Qual moeda levar para o Uruguai? Peso, dólar ou real?

É fácil decidir qual moeda levar para o Uruguai: reais mesmo e ponto final. É que a moeda brasileira é muito bem aceita, obrigado, na maioria dos destinos turísticos, de Montevidéu ao interior do país. Vários estabelecimentos permitem até que você pague a conta diretamente com reais. Quando isso não ocorre, não faltam casas de cambio que façam a conversão.

Só leve dólares se você já tiver eles na carteira, guardados de outras viagens. Caso contrário você vai perder dinheiro na dupla conversão (de reais para dólares e de dólares para pesos uruguaios). Por outro lado, vários estabelecimentos também aceitam que você pague suas contas na moeda americana.

Não é por ser perto de casa que dá para viajar sem seguro: saiba por que contratar um seguro de viagem para ir ao Uruguai e como garantir um com boa cobertura (e com desconto).

Seguro Viagem:
América do Sul
MTA 15 Am. Latina +Telemedicina Albert Einstein
Assistência médica USD 15.000
Bagagem extraviada USD 400 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.
ITA 20 Am. Latina +Telemedicina Albert Einstein
Assistência médica USD 20.000
Bagagem extraviada USD 1.250
*Valor referente a 7 dias de viagem.
Affinity 35 Latam +Covid19
Assistência médica USD 35.000
Bagagem extraviada USD 1.200 (COMPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.

Vale lembrar também que a cotação do peso uruguaio comprado no Brasil certamente será muito pior do que o da moeda no Uruguai, por causa da pouca demanda. Por isso, não vale a pena trocar reais por pesos quando você ainda estiver no Brasil. A exceção é se você viajar de carro e a casa de cambio estiver numa cidade da fronteira – aí o preço praticado é similar ao que você encontrará em Montevidéu.

Veja também: Compras no Uruguai – 7 dicas para decidir o que trazer da viagem
Onde ficar em Montevidéu – os melhores bairros e hotéis
Montevidéu – o que fazer em 2 a 5 dias na capital do Uruguai
Uruguai de carro – guia completo para organizar a viagem
Vinícolas do Uruguai – o mapa do vinho perto de Montevidéu

Vale a pena usar cartão de crédito no Uruguai?

Usa! E muito! É que o Uruguai oferece aos turistas a isenção de um imposto, o IVA, que chega a 18%! Isso é válido em bares e restaurantes e aplicado no preço informado no menu. Também há um desconto no aluguel de veículos e em hotéis (mas aí o preço informado pelos sites, tipo o Booking, já está sem o IVA). Em todos os casos, o desconto vale apenas para quem paga com cartões internacionais.

Quem paga com Visa vê o abatimento na hora e já leva a fatura menor para casa; quem usa Mastercard paga o total, mas recebe o valor do imposto de volta só alguns dias depois – então pode ser apenas na fatura seguinte. O desconto compensa, com uma sobra de cerca de 10%, o IOF brasileiro, fazendo com que o pagamento com cartão seja o melhor método no Uruguai.

Vale prestar atenção em estabelecimentos que não são exatamente restaurantes, mas que estão registrados como tais e também oferecem esse desconto. É o caso de várias vinícolas nos arredores de Montevidéu. Em algumas delas o desconto é aplicado até no valor da visitação; em outras não.

Mas e o travel money – aquelas cartões de débito recarregáveis que podem ser feitos nas casas de câmbio – vale a pena? Bom, antes de viajar perguntei isso para uma atendente de uma grande casa de câmbio de Belo Horizonte. Ela foi muito sincera: não. Tanto pela questão do IOF, quanto pela dificuldade que é fazer o cartão ser aceito. Muitas casas de câmbio não recomendam que você leve um travel money para viagens pelo Uruguai e pela Argentina.

Quanto dinheiro levar ao Uruguai?

