas existem. Antes de mais nada, vamos entender um pouco do mapa da cidade?
Aquí empieza la patria. O lema de Tijuana não deixa dúvidas e tem significado literal para quem vem dos Estados Unidos – essa é a maior cidade do lado mexicano da fronteira, o começo da pátria para milhões de imigrantes.
Maior cidade do estado mexicano da Baixa Califórnia, Tijuana e San Diego são, na prática, uma metrópole só. E a quarta maior região metropolitana binacional do mundo, com cinco milhões de habitantes. A distância entre os centros das duas cidades é ridícula e pode ser percorrida rapidamente.
Além de dividirem um muro, Tijuana e San Diego praticamente dividem aeroporto – dá para ir de um para o outro por uma passarela que liga os dois terminais, a Cross Border Xpress, o que torna possível que um passageiro desça no México e faça uma “conexão” nos Estados Unidos (ou o contrário).
Fronteira entre Tijuana e San Diego (Por Sherry V Smith, Shutterstock.com)
Os cartéis e a fama de violenta não ajudam. E Tijuana, que até tem praias, mas de beleza bem distante das do Caribe, passa longe de ser uma das cidades mais turísticas do mundo.
Para viajantes dos Estados Unidos ou estrangeiros que moram na Califórnia, ir para Tijuana é uma chance de conhecer outro país e cair na noite animada do México.
Veja também: Roteiro de 15 dias no México, da metrópole até o Caribe
10 coisas que você precisa saber antes de viajar para o México
Quanto custa viajar para o México?
Já quem chega pelo aeroporto em geral está no meio de uma viagem bem maior. Foi o meu caso – passei um dia em Tijuana porque meu voo para Xangai, na China, fez uma conexão ali.
Não tenha medo de sair do aeroporto e você vai encontrar uma cidade cheia de estrangeiros e com programas dos mais variados.
Minha dica: vá na Plaza Fiesta, uma área recentemente revitalizada e repleta de cervejarias locais.
Por KevinTranPhoto, Shutterstock.com
Boa parte dos hotéis de Tijuana estão nessas áreas:
Uma região moderna, o coração financeiro de Tijuana. Fica a menos de dois quilômetros da fronteira com os Estados Unidos e não muito longe do centro da cidade.
O nome dessa área vem do Rio Tijuana – várias pontes cruzam o leito dele. A maior parte dos hotéis, restaurantes e bares da cidade fica por ali, principalmente ao longo da Avenida Paseo de los Héroes.
Veja mais opções de hotéis na Zona Rio
É em Otay que ficam a Universidade Autônoma da Baixa California e o aeroporto internacional de Tijuana, o que ajuda a explicar por que muita gente resolve se hospedar por ali. Se você só tem um dia (ou algumas horas) na cidade, é melhor ficar o mais perto possível do aeroporto. Foi o que eu fiz.
O centro da cidade é onde estão boa parte dos prédios históricos e os hotéis, principalmente os mais antigos. Por ali, destaque para:
Veja mais opções de hotéis na Zona Centro
Uma ou duas noites são suficientes em Tijuana.
Não é obrigatório, mas é sim fundamental. Já imaginou precisar de um atendimento médico de urgência no México e não ter um seguro saúde?
O seguro viagem não compromete seu orçamento – custa bem pouquinho por dia de férias – e garante mais segurança.
Nesse texto aqui você descobre como escolher e contratar um seguro bom e barato para o México.
Siga viagem – Veja também:
Onde ficar na Cidade do México: dicas de hotéis e bairros
Onde ficar em San Cristóbal de las Casas, México
Onde ficar em Oaxaca, no México: dicas de hotéis e regiões
Onde comer na Cidade do México: dicas de restaurantes
Visita ao Museu Nacional de Antropologia, na Cidade do México
Nuremberg é a segunda maior cidade da região da Bavária, na Alemanha. Combina charme medieval…
Planejar onde ficar em Túnis, uma cidade tão rica e diversa, pode ser um desafio…
Túnis foi um acidente de percurso pra mim, mas foi uma boa surpresa. Eu precisava…
Poucas regiões do mundo combinam tanto com uma viagem de carro como a Toscana. Habitada…
Kashan foi uma das cidades que mais me surpreendeu no Irã. Pequena, charmosa e repleta…
Fussen é um bate-volta comum para quem visita Munique e uma parada estratégica para quem…