Nesse post, conto para vocês o que fazer em Boston, num roteiro de 2 ou 3 dias, que passa pelos principais pontos turísticos da capital de Massachusetts.
Eu estive em Boston três vezes durante minha temporada nos Estados Unidos e sem dúvida, essa foi uma das cidades que mais gostei, mesmo tendo visitado durante o inverno!
Boston é moderna, ao mesmo tempo em que conta muita história. Foi onde começou a Revolução Americana no século 18 e foi centro do movimento abolicionista durante a Guerra Civil no século 19. E, ainda, local de nascimento de figustas importantes como os presidentes Benjamin Franklin e John Kennedy; além de Alexander Graham Bell, o inventor do telefone; e o escritor Edgar Allan Poe.
Além disso, a cidade tem uma vida cultural animada, bons restaurantes e atrações legais. Isso sem contar que ali perto ficam duas das maiores universidades do mundo: Harvard e MIT.
Considerando todos os pontos turísticos de Boston, o ideal é que você fique três dias na cidade. Assim dá para ver tudo com calma, conhecer todos os museus, bairros e a área universitárias.
Claro, dá para passar menos tempo, ou até ficar uma semana na cidade. Abaixo montamos um roteiro de viagem por Boston que te ajuda a organizar a viagem independente de quanto tempo você tem.
Listamos as melhores opções de hospedagem em Boston para diferentes perfis de viajantes. Se você quer entender quais os melhores bairros de Boston para se hospedar ou ver mais sugestões de hotéis, confira nosso guia completo de onde ficar em Boston.
Montamos abaixo um roteiro de o que fazer em Boston em 3 dias. Você consegue fazer os passeios a pé ou usando transporte público.
Tem menos 1 ou 2 dias na cidade? Basta escolher os dias de passeio que gostar mais, ou trocar uma atração pela outra. Tem 4 dias em Boston ou mais? Abaixo listamos mais ideas de passeios e bate-voltas para fazer.
1 dia em Boston: História e Cultura em Downtown
O primeiro dia em Boston percorrerá os pontos turísticos do centro histórico da cidade (Downtown Boston), e incluí também os bairros de Beacon Hill e Back Bay.
Freedom Trail
Você pode começar o passeio em qualquer um dos dois pontos indicados no mapa. A ideia do primeiro dia, é percorrer a Freedom Trail. Trate-se de um caminho de cerca de 4 km, que passa pelos pontos históricos mais importantes da cidade.
Abaixo, listei os mais interessantes, mas você pode verificar a lista completa no site oficial.
Se você quer descobrir melhor sobre a história da cidade e entender cada ponto turístico, vale a pena fazer um tour guiado pela Freedom Trail. O tour passa pelos pontos listados abaixo e outros locais importantes para a história dos Estados Unidos.
Comece (ou termine) o passeio pelo USS Constitution, um navio antigo que participou de várias partes da história da independência e guerra civil americana. O navio pertence à Marinha dos EUA e a visita é gratuita (de terça a domingo, das 10h às 18h). Também é possível visitar o museu USS Constitution, que conta a história naval dos Estados Unidos.
Continue o passeio passando pela Old North Church, a igreja mais antiga da cidade e local onde a Revolução Americana começou e também pela casa de Paul Revere, o prédio mais antigo do centro da cidade e casa de um dos líderes patriotas dos EUA.
É possível entrar nesses prédios, mas só recomendo que você faça isso se tiver com tempo sobrando.
Faneuil Hall Marketplace e Quincy Market
Faça uma parada no Faneuil Hall Marketplace que foi construído em 1742 como uma área de mercados e um ponto de encontro. O local serviu de cenário para protestos. Hoje, é onde fica o Quincy Market, um mercado central muito organizado e bonitinho, com comidas ótimas e não muito caras.
Uma dica de bar nessa área é o The Bell In Hand Tavern, o pub mais antigo dos Estados Unidos! O local tem música ao vivo diariamente.
Já para quem quer sentar e almoçar (ou quem sabe voltar na hora do jantar), o Union Oyster House é o restaurante contínuo mais antigo dos Estados Unidos. É especializado em frutos do mar e pratos tradicionais, que custam em torno de 9 a 20 dólares.
Beacon Hill
Depois de comer e ver as lojas de artesanato, siga seu passeio histórico pelo bairro Beacon Hill, passando pela Old State House e o Boston Massacre Site (um prédio público de 1713, que foi marcado por um conflito entre ingleses e estadunidenses e foi catalizador da revolução) e Massachusetts State House.
Se quiser desviar um pouco do caminho, a Charles St. e a Acorn St. são uma ruas bem charmosas no bairro.
Gostou dessa região? Dá para fazer todo esse passeio incluindo cerveja, nesse Pub Crawl Histórico ao longo da Freedom Trail.
