As Praias do Algarve, em Portugal: Lagos

O Algarve é a região sul de Portugal, um lugar muito quente e de praias belíssimas – algumas das mais bonitas da Europa! – e que atrai todos os anos uma legião de ingleses, alemães, franceses e outros povos do norte do continente para aproveitar o verão com sol, mar e festa (para quem curte, tem muita). Nós, os brasileiros, sei lá por que, frequentamos pouco essa região portuguesa.

As praias são lindas, costumam ser cercadas por falésias, o que dá uma charme especial (apesar do risco de desmoronamento), a água do mar é um azul lindo, muito limpa e transparente, e há várias grutas e formações rochosas que dão um charme especial.

Leia também: Onde ficar no Algarve – guia de cidades

O que fazer e onde comer em Lagos

Passeio de barco em Lagos

Praia de Dona Ana

Quando ir

Claro, a escolha da época do ano para ir é fundamental, pois estamos falando do hemisfério norte: a água é bem gelada mesmo no verão. Mas com calor dá para aproveitar. Porém, nos meses seguintes, deixa de ser tão tranquilo de mergulhar, até porque a sazonalidade é forte nessa região: fora da alta temporada, muitos hotéis e restaurantes fecham! Ou seja, a melhor época para visitar o Algarve é de junho a setembro (dependendo do ano, em maio e outubro ainda vai dar para aproveitar um pouco, mas é uma questão de pura sorte).

Como chegar

São muitas as cidades que podem ser usadas como base na costa. Não é impossível ir de uma cidade para outra: tem ônibus e trem, mas, por vezes, os horários e as baldeações podem tornar o trajeto meio longo – nos links você consegue consultar os trajetos. A outra opção é alugar um carro (ou quem sabe um barco!), mas no verão os preços são elevados.

Se resolver alugar um carro, recomendamos que faça a comparação na Rentcars, maior site do mercado, que compara os preços em dezenas de locadoras e está presente em mais de 60 países – assim você pode garantir valores abaixo dos oferecidos no balcão. A Rentcars é parceira do 360, então reservando por aqui você ainda ajuda o blog (e a gente agradece). 🙂

Qual cidade escolher como base

Lagos, Algarve

Eu escolhi ficar em Lagos por indicação de amigos e porque ali encontrei preços mais acessíveis de hospedagem para o início de agosto. Antes de falar mais de Lagos e dar dicas sobre as praias – o melhor é que dá para conhecer todas a pé – vou dar um pequeno panorama dos outros lugares no Algarve

Albufeira é, sem dúvida, a mais turística, que dizem ter a noite mais animada, mas todos os portugueses que conheço, em massa, me disseram para não ficar lá. Tem também a capital Faro – onde fica o aeroporto internacional, a lindinha Ilha de Távira, Portimão e as Praias da Lagoa – incluindo a pouco acessível Gruta do Benagil, a ponta de Sagres, a mais discreta e protegida Aljezur (que fica na costa vicentina, e não no sul do Algarve). Minha escolha foi Lagos e, sinceramente, recomendo bastante.

Quanto custa

Posso falar sobre Lagos e digo que me surpreendi positivamente. Por ser uma região turística, esperava preços muito altos, mas não foi isso que encontrei. É possível encontrar hospedagem de variados tipos e preços. Eu fiquei num hostel por 19 euros a noite.

A comida do supermercado tem o mesmo preço do resto de Portugal, assim como coisas como filtro solar, guarda-sol, etc. As refeições em restaurantes comuns variam entre 7 a 15 euros. Eu evitei as opções da rua principal e com isso pagava em média 10 euros, com a bebida. Um chopp (ou fino, para os portugueses) variava entre 1 a 2 euros – que é o mesmo preço do resto de Portugal. No final das contas, gastei uns 45 euros por dia. Bem barato!

As Praias do Algarve: Lagos, Portugal

Ponta da Piedade

Vou começar com uma não praia. A ponta da Piedade é uma formação rochosa de onde você consegue ter uma vista linda de boa parte da costa. Dá para descer até perto das grutas e dali fazer um passeio de barco pelas formações, passando por baixo das falésias e apreciando o azul do mar.

