Portmeirion: o que fazer na vila italiana do País de Gales

Portmeirion, uma colorida vila no País de Gales, não se parece, de nenhum forma, com um lugar onde alguém real more e saia de casa todas as manhãs para buscar pão para o café.

As casinhas coloridas em rosa, vermelho e ocre e as estátuas distribuídas de forma aleatória pelas ruas são o que acendem a dúvida: aquela era uma cidade de verdade ou algum tipo de locação fictícia? 

Portmeirion poderia ser um cenário de uma série de televisão bizarra. Ou uma obsessão de algum velho rico. Ou ainda um espaço criado com o objetivo de fazer florecer a criatividade. E de fato é tudo isso.

Mas não se preocupe, a gente já explica tudo para você! Se você está com viagem marcada para o País de Gales e quer conferir essa curiosa cidade, fica com a gente no texto e confira o que fazer em Portmeirion, além de conhecer várias curiosidades sobre o lugar. Vamos lá?

História de Portmeirion

Construída nos anos 1930, pelo arquiteto milionário Sir Clough Williams-Ellis, em uma península particular, a cidade foi um projeto inspirado na vila de Portofino, na riviera italiana, e por isso exala um ar mediterrâneo que parece bastante exótico para as frias e chuvosas terras de Gales.

Bastante eclética e – por que não? – um pouco excêntrica, Portmeirion é o resultado do trabalho da vida inteira de um idealista que era apaixonado por estética e que acreditava que a arquitetura e o ambiente influenciam no bem estar das pessoas.

Seu objetivo era dar uma resposta brutal ao que ele chamava de esterilidade da arquitetura moderna, que, segundo ele, contribuiu para a decadência da qualidade de vida nos tempos atuais.

Além disso, ele também queria provar sua crença de que construções em paisagens naturais podem contribuir para embelezar e harmonizar ainda mais o local e não apenas causar destruição do meio ambiente.

O imponente hotel à beira do lago foi a primeira construção de Portmeirion, tamanha era a crença do idealizador de que o lugar se tornaria uma grande atração turística.

A casa, que já estava ali quando Sir Williams comprou o terreno, dividia espaço com alguns estábulos e outras casinhas menores que foram embelezadas com pintura e estátuas. Todo o resto do que está lá nos dias de hoje foi trabalho dele.

O arquiteto aproveitou que muitos edifícios históricos da Grã-Bretanha estavam sendo demolidos depois das Primeira e Segunda Guerras Mundiais, por causa de uma tendência modernizadora que imperava na época, e comprou edifícios inteiros e partes deles para realocá-los em Portmeirion. A decisão acabou transformando a cidade em um museu da arquitetura: cada esquina parece ter saído de uma época completamente diferente.

Sir Williams idealizou a cidade como um refúgio para pintores, mas os artistas demoraram a chegar. Escritores, outros arquitetos, diretores de cinema e membros da realeza galesa, no entanto, demonstraram interesse no lugar e ajudaram a transformá-lo em uma atração nacional.

Nos anos 1960, após ser usada como locação exterior para cenas da série britânica The Prisioner, um cult policial com toques de ficção cientifica, o local ganhou fama definitiva e hoje está sempre cheio.

O que fazer em Portmeirion: principais atrações e atividades

Tem pouco tempo? Que tal visitar Portmeirion junto com o Conwy, Parque Nacional Snowdonia e o Castelo de Caernafon, tudo na mesma viagem? Veja aqui um passeio completo que inclui todas essas paradas, saindo do norte de Gales! Custa apenas R$ 390.

1. Ynys e o lago Dwyryd

Desfrute da vista desde Ynys, uma cidade próxima que está situada do outro lado do lago Dwyryd. Dali, você pode ver o completo panorama de Portmeirion e entender o que Sir Williams queria dizer com usar a arquitetura para embelezar ainda mais a natureza.

2. Caminhar pelas ruas, praças e becos do centrinho da cidade

Ande pelas ruas sem ter para onde ir apenas para observar as pérolas arquitetônicas que surgem por todos os lados.

Preste atenção nos arcos, estátuas, pavilhões, passagens e detalhes pitorescos que você vai encontrar ali. Há alguns lugares de interessem que você vai querer ver na cidade. São eles:

Central Piazza

Passeie pela praça central. Ali é o lugar perfeito para absorver um pouco da loucura da cidade.

Com suas cores alegre, edifícios ecléticos e uma atmosfera que mistura o clássico com o fantástico, a praça foi planejada para ser um ponto de encontro local, um lugar onde as pessoas pudessem celebrar e ver a vida passar.

Eventos culturais, mercados ao ar livre e apresentações musicais frequentemente têm lugar nesta praça.

Salutation Square

A Salutation Square é um dos pontos principais de Portmeirion. Seu nome evoca boas-vindas e encontros. É ali que fica o arco do triunfo da cidade e também a estação de trem de Woodland.

