Há alguns anos, um viajante encontrou um mapa que o levaria até uma ilha secreta no litoral da Tailândia. Junto com outros dois mochileiros, o cara partiu em busca do tal lugar e, depois de muitas aventuras e confusões, eles acharam o paraíso. E desde então milhões de outros turistas os seguiram, afinal o cara era o Leornado DiCaprio e a história do paraíso perdido foi contada no filme “A Praia”, lançado em 2000. A praia mostrada nas telonas existe: são as ilhas Phi Phi, em Phuket, província no sul da Tailândia.
Ilhas? No plural mesmo? Pois é, se nas telonas a ilha perdida era uma só, na vida real o paraíso é um arquipélago composto por seis ilhas que pertencem à província de Phuket. Das seis ilhas, duas são mais conhecidas e podem ser visitadas: Phi Phi Don, que conta com infraestrutura turística, e Phi Phi Leh, que é desabitada e uma área de proteção.
Phuket é também o nome da maior ilha da Tailândia e da capital dessa província. Esse é um dos destinos turísticos mais buscado no país, tanto pelo acesso facilitado às ilhas Phi Phi quanto por suas próprias praias e festas que duram a noite inteira.
O mais bonito cenário do filme A Praia – e um dos mais famosos cartões-postais da Tailândia – é a Maya Beach, essa da foto abaixo. A Maya Beach fica na ilha Phi Phi Leh. O que não significa deserta, já que turistas desembarcam por lá aos montes, todos os dias, em vários tours oferecidos por empresas tailandesas.
Vista tradicional da Maya Beach
A distância entre Phuket e Phi Phi é de 45 quilômetros. A única maneira de fazer o trajeto é através dos barcos que saem do pier Rossada várias vezes por dia. O trajeto demora cerca de 45 minutos, mas esse tempo pode variar de acordo com a maré. O passeio custa cerca de 800 baht (R$140) de lancha rápida.
Você pode consultar e reservas as passagens através do site 12asia, um buscador muito usado no país. Se preferir reservar um tour completo, com parada para snorkeling, traslado de ida e volta a partir do hotel e outras comodidades, há diversas opções aqui. Veja algumas que selecionamos abaixo:
Foi num tour assim que nós embarcamos. Saímos de ferry de Phuket (falamos sobre esse lugar daqui a pouco), em uma viagem que durou quase duas horas. Esse tipo de tour – que pode ser adquirido em qualquer esquina da Patong Beach, em Phuket – costuma incluir almoço e uma parada na Maya Beach, ponto alto de qualquer visita ao arquipélago.
Infelizmente esse não é sempre o caso. Por causa das condições climáticas, algumas vezes os barcos podem apenas entrar na baía, mas os passageiros ficam impedidos de descer na praia.
Foi o que aconteceu em nossa primeira viagem à Tailândia: vimos o famoso cenário apenas do ponto de vista contrário, sentido praia, e fomos forçados a deixar a Maya Beach para uma outra ocasião. Depois de algumas fotos na entrada da baía e uma parada para snorkeling, seguimos para a ilha Phi Phi Don, a única das seis que é habitada.
Veja também:
• Onde ficar em Phi Phi: melhores praias e dicas de hotéis
• Como evitar roubadas ao fazer passeios de barco na Tailândia
Ficar em Phi Phi Don é, inclusive, a melhor opção para quem quer explorar direito toda a beleza do lugar. Há várias opções de hotéis e resorts ali e, embora os preços sejam mais altos do que no restante da Tailândia, vale o investimento, afinal Phi Phi Don também é linda e está muito mais perto da Maya Beach do que qualquer outro lugar.
Se você for do tipo que topa um programa sem muitos luxos, também é possível dormir na Maya Beach – basta acampar. Saiba como fazer isso clicando aqui. Ps. Importante lembrar que essa praia está fechada para preservação ambiental até 2021.
Ahh, quer saber quais são as outras quatro ilhas? Mai Phai, Yung, Nok e Nai, mas são apenas ilhotas normalmente visitadas de barco a partir de Phi Phi Don ou em algum tour que você contratar em Phuket.