Praia de Dona Ana

Essa é a praia com maior estrutura: tem até guarda-sol e cadeira para alugar, coisa rara em Portugal. Como tem muito espaço, mesmo cheia, não fica insuportável. É sem dúvida uma das praias mais bonitas da região.

Ao lado da Praia de Dona Ana fica uma prainha menor e menos badalada, a Praia do Pinhão, que é acessível por escadas.

Praia do Camilo

Essa praia fica numa região de encosta, então é necessário descer uma loooonga escadaria para chegar lá. É uma praia que costuma também entrar na lista de mais bonitas da Europa, mas isso pode ser relativo. Como a faixa de areia é limitada, a praia fica lotada a ponto de beirar o insuportável e a água do mar acaba não ficando tão limpinha como nas outras praias que visitamos.

Praia do Canavial

Essa é uma praia super difícil de chegar. É uma das primeiras depois da Ponta da Piedade, que só é acessível com trilha, o que a torna mais exclusiva. A água tem uma cor indescritível e essa é a única praia de areia bem fininha que visitei por lá.

Por ser uma praia mais escondida e de acesso limitado, muita gente fica pelada lá, apesar de não ser uma praia exclusivamente de nudismo. Eu, por exemplo, só fiz topless, mas isso você encontra em todas as praias do Algarve, as cheias ou as vazias.

Se você preferir uma praia mais fácil de chegar e menos “alternativa”, a Praia de Porto Mós fica logo ao lado e também é acessível com transporte público a partir de Lagos.

Praia da Batata e Praia dos Estudantes

Essas são as duas praias que ficam praticamente coladas no centro histórico de Lagos. São bonitinhas, mas têm muitas pedras no mar – é bom tomar cuidado na hora de mergulhar. A outra praia que fica perto do centro de Lagos e que é basicamente uma faixa de areia é a meia praia – ou seja, não é tão bonita, mas é boa para aproveitar quando o mar está mais revolto e com ondas.

Vai viajar? O Seguro de Viagem é obrigatório em dezenas de países da Europa e pode ser exigido na hora da imigração. Além disso, é importante em qualquer viagem. Veja como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício e garanta promoções.

Inscreva-se na nossa newsletter

Avalie este post
Luiza Antunes

Luiza Antunes é jornalista e escritora de viagens. É autora de mais de 800 artigos e reportagens sobre Viagem e Turismo. Estudou sobre Turismo Sustentável num Mestrado em Inovação Social em Portugal Atualmente mora na Inglaterra, quando não está viajando. Já teve casa nos Estados Unidos, Índia, Portugal e Alemanha, e já visitou mais de 50 países pelo mundo afora. Siga minhas viagens em @afluiza no Instagram.

Ver Comentários

  • Luiza,
    Suas dicas são muito boas e pretendemos utiliza-las para nossa viagem em Setembro deste ano, onde pretendemos ficar uma semana em Portugal e uma outra na Itália.
    Vendo algumas das suas dicas parece ser fácil não precisar alugar carro para se locomover em Portugal. É impressão minha ou é isso mesmo ?
    No nosso roteiro inicial pretendemos conhecer Lisboa, Porto, Sintra, Coimbra, Algarve e Fátima. Você recomenda alguma cidade a mais que seja imperdível ?

    • Oi Renato,

      Dá para se locomover bem em Portugal sem carro sim. A não ser que você quiser conhecer cidades menores ou praias mais distantes.

      Acho que seu roteiro está bem apertado para uma semana só!

  • Luiza Antunes, bom dia!
    Gostaria de passar meu aniversário em Lisboa, em um bom restaurante com um belo fado!
    Vc disse que em março ainda é bem frio em Portugal.. quantos graus faz durante o dia e à noite?
    Pretendo iniciar a viagem dia 7 de março e retornar dia 27 do mesmo mês.
    Acompanhei as dicas que vc deu e deverei segui-las para que possa aproveitar muito bem a viagem.
    O que vc sugere:transportes públicos ou alugar carro? Vi que em algumas cidades, tipo Fátima,fica bem confuso ir de carro e aconselham ir de comboio. O que me diz?
    Agradeço a sua atenção!
    Eliete Siqueira.