Town Hall

O Town Hall de Portmeirion simula um prédio de uma câmara Câmara Municipal, mas lá dentro conta com um bar e dois espaços para eventos, além de um jardim com vista para a cidade.

Battery Square

Uma pequena praça cercada de algumas opções de acomodação, além do Spa Sereia e o Caffi’r Sgwâr – um café com mesas ao ar livre. Esse é um bom lugar para tomar um café ao estilo mediterrâneo.

Ali também estão alguns dos cenários da série The Prisioner, como A Casa Redonda, o chalé onde o personagem Número Seis viva. Hoje, o lugar funciona comouma loja que vende memorabilia nostálgica.

The Quayside

Um belo calçadão perfeito para uma caminhada a beira mar. Dali você tem uma bela vista do Hotel Portmeirion e do Estuário. Há ainda uma escultura de pedra em forma de navio, o Amis Reunis.

Farol de Portmeirion

Essa é a estrutura mais distante do vilarejo entre todas as criadas por Clough Williams-Ellis. Dá umas fotos bonitas se visitado em um dia claro ou a por do sol.

5. Praias do Estuário de Dwyryd

A costa em torno de Portmeirion é pontilhada com pequenas praias e enseadas, perfeitas para um dia de sol ou um piquenique à beira-mar.

Ali, os visitantes podem explorar cavernas escondidas, grutas e uma variedade de plantas interessantes. Além disso, dá para tomar um sorvete da Angel Ices Gelateria enquanto relaxa ao sol.

6. Y Gwyllt, o bosque de Portmeirion

Faça uma caminhada pelo bosque da cidade e descubra vistas incríveis e as belezas naturais da região. Em galês, seu nome quer dizer “O Selvagem”, e são 28 hectares de vegetação, além de um belo jardim japonês e um lago.

7. Castell Deudraeth

Nos arredores da cidade fica o Castell Deudraeth, uma construção gótica transformada em hotel. Dá para ir caminhando desde o centro e qualquer pessoa por ali vai saber te apontar o caminho.

O lugar tem acomodações de 4 e 5 estrelas e abriga um restaurante que é aberto para não-hóspedes.

Como chegar em Portmeirion

Portmeirion está localizado na península de Gwynedd, perto de Porthmadog. Para chegar lá, você pode utilizar um dos meios abaixo:

De Carro

Para quem viaja de carro, Portmeirion está bem conectada pelas redes rodoviárias do Reino Unido. Visitantes vindos de direções como o norte da Inglaterra podem pegar a A55 em direção ao País de Gales, seguindo pela A487 perto de Bangor, seguindo para Porthmadog.

Uma vez em Porthmadog, siga as placas para Portmeirion, que está a apenas alguns quilômetros de distância. O vilarejo tem estacionamento disponível para visitantes.

Clique aqui para fazer a cotação do aluguel de carro entre diferentes locadoras para garantir o melhor preço.

De Trem

A estação de trem mais próxima de Portmeirion é em Porthmadog, que é servida por trens da rede Arriva Trains Wales.

Ali chegam trens que partem de várias grandes cidades do Reino Unido, com uma possível troca em Shrewsbury ou Machynlleth, dependendo de sua origem.

De Porthmadog, dá pra pegar um táxi ou, durante a temporada turística, pode haver serviços de ônibus disponíveis para Portmeirion.

De Ônibus

Serviços de ônibus locais operam na área de Gwynedd e podem oferecer rotas que passam por Porthmadog ou diretamente para Portmeirion.

É aconselhável verificar os horários e rotas atualizados antes de viajar, pois os serviços podem variar de acordo com a temporada. Você pode fazer isso aqui.

Dicas Importantes

  • Verifique sempre os horários de trem e ônibus com antecedência, especialmente se estiver viajando durante feriados ou fins de semana.
  • Durante a alta temporada, Portmeirion pode ficar bastante movimentada, então considerar a chegada cedo ou fora dos horários de pico pode proporcionar uma experiência mais tranquila.
  • Lembre-se de reservar acomodação com antecedência se planeja pernoitar, já que as opções em Portmeirion e arredores se esgotam rapidamente.

Onde ficar em Portmeirion

Uma boa opção para explorar Portmeirion é ficar hospedado nos seus arredores. Essas são as melhores localizações para se hospedar por ali:

  1. Portmeirion
  2. Porthmadog
  3. Harlech

Para uma hospedagem próxima ao centrinho, a opção é o Portmeirion Hotel & Castell Deudraeth, o hotel quatro estrelas oferece spa, um pequeno supermercado em suas dependências, bar e restaurante. Além disso, tem uma vista incrível para o lago. As diárias custam a partir de £ 200.

As vilas nos arredores oferecem mais opções, algumas delas mais baratas. Essa é nossa seleção:

Leia nosso post completo sobre onde ficar em Portmeirion.