Por causa da praticidade, a principal região para ficar em Phi Phi é Tonsai. É ali que fica o centrinho da ilha e também o pier onde os barcos deixam os passageiros. Por isso, a maior parte dos hotéis e restaurantes ficam por ali, mas há regiões um pouco mais afastadas (Tonai East e West) e outras praias isoladas para quem busca mais reclusão (Long Beach, Laem Tong e Loh Ba Kao). Loh Dalum é o reduto dos mochileiros na região.
Para saber mais sobre as praias de Phi Phi leia o nosso guia de hospedagem.
Alguns hotéis recomendados no centro de Tonsai são:
“Mas espera um minuto, o que diabos é Phuket?” A resposta é simples: uma outra ilha que não faz parte do arquipélago de Phi Phi, mas que fica convenientemente perto de lá. Além disso, Phuket é a maior ilha da região e um dos maiores destinos turísticos do sudeste asiático. Phuket tem até aeroporto internacional com voos diretos para parte da Ásia e até mesmo para a Austrália.
Ou seja, muito gringo entra na Tailândia direto por Phuket e nem mesmo passa pela capital do país, Bangkok. E Phuket tem, além disso tudo, uma vida noturna legendária e praias com infraestrutura turística, tipo a Patong, onde tudo acontece.
Phuket foi também o maior erro que cometemos ao planejar nossa passagem pela Tailândia.
Veja também:
• O que fazer em Phuket: atrações e roteiros
• Onde ficar em Phuket: melhores praias e dicas de hotéis
Phuket
Acontece que, como já explicamos, Phuket não é só uma praia. Quando as pessoas dizem que vão para Phuket, em geral estão se referindo à praia mais famosa da ilha, Patong Beach. E é provavelmente lá que você vai parar se estiver viajando desavisado. Mas apesar de ter uma estrutura turística bem diversa, Patong não agrada todo mundo.
Explorada à exaustão, essa não é a praia mais bonita nem a mais limpa na qual você pode ficar em Phuket. Além disso, a tal da noite extraordinária é bastante questionável e é fácil identificar locais onde o turismo sexual é praticado de forma escancarada com a conivência das autoridades locais, o que acaba deixando o ambiente meio deprimente.
Mas Patong Beach é uma localização conveniente para viaja com o orçamento mais enxuto, por exemplo, e é a mais próxima de Phuket Town.
E Phuket não pode ser reduzida a Patong. A ilha tem diversas outras praias, algumas mais desertas e paradisíacas, outras com um bom movimento de festa, restaurantes e turistas. Karon Beach, Kata Beach, Nai Harn, Surin e Bang Tao, por exemplo, são outras opções de hospedagem que fogem bastante da confusão de Patong.
Para ver um guia completo de hospedagem, veja nosso guia de onde ficar em Phuket.
Acomodações recomendadas em Patong Beach:
Algumas acomodações recomendadas em Karon Beach:
Algumas acomodações recomendadas em Kata Beach:
O seguro de viagem não é obrigatório para viajar para a Tailândia. Nós, no entanto, não recomendamos que você embarque para essa ou qualquer outra viagem sem um. No caso de uma emergência médica, roubo, extravio de bagagem ou necessidade de interromper a viagem por conta de algum grande imprevisto, você estará protegido.
Na Tailândia, onde muitas vezes os turistas participam de atividades radicais, como caiaque, snorkel ou mergulho, é ainda mais importante contratar uma boa cobertura que te proteja caso você sofra qualquer acidente durante essas atividades e se machuque.
Para cotar o seu seguro, nós recomendamos a Seguros Promo, um buscador que compara os melhores preços e coberturas do mercado e te ajuda encontrar o melhor custo/benefício para a sua viagem. Clique aqui para fazer sua busca e garantir um cupom de desconto para os leitores do blog ou utilize a caixa abaixo:
Deuses e sereias ganham vida no teatro de marionetes da Tailândia veja.