Se não quiser fazer um tour, uma dica de pub imperdível nessa área é o Cheers, bar que ficou famoso pela série de televisão com o mesmo nome. Tem ambiente acolhedor e a decoração inspirada na série.
Boston Common e Newbury Street
Finalmente, a trilha termina no Boston Common, o parque público mais antigo dos EUA. Um lugar bonito e tranquilo, no verão ou no inverno, onde você pode relaxar, ver esquilos e apreciar a paisagem.
Para terminar o dia, explore Newbury Street e a região de Back Bay, uma rua linda e bem famosa, com prédios do século 18 e várias lojas (incluíndo uma loja enorme da Apple), cafés charmosos e vários restaurantes (de hamburguerias a espaços refinados).
Dia 2 em Boston: Universidades e Ciência
Comece o dia indo para Cambridge, uma espécie de cidade satélite de Boston. É lá que ficam os campus de duas das maiores e mais importantes universidades do mundo: o MIT e Harvard.
Você chega lá de metrô (estação Harvard).
Campus de Harvard
O campus da universidade de Harvard (o Harvard Yard) é lindíssimo, e dá para passear tranquilamente entre os prédios históricos e jardins. As ruas da região onde vivem os estudantes também são um ótimo passeio, cheias de lojinhas e cafés legais.
Ainda, dá para entrar num dos museus, como o Peabody Museum de Arqueologia, ou o Museu de História Natural.
Se você quiser conhecer mais sobre a história e curiosidades sobre a Universidade, dá para fazer um tour guiado com um dos alunos! Clique aqui para reservar.
Campus do MIT
Continuando o passeio, siga (a pé ou de metrô estação MIT) para o Campus do Instituto de Tecnologia de Massachussets. Por lá, o Museu do MIT (entrada gratuita) expõe algumas inovações tecnológicas criadas por alunos, incluindo robôs e outras tecnologias de ponta.
Não deixe de ir ao Great Dome, um prédio histórico impressionante onde fica uma biblioteca, com entrada gratuita. Também é possível fazer um tour guiado com um aluno do Instituto.
Museu de Ciência de Boston e Ônibus Anfíbio
Continue o passeio na direção do Museu de Ciência de Boston: o passeio é uma diversão só! Tem vários dinossauros e animais grandiosos, além de exposições interativas com experimentos científicos.
Saindo de frente do Museu de Ciência de Boston tem um dos passeios mais curiosos da cidade: um tour de ônibus anfíbio.
Trata-se de um ônibus histórico da Segunda Guerra Mundial que circula não só pelas ruas, mas também pelas águas do Rio Charles, passando pelos principais pontos turísticos da cidade, com opção de audio-guia em Português.
North End – Little Italy
Para terminar o dia, siga para o bairro North End, o bairro italiano de Boston – também conhecido como “Little Italy” – porque conta com diversas tratorias e pizzarias típicas italianas.
Listei alguns dos melhores restaurantes na região abaixo, para orçamentos variados:
Se quiser uma experiência diferente, dê uma olhada nessa experiência gastronômica do North End com pizza, carnes e queijos (incluídas no valor do passeio).
Dia 3 em Boston: Pontos Turísticos Cosmopolitas
Comece o dia explorando o moderno Waterfront – Seaport District. Por ali você encontra diversos prédios enormes e a vista da skyline de Boston, a partir do Fan Pier Park.
Também dá para seguir a Harborwalk, uma trilha pública à beira-mar que se estende por mais de 60 quilômetros ao longo do litoral de Boston.
Nessa região, também tem alguns museus variados, como o Institute of Contemporary Art, um museu de arte contemporânea; o Boston Children’s Museum, com exposições interativas e educativas; e o New England Aquarium (compre o ingresso antecipado): um aquário com variedade de exposições marinhas.
A área também tem vários restaurantes e bares. Uma boa dica é a Trillium Brewing Company, que tem dois endereços, ambos servindo excelente cerveja artesanal e um bom beer garden.
Passeio de Barco no Boston Harbor
Uma excelente opção de passeio em Boston nessa região, (caso você viaje no verão ou primavera) é fazer um passeio de barco pela Boston Harbor. Vários cruzeiros curtos partem do porto.
Selecionamos os melhores para você:
Chinatown e Vista Panorâmica
Terminado o passeio, siga para a Chinatown de Boston, uma das maiores dos Estados Unidos. A região é famosa por seus restaurantes: é um ótimo lugar para experimentar dim sum e outras iguarias chinesas.
Caso você não goste de comida chinesa, tem vários restaurantes típicos americanos e cadeias de fast food nos arredores, em Downtown.
