Há alguns anos, um viajante encontrou um mapa que o levaria até uma ilha secreta no litoral da Tailândia. Junto com outros dois mochileiros, o cara partiu em busca do tal lugar e, depois de muitas aventuras e confusões, eles acharam o paraíso. E desde então milhões de outros turistas os seguiram, afinal o cara era o Leornado DiCaprio e a história do paraíso perdido foi contada no filme “A Praia”, lançado em 2000. A praia mostrada nas telonas existe: são as ilhas Phi Phi, em Phuket, província no sul da Tailândia.
Phi Phi ou Phuket – Como escolher entre as ilhas paradisíacas da Tailândia
Ilhas? No plural mesmo? Pois é, se nas telonas a ilha perdida era uma só, na vida real o paraíso é um arquipélago composto por seis ilhas que pertencem à província de Phuket. Das seis ilhas, duas são mais conhecidas e podem ser visitadas: Phi Phi Don, que conta com infraestrutura turística, e Phi Phi Leh, que é desabitada e uma área de proteção.
Phuket é também o nome da maior ilha da Tailândia e da capital dessa província. Esse é um dos destinos turísticos mais buscado no país, tanto pelo acesso facilitado às ilhas Phi Phi quanto por suas próprias praias e festas que duram a noite inteira.
O mais bonito cenário do filme A Praia – e um dos mais famosos cartões-postais da Tailândia – é a Maya Beach, essa da foto abaixo. A Maya Beach fica na ilha Phi Phi Leh. O que não significa deserta, já que turistas desembarcam por lá aos montes, todos os dias, em vários tours oferecidos por empresas tailandesas.
Vista tradicional da Maya Beach
Como ir de Phuket a Phi Phi
A distância entre Phuket e Phi Phi é de 45 quilômetros. A única maneira de fazer o trajeto é através dos barcos que saem do pier Rossada várias vezes por dia. O trajeto demora cerca de 45 minutos, mas esse tempo pode variar de acordo com a maré. O passeio custa cerca de 800 baht (R$140) de lancha rápida.
Você pode consultar e reservas as passagens através do site 12asia, um buscador muito usado no país. Se preferir reservar um tour completo, com parada para snorkeling, traslado de ida e volta a partir do hotel e outras comodidades, há diversas opções aqui. Veja algumas que selecionamos abaixo:
Phi Phi: o paraíso mais cobiçado da Tailândia
Foi num tour assim que nós embarcamos. Saímos de ferry de Phuket (falamos sobre esse lugar daqui a pouco), em uma viagem que durou quase duas horas. Esse tipo de tour – que pode ser adquirido em qualquer esquina da Patong Beach, em Phuket – costuma incluir almoço e uma parada na Maya Beach, ponto alto de qualquer visita ao arquipélago.
Infelizmente esse não é sempre o caso. Por causa das condições climáticas, algumas vezes os barcos podem apenas entrar na baía, mas os passageiros ficam impedidos de descer na praia.
Foi o que aconteceu em nossa primeira viagem à Tailândia: vimos o famoso cenário apenas do ponto de vista contrário, sentido praia, e fomos forçados a deixar a Maya Beach para uma outra ocasião. Depois de algumas fotos na entrada da baía e uma parada para snorkeling, seguimos para a ilha Phi Phi Don, a única das seis que é habitada.
Veja também:
• Onde ficar em Phi Phi: melhores praias e dicas de hotéis
• Como evitar roubadas ao fazer passeios de barco na Tailândia
Ficar em Phi Phi Don é, inclusive, a melhor opção para quem quer explorar direito toda a beleza do lugar. Há várias opções de hotéis e resorts ali e, embora os preços sejam mais altos do que no restante da Tailândia, vale o investimento, afinal Phi Phi Don também é linda e está muito mais perto da Maya Beach do que qualquer outro lugar.
Se você for do tipo que topa um programa sem muitos luxos, também é possível dormir na Maya Beach – basta acampar. Saiba como fazer isso clicando aqui. Ps. Importante lembrar que essa praia está fechada para preservação ambiental até 2021.
Ahh, quer saber quais são as outras quatro ilhas? Mai Phai, Yung, Nok e Nai, mas são apenas ilhotas normalmente visitadas de barco a partir de Phi Phi Don ou em algum tour que você contratar em Phuket.
