Eu já fiz muita viagem complicada nessa vida, mas nunca achei que uma das que iam me dar mais dor de cabeça seria uma viagem para Orlando, em especial quando envolve planejar uma viagem para a Disney.
São inúmeros parques, tipos diferentes de ingressos, hotéis dentro e fora do complexo, passes fura-fila, refeições especiais, aluguel de carro e outros detalhes pra gente dar conta. Além disso, é tanta informação disponível e tantas opções que por mais que a gente leia, sempre acaba meio confuso.
Depois de ver muita gente reclamar e ter as mesmas dúvidas que eu tive quando fui planejar a minha viagem, resolvi montar esse pequeno “Guia de como planejar uma viagem para a Disney para Dummies”, com tudo o que você precisa saber para começar a sonhar com sua viagem.
A melhor época para viajar para a Disney é de março a maio e de setembro a novembro. Isso porque é aconselhável viajar em baixa temporada, pois assim você pode pegar os parques mais vazios e os preços mais em conta.
Eu já fui em março e no final de maio e não enfrentei filas longas em nenhum dos parques, nenhuma das vezes.
Se você escolher viajar na baixa temporada e faz questão de não disputar vagas nos brinquedos com uma multidão, só precisa ficar atento à semana do Spring Break, um recesso que as escolas e universidades americanas têm no início da primavera lá e que pode lotar os parques.
As datas variam de estado para estado, mas em geral o Spring Break ocorre entre fevereiro e abril.
➡️ Para quem tem crianças e adolescentes em idade escolar, pode ser difícil planejar uma viagem para a Disney em baixa temporada. Tudo certo, dá para conhecer e curtir todos os parques durante as férias brasileiras também, que em geral são em julho, dezembro e janeiro.
O único problema é que os parques vão estar mais cheios, mas nada com o que você não possa lidar.
Se você estiver preocupado com o frio, saiba que a Flórida não tem um clima rigoroso no inverno, o que torna perfeitamente possível viajar durante as nossas férias escolares (dezembro e janeiro).
Você não vai ter que enfrentar uma nevasca enquanto desce na montanha-russa, fique tranquilo.
Em geral, as pessoas ficam de 10 a 15 dias em Orlando, tempo suficiente para conhecer todos os principais parque das Disney (e os que não são da Disney também) e fazer compras nos outlets sem tornar a sua viagem uma correria desenfreada.
Lembre-se que passar o dia nos parques temáticos é cansativo e você vai precisar de momentos mais tranquilos e de relaxamento para aguentar a maratona.
Não tem tanto tempo? Tudo certo, dá para ter uma visão geral com menos dias. Você pode escolher só uns dois ou três parques que te interessam mais.
Eu, particularmente, me canso de ficar visitando tanto parque (mas lembrando que não tenho filhos) e tenho horror a shopping, então fiquei apenas cinco dias e fui em três parques. Achei de bom tamanho, ainda mais que nessa viagem para a Disney minhas companhias não tinham fôlego e nem interesse em conhecer todas as terras encantadas do Mickey Mouse.
O seguro de viagem para os Estados Unidos não é obrigatório para entrar no país. No entanto, é preciso lembrar que o sistema de saúde americano está entre os mais caros do mundo.
Por esse motivo, contratar um seguro de viagem é altamente recomendado pra qualquer pessoa que não querira terminar a viagem com uma fatura quilométrica caso algo aconteça.
Sem um seguro, uma simples consulta médica ou um atendimento de emergência pode custar milhares de dólares. Além de cobrir despesas médicas, ps seguros de viagem oferecem também proteção contra cancelamento de viagem, interrupção da mesma, perda de bagagem, entre outros imprevistos que podem acontecer.
Para garantir que você encontrará o seguro viagem com melhor custo/benefício, recomendamos utilizar um buscador como o do Seguros Promo, que compara as principais seguradoras e garante que você encontre o melhor custo-benefício, de acordo com suas necessidade.