Lugano, na Suíça, parece um pedaço da Itália. Com um centro histórico compacto, ruas movimentadas…
A Holafly é confiável? Neste texto, vou analisar o serviço da startup espanhola que oferece…
Este texto é o guia definitivo com os documentos para viajar para os Estados Unidos,…
Este texto é um guia com todos os documentos necessários para viajar para a Europa…
Se você está planejando uma viagem para Minas, não cometa o erro de transformar Belo…
Cuba era um sonho pra mim há muitos anos, mas, por se tratar de uma…
Ver Comentários
BANGKOK (FINAL)
Bem essa foi a parte mais decepcionante e enjoada da viagem a Thailandia ficamos 4 noites no Furama Hotel (Reservado pela Decolar) hotel muito bom, café da manha fartissimo, piscina linda, funcionários simpáticos , quarto bom. No dia seguinte fomos Grande Palace (Ingresso 500 Bath) que é lindo porem pra mim que não entendo a cultura a oriental fico uma coisa assim, fui porque todo mundo vai. Depois fomos aoWar Pho, lindíssimo também , onde fiz massagem .
Dia seguinte fiz um passeios ate o famoso mercado flutuante de Damnoen Saduak , na realidade achei uma decepção , pois somente comercio mais nada e pior quando você não compra eles ficam mal criados, , depois fomos fazer o passeio de elefante realmente uma coisa diferente impossível de fazer no Brasil. , porem ambos os passeios tinham que ser feitos.
No Ultimo dia fomos ate o mercado de chatuchak, uma feira com produtos baratissimos onde se vende de tudo , porem nada excepcional, com relação a PATONG , lugar nojento , vendedores extremamente mal educados , falsificação de péssima qualidade , nunca fui a ao comercio de São Paulo , mas tenho que certeza que lá se compra melhor do que em PATONG NIGHT, lugar sujo.
Bem diria que me viagem a Thailandia valeu pelo fato de não ter gasto com passagens, pois usei todos os meus pontos da “tam” nas empresas da STAR ALLIANCE (Bem esse é um capitulo a parte dessa famigerada “tam-chilena” pois queriam me cobrar mais pontos pelo trecho RIO/New York/Rio do que empresas aéreas de verdade tipo Singapore, e Thay) pois sinceramente se tivesse que ter pago essa passagem creio que estaria reclamando ate hoje, bem próxima viagem programada Roma ou algum cruzeiro pelo Caribe. Se algum tiver Dica me avise.
Espero ter ajudado
PHUKET
Quase todos falaram muito mal de Phuket, fui para o AMATA HOTEL , bem no coração de Patong Beache , hotel bom em relação ao preço , a noite fomos a Patong Beache , realmente muita prostituição , nada que Rio e São Paulo não tenham , muitos bares , mas você caminha tranqüilo e nada disso me nos pertuba, a praia de Patong realmente muito suja , porem no dia seguinte fizemos um passeio MARAVILHOSO pagamos 1700 Bath por pessoa para visitar :Panak Island.Hong Island,JAMES BOND ISLAND, Tum Talu, Penyi Island, Khao Khian , tudo perfeito , almoço farto, frutas, sucos tripulação simpática a cada parada você mergulhava quando voltava era recepcionado com um suco ou água, sensacional , pena que somente tivemos dois dias em Phuket , pois o que não falta lá é passeio e dos bons.
Oi Rafael!
Tenho apenas 11 dias para conhecer a Tailandia e gostaria muito de ir a Siem Reap, mas meu roteiro acabaria ficando bem apertado. Basicamente tenho duas opções de roteiro:
A) 3 dias Bangkok + 2,5 dias em Siem Reap + 2 dias krabi + 2 dias phiphi
B) 4 dias Bangkok + 7 dias praias (phiphi/krabi/maya/etc)
Oi, William.
Bom, de forma geral eu acho que quanto menos apertado o roteiro, melhor.
