Em geral, quem busca onde ficar no Algarve quer saber se deve ficar em Lagos ou Albufeira. Ou então, procura uma opção econômica ou com um bom custo benefício, principalmente no verão – que é alta temporada.
Nesse texto, vamos responder a todas essas dúvidas e mais: você descobre qual o melhor lugar para ficar no Algarve em qualquer época do ano. Temos dicas de hotéis não só das praias mais famosas, mas também da Costa Vicentina e Turismo Rural no interior do Algarve.
Vale lembrar que as cidades e praias no Algarve são bem próximas umas das outras. Então, nada impede que você use uma cidade como base para explorar toda a região.
Tenha em mente que os preços acima são para a alta temporada no Algarve, entre junho e setembro. E que os valores são médios. É possível encontrar lugares mais baratos ou caros dependendo da época, promoções ou localização do hotel. Na baixa temporada, os valores podem cair para mais da metade do preço, mas também são enormes as chances de estar frio e chuvoso para aproveitar.
A melhor época para visitar o Algarve é o verão, nos meses de junho, julho, agosto e setembro. Julho e Agosto são a altíssima temporada, quando todas as praias estarão mais cheias. Se seu plano é ir nessa época, reserve seu hotel com bastante antecedência ou você corre os risco de não encontrar muita coisa boa.
Já junho e setembro são bons meses para quem quer aproveitar o bom tempo mas fugir um pouco das multidões. Os preços são relativamente menores, as coisas estarão um pouco menos lotadas e é possível pegar um dia ou outro mais friozinho. Eu, particularmente, considero esses meses a melhor época para ir ao Algarve.
Você também pode arriscar ir na primavera (abril e maio) ou no outono (outubro e novembro). Nesse caso, os preços de hospedagem estarão bem mais convidativos. Mas tenha em mente que será uma loteria com o tempo: pode ser que você pegue dias quentes e dê para entrar no mar. Pode ser que esteja bem gelado e chova. Varia demais a cada ano.
Evite ir ao Algarve entre dezembro a março, a não ser que você pretenda conhecer a região do interior ou você goste do silêncio e calma de praias desertas no inverno. Os preços nessa época são baixíssimos, mas também tem a chance de vários hotéis e restaurantes estarem fechados.
Abaixo, explicamos as vantagens e desvantagens de escolher essas cidades como sua base para conhecer o Algarve, assim como indicamos os melhores hotéis bem localizados e com boas reviews para se hospedar em cada uma delas.
Lagos: para quem vai sem carro e as melhores paisagens
A bela Lagos é provavelmente a melhor cidade para ficar no Algarve. Foi a recomendação de diversos amigos portugueses. Inclusive, se a sua dúvida for entre Lagos e Albufeira, 100% dos portugueses que conversei preferiam a primeira. Outra vantagem de Lagos é que é um dos poucos destinos do Algarve possível de fazer sem carro.
A cidadezinha de Lagos é pequena, com um centro histórico agradável, muitas opções de restaurante e bares cheios de gringos à noite. Conta com duas praias que já ganharam prêmios de mais belas da Europa (Dona Ana e Camilo), além da espetacular Ponta da Piedade.
Vale a pena visitar a cidade mesmo que você vá ao Algarve no inverno.
Vai viajar para o Sul de Portugal? Então leia também:
• O que fazer, onde comer e onde ficar em Lagos
• Guia de praias em Lagos, Algarve
• Como fazer passeio de barco em Lagos
Varanda com vista do Carvi Beach Hotel. Crédito: Divulgação
Lagos tem opções de hospedagem bem variadas, atendendo igualmente viajantes econômicos e aqueles que buscam mais conforto ou luxo.
Veja no mapa todas as opções de hospedagem em Lagos
Albufeira: para quem quer vida noturna e resorts confortáveis
Albufeira é a cidade mais turística de todo o Algarve, que tem a maior oferta de hotéis, as noites mais bombadas e as praias mais cheias. O termo “turismo de massas” é bem empregado aqui. Se você quer ir passar férias no lugar mais movimentado do Algarve, essa deve ser a sua escolha.
Como a maioria dos ingleses e alemães vão para lá de pacote comprado previamente nos seus países, pode ser um pouco difícil encontrar hotéis na alta temporada ou até albergues mais em conta, a não ser que você busque com muita antecedência.
