Eu não visitei os Lençóis Maranhenses na melhor época do ano. Fui em abril, quando as chuvas estavam apenas começando e as lagoas ainda estavam cheias pela metade. Pode ser que eu não tenha visto o parque em todo seu esplendor, mas ainda assim não me arrependo de ter aproveitado a oportunidade de fazer essa viagem quando ela surgiu. Porque eu ainda acredito que a melhor época para viajar é quando você pode ir.
No entanto, se você pode se programar melhor e escolher a época em que vai viajar, pode ser interessante visitar o Maranhão na época em que as lagoas estarão todas cheias e quando o cenário vai fazer o seu queixo cair alguns centímetros mais.
Leia também: Lençóis Maranhenses: o que fazer, quando ir, onde ficar e mais!
A região dos lençóis tem duas estações bem definidas: a chuvosa, que vai de fevereiro a maio, e a seca, de junho a janeiro. O nível de água das lagoas atinge seu máximo no período logo após a estação chuvosa, de maio a setembro. Depois disso, a água começa a secar aos poucos. Por volta de novembro, já estão quase todas secas e só vão se encher outra vez no outro ano.
Vale lembrar que esse regime pode se alterar de ano para ano, dependendo da intensidade das chuvas e possíveis variações climáticas. Em alguns anos, por exemplo, acontece das lagoas nem se encherem por completo. Se você quiser ter certeza de que vai ver muita água na sua viagem, vale a pena ligar no ICMBio – (98) 3349-1267 – e se informar sobre como a natureza se comportou recentemente.
Se você por algum motivo visitar a região em uma época em que as lagoas estiverem completamente secas, não entre em pânico. Por mais que as grandes estrelas estejam de fora da festa, não faltam opções do que fazer em Barreirinhas. Passeios pelo rio Preguiças, dias na praia, visitas às comunidades podem compor seu roteiro. Aqui você lê todo o nosso conteúdo sobre a região.
Quantos dias ficar?
O pior erro que você pode cometer é ficar pouco tempo. Essa não é uma viagem para fazer de bate-volta ou em apenas dois dias. Para ver tudo com calma, fique pelo menos quatro dias inteiros. E você não achará ruim se tiver mais tempo – é a oportunidade de incluir também Atins e Santo Amaro no roteiro.
Estou me planejando para ir em Abril , na primeira quinzena.
Mas estou preocupado pois tenho lido que abril tem muita chuva. Isto pode atrapalhar a ideia de solzão do nordeste.
Quando você foi pegou muita chuva?
Estou pesquisando se neste período não seria mais adequado ir a outro local do Nordeste.
Olá eu estou indo em maio de 2018 sabe dizer se lá vai ta cheio? Agradeço
ola, gostaria de ir 17/03/2018, é bom esse mes, ou deixo para outro mes?
Estou programando para ir após a segunda quinzena de junho o que vcs me duzem desta data?