Onde ficar em Ubatuba? Embora seja uma cidade relativamente pequena, escolher onde se hospedar não é simples, não. A cidade tem uma imensidão de praias a serem exploradas – são 100 km de costa, divididos entre 102 praias.
Tem praia para surfistas e baladeiros, gente que curte estrutura urbana e natureza selvagem, praias desertas e populosas, para famílias e grupos de amigos. Para todos os gostos.
Se você planeja uma viagem pelo litoral paulista, veja agora as melhores opções onde ficar em Ubatuba, divididas por regiões.
Leia também: Maresias, a praia dos surfistas de São Paulo
O que fazer em São Paulo num final de semana
Um dia de turismo no centro de São Paulo
Se você ainda não conhece bem a cidade e quer explorar diferentes praias, o centro é provavelmente a melhor opção de onde ficar em Ubatuba. Dali, você pode se deslocar para as praias do norte e de sul com mais facilidade, além de aproveitar a ótima estrutura de serviços e a vida noturna da cidade.
Na região, destaca-se a Praia do Itaguá, que, apesar de não ser boa para banho, fica próxima ao projeto Tamar e em um bairro charmoso, cheio de opções de comercio e lazer, além de concentrar as melhores opções de hospedagem da cidade.
Outra alternativa é ficar nas praias de Praia do Iperoig ou do Cruzeiro, mais no centrão da cidade propriamente dito. Apesar de não ser tão lindo quanto o Itaguá, fica próximo à Rodoviária, ao Mercado de Peixes, à Feira de Artesanato e a vários prédios históricos, além de concentrar o agito da vida noturna na cidade.
Encontre hotéis no centro de Ubatuba
Seguindo em direção a Paraty estão as que muitos consideram as praias mais bonitas de Ubatuba. O nível de beleza pode até ser relativo, mas não dá para negar – é nessa região que se concentram as praias mais preservadas, menos frequentadas e urbanizadas da cidade, com a mata atlântica ainda exuberante.
A 13 km do centro, Itamambuca, uma linda praia povoada por surfistas e pela juventude bronzeada da região, é a melhor área para quem busca hospedagem ao norte.
Ali a rede hoteleira se concentra, principalmente, no Recanto de Itamambuca, uma antiga vila que conta com campings, albergues e pousadas, mas para chegar à praia a partir dali é preciso atravessar o rio ou dar a volta em um condomínio de casas (facilita se você estiver de carro).
A região é rústica, com ruas de terra e uma infraestrutura de serviços mais precária que o centro, mas é uma ótima opção para quem busca sossego e contato com a natureza.
Encontre hotéis no litoral norte de Ubatuba
Saindo do centro, em direção a Caraguatatuba, ficam as praias do sul. A região possui algumas praias bem movimentadas para quem procura agito e outras mais tranquilas e, pasmem, até desertas.
Entre as mais famosas está a Praia das Toninhas, no meio do caminho entre as praias Grande e Enseada, que agrada tanto banhistas (que se concentram do lado direito, onde o mar é mais calmo), quanto surfistas.
A estrutura hoteleira e de serviços é boa. A Praia da Enseada, a 9 km do centro, tem mar calmo e vários quiosques que oferecem atividades aquáticas e passeios turísticos, além de uma boa faixa de areia perfeita para quem gosta de praticar esportes na praia.
Outras praias da região são a Pequerê-Mirim, a Praia do Lázaro, Praia Dura, Praia da Fortaleza, Praia da Lagoinha, Praia do Sapê e Madaratuba.
Encontre hotéis no Litoral Sul de Ubatuba
Não faltam opções econômicas em Ubatuba e para os mais diversos tipos de viajantes. Por exemplo, Casa da Si, Casa na Praia, Bangalôs Itamambuca e Sintonia Surf Hostel.
Vai passar a lua de mel em Ubatuba? Ou quer conforto e uma viagem especial. Há pousadas pé na areia, como a Villa Sapê.
Tá aí uma pergunta polêmica. Tem quem diga que é a Praia do Cedrinho, com suas águas cristalinas. No litoral norte, as praias de Itamambuca, do Félix, de Prumirim e das Conchas também têm muitos fãs.
A estadia mínima recomendada em Ubatuba é de três dias, mas tem quem passe o mês inteiro, só relaxando na areia e de olho no mar.
Como ficou claro pelo texto, os preços variam de acordo com a localização, o estilo da hospedagem e a época do ano.
Mas, em média, espere gastar entre R$ 250 e R$ 350 numa pousada bem localizada e confortável em Ubatuba.
Poucas regiões do mundo combinam tanto com uma viagem de carro como a Toscana. Habitada…
Kashan foi uma das cidades que mais me surpreendeu no Irã. Pequena, charmosa e repleta…
Fussen é um bate-volta comum para quem visita Munique e uma parada estratégica para quem…
Se você gosta de história e curte cidades com muitas atrações de graça, você vai…
Alguns lugares que a gente visita parecem nem pertencer a esse planeta. Foi bem assim…
O que fazer em Hong Kong? A metrópole asiática é um daqueles umbigos do mundo…
Ver Comentários
Ótimas dicas. Ubatuba tem praias e pousadas maravilhosas.
Olá Natalia, sou o fotografo da primeira e terceira fotos. Agradeceria se pudesse colocar os creditos nelas como Fotos por Rodrigo Guim
Oi Rodrigo, com o maior prazer. Mas me diz uma coisa, pq eu já escrevi esse post há muito tempo e não lembro de onde são essas fotos, mas como não é uma prática nossa aqui sair pegando fotos pela internet, elas têm licença Creative Commons, ou não?
Porque se não, peço desculpas por ter utilizado e obviamente vou substituir as fotos por outras. Abraços
Eu gosto bastante das praias de Ubatuba. Chove um pouco, mais as praias tem ondas bem bacanas....
São lindas e tem boas ondas pra quem curte surf. :)
Adoro Ubatuba, as praias são muito boas e lindas. A trilha das 7 praias que tem la em Ubatuba é muito top, durante a trilha passamos por praias incríveis. É possível acampar selvagem na praia do Cedro onde se tiver sorte pode se encontrar tartarugas mergulhando.
Olá, Natália.
Eu sou aluna de engenharia e preciso fazer um trabalho sobre hospedagem em albergues, como gosto muito do blog de vocês e sei que já ficaram em diversos albergues no mundo todo, gostaria de saber se posso entrar em contato por email, para uma ajuda rápida sobre a sua experiência nesse tipo de hospedagem.
Desde já agradeço.
Beatriz.
Olá Beatriz, pode sim, sem problemas!
Aguardo seu email
Abraços
Milena, o litoral paulista é lindíssimo.
Abraços!