Na minha última viagem, em 2019, passei cinco dias no Uruguai. Como usaria muito o cartão, saquei 800 reais e levei na carteira. No primeiro dia troquei 200 reais por pesos uruguaios numa casa de cambio. E só usei a metade disso. É que como todas as refeições são pagas com cartão, por conta da isenção do IVA, a gente quase não gasta pesos uruguaios. Gastei só mesmo em passeios, com compras no mercado e para locomoção – e este último gasto foi pouco, porque o Uber, que funciona bem por ali, também já é cobrado no cartão de crédito.

Portanto, não se preocupe em trocar grandes quantidades de moeda de uma vez. O mais indicado é trocar aos pouquinhos, mas sempre tendo o cuidado de ter alguma quantidade de pesos uruguaios com você.

Inscreva-se na nossa newsletter

Avalie este post
Rafael Sette Câmara

Sou de Belo Horizonte e cursei Comunicação Social na UFMG. Jornalista, trabalhei em alguns dos principais veículos de comunicação do Brasil, como TV Globo e Editora Abril. Sou cofundador do site 360meridianos e aqui escrevo sobre viagem e turismo desde 2011. Pelo 360, organizei o projeto Origens BR, uma expedição por sítios arqueológicos brasileiros e que virou uma série de reportagens, vídeos no YouTube e também no Travel Box Brazil, canal de TV por assinatura. Dentro do projeto Grandes Viajantes, editei obras raras de literatura de viagem, incluindo livros de Machado de Assis, Mário de Andrade e Júlia Lopes de Almeida. Na literatura, você me encontra nas coletâneas "Micros, Uai" e "Micros-Beagá", da Editora Pangeia; "Crônicas da Quarentena", do Clube de Autores; e "Encontros", livro de crônicas do 360meridianos. Em 2023, publiquei meu primeiro romance, a obra "Dos que vão morrer, aos mortos", da Editora Urutau. Além do 360, também sou cofundador do Onde Comer e Beber, focado em gastronomia, e do Movimento BH a Pé, projeto cultural que organiza caminhadas literárias e lúdicas por Belo Horizonte.

Ver Comentários

  • Boa tarde Rafael
    Uma duvida, estava lendo suas dicas e achei interessante o uso do cartão de crédito no Uruguai, o desconto do IVA no uso do cartão ainda esta valendo para 2020??

    • Oi, Cresoni. Tem quase uma década que o governo vai sempre renovando essa medida. Por enquanto é válida até abril de 2020.

  • Gostei muito do texto, em junho de 2020 vou fazer uma viajem, porém vou de moto, sair de Belo Horizonte, ir até Montevideo ficar uns 5 dias e voltar pra BH, agradeço muito pela ajuda, abraço

  • Fantástico, informações extremamente úteis e numa linguagem simples e direta. Já estive no Uruguay, mas resolvi fazer uma pesquisa antes de viajar para lá, novamente.

  • Gostei, muito boa sua didática, sem arrudia muito. Mas me tira uma dúvida, sou louco por antiguidades e telas. Os preços são interessantes, melhores que no Brasil?

  • Boa tarde Rafael, estou pretendendo passar minha lua de mel em Montevidéu que seria a primeira viagem para fora do Brasil, mas fico com duvidas em relação ao cambio, passeios,restaurantes e principalmente o Hotel sobre as formas de pagamento, qual seria as melhores opções para saber como agir em outro pais em relação a moeda local e não passar vergonha rs.

    obrigada!!!!

    Vanessa e Anderson....

    • Oi, Vanessa. Que ótimo, tenho certeza que vocês vão adorar a viagem. :) Mas não sei se entendi a dúvida. Pode explicar o que exatamente te deixa com dúvida?

      É a forma de pagamento nos lugares? Se for isso, você pode levar reais e trocar por pesos nas casas de câmbio lá. E pode também usar seu cartão de crédito normalmente, desde que ele esteja liberado para uso no exterior (veja no seu banco). Você também pode sacar usando seu cartão de débito, do caixa de bancos uruguaios. Você receberá o dinheiro em pesos e haverá taxas do banco uruguaio, do seu banco no Brasil e impostos.

      Abraço.