Caminho para a praia do hotel São Rafael Atlântico. Crédito: Divulgação
Portimão, Lagoa ou Carvoeiro: para quem quer praias lindas (e vai de carro)
Essa é uma região entre Lagos e Albufeira, que possui praias famosas (como a Praia da Rocha e a Gruta do Benagil), mas também é bem mais tranquila em termos turísticos. É uma boa ficar ali em termos de deslocamento pelo Algarve, desde que você tenha um carro. Para deixar bem claro: será 100% necessário ter carro para ficar nessa região e conseguir aproveitar bem.
Portimão é uma das maiores cidades do Algarve, o que facilita bastante para quem quer circular. Já a Lagoa não é tão grande, mas o conselho aqui é ficar perto da costa, na Praia do Carvoeiro ou na Praia de Benagil porque tem hotéis que são muito distantes.
Vista incrível do Tivoli Carvoeiro. Crédito: Divulgação
Veja todas as opções de hospedagem em Portimão e também na Lagoa e no Carvoeiro
Faro: para quem quer economizar ou ficar perto do Aeroporto do Algarve
Faro é a capital do Algarve e onde encontra-se o Aeroporto Internacional da região. Muita gente acaba só passando por Faro, mas a cidade tem suas atrações: um centro histórico bem bonitinho, uma vida noturna animada, por conta dos estudantes, o Parque Natural da Ria Formosa, com formações de lagos e claro, praias próximas como Olhão e ilhas mais tranquilinhas.
Faro também é a cidade com a maior oferta de hospedagens econômicas e hostels em Algarve.
Hotel Faro Beach Club. Crédito: Divulgação
Veja todas as opções de hospedagem em Faro
Tavira e na Ilha de Tavira: para quem quer charme e exclusividade
Tavira é uma cidade que fica à beira das ruínas de um castelo, tem uma antiga ponte romana que é um charme, além da calma e idílica Ilha de Tavira, que também é parte do Parque Natural da Ria Formosa.
Por conta das belezas, Tavira costuma ter opções de hospedagens bem caras e que se esgotam rapidamente no verão. Pesquise com bastante antecedência e você pode achar alguma barganha, principalmente se fora da temporada.
Costa Vicentina: De Aljezur a Sagres: para quem quer fugir das multidões
A Costa Vicentina fica na “lateral” do Algarve, uma região que foi transformada em Parque Natural nos anos 1990, junto com a costa alentejana.
Essa é uma parte do Algarve com uma vibe completamente diferente: esqueça o turismo de massa e pense em praias mais selvagens, cidades menores e tranquilas e bem menos turistas.
Leia também:
• O que fazer em Vila Nova de Milfontes, litoral do Alentejo
• O que ver e fazer no Alentejo, Portugal: roteiro de viagem completo
Utopia Guesthouse em Aljezur. Crédito: divulgação
Eu tive a chance de conhecer Aljezur durante minha dissertação de mestrado posso dizer que a vila é uma graça, bem tranquila, com suas casas branquinhas e um castelo no topo da colina. As praias ali são lindas, mas um pouco afastadas da cidade. Ficam bem mais vazias do que na outra costa e têm mais natureza em volta. A água é mais geladinha e as correntes mais fortes.
Veja no mapa todas as opções de hospedagem em Aljezur
Sagres está bem na ponta do Algarve, o lugar onde fica o ponto mais a sudoeste do continente europeu está ali: Cabo de São Vicente. Essa vila é toda circundada por falésias e pedras. É mais calma do que o resto das cidades, porque a temperatura é levemente mais fria, por conta dos ventos do atlântico.
Veja no mapa todas as opções de hospedagem em Sagres
Interior do Algarve: Turismo Rural
Não só de praias é feito o Algarve. Pelo contrário, o interior é bastante charmoso. É uma excelente opção para quem busca uma programação diferente e relaxante, ou quem quer explorar o Algarve no inverno.
Vai viajar? O Seguro de Viagem é obrigatório em dezenas de países da Europa e pode ser exigido na hora da imigração. Além disso, é importante em qualquer viagem. Veja como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício e garanta promoções.