    • Oi Eliete,

      Desculpa, mas é impossível prever quantos graus vai fazer, porque varia muito a cada ano. Sugiro que você pesquise em aplicativos de tempo mais próximo da sua viagem.

      Para se locomover dentro de Lisboa a melhor forma é a pé e de transporte público: o metrô chega a quase todos os lados.

      Para fazer bate-voltas, depende de onde você quer ir: tem muitos lugares que é fácil ir de trem ou de ônibus. Mas algumas cidades menores precisam de carro.

  • Ola Luiza, estou indo para Portugal em junho/18. Passaremos 22 dias ai. Quantos dias vc acha que devemos reservar para o Algarve? obrigada,

    • Oi Rosana,

      Depende do quanto vocês gostam de praia e do quanto vocês querem conhecer da região. Acho que no mínimo 3 dias. Eu fiquei 5 dias.

  • Oi Luiza, Em primeiro lugar gostaria de agradecer por tantas informações preciosas que vc disponibiliza no seu blog!! Parabéns!!
    Estamos com planos de ir a Portugal no final de agosto início de Setembro deste ano(2017) e uma das regiões que queremos visitar é o Algarve. Gostaria de te perguntar se Lagos é plana, de forma geral, pois meu companheiro já tem 78 anos e mobilidade reduzida, ou seja, não consegue caminhar por muito tempo. Onde é possível alugar cadeiras de roda/scooters pra nós é o ideal.
    Qualquer dica de locais com "acessibilidade" em Portugal que vc possa nos passar será super bem vinda!!
    Abraços

    • Oi Vânia,

      Lagos é plana sim, mas para chegar nas praias mais bonitas, o caminho é por escadas, porque é preciso descer as escarpas.

      Lisboa e Porto, apesar da quantidade de ladeiras, tem bastante opção de transporte público, táxis e tuktuks que podem levar de um ponto ao outro.

      Entre as cidades históricas, Guimarães e Braga são mais planas. Aveiro também é plana.

  • Estou indo para o algarve em dia 17 de maio
    Sera que estara bom tempo ? Poderei fazer praia ? Obrigada

  • Olá Luíza! Eu estou querendo ir pra Lagos em julho, estava pensando em me hospedar em Albufeira por causa do trem que eu pegaria de Lisboa para lá direto que foi a opção que encontrei pela internet. Você sabe como eu poderia chegar a lagos? Ou se poderia ir direto para lá de Lisboa e me hospedar lá mesmo, sem ficar em Albufeira. Obrigadão!

Compartilhar
Publicado por
Luiza Antunes

Posts Recentes

Viagem de carro na Toscana, Itália: como alugar o veículo

Poucas regiões do mundo combinam tanto com uma viagem de carro como a Toscana. Habitada…

3 semanas atrás

Kashan, Irã: o que fazer e onde ficar na cidade do deserto

Kashan foi uma das cidades que mais me surpreendeu no Irã. Pequena, charmosa e repleta…

4 semanas atrás

O Que Fazer em Füssen, Alemanha: 1 ou 2 dias na Vila dos Castelos

Fussen é um bate-volta comum para quem visita Munique e uma parada estratégica para quem…

1 mês atrás

O que fazer em Washington DC em 1 ou 2 dias

Se você gosta de história e curte cidades com muitas atrações de graça, você vai…

1 mês atrás

Qeshm e Hormuz: as fantásticas ilhas do golfo pérsico no Irã

Alguns lugares que a gente visita parecem nem pertencer a esse planeta. Foi bem assim…

1 mês atrás

O que fazer em Hong Kong: roteiro de 1, 2, 3 e 4 dias

O que fazer em Hong Kong? A metrópole asiática é um daqueles umbigos do mundo…

2 meses atrás