  • Rafael, bom dia!

    Li seus post e achei bastante esclarecedor. Vou passar o Réveillon com mais dois amigos em Punta del Este, nossa hospedagem iremos pagar em dólares - US$330,00 (cada um) mais o aluguel do carro US$94,00 (cada um).

    Estamos na maior dúvida em qual moeda em levar para os gastos como por exemplo as baladas... OvoNight, OvoBeach, MobyDcick, Ocean Club e etc. Para esta ocasião é bom levar somente Real e Peso?

    Obrigado!

    • Oi, Leonardo.

      Eu levaria reais mesmo ou faria a troca por pesos. Dólares, só se eu já tivesse, ou então você vai perder na conversão duas vezes.

      Abraço.

  • Rafael, parabéns! Foi um dos melhores posts que li sobre o Uruguai. Muito esclarecedor. Parece que vc já sabia todas as minhas dúvidas. Valeu!

  • Oi Rafael,
    Estou numa tremenda dúvida, pois irei fazer uma viagem dentro de 1 semana BRASIL x URUGUAY x USA x BRASIL.

    É mais vantagem eu comprar o dólar no urugay, trocando direto meu real x dólar lá?
    O cenário do câmbio no Brasil está um absurdo.

    Desde já agradeço a ajuda.

    • Oi, Pedro.

      Não estou acompanhando a cotação do dólar no Uruguai. Pode valer a pena consultar isso, pela internet mesmo.

      De qualquer forma, o dólar está se valorizando frente a todas as moedas do mundo. Por mais que exista um cenário ruim no Brasil, me parece que é uma coisa geral também. Vi até europeus reclamando do preço do dólar.

      Enfim, não sei se valeria a pena, francamente.

      Abraço.

      • Muito obrigado pela resposta, pelo que entendi eu posso fazer essa troca real x dólar direto no Uruguai, correto?

        Abraços

        • Uai, em tese tem sim. Se você quiser, nos caixas eletrônicos do Uruguai você consegue até sacar em dólares, direto da sua conta bancária. Eu fiz isso várias vezes, para levar dólares para a Argentina, por conta do câmbio paralelo.

          Abraço.

  • Fala Rafael!

    No caso de pagamento direto em reais, a cotação é negociada na hora? Como funciona essa transação do real no Uruguai?

    E se eu quiser por exemplo, pagar uma passagem de ônibus de curta distância, dá pra pagar com reais, ou isso ja é exagero da imaginação?

    Valeu!

    • Oi, Gabriel.

      Normalmente há um aviso de quanto o estabelecimento aceita no real naquele dia. Você sempre pode perguntar também.

      Acho que passagem de ônibus é mais complicado. Você paga em reais em restaurantes e lugares turísticos, por exemplo.

      Abraço.

Compartilhar
Publicado por
Rafael Sette Câmara

Posts Recentes

Viagem de carro na Toscana, Itália: como alugar o veículo

Poucas regiões do mundo combinam tanto com uma viagem de carro como a Toscana. Habitada…

3 semanas atrás

Kashan, Irã: o que fazer e onde ficar na cidade do deserto

Kashan foi uma das cidades que mais me surpreendeu no Irã. Pequena, charmosa e repleta…

1 mês atrás

O Que Fazer em Füssen, Alemanha: 1 ou 2 dias na Vila dos Castelos

Fussen é um bate-volta comum para quem visita Munique e uma parada estratégica para quem…

1 mês atrás

O que fazer em Washington DC em 1 ou 2 dias

Se você gosta de história e curte cidades com muitas atrações de graça, você vai…

2 meses atrás

Qeshm e Hormuz: as fantásticas ilhas do golfo pérsico no Irã

Alguns lugares que a gente visita parecem nem pertencer a esse planeta. Foi bem assim…

2 meses atrás

O que fazer em Hong Kong: roteiro de 1, 2, 3 e 4 dias

O que fazer em Hong Kong? A metrópole asiática é um daqueles umbigos do mundo…

2 meses atrás