Nesse post sobre Onde ficar em Viena, você descobre quais os melhores bairros para se hospedar e dicas de hotéis nesses lugares para todos os tipos de viajantes, do econômico ao luxuoso.
Com isso, você conseguirá escolher uma hospedagem em Viena que melhor combine com seu estilo de viagem e com os dias você tem disponível.
Não deixe de ler também todos os nossos posts sobre Viena:
• Roteiro de Viagem de 3 dias em Viena
• Miniguia dos Museus de Viena
• Viena Pass vale a pena para você
Tenha em mente que os preços acima são médios, e podem ser mais baixos ou altos dependendo da época do ano ou da região da cidade.
A primeira dica sobre onde ficar em Viena é entender o mapa: a cidade foi construída dentro de uma área circundada por um boulevard, a Ringstrasse, que fica dentro dos muros da cidade – destruídos no século 19.
É dentro dessa área central que ficam algumas das construções mais grandiosas e ruas mais sofisticadas da cidade. Não que as outras partes sejam menos bonitas e organizadas, pelo contrário. Mas ficando nos números de 1 a 7 você estará bem localizado.
Dica esperta: Independente de onde você escolher seu hotel em Viena, saiba que o sistema de transporte público – que conta com metrô, trem, tram e ônibus – cobre praticamente toda a cidade. Se você não ficar no centro, Vale a pena comprar o cartão de transporte ilimitado, Vienna City Card.
Onde ficar em Viena: dicas de hotéis bem localizados
Na lista abaixo, você encontra uma descrição dos distritos de Viena e indicações de hotéis nas seguintes categorias: mochileiro/ econômico, conforto e luxo.
Innere Stadt – Distrito 1: Hotéis no Centro de Viena
O Boulevard Ring circunda todo o centro de Viena e é nesse centro que ficam as principais atrações da cidade: a Ópera, o Rathaus, o Museu de História da Arte, o Palácio dos Habsburgos. Ali também estão as lojas mais elegantes, os famosos cafés e quase tudo o que torna Viena tão famosa.
Mas, claro, ficar a passos de distância de todas essas atrações tem um custo, não é atoa que a maioria dos hotéis luxuosos está nessa região.
Veja no mapa todas as opções de hotéis em Innere Stadt
Leopoldstadt – Distrito 2: Hotéis baratos em Viena
Essa área de Viena que fica separada do centro pelo canal do Rio Danúbio. É uma região moderna, onde vivem jovens casais e imigrantes. Está a uma caminha curta ou uma viagem rápida de metrô do centro.
Eu fiquei hospedada nessa região, no MEININGER Hotel Wien Downtown Franz (mais sobre o hotel ali embaixo), que possui quartos privativos confortáveis e dormitórios. Gostei muito porque os preços dos hotéis e restaurantes são bem mais amigáveis e há vários bares e parques nessa área, tornando-a bem agradável e menos lotada de turistas.
Veja no mapa todas as opções de hotéis no Leopoldstadt
Wieden – Distrito 4: Hotéis de Luxo em Viena
Wieden é um bairro pequeno que é vizinho do sul da Opernring e é tão chique, movimentado e central quanto o Innerstadt. O melhor lugar para ficar por ali é na Karlsplatz, uma praça histórica ao redor da igreja Karlskirche.
Quanto mais perto da Karlsplatz, mais luxuosos os hotéis.
Foto: manfredxy / Shutterstock
Esse bairro é grande e chega até a região da Estação Central de Trem e margeia o Palácio Belvedere, que também tem boas opções de hospedagem nos arredores, principalmente para quem vai chegar ou sair de Viena usando transporte ferroviário. Essa parte do bairro é onde estão as opções mais econômicas.
Veja todas as opções de acomodação em Wieden
Mariahilf e Neubau – Distritos 6 e 7: Melhor custo/benefício em Viena
Esses são dois bairros vizinhos, onde ficam algumas atrações interessantes como o Museum Quarter, ou “quarteirão dos museus”, os mercados Naschmarkt, que vendem frutas, legumes, queijos e outros produtos frescos, e o Flohmarkt, de antiguidades.
Essas áreas também são cheias de bares, cafés e teatros. Ou seja, atrai um público mais jovem e há uma grande variedade de acomodações. Há uma boa oferta de transporte público na área e é possível ir caminhando para o centro.
