Nesse texto você encontra dicas de onde ficar no Lago di Como, no norte da Itália.
Dado o tamanho do lago, escolher qual cidade se hospedar pode parecer uma tarefa difícil. Mas nesse guia, vou te ajudar a entender as diferentes regiões ao redor dele, quais são as características de cada uma e quais podem ser a melhor escolha para sua viagem.
De cidades famosas como Bellagio, Varenna e Como, até opções menos conhecidas e mais tranquilas, como Menaggio e Colico aqui você vai encontrar todas as informações para decidir o lugar perfeito para sua estadia.
Explicamos onde se hospedar em Como para quem está sem carro, quem quer economizar, quem vai numa viagem romântica e outras dicas específicas para cada perfil de viagem.
Pensando em viagens românticas pela Itália? Leia também:
• Roteiros de Viagem pela Itália: 7, 10, 15, 20 ou 30 dias
• Onde Ficar em Cinque Terre: Qual Vila e Dicas de Pousadas
• Onde ficar na Costa Amalfitana: Qual a Melhor Cidade?
O preço médio das diárias de hospedagem no Lago di Como pode variar bastante dependendo da localização, do estilo de acomodação e da temporada.
Aqui está um resumo com valores aproximados – tenha em mente que a faixa de valores mais baixos é para as cidades menos famosas e as mais altas para as cidades mais turísticas:
Para escolher sua base, primeiro você precisa entender um pouco onde fica o Lago di Como e como ele é no mapa:
Levando em consideração o formato em Y do Lago di Como, a escolha da sua base vai afetar sua facilidade para fazer passeios. Para quem está de carro, a escolha é mais fácil, porque você consegue circular entre diferentes vilas pelas estradas ou com ferries.
Saiba mais: Roteiro no Lago di Como: o que fazer em 3 a 5 dias
Mas saiba que é surpreendentemente fácil visitar o Lago di Como sem carro. Basicamente, você consegue chegar em todos os pontos do lago de ferry ou ônibus. Claro, você estará limitado à disponibilidade e horários, mas em geral, são viagens frequentes.
Quanto mais ao centro você tiver, mais fácil é o transporte de ferry. Por isso, Bellagio, Menaggio e Varena são boas opções para quem está sem carro.
Também vale a pena considerar as vilas ao redor do lago acessíveis por trem são:
Com base nas informações acima, agora conseguimos te ajudar a escolher sua base no Lago.
Abaixo, listamos as principais cidades e damos dicas de hotéis, pousadas e apartamentos em cada uma delas.
Como é a maior cidade do lago, com atrações turísticas que rende até 2 dias de passeios. Também é a mais acessível, com estações de trem que conectam diretamente a Milão.
Ideal para quem tem pouco tempo para explorar a região e quer ter comodidades como boas opções de restaurantes, lojas e acesso fácil ao transporte de ônibus e ferries.
Conhecida como a “Pérola do Lago”, Bellagio está localizada no ponto de encontro dos três braços do lago, oferecendo vistas espetaculares e fácil acesso a ferries para Varenna e Menaggio.
É uma das vilas mais bonitas da região, com palacetes e jardins lindos e ruelas charmosas. Mas também é a mais turística de todas.
É uma boa base para quem quer estar bem no miolo do Lago e ter uma experiência bem charmosa, porque fora dos horários de pico, vai ter a cidade mais vazia para aproveitar.
Varenna é uma versão miniatura de Bellagio, um pouco mais tranquila e rústica, mas a mesma paisagem incrível e romântica e as vilas incríveis, como a Villa Monastero.
Uma das cidades mais românticas e coloridas do lago, Varenna é uma base perfeita para explorar a região, sendo imbatível em termos de localização, pelo acesso central das ferries + uma estação de trem.
Localizada na margem oeste do lago, Menaggio combina vistas incríveis, boa infraestrutura e fácil acesso a Bellagio e Varenna de ferry e para Lugano de ônibus. Foi por esse motivo que escolhemos lá como base e não nos arrependemos.
Enquanto Menaggio tem menos prédios bonitos ou jardins charmosos que as vilas vizinhas mais famosas, compensa no melhor calçadão com vista para o lago.
Também é beeeem mais tranquila e menos turística, servindo de base boa para famílias ou casais que querem economizar um pouco em acomodações confortáveis.
Famosa pelo Grand Hotel Tremezzo e pelo Villa Carlotta, Tremezzo oferece luxo e uma atmosfera sofisticada. Sua localização e dos vilarejos nos arredores, também é ideal para explorar o centro do lago, se você estiver de carro.
Por ser mais tranquila e menor é uma das melhores opções para quem viaja buscando luxo no Lago di Como.
Lecco fica no braço mais isolado de outras cidades turísticas do Lago di Como. Combine isso ao fato de ser bem acessível por trens diretos de Milão, e o resultado é uma cidade mais voltada para turistas italianos do que internacionais.
Lecco é uma boa opção para quem tem pouco tempo e talvez está numa segunda viagem para a região. Tem bom acesso a trilhas e é bem mais tranquila. Além disso, a cidade logo em frente, Malgrate, também conta com boa estrutura de hotéis, a menos de 1.5 km do centro.
Representando toda a região norte do lago, Colico é para quem busca mais natureza. É ideal para atividades ao ar livre, como windsurf, ciclismo e trilhas.
Essa é uma opção verdadeiramente tranquila e também boa para quem quer economizar.
No nosso roteiro sem carro pelo Lago di Como, nós chegamos de Milão a noite e passamos a primeira noite em Como, hospedados no hotel econômico Il Loggiato Dei Serviti.
Aproveitamos o dia por lá e depois seguimos de ônibus para Menaggio no fim da tarde. Passamos 3 noites em Menaggio, num flat bem confortável e com ótimo custo-benefício, o Valentina Apartment.
Além de conhecer Menaggio, também fizemos bate-voltas de ferry Bellagio e Varenna. E fomos de ônibus para Lugano, na Suíça.
No último dia, voltamos para Como de ônibus, passeamos um pouco nos jardins da cidade e depois seguimos de trem diretamente para um hotel pertinho do aeroporto de Milão, o Hotel Villa Malpensa.
Lugano, na Suíça, parece um pedaço da Itália. Com um centro histórico compacto, ruas movimentadas…
A Holafly é confiável? Neste texto, vou analisar o serviço da startup espanhola que oferece…
Este texto é o guia definitivo com os documentos para viajar para os Estados Unidos,…
Este texto é um guia com todos os documentos necessários para viajar para a Europa…
Se você está planejando uma viagem para Minas, não cometa o erro de transformar Belo…
Cuba era um sonho pra mim há muitos anos, mas, por se tratar de uma…