Onde ficar em Phi Phi Don
Por causa da praticidade, a principal região para ficar em Phi Phi é Tonsai. É ali que fica o centrinho da ilha e também o pier onde os barcos deixam os passageiros. Por isso, a maior parte dos hotéis e restaurantes ficam por ali, mas há regiões um pouco mais afastadas (Tonai East e West) e outras praias isoladas para quem busca mais reclusão (Long Beach, Laem Tong e Loh Ba Kao). Loh Dalum é o reduto dos mochileiros na região.
Para saber mais sobre as praias de Phi Phi leia o nosso guia de hospedagem.
Alguns hotéis recomendados no centro de Tonsai são:
- P2 Wood Loft (3 estrelas, 150 metros da praia)
- Phi Phi Inn (pousada econômica, 50 metros da praia)
- Panmanee Hotel (2 estrelas, 2 minutos do pier, bons preços)
- P.P. Palmtree Resort (Hotel com piscina)
- O hostel mais famoso da ilha é o The Pier 519
Phuket: a meca dos mochileiros na Tailândia
“Mas espera um minuto, o que diabos é Phuket?” A resposta é simples: uma outra ilha que não faz parte do arquipélago de Phi Phi, mas que fica convenientemente perto de lá. Além disso, Phuket é a maior ilha da região e um dos maiores destinos turísticos do sudeste asiático. Phuket tem até aeroporto internacional com voos diretos para parte da Ásia e até mesmo para a Austrália.
Ou seja, muito gringo entra na Tailândia direto por Phuket e nem mesmo passa pela capital do país, Bangkok. E Phuket tem, além disso tudo, uma vida noturna legendária e praias com infraestrutura turística, tipo a Patong, onde tudo acontece.
Phuket foi também o maior erro que cometemos ao planejar nossa passagem pela Tailândia.
Veja também:
• O que fazer em Phuket: atrações e roteiros
• Onde ficar em Phuket: melhores praias e dicas de hotéis
Phuket
Acontece que, como já explicamos, Phuket não é só uma praia. Quando as pessoas dizem que vão para Phuket, em geral estão se referindo à praia mais famosa da ilha, Patong Beach. E é provavelmente lá que você vai parar se estiver viajando desavisado. Mas apesar de ter uma estrutura turística bem diversa, Patong não agrada todo mundo.
Explorada à exaustão, essa não é a praia mais bonita nem a mais limpa na qual você pode ficar em Phuket. Além disso, a tal da noite extraordinária é bastante questionável e é fácil identificar locais onde o turismo sexual é praticado de forma escancarada com a conivência das autoridades locais, o que acaba deixando o ambiente meio deprimente.
Mas Patong Beach é uma localização conveniente para viaja com o orçamento mais enxuto, por exemplo, e é a mais próxima de Phuket Town.
E Phuket não pode ser reduzida a Patong. A ilha tem diversas outras praias, algumas mais desertas e paradisíacas, outras com um bom movimento de festa, restaurantes e turistas. Karon Beach, Kata Beach, Nai Harn, Surin e Bang Tao, por exemplo, são outras opções de hospedagem que fogem bastante da confusão de Patong.
- Karon Beach: Mais vazia e limpa que Patong, a Karon Beach se assemelha mais ao ideal de praia no sudeste asiático. O mar é bem azul e conta com beach clubs e restaurantes na orla.
- Kata Beach: Próxima a Karon Beach, Kata é uma praia bem pequena e pouco frequentada, mas que ainda tem alguns restaurantes e hotéis próximos à orla. Fica mais limpa e tem uma galera mais descoladinha.
- Surin: Fica mais ao norte da ilha, afastada das multidões de Patong. Concentra alguns resorts cinco estrelas e é bem mais vazia.
- Nai Thon Beach: Também localizada ao norte, está entre as praias mais tranquilas da ilha. Uma parte dela pertence ao parque nacional e, por isso, está cercada de floresta tropical.
Onde ficar em Phuket
Para ver um guia completo de hospedagem, veja nosso guia de onde ficar em Phuket.
Acomodações recomendadas em Patong Beach:
- Bedbox Guesthouse and Hostel: Acomodação econômica na rodovia Nanai.
- Panda Phuket Hostel: Hostel para mochileiros. Quartos compartilhados.
- Priew Wan Guest House: Pousada familiar a 10 minutos da praia.