Depois do almoço, vá para o View Boston no Prudential Center (um shopping), de onde você tem vistas panorâmicas espetaculares de Boston. Tem que comprar o bilhete online.
South End
Termine o dia com no South End, um bairro charmoso com arquitetura vitoriana. Explore as galerias de arte, lojas independentes, parques e praças.
Nessa região você encontra vários restaurantes de comida do mundo inteiro. Também tem bons café e bares.
• Isabella Stewart Gardner Museum – uma impressionante mansão que abriga uma coleção de arte eclética, incluindo pinturas, esculturas e objetos de todo o mundo.
• Fenway Park – icônico estádio de beisebol do Boston Red Sox. Faça um tour guiado pelo estádio ou verifique se há algum jogo acontecendo durante a sua visita.
• Museum of Fine Arts (MFA) – o quarto maior museu de arte dos Estados Unidos, que abriga uma ampla coleção de arte, desde antiguidades egípcias até arte contemporânea.
• Museum of African American History – museu comexposições interativas e informativas sobre a escravidão e o movimento dos direitos civis.
• Bate-Volta a Salem: Um bate-volta à cidade das Bruxas é bem fácil. São cerca de 30 minutos de trem de Boston. Salem é famosa por suas histórias de bruxas e oferece várias atrações relacionadas, como o Witch House (Casa das Bruxas), o Peabody Essex Museum e o Witch Dungeon Museum. Além disso, tem um centrinho histórico charmoso. Para descobrir mais sobre a história da cidade, recomendo esse tour Caminhada dos Julgamentos de Bruxaria de 1692.
Não deixe de conferir nossas melhores dicas de viagem para os EUA:
Atenção: Não é uma boa ideia viajar para os Estados Unidos sem um seguro de saúde internacional, já que os custos hospitalares lá são altíssimos. Leia aqui como achar um seguro com bom custo/benefício (e com desconto!)
Poucas regiões do mundo combinam tanto com uma viagem de carro como a Toscana. Habitada…
Kashan foi uma das cidades que mais me surpreendeu no Irã. Pequena, charmosa e repleta…
Fussen é um bate-volta comum para quem visita Munique e uma parada estratégica para quem…
Se você gosta de história e curte cidades com muitas atrações de graça, você vai…
Alguns lugares que a gente visita parecem nem pertencer a esse planeta. Foi bem assim…
O que fazer em Hong Kong? A metrópole asiática é um daqueles umbigos do mundo…
Ver Comentários
OLÁ TUDO bem? Qual a época mais econômica e menos frio para conhecer Boston?
Conhece hoteis bem em conta e de fácil acesso a cidade?
Oi Ester,
Só estive lá no inverno. É bastante frio nessa época, mas também é mais barato.
Segue aqui dicas de hospedagem: https://www.360meridianos.com/dica/onde-ficar-em-boston
Oi Luiza,
Eu também vou a Boston. O inverno. Você tem dicas de programações de la? Há lugares para esquiar e patinar nos arredores? E o ano novo la, como é?
Obrigada
Oi Gabriela,
Sobre o que fazer na cidade, minhas dicas são as que estão no post mesmo. Não passei o Reveillon lá, então não sei te dizer qual a programação. Como a cidade tem muitos bares, acho que deve ser fácil achar uma festa. A região de Downtown me parece uma boa opção.
Para esquiar nos arredores, tem as White Mountains, que estão mais ou menos a duas horas de viagem. Dá uma olhada nesse post: https://www.360meridianos.com/dica/white-mountains-estados-unidos
bjs
Olá Luíza, qual data você foi a Boston? Estamos querendo passar 2 dias lá, sei que é corrido, mas visitaremos os principais lugares, o que você sugere?
Obrigada
Oi Márcia,
Eu estive em Boston no inverno, entre dezembro e fevereiro. Muita neve e frio. Mas a cidade fica linda.
Se você só vai ficar dois dias, sugiro que siga o roteiro que está no post mesmo. Incluí os principais lugares.
bjs
Oi Luíza,
ajudou sim.
Obrigada pela atenção!!!
Olá Luíza,
tudo bem? Pretendo ir a Boston em agosto, por acaso vc tem alguma indicação de hospedagem? Dei uma pesquisada na net, mas não encontrei nenhuma dica sobre qual a melhor região para se hospedar em Boston.
Desde já agradeço a atenção!
Viviani
Ei Viviani,
Tudo bom, e vc?
Eu fiquei no HI de Boston, que fica no Chinatown. Eu acho que a melhor região para se hospedar é a central (Downtown), porque dali você consegue ir a pé para a maioria dos lugares e tem acesso fácil ao transporte público. O Chinatown e o Financial District também são bons lugares.
Espero que tenha te ajudado. Se tiver na dúvida entre alguns lugares e quiser me perguntar, fique a vontade!
bjs