Além disso, leitores do blog tem direito a um desconto exclusivo! Basta usar o cupom 360MERIDIANOS05. Veja algumas das ofertas e escolha o seu:
Leia aqui como achar um seguro com bom custo/benefício.
Não é sem motivo que Orlando é conhecida como a capital mundial da diversão. A cidade tem inúmeros parques e não, nem todos são da Disney.
Os parques da Disney Orlando ficam dentro do Walt Disney World Resort, um complexo imenso que inclui também diversos hotéis. Olha a listinha deles:
A Disney também possui dois parques aquáticos dentro do complexo, o Thypoon Lagoon e o Blizzard Beach.
Esse é o complexo Disney. Tudo certo até aqui?
Mas Orlando também tem outro importante complexo de parques, o da Universal. Ele que engloba os parques temáticos Universal Studios, mais voltado para clássicos do cinema, e o Islands of Adventure, com atrações inspiradas em grandes sucessos de ação e aventura.
É dentro dos dois parques da Universal Studios que ficam as áreas destinadas à série Harry Potter.
Apesar de serem duas áreas em parques diferentes, elas estão ligadas pelo Expresso de Hogwarts e você pode viajar de uma para outra dentro do trem. Para isso, basta você comprar um tipo de ticket que dá direito a entrar nos dois parques no mesmo dia.
Dentro do complexo da Universal também fica o CityWalk, uma área dedicada a restaurantes, bares, lojas, shows e boates e o parque aquático Wet ‘n’ Wild.
O terceiro complexo de parques de Orlando é o Sea World, composto pelo parque voltado para a vida marinha, o tal Sea World, e pelo Bush Gardens, conhecido por ser o parque mais radical da cidade. O complexo Sea World também conta com os parques aquáticos Aquatica e Discovery Cove. Eu não visitei o Sea World porque sou contra a utilização de animais em cativeiro para os shows.
Além desses três grandes grupos que eu citei, a cidade ainda é cheia de parques menores, como o Legoland, The Holy Land Experience, Old Town, Kennedy Space Center e Gatorland. Ufa!
Os ingressos dos parques da Disney Orlando são vendidos de acordo com a quantidade de dias que você quer visitar o complexo e a quantidade de parques que você pode visitar por dia.
Tudo o que você tem que fazer é pensar em quantos dias você vai querer ir e quantos parques você quer ver. Aí é só escolher o melhor ingresso para você.
Existe uma categoria de tickets, o Orlando Flex Ticket e o Orlando Flex Ticket Plus, que dá direito aos parques do complexo da Universal e do Sea World, mas o ingresso para os parques da Disney deve sempre ser comprado separadamente. Entendidos?
Você pode comprá-los pelo site oficial.
Eu sei que o tema é complexo. É por isso mesmo que temos dois posts inteiros dedicados ao assunto. Clique aqui para ler nosso tutorial de como comprar os ingressos da Universal e como comprar os ingressos da Disney.
No parques da Disney, todo mundo que compra o ingresso tem direito ao Fast Pass+, uma espécie de “fura-fila” que te dá direito a entrar em até três atrações por dia de visita, incluindo shows e desfiles. Basta agendar o horário que pretende ir a essa atração pela internet ou procurar os quiosques de atendimento dentro do parque no dia da visita.
Nos parques do complexo Universal também é possível furar fila, mas nesse caso é preciso comprar o Universal Express Pass por $34.99. A compra pode ser feita na mesma hora em que você adquirir seu ingresso pela internet ou nos quiosques dentro dos parques.
Tanto o complexo da Disney como o da Universal têm hotéis lá dentro. Hospedar-se em um deles é opcional e traz inúmeras vantagens, como decoração temática, transporte para os parques, além do clima de magia e diversão 24 horas por dia. Essa certamente deve ser uma experiência incrível, porém também é bem mais cara.
Se você procura economia, pode se hospedar nas proximidades dos complexos, que também estão cheias de hotéis bons e com preços ótimos. Orlando tem a segunda maior rede hoteleira dos Estados Unidos. Hotel é o que não falta!