- Chang Club Hotel: Acomodação econômica muito bem avaliada perto do agito.
- Breezhotel: Hotel 3 estrelas a 800 metros da praia.
- Devana Patong Resort & Spa: Resort 4 estrelas.
Algumas acomodações recomendadas em Karon Beach:
- Casa Brazil Homestay: Pousada familiar a 5 minutos da praia.
- Thira House: Pousada charmosa e com avaliação excelente.
- Wynn House: Apartamentos para alugar por temporada.
- Le Meridien Phuket Beach Resort: Resort 5 estrelas.
Algumas acomodações recomendadas em Kata Beach:
- Da Bangalows: Suites e bangalows a preços acessíveis.
- SueCozy Guesthouse: Pousada a 250 metros da praia.
- The Shore at Katathani: Resort 5 estrelas (Adults Only).
Seguro de viagem para a Tailândia
O seguro de viagem não é obrigatório para viajar para a Tailândia. Nós, no entanto, não recomendamos que você embarque para essa ou qualquer outra viagem sem um. No caso de uma emergência médica, roubo, extravio de bagagem ou necessidade de interromper a viagem por conta de algum grande imprevisto, você estará protegido.
Na Tailândia, onde muitas vezes os turistas participam de atividades radicais, como caiaque, snorkel ou mergulho, é ainda mais importante contratar uma boa cobertura que te proteja caso você sofra qualquer acidente durante essas atividades e se machuque.
Para cotar o seu seguro, nós recomendamos a Seguros Promo, um buscador que compara os melhores preços e coberturas do mercado e te ajuda encontrar o melhor custo/benefício para a sua viagem. Clique aqui para fazer sua busca e garantir um cupom de desconto para os leitores do blog ou utilize a caixa abaixo:
Deuses e sereias ganham vida no teatro de marionetes da Tailândia veja.
Oi gente, estou planejando a minha viagem para a tailãndia , que será em Janeiro, e estou com um pouco de dificuldade de reservar um hotel/hostel em Krabi, sei que por ser uma região extremamente turística é natural que seja mais cara tbm, mas vocês sabem de algum lugar que seja mais em conta para ficar? pode ser em outras praias ali por perto tbm. Obrigado desde já 🙂
Oi Aline, eu pulei Phuket porque quando fiz a minha pesquisa decidi que krabi devia ser bem mais interessante, e foi a melhor decisão que podia ter tomado.
Fiquei hospedada no hotel Maleedee Bay Resort, achei que era uma boa relação qualidade/preço. O bus do aeroporto deixa você lá, e de lá, é bem calmo porque fica mais afastado do centro, mas no entanto pode ir a pé.
Obrigado pela dica Jennifer!
Oi Rafael! Necessitava da tua ajuda se pudesse ser… A minha viagem para a Tailândia é já no próximo mês e estou bastante expectante! 🙂 Vou em lua de mel e vou passar 3 noites em Bangkok e 5 em Pukhet. Em Pukhet vou ficar hospedado no Hotel Hotel Radisson Blu Plaza Resort que fica um pouco longe do centro de Pukhet, no entanto penso que poderá ser mais indicado para o clima de lua de mel… Não tenho estadia para as Phi Phi, mas estava a ponderar passar lá uma noite. Na sua opinião vale a pena? Ou é pouco e para isso mais vale fazer apenas um Tour ás ilhas?
Obrigado!
Joel
Ei Rafael!
Muito boas suas dicas.
Vou passar um mês por lá e queria saber o que você me aconselha…
Gostaria muito de te mandar um email, se você puder me responder… obrigada!
Rafael, boa noite.
Desculpa, não sei se já lhe perguntaram isso (devido as inúmeras questões), mas em que época do ano você foi para Tailândia?
Obrigada.
qual a diferenca da prostituicao em Phuket para as grandes capitais do Brasil ? se voce fazer alguns tours em Phuket ira encontrar lugares MARAVILHOSOS , Porem isso é questão de opinião pois eu detestei BANGKOK , cidade imunda falsificacoes que nem em SP , são tão ruins.
olá Rita
O preço do Phi Phi the beach resort vai variar consoante as datas! Vê no trivago o preço, lá vai parecer vários sites com o melhor preço! Eu marquei o meu no agoda e em relação ao booking fazia quase 200 € de diferença! Depende mesmo das promoções que fazem para as datas que queres!