Sei que a gente tende a tentar ver o máximo de coisas de uma vez, afinal nunca se sabe quando poderemos estar naquele país, mas isso é uma pegadinha. Muito tempo é perdido em aeroportos, deslocamento e check in de hotéis, o que acaba tirando tempo da viagem em si.
Enfim, acho que um roteiro mais calmo é uma ideia melhor. Mas isso, claro, é minha posição. Tem muita gente que não pensa assim. =)
Nos seu caso, o que eu faria seria reduzir o tempo de Krabi ao mínimo. É uma saída caso você faça questão mesmo de Siem Reap.
Espero ter ajudado.
Acabei de chegar de PHI PHI, PHUKET, BANGKOK, tenho preços de tudo que fiz, , vou postar com calma.
Que legal, Hugo. Espero que tenha sido tudo ótimo!
Depois conta pra gente sim.
Abraço.
Relatório muito bacana, obrigada!
Boa Tarde
Vou partir daqui a 2 dias para a tailandia!
3 dias em bangkok e 5 dias nas phi phi!
Sugestões para excursões nos dois sitios please!
Obrigado :)
Mandei errado.. haha
Entaoo, depois que eu ficar uns 3 dias no max em Bangkok, é melhor eu pegar um avião pra Chang Mai (pra fazer o passeio dos elefantes e ver os tigres etc, max 2 dias tbm.. Não queria perder mto "tempo") ?? Isso?
Dai de Chang Mai eu pego outro avião pra Krabi??
Dai de Krabi vou pra Phi Phi por ferry
Fico uns 4 dias por lá conhecendo todo
Volto pra Krabi de novo, dai de la vou pra Koh Phangam ou Kah Samui (não decidi kk) de ferry? E conheço essa outra parte e pego a moon party..
Ainda to meio confusa ahhaha
Mas é isso?
:)
Pode perguntar sempre que quiser, Fran. hehehe
Ao contrário do que a gente pensa, a Tailândia é um país relativamente grande. E essas cidades são bem distantes umas das outras, então o avião é sempre a melhor opção. Ou seja: para economizar tempo, vá de avião de Bangkok para Chiang Mai e de Chiang Mai para Kabri. De lá você vai e volta de Ferry para Phi Phi.
Agora, Krabi fica numa costa, Koh Phangam ou Kah Samui na outra. Para fazer esse trecho você vai ter que pegar um ônibus (deve ser uma viagem de umas cinco ou seis horas) e depois a Ferry.
Se não rolar de ir de avião, então a melhor saída é ir de trem.
Rafael, juro é a ultima vez que fico perguntando haha
Oiii Filipa
Vou te mandar um email sim! Obrigada haha
Conversamos por la =)
Obrigadaa pelas mais dicas Rafael haha
Entao, qto tempo mais ou menos é de Koh phangan ate Phi phi?? é ferry ne??
Bom, queria mto ficar em Phi phi pelas suas recomendacoes
Mas prcurando aqui, eu gostei mais das opcoes dos Resorts em Koh Phangan e em Koh Samui
Entaooo continuo na duvida hahaha
Sera que daria tipo, pra ficar uns 3 dias em Koh Phangan/Samui e outro 3 em Phi Phi??
Então, o deslocamento entre as duas ilhas não é muito fácil não. Você teria que pegar um ferry de Phi Phi Don para Phuket. De lá, um ônibus até a outra costa, e depois outro ferry. Acho que também é possível ir de avião, partindo de Phuket. Dá uma olhada no mapa desse link, para você entender melhor:
https://maps.google.com.br/maps?ie=UTF-8&gl=br&daddr=Ko+Pha-ngan&saddr=Phuket,+Thailand&panel=1&f=d&fb=1&dirflg=d&geocode=KU9SYsTiMVAwMSG6PQaFmsrp%3BKe93A_qW_VQwMf6veV4ajf3T&ei=7lhyUsfzBuSwsASLxYGYBQ&ved=0CEQQ-A8wAA
Enfim, jeito tem, mas é meio cansativo. =)