Veja todas as opções de hospedagem em Mariahilf e Neubau
Landstraße – Distritos 3: Região tranquila e residencial em Viena
Landstrasse é uma excelente opção de bairro para quem quer uma experiência mais tranquila, numa região mais residencial em Viena. É uma área ideal para famílias ou casais que querem ficar bem localizados, mas sem a necessidade de estar colado no centro.
Fiquei lá numa viagem recente com a família, no Apartment Erdberg (nota 8.2) – €€ e simplesmente adorei: prédios charmosos, praças e parques bonitos e excelentes opções de restaurantes com um preço melhor que no centro.
Para ir para o centro, são duas estações de metro apenas.
Como contei antes, minha escolha para hospedagem em Viena foi o MEININGER Hotel Wien Downtown Franz, que fica na rua Rembrandtstrasse, no distrito de Leopoldstadt.
Eu gostei muito de ter ficado nesse bairro porque as opções de alimentação por ali eram mais baratas, a vida noturna era animada e o acesso ao transporte público era fácil.
O hotel em si também é bem legal: tem um conceito mais urbano e moderno, com café da manhã muito farto e a possibilidade de pedir delivery a qualquer hora via recepção (por um preço bem camarada para Viena). E também uma cozinha comunitária.
Há quartos privados a partir de 45 euros, além de dormitórios com até 6 camas! A decoração é muito bem feita, daquelas que dá gosto de chegar no hotel depois do dia de viagem.
O MEININGER Hotel Wien Downtown Franz tem três estrelas e nota 8 (muito bom), no Booking.
PS. A minha hospedagem no MEININGER foi oferecida como cortesia para imprensa.
Então aproveite nossas outras dicas:
• Onde ficar em Budapeste: melhores bairros
• Onde ficar em Praga: dicas de hotéis e bairros
• Onde ficar em Bratislava, na Eslováquia
• Onde ficar em Berlim: dicas de hotéis e bairros
Poucas regiões do mundo combinam tanto com uma viagem de carro como a Toscana. Habitada…
Kashan foi uma das cidades que mais me surpreendeu no Irã. Pequena, charmosa e repleta…
Fussen é um bate-volta comum para quem visita Munique e uma parada estratégica para quem…
Se você gosta de história e curte cidades com muitas atrações de graça, você vai…
Alguns lugares que a gente visita parecem nem pertencer a esse planeta. Foi bem assim…
O que fazer em Hong Kong? A metrópole asiática é um daqueles umbigos do mundo…
Ver Comentários
Olá, Luiza!
Parabéns pelo post e pelo site!
Desculpe se peço demais, mas realmente precisamos de sua ajuda.
Visitarei Viena entre 27/12 e 01/01, ficarei no mesmo Hotel Meininger Downtown Franz.
Estarei com minha mãe, minha vó (71 anos) e duas primas (09 e 10 anos).
Neste contexto, o que vc recomenda para alimentação (principalmente almoço e jantar) perto do hotel?
Desde já, obrigado!
Oi José,
O proprio hotel tem algumas opções de comida. Eu estava com orçamento apertado em Viena, então só comi kebab ali no entorno. Mas sei que na direção da rua Leopoldsgasse, que fica a poucos quarteirões do hotel, tem várias opções de restaurantes.
Obrigado pela resposta, Luiza!
Muito bom seu blog, Luiza, também sou jornalista e quero conhecer outros países.Gostei imensamente de suas dicas e observações. Abraços.
Obrigada Márcia
Adorei seu blog, estou procurando planejar uma viagem à Viena, Berlim, que conheci em 2008, e Moscou. Aceito dicas e sugestões.
Oi Márcia
Temos várias dicas de Viena e Berlim aqui no blog, dá uma olhada:
https://www.360meridianos.com/atlas/viena
https://www.360meridianos.com/atlas/berlim
Infelizmente, ainda não conhecemos Moscou.
Olá! Vamos fazer uma viagem ,em maio próximo, para Viena e pretendemos permanecer na cidade uns 6 dias. Gostaria de saber qual o hotel que recomendam? Preferimos três estrelas , somos um casal com mais de 60 anos. Hotel ibis Wien Mariahilf ,Star Inn Hotel Wien Schonbrunn,
Das Capri,Ruby Marie Hotel Wien, Viena
Precisamos também dicas de como comprar ingressos de atividades artísticas.Este blog está fantástico com muitas informações precisas e importantes. Parabéns pelo trabalho de vocês.
Depois da Áustria iremos para a Itália rumo à Umbria: http://www.montalionline.com
Obrigada