O quarto deluxe vale muito a pena! se quiseres ficar no sul da ilha, o melhor é mesmo ficares em long beach, no porto as praias não prestam!
Olá Veronica. entao é melhor marcar o hotel previamente do que quando chegar as phi phi? tinham-me dito funcionava assim, marcar quando chegava ao porto das phi phi. tens dicas de restaurantes da tua viagem? e passeios ? obrigada!
Olá Rita
Eu de facto vi que no porto se vendem os quartos de todos os hóteis, mas no meu caso em concreto, naquelas datas, no porto era mais caro!
Se souberes exactamente as datas da tua viagem, aconselho a marcares online, eu consultei o tripadvisor e depois selecionava o site que lá indicasse melhor preço!
Vais visitar que cidades na Tailândia? Só Phi Phi?
Nas Phi Phi se ficares no the beach resort, para almoçares podes caminhar em long beach e almoçar em qualquer restaurante de hote (em cima da praia) ou apanhas o barco e vais ao porto (fui algumas vezes) demora 10 minutos.
Ao jantar só vais mesmo conseguir jantar no hotel porque a maré sobe e ficas sem acesso aos outros hóteis, mas vale a pena, porque o hotel é em cima da praia é muito giro!
Nas Phi Phi vai ao point view que é o ponto mais alto da ilha, do porto, segues as indicações e vais a pé.
Fiz também um passeio de meio dia de barco a maya bay, monkey beach e snorkel e fiz a excurssão de acamapar uma noite em maya bay.
Se vais planear a tua viagem, se tiveres oportunidade vai a chinag mai, e banguecoque que é brutal!!!
Olá Veronica.
A partida faço bangkok, phuket (apesar de ja ter lido mal) e dps phi phi.
Estou com uma duvida relativamente a reserva do hotel a diferença de preco do rumbo para os outros sites e MT grande… https://www.rumbo.pt/alojamientos/hoteles/spiderHotel.do?__utma=92348830.1121780363.1373120095.1401836129.1402602219.23&__utmb=92348830.12.8.1402602504687&__utmc=92348830&__utmx=-&__utmz=92348830.1402602219.23.8.utmgclid=CjgKEAjwn-WcBRD61NHM-uqDrm4SJADrP4tPik1lZkpqfACfoAHyWoHBp1o4GUbffJXgdXqSRuh_pfD_BwE|utmccn=(not%20set)|utmcmd=(not%20set)|utmctr=(not%20provided)&__utmv=-&__utmk=134193030
Só que no rumbo aparece um nome diferente quando abro o tipo de quarto, po exemplo, the phi phi Anita resort apesar de inicialmente aparecer the beach resort… Aconteceu-te algo do género?
Os preços das refeições sao em media qt? E dos passeios? Desculpa tantas questões…obrigada!
olá Rita
Não há problema nenhum me colocares questões, se qiseres até podemos trocar email ou me adicionares no facebook, para falarmos melhor. Não há problema nenhum porque as dúvidas que tens também as tirei cá com outros viajantes.
Isso não me aconteceu, não deve ser o mesmo hotel, se quiseres diz as datas que eu vejo o preço por onde marquei.
O jantar depende do que comes mas normalmente anda à volta dos 20.00 €
O passeio de barco nas phi phi que vai a maya bay custa penso que 500 baths por pessoa (+-10€) mas depende se queres ir num barco partilhado como eu fui ao ires só tu, eu comprei em long beach num hotel (no phi phi the beach resort era mais caro) mas também tem no porto (para ti compensa artires de lon beach que assim não gastas 100 baths para ires para o porto).
Em Maya Bay acampar lá custa cerca de 75 € mas com tudo incluído! vale muito a pena e é uma noite que não necessitas ter alojamento.
Se precisares de mais ajuda o meu email é veronicafbsantos@hotmail.com adiciona-me no face. Assim já te enches de “inveja” com as fotos eh eh (inveja tenho eu de ires para lá 😉
oi, acabo de chegar da Tailandia, o conselho que dou aos que vao visitar as ilhas e que nao percam muito tempo em phuket, nao vale a pena, phi phi e muito melhor, muito mais agradavel, em phuket as praias nao sao grande coisa, as noites nao sao interessantes, ha muita prostituicao, prontos nao gostei muito de phuket….quanto a phi phi tou maravilhada, vale a pena….. fiquem bem.