Embora os preços dos hotéis dentro da Disney seja mais altos que em outras partes de Orlando, eles proporcionam uma experiência única e imersiva que vão fazer suas férias serem inesquecíveis.
Há opções de hotéis de nível intermediário e de luxo. Essas são algumas vantagens de se hospedar ali:
Essa é nossa seleção de hotéis dentro da Disney:
Nesse post a gente destrincha a cidade e dá dicas sobre onde ficar em Orlando.
Encontre os melhores hotéis em Orlando
É uma pulseira inteligente entregue gratuitamente a todos os hóspedes dos hotéis do complexo Disney. Quem não é hóspede do complexo também pode comprar a sua em qualquer quiosque do parque, por $12.95. Não é obrigatório investir em uma dessas, mas ela ajuda planejar e a tornar sua visita mais prática.
O que ela tem de tão especial? Ela controla toda a sua atividade dentro do complexo: serve de chave do quarto (para hóspedes do complexo apenas), ingresso dos parques, comprovante de agendamento do Fast Pass+, carteira virtual, e até para gerenciar as fotos tiradas pelos fotógrafos do parque.
Mas atenção: para que ela funcione é preciso associá-la à sua conta no MyDisneyExperience.com.
É um serviço de fotografias que você pode usar dentro do complexo Disney. Funciona assim: você passa o dia no parque e, toda vez que ver um dos fotógrafos contratados, pode tirar uma foto com ele. As fotos vão se acumulando em um cartão ou na sua Magic Band e, depois, você pode comprar a impressão ou produtos diversos com as suas fotos. Também dá para comprar todas as fotos em formato digital.
Para usar o serviço, basta você pedir um cartão para o primeiro fotógrafo que bater fotos suas e informar o número dele toda vez que for clicado ou cadastrar o serviço na sua Magic Band pelo My Disney Experience.
Sempre que as pessoas vão arrumar uma mochila para um passeio do tipo fica aquela dúvida: Comida pode? Pode! Bebidas também, menos alcóolicas.
Outra dúvida que muita gente tem é se pode ir de chinelo. Particularmente eu não acho a opção mais confortável, mas pode sim. Além disso, tem uma lista de itens proibidos no site oficial. Muitos deles você já deve imaginar.
Durante o ano, os parques do complexo Disney, da Universal e do Sea World organizam diversos eventos especiais. Você pode conferir se a data de algum dos eventos da Disney vai coincidir com a sua viagem aqui. Um dos mais famosos e concorridos é o Mickey’s not so scary Halloween Party, em outubro.
Para participar de um deles, muitas vezes é preciso adquirir um ingresso adicional, à venda tanto no site quanto nas bilheterias do parque. Em outros casos, basta ir ao parque no dia do evento com o seu ticket normal.
Para alguns, sim. Nos restaurantes estilo lanchonete não é necessário, mas se você quer comer em um dos a la carte ou buffet, é bom reservar com antecedência.
É possível fazer as reservas clicando aqui.
O Dining Plan é um plano de refeições exclusivo para quem está hospedado dentro do complexo Disney.
Você compra um pacote que te dá direito a comer nos restaurantes participantes no parques. Veja aqui.
Não é obrigatório, mas alugar um carro facilita e muito a vida em Orlando. O transporte público por lá é praticamente inexistente.
Mesmo que você ficar hospedado dentro de um dos resorts e for utilizar o transporte deles para os parques, você vai ter problemas para visitar os parques de outros complexos, os outlets e outras atrações.
Alguns hotéis fora dos complexos também oferecem transfers para os parques e outras partes da cidade, mas sem dúvida isso vai deixar sua viagem muito mais engessada. Para garantir seu carro pela melhor tarifa, recomendamos utilizar o comparador de aluguéis da Rent Car.
Clique aqui para pesquisar o melhor custo benefício no aluguel de carros em Orlando.
Se tiver dúvidas, consulte também nosso post sobre como dirigir nos Estados Unidos.