Quanto custa visitar Portmeirion e como visitar o vilarejo

Visitar Portmeirion será certamente uma experiência única. Veja aqui estão as informações atuais sobre valores e horários de funcionamento para planejar sua viagem:

Valores dos Ingressos (Temporada Principal de 25 de Março de 2024 até 5 de Novembro de 2025)

  • Adultos: £20,00
  • Concessão (Seniores de 60+ / Estudantes): £16,00
  • Crianças (5-15 anos): £12,00
  • Crianças (menores de 5 anos): Gratuito
  • Ingressos Familiares (para adultos e crianças de 5 a 15 anos):
    • 1 Adulto & 2 Crianças: £34,00​​.

Horário de Funcionamento

  • As bilheterias abrem às 9h30 e fecham às 17h30 (a última entrada é às 16h30), porém, é recomendável chegar cedo para aproveitar o dia inteiro.

Qual a melhor época para visitar Portmeirion

A melhor época para visitar Portmeirion é o verão e a primavera.

Na primavera, que vai de março a maio, você verá os jardins no ápice de sua beleza. O clima é ameno, perfeito para caminhadas. Essa é também uma ótima época para quem deseja evitar as multidões da alta temporada de verão.

Já o verão, que vai de junho a agosto, a região tem clima mais quente e dias mais longos, que permitem explorar o vilarejo com mais luz.

É a melhor época para desfrutar das praias próximas e para participar de eventos ao ar livre. Contudo, prepare-se para encontrar um número maior de visitantes e preços mais elevados de hospedagem.

Quantos dias ficar em Portmeirion

Em geral, é possível ter um gostinho de Portmeirion em apenas um dia.

Concentre-se nos destaques do vilarejo, como a praça central, o caminho costeiro, os jardins coloridos e os principais pontos de interesse arquitetônico. Um dia é suficiente para captar a essência do lugar e visitar as lojas e cafés mais charmosos.

Se você resolver dormir um dia, poderá conhecer com mais calma, comer em mais restaurantes e dar um pulo nos vilarejos próximos, como o Castelo de Harlech ou a vila de Porthmadog.

Seguro de viagem para o Reino Unido

Não se esqueça de contratar um seguro de viagem para sua estadia no Reino Unido!

Os países do Reino Unido não fazem parte do Tratado de Schengen, que regula a circulação de pessoas na maior parte da Europa. Por isso, a contratação do seguro de viagem pra lá não é obrigatória!

No entanto, viajar sem um pode te dar uma dor de cabeça danada!

O seguro te protege contra acidentes e doenças e evita gastar uma grana não planejada. Além disso, ele também cobre eventuais imprevistos na viagem, como cancelamento de voos e perda de bagagem.

Você pode conseguir seguro de viagem para o Reino Unido a com desconto de até 25% para os nossos leitores. Basta usar o cupom 360MERIDIANOS05.

Clique aqui para fazer sua cotação!

Seguro Viagem:
Europa
Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica EUR 35.000
Bagagem extraviada EUR 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.

Mapa com as atrações de Portmeirion


Fotos: Shutterstock

A viagem a Portmeirion foi um convite da Visit Britain

Inscreva-se na nossa newsletter

5/5 - (1 voto)
Natália Becattini

Sou jornalista, escritora e nômade. Viajo o mundo contando histórias e provando cervejas locais desde 2010. Além do 360meridianos, também falo de viagens na newsletter Migraciones e no Youtube. Vem trocar uma ideia comigo no Instagram. Você encontra tudo isso e mais um pouco no meu Site Oficial.

Compartilhar
Publicado por
Natália Becattini

Posts Recentes

Viagem de carro na Toscana, Itália: como alugar o veículo

Poucas regiões do mundo combinam tanto com uma viagem de carro como a Toscana. Habitada…

3 semanas atrás

Kashan, Irã: o que fazer e onde ficar na cidade do deserto

Kashan foi uma das cidades que mais me surpreendeu no Irã. Pequena, charmosa e repleta…

4 semanas atrás

O Que Fazer em Füssen, Alemanha: 1 ou 2 dias na Vila dos Castelos

Fussen é um bate-volta comum para quem visita Munique e uma parada estratégica para quem…

1 mês atrás

O que fazer em Washington DC em 1 ou 2 dias

Se você gosta de história e curte cidades com muitas atrações de graça, você vai…

1 mês atrás

Qeshm e Hormuz: as fantásticas ilhas do golfo pérsico no Irã

Alguns lugares que a gente visita parecem nem pertencer a esse planeta. Foi bem assim…

2 meses atrás

O que fazer em Hong Kong: roteiro de 1, 2, 3 e 4 dias

O que fazer em Hong Kong? A metrópole asiática é um daqueles umbigos do mundo…

2 meses atrás