Concordo MARTA
Phuket não vale a pena, passei lá uma noite só mesmo para apanhar o transfer para as PHI PHI, mas conheci bastantes pessoas que estiverem a fazer praia em Phuket e depois foram às PHI PHI e disseram que não tem comparação possível!
Quanto à prostituição de rua ou mais de luxo (é comum ver acompanhantes em restaurantes e hoteis), existe bastante, mas não gera insegurança, que para mim é o mais importante. Não vale a pena ir para a Tailândia “viver” esse problema, ele existe em todos os países.
Oi Rafael!
Foi ótimo conhecer o seu blog, estamos com passagem marcada para Phuket, mas depois descobrimos que muitas pessoas não gostaram da ilha. Como aqui no seu blog falam bem dos passeios que saem de Phuket, eu gostaria de saber qual o nome do lugar de onde saem os ferrys para fazer as viagens. E se é possivel ao inves de pegar pacotes de passeio, pegar somente os ferrys e passar o dia inteiro nas praias das ilhas. Eu e meu marido somos sossegados, e gostamos de poder ” ficar de boa” nas praias do que passar pela praia somente para conhecer e ja ir para outro lugar.
Se possivel seria ate melhor se fosse possível ficar num hotel perto do ferry.
Qual seria a sua recomendação?
Bom dia
Em primeiro lugar queria agradecer aos autores do blog, que é fantástico, por todo o acompanhamento e ajuda que me deram na organização da minha viagem.
Regressei ontem a Portugal, depois de 17 dias na Tailândia, tendo visitado banguecoque (5 dias), chiang mai (3 dias) e phi phi (6 dias).
Ainda estou com o síndrome Phi Phi, não consigo parar de sorrir e mne acreditar que lá estive, estar a trabalhar no computador parece-me tão deprimente neste momento.
Respondendo à Tatiane o pier de phuket para as PHI PHI é o Pier rassada, eu passei uma noite em Phuket e de manhã apanhei o barco público, que me custou 600 baths, mas penso que fui enganada porque o taxista deixou-me num lugar manhoso e foi muito caro, já que no regresso paguei 250 baths!!! Penso que deves comprar o bilhete numa loja, já que no porto é caro.
Não conhcei Phuket, mas conheci várias pessoas na Tailândia, que ficaram em Phuket e depois passaram alguns dias nas Phi Phi e de facto odiaram Phuket. As Phi Phi vale muito muito a pena, eu fiquei em long beach no hotel phi phi the beach resort e a praia é mesmo muito linda (quando está maré cheia).
Deixo a dica que quem for para as PHI PHI devia passar a noite na ilha de maya bay, foi das experiências mais inacreditáveis e maravilhosas da minha vida! Adorei! dá para comprar lá na ilha em qualquer loja (apesar de ser só uma loja que faz o sleap abroad) ou pela internet, eu comprei na internet e aconselho porque só vão 20 pessoas e esgotam os lugares muito facilmente!
Quano cheguei às Phi Phi não conseguia sequer falar e quando cheguei a Maya Bay ao fim da tarde para acamparmos acho que só pensava que se morresse morria mesmo feliz 😉 vais adorar esta viagem!
Penso que muitas pessoas optam por Phuket por ter mais oferta em termos hoteleiros, os hóteis são mais luxuosos e baratos, mas com quem falei, depois de conhecere as PHI PHI arrependeram-se imenso de ter perdido tempo em Phuket.
Bom dia Veronica,
Obrigada pela resposta e principalmente pela super dica, é muito gostoso ler o relato de alguém que teve uma experiência tão maravilhosa na ilha.
Já vou procurar este “sleap abroad” para deixar marcado uma noitada no Maya Bay!
E obrigada Rafael, pela dica e pelo blog que é ótimo, esta sendo uma ajuda imensa.
Olá Verônica!
Estou indo para Phi Phi mês que vem e estou querendo ficar no Phi Phi The Beach Resort. Vi que você se hospedou lá, o que achou do hotel? São todos bangalôs? Estou bem em dúvidas sobre os hotéis de lá! Poderia me ajudar?