Sim. Apesar de Miami ter ficado com a fama de paraíso das compras, Orlando também tem ótimos outlets e shoppings com preços em conta.
A cidade abriga alguns dos melhores outlets e shoppings dos Estados Unidos, oferecendo uma variedade enorme de produtos, de marcas famosas a itens exclusivos, com preços competitivos que podem rivalizar com os de Miami.
Um dos lugares mais populares para quem busca descontos é o Orlando International Premium Outlets, conhecido por ter uma vasta seleção de marcas internacionais e nacionais com preços reduzidos.
Outra opção imperdível é o Lake Buena Vista Factory Stores, um pouco mais afastado do centro turístico, mas igualmente recheado de boas ofertas.
Além destes, o The Florida Mall e o Mall at Millenia oferecem uma experiência de compra mais tradicional em ambiente fechado, com uma mistura de lojas de departamento, boutiques de luxo e opções de entretenimento e alimentação.
Poucas regiões do mundo combinam tanto com uma viagem de carro como a Toscana. Habitada…
Kashan foi uma das cidades que mais me surpreendeu no Irã. Pequena, charmosa e repleta…
Fussen é um bate-volta comum para quem visita Munique e uma parada estratégica para quem…
Se você gosta de história e curte cidades com muitas atrações de graça, você vai…
Alguns lugares que a gente visita parecem nem pertencer a esse planeta. Foi bem assim…
O que fazer em Hong Kong? A metrópole asiática é um daqueles umbigos do mundo…
Ver Comentários
óla natalia, sou fã do blog, estou ficando viciado rs, todo dia leio, mas estou cheio de duvidas, gostaria de sua ajuda. fiz 2 viagem para Europa, agora vou para os Estados Unidos, na imigração vou precisar mostrar quantos dolares eu tenho, extrato bancario, enfim qto de dinheiro estou levando? eles fazem perguntas na chegada do aeroporto dos EUA? Quais? E se eu ficar os 6 meses, depois de quanto tempo poderei voltar? abraços
Pedro, é bom ter com você todos esses documentos, mas isso não significa que eles vão te pedir. Eles têm o direito de pedir, mas não pedem sempre. Não pediram pra mim.
Se você saiu e entrou legalmente, não há limite de tempo para voltar. Porém, se eles acharem seu retorno suspeito, podem fazer mais perguntas e - se acharem que sua intenção é de viver lá dessa forma - até mesmo te deportar.
Ótimas dicas, parabéns pelo site.
Obrigada, Vinícius!
Ótimo post! Como viciada em Disney/Orlando, sei como planejar uma viagem pode ser estressante diante das milhões de opções!
Apenas acrescentaria duas coisas: - Dos eventos especiais na Disney, o Mickey's Not So Scary Halloween Party é muito popular, como os ingressos são limitados, se for p/ ir em outubro, especialmente dia 31, é bom comprar com antecedência, pois os ingressos esgotam mesmo. Se quiser pegar datas mais tranquilas, a festa tem datas em setembro também. Outro evento especial muito bacana é Mickey's Very Merry Christmas Party, que começa em novembro - aliás, fica a dica, indo p/ Orlando em novembro, todos os parques já estão decorados p/ Natal, sem vc ter que pegar a lotação que é a semana de Natal (os parques chegam a fechar por terem atingido a capacidade máxima de lotação).
- Reservas de restaurantes: os restaurantes que têm refeições com personagens na Disney são extremamente procurados e lotam rapidamente. As reservas abrem com 180 dias de antecedência (isso mesmo! 06 meses antes!!!) e tem muito restaurante que esgota nesse prazo mesmo, como o Cinderella Royal Table no Magic Kingdom. Para fazer a reserva, é só acessar o site ou fazer via MyDisney Experience.
É isso! Queria dar uma pequena contribuiçãozinha, pois já peguei dicas muito valiosas aqui no blog! Parabéns pelo trabalho! Bjos!
Obrigada pelas dicas, Bárbara! =) Toda contribuição é muito bem vinda! Abraços!