Lugano, na Suíça, parece um pedaço da Itália. Com um centro histórico compacto, ruas movimentadas…
A Holafly é confiável? Neste texto, vou analisar o serviço da startup espanhola que oferece…
Este texto é o guia definitivo com os documentos para viajar para os Estados Unidos,…
Este texto é um guia com todos os documentos necessários para viajar para a Europa…
Se você está planejando uma viagem para Minas, não cometa o erro de transformar Belo…
Cuba era um sonho pra mim há muitos anos, mas, por se tratar de uma…
Ver Comentários
Olá. Vamos ficar 6 dias no Algarve! Em janeiro/20. Queremos conhecer de ponta a ponta! Quais os lugares estratégicos para se ficar? Alugaremos um carro! Pensamos em 2 locais para se hospedar
Oi Daniela,
Não recomendo vocês irem em janeiro no Algarve, tendo em vista que é o meio do inverno e há grandes chances de pegarem dias de chuva. Há outros lugares lindos em Portugal e mais adequados para o período do que uma região de praias.
Olá!
Vou em agosto para Algarve e vou me hospedar em Lagos!
Dá pra fazer Lagos e Lagoa sem carro?
Pretendo ficar dois dias inteiros em Lagos e deixar dois dias inteiros para ir a lagoa.
Obrigada!
Oi Aline,
Apesar de não ser tão fácil, acho que é possível de ônibus. A EVA faz vários trajetos no Algarve. https://eva-bus.com/
Olá bom dia. Nossa eu amo muito as dicas de vcs. Estou indo para Portugal em abril/2019 e queria muito saber se de todos esses lugares que vc citou o melhor para ficar é em Albufeira mesmo. Gosto de cidade animada.. Pretendo ficar 9 dias em Algarve e depois sigo para Lisboa juntamente com meu marido e filho de 7 anos. Obrigada
Oi Albertina,
Lagos ou Albufeira são bastante animadas. Eu acho as praias de Lagos bem mais bonitas, mas tenha em mente que em abril essa região vai estar toda mais vazia, porque ainda não terá o movimento do verão.
Oi Luiza boa tarde!! Estou pensando em ir pra o Algarve e ficar 4 dias. Indo de trem você acha que é tranquilo chegar nas praias ou realmente é necessario carro pra chegar nas principais praias da região? Obrigada :)
Luiza, boa tarde!
Eu e minha família estaremos indo à Faro agora dia 22 de Maio. Ficaremos 22 dias porém tentaremos conhecer o máximo de Portugal, visitando as cidades que almejamos morar em breve (Oeiras - Cascais - Porto - V. Nova Gaia - Viseu). De inicio iremos ao Algarve para concluir nosso processo de autorização de residência. Estive olhando algumas regiões para nos hospedarmos e gostaria da sua opinião se são bons lugares (poderemos alugar carro):
Quarteira
Vilamoura
Portimão
Olhão
Agradeço desde já!
Abs,
Victor Castro
Oi Victor,
Desculpe, não consegui responder a tempo e vocês já devem estar chegando hoje.
Infelizmente eu não conheci esses lugares, então não saberia te dizer a melhor opção.
Bem legal esse bongue.?
Oi Luiza,,que bom falar com alguém que conhece a região do Algarve. Estamos programando uma viagem à Portugal, 15 dias, , no final de abril. Queremos ir a Évora e ir até o Algarve. Depois vamos ao Porto, serra da estrela....O que me sugere em dias para cada lugar e como ir, de trem ou carro. Tenho lido sobre o Algarve, onde é melhor para ficar, Albufeira ou Lagos? Grata,jussara
Oi Jussara,
Olha, tem muitas chances de ainda estar frio em Abril para aproveitar as praias - não dá para prever o tempo de forma alguma, mas fica a dica.
Eu prefiro Lagos, sobre onde ficar...
3 dias em Évora
4 dias no Algarve
3 dias no Porto
4 dias na Serra da Estrela
Um carro ajuda muito a se locomover, principalmente na Serra da Estrela, onde não tem opção de transporte público.
Olá! gostamos muito de praia e vamos para Portugal em Junho/17, casal e filho de 3 anos. Ficaremos uns 10 dias de Lisboa para cima, e mais uns 6 dias no Algarve. Achamos as praias lindas pelas fotos! Tu achas que é tempo suficiente? dá pra se hospedar em um único local e conhecer a região de carro, ou é necessário dormir em mais de um local? Será que conseguiremos aproveitar o banho de mar, pela época? Adorei o blog, beijos!!
Oi Daniela,
Em 6 dias dá para aproveitar o Algarve sim. Junho já começa a esquentar e provavelmente vocês vão conseguir entrar no mar, mesmo geladinho.
Não vejo necessidade de dormir em mais de um lugar, se alugarem carro. Eu gostei muito de ficar em Lagos e é onde recomendo que fiquem!