Onde ficar em Tiradentes e quais as melhores pousadas para se hospedar por lá? Essa é uma das mais simpáticas cidades históricas de Minas. Tem apenas 7 mil habitantes, algumas igrejinhas, ruas de pedra e vários bares e restaurantes.
Para te ajudar no planejamento, este texto é um guia completo de hotéis e pousadas em Tiradentes. São estabelecimentos com boa localização e bem avaliados por quem já se hospedou lá.
Caso você chegue de ônibus, a estação rodoviária fica a 200 metros do centro histórico de Tiradentes.
Veja também:
• O que fazer em Tiradentes
• Onde comer em Tiradentes, MG: dicas de restaurantes
Depende do que você busca para a sua viagem! Se você optar pelo centro da cidade, terá restaurantes charmosinhos, lojinhas de artesanato e pontos turísticos a apenas alguns passos de distância.
No entanto, essa comodidade pode vir com um preço mais elevado e, dependendo da época, com o burburinho de outros turistas.
Por outro lado, se você escolher uma hospedagem fora do centro, prepare-se para uma experiência mais tranquila e, muitas vezes, mais acessível.
Esse cenário é ideal para quem busca um refúgio mais pacífico e talvez até uma conexão mais próxima com a natureza.
A desvantagem? Você estará um pouco mais distante das atrações principais, o que pode exigir um carro ou um pouco mais de planejamento com o transporte.
O coração da cidade é o Largo das Forras, uma praça repleta de restaurantes. Como Tiradentes é pequena, você não precisa ficar ali para estar bem localizado – fique em outro canto e você ainda vai percorrer a cidade toda a pé.
Ache aqui mais opções de hospedagem em Tiradentes
Há dois hostels em Tiradentes, opções de hospedagem mais barata e para mochileiros ou famílias:
Essa pequena cidade mineira recebe anualmente pelo menos dois eventos muito importantes: o Festival de Cinema de Tiradentes e o Festival de Gastronomia de Tiradentes. E nessas ocasiões, onde ficar?
A pergunta é importante. Como são poucas pousadas, nessas épocas pode ser difícil achar hospedagem em Tiradentes gastando pouco, principalmente se você deixar a reserva para a última hora.
Uma saída é se hospedar na cidade histórica vizinha. São João del-Rey também é incrível e está a poucos minutos de Tiradentes, seja de ônibus urbano ou de carro.
Se optar em ficar por lá, leia o texto onde ficar em São João del-Rei.
Embora as atrações no centro de Tiradentes sejam acessíveis à pé, um carro pode facilitar a vida se você escolheu uma pousada mais afastada ou pretende visitar os arredores da cidade, como Bichinho e algumas cachoeiras.
Caso você opte por isso, recomendamos que reserve seu veículo com antecedência. Para isso, utilizamos a RentCars. Eles são um comparador que inclui basicamente todas as opções de locadoras, das mais tradicionais como a Europcar ou Guerin às mais baratinhas, como a Firefly.
Eles são parceiros aqui do blog exatamente porque oferecem excelentes condições de aluguel, com diárias muito baixas, possibilidade de pagar as reservas em reais, sem IOF e parcelamento em até 12 vezes. Clique aqui para fazer sua cotação sem compromisso.
Muita gente vai em Tiradentes no esquema bate-volta, o que é um erro. A cidade merece que você fique pelo menos duas ou três noites por lá, de preferência num final de semana, quando todos os restaurantes estão abertos.
Aproveite para combinar a estadia em Tiradentes com um dia em São João del-Rey.
Se você é fã de eventos culturais, janeiro é o mês do Festival de Cinema de Tiradentes, uma celebração imperdível da sétima arte. No entanto, prepare-se para uma cidade mais cheia e preços de hospedagem mais elevados.
Para quem busca uma experiência mais tranquila, os meses de abril a junho oferecem um clima ameno e menos multidões, o que é ideal para explorar as ruas de paralelepípedos e os museus históricos com mais calma.
O inverno, entre junho e setembro, traz temperaturas mais baixas, o que pode ser um charme adicional se você gosta de um clima mais fresco e não se importa em levar um casaco extra na mala.
Se você está em busca de uma viagem mais focada em ecoturismo e atividades ao ar livre, como trilhas e visitas a cachoeiras, os meses de setembro a novembro são ideais. O clima é mais quente, mas ainda agradável, e a vegetação está no seu auge após o período de chuvas.
Vai seguir viagem? Leia também:
• 9 roteiros nas cidades históricas de Minas Gerais
• Onde ficar em Ouro Preto, MG: melhores hotéis e pousadas
• Onde ficar em Belo Horizonte
• Onde ficar em Inhotim
Poucas regiões do mundo combinam tanto com uma viagem de carro como a Toscana. Habitada…
Kashan foi uma das cidades que mais me surpreendeu no Irã. Pequena, charmosa e repleta…
Fussen é um bate-volta comum para quem visita Munique e uma parada estratégica para quem…
Se você gosta de história e curte cidades com muitas atrações de graça, você vai…
Alguns lugares que a gente visita parecem nem pertencer a esse planeta. Foi bem assim…
O que fazer em Hong Kong? A metrópole asiática é um daqueles umbigos do mundo…
Ver Comentários
Rafa, ficamos na Vagalume quando estávamos grávidos da Gabi... tem pouco tempo!!!rsrs
Olhando as fotos da piscina tá a mesma coisa, aconchegante. Vontade de voltar.
Bj grande!!!
Olha só, que visita ilustre aqui. :)
Vocês devem estar cheios de orgulho da Gabi e da Julia, né? Tão aí, prontas pra conquistar o mundo. :)
Beijão.
Adorei as dicas. Irei pra lá no feriado de 7 de setembro
Espero que goste, Letícia.
Abraço e boa viagem.