Obrigada!!!
olá Vivian
O Phi Phi the beach Resort fica numa encosta (muito boas probabilidades de se sobreviver a um tsunami ;))). Penso que no cimo da encosta ficam os quartos standard e não me pareceu que fosse um bangalô, bem como também me pareceu um tormento ter que subir aquilo tudo, mas o hotel tem uns transportes que se quiseres deves poder utilizar para te levar.
Eu fiquei no quarto superior e esse é um bangalô, perto da praia e super arranjadinho, mas tinha um senão, tinha ratos! Eu confesso que sou a pessoa mais esquesita do mundo, mas estava tão feliz que quando vi o rato comer as minha bolachas pensei “oh é um ratinho tailandês também gosto” mas depois vem aquele stress de quem é europeu e como o hotel não tinha sido barato, reclamamos, até porque o bicho fazia imenso barulho (os gatinhos lá andam ao rítimo da ilha, não se aborrecem com ratos!)
Reclamamos e então na segunda noite, mudaram-nos para o delux, esse sim vale muito muito a pena! é simplesmente deslumbrante!
Aconselho este hotel, porque fica na long beach que na minha opinião é a melhor praia, as do norte são bonitas mas muito isoladas e a long beach fica a 10 minutos do porto, onde podes sempre ir dar uma voltinha e ver o view point que vale muito a pena!
As praiAS do porto são horriveis, quando a maré fica cheia não tem areia, e há muito lixo e esgoto!
No hotel há pontos fortes e pontos fracos. Pontos fortes: a praia, a vista, o restaurante que fica em cima da areia. Pontos fracos: preços do restaurante (ao almoço dá para caminhada pela long beach e comer em restaurantes de outros hóteis de forma mais económica e com mais qualidade, mas durante a noite, ficas sem acesso por causa da maré, e não dá para jantar senão lá) o pequeno almoço é fraco, o atendimento ainda é muito rudimentar.
Mas tudo vale a pena nas PHi PHi! Em Long beach, acordar com aquele mar, bem de frente para Maya Bay é o paraíso! De certeza que vais adorar!!!
Só mais uma dica, compra um bom repelente de mosquitos! Eu levei um português mas os mosquitos deviam achar que era molho e durante uma semana fiz as delicias daqueles insectos! Tenho imensas feridas nas pernas até hoje! A ilha é linda mas tem muita vegetação e nesse aspecto é o terror!
Olá Veronica.
Estou a planear a minha viagem. Pode dizer-me como reservou o hotel phi phi the beach resort ? Preços ? Obrigada
Muito Obrigada pela resposta! Me ajudou muito!@ Já reservei esse hotel e o quarto Deluxe!
Muito Obrigada mesmo! Estou ansiosa pela viagem!
Olá Verónica, vamos estar em família em pucket em abril. Gostaria de tirar mais algumas duvidas até porque estou a pensar ir a phi phi dormir uma noite. Mesmo que tenha já o hotel reservado em pucket. QUE HOTEL ME ACONSELHAS EM MAYA BAY ou NAS PHI PHI
Se morasses em Lisboa e se oportuno eu mais a minha esposa poderíamos ir ter contigo para esclarecimentos pessoais
Elis,
CONCORDO 200% com a voce, para compras , BANGKOK é simplesmente PODRE, falsificacoes de pessima qualidade. não comprei absolutamente nada.
Hugo
ola a todos, meu nome e Nicole, sou de Moçambique, vou pra Thailandia no dia 25 de Maio, fico em Phuket, estou super ansiosa para conhecer as maravilhosas ilhas e depois fico 2 dias em bangkok…. gostaria que me dessem dicas para compras em bangkok, os melhores shopings, etc…..
Abraços
Olá Nicole!
Olha, na minha opinião as compras em Bangkok são um fracasso!! Tem a opção do MBK que e um shopping bem grande porém recheado de artigos falsificados e de má qualidade! Há outros shoppings na mesma região, porém com nada que seja interessante, pelo menos pra mim que gostaria de algo meio termo, nem roupas falsificadas e nem Dior e Chanel que são caras como no Brasil! Enfim, compras em Bangkok e frustrante!
Boa Viagem!
Abcos
Erika,
O hotel que fiquei adaman resort beach, que de hotel nao tem nada no maximo é uma pousada, foram me pegar no porto , e acho que todos os hoteis vao buscar , no caso sao carregadores , pois nao tem como usar automovel. Não deixe de ir a praia de longbeach.
Valeu pela dica!! 🙂 Abracos!