Restaurante em Bucareste para provar os pratos típicos da Romênia

A comida na Romênia, tal como a comida em boa parte do Leste Europeu, é influenciada pelos vizinhos e as diversas invasões que eles viveram ao longo dos anos. Então, não estranhe se você notar uma semelhança grande entre os pratos típicos romenos, sérvios, turcos, alemães e húngaros. E também não ache pouco criativo o uso dos ingredientes: carne de porco, peixe, repolho, milho e muita, muita sopa.

Aliás, não tem almoço ou jantar na Romênia que não comece com sopa, ou melhor, “Ciorbă”, que é como eles chamam o prato. Tem de feijão com carne (fasole cu carne), de almôndegas (perişoare), de vegetais (ţărănească) ou a famosa versão com tripas (burtă). O guia do meu Free Walking Tour disse que uma versão tradicional da culinária romena é essa feita de feijão e foi a que eu provei e aprovei. Bem saborosa e temperada, a sopa acabou sendo minha entrada e prato principal num jantar.

Leia também: Onde ficar em Bucareste: melhores bairros

Ideias de Roteiro pela Romênia

Entre os pratos típicos com carne, o Sarmale é bem famoso: carne de porco moída e misturada com arroz e ervas e enrolado em folhas de repolho. A Tochitură, que é uma carne cozida com cebola, geralmente acompanhada de outra tradição, a Mamaliguta ou Mamaliga, nossa velha conhecida polenta. Uma espécie de fast food romeno é o Mici ou Mititei, uma carne bem temperada, moída e servida grelhada, no formato de linguiça. É o espetinho da Romênia, servido com molho, pão ou batatas.

A sobremesa mais tradicional é Papanaşi, um bolinho frito feito de queijo cottage, servido com sour cream e geleia. É gigante e bem pesado. É gostoso e não é muito doce, mas não é meu estilo favorito de sobremesa. Ah, não deixe de provar também a ţuică, uma bebida fermentada a partir da ameixa, muito forte, tomada antes das refeições.

Dica de restaurante em Bucareste

Eu estava em Bucareste e queria saber onde provar alguns desses pratos típicos sem ser assaltada ou cair numa pegadinha. A indicação do meu guia foi o tradicional Caru’ cu Bere. O restaurante existe desde 1879, fica num prédio maravilhoso, com decoração art nouveu, e, o melhor, eles fabricam a própria cerveja. Que é ótima, por sinal.

O Caru’ cu Bere é bem turístico, com direito a bandinha de músicas tradicionais e garçons e garçonetes vestidos com roupas típicas, mas ao mesmo tempo os preços no cardápio – que é enorme – são honestos, a cerveja é boa e barata e a população de Bucareste também frequenta o espaço.

Eu estive lá no jantar, quando provei a Ciorbã de fasole cu carne afumatã (da foto ali em cima), comida servida num pão, que, como já disse, acabou me alimentando o suficiente. Ainda mais com os três canecos de cerveja, ţuică de aperitivo e um papanaşi gigante de sobremesa.

No dia seguinte, voltei na hora do almoço para provar uma tradição da casa: eles têm um menu especial para estudantes e idosos, desde a época da abertura, servido das 10h às 18h. O prato para estudantes custa 11,90 lei (cerca de 2,60 euros) e inclui uma porção de almoço pequena e mais uma cerveja (ou limonada).

Sinceramente, a porção é tão pequena que mesmo um viajante econômico estudante estará melhor se investir 22,40 lei (€5,00) num menu do almoço.

O Caru’ cu Bere fica no centro histórico de Bucareste, na rua Stavropoleos, 5. Pode ser necessário reservar mesa para jantares em alta temporada. Consulte o site oficial para fazer a reserva.

Vai viajar? O Seguro de Viagem é obrigatório em dezenas de países da Europa e pode ser exigido na hora da imigração. Além disso, é importante em qualquer viagem. Veja como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício e garanta promoções.

Inscreva-se na nossa newsletter

Avalie este post
Luiza Antunes

Luiza Antunes é jornalista e escritora de viagens. É autora de mais de 800 artigos e reportagens sobre Viagem e Turismo. Estudou sobre Turismo Sustentável num Mestrado em Inovação Social em Portugal Atualmente mora na Inglaterra, quando não está viajando. Já teve casa nos Estados Unidos, Índia, Portugal e Alemanha, e já visitou mais de 50 países pelo mundo afora. Siga minhas viagens em @afluiza no Instagram.

Ver Comentários

  • Dia 1 de setembro vou visitar a Roménia e gostaria de saber se existem pêras, laranjas e bananas nos supermercados ou mesmo nos restaurantes?
    Pergunto isto porque devido a um problema de saúde apenas posso comer fruta deste género e não posso comer fruta rija, tipo a maçã, uvas e kiwis.
    Já pesquisei mas não consigo encontrar nada que fale sobre as frutas.

    • Oi Madalena,

      Fruta aqui na Europa é uma questão de estação. Mas se tem uma coisa que eu sempre vejo no supermercado é laranja e banana. Pêra depende um pouco, mas costuma ter também.

Compartilhar
Publicado por
Luiza Antunes

Posts Recentes

Viagem de carro na Toscana, Itália: como alugar o veículo

Poucas regiões do mundo combinam tanto com uma viagem de carro como a Toscana. Habitada…

3 semanas atrás

Kashan, Irã: o que fazer e onde ficar na cidade do deserto

Kashan foi uma das cidades que mais me surpreendeu no Irã. Pequena, charmosa e repleta…

4 semanas atrás

O Que Fazer em Füssen, Alemanha: 1 ou 2 dias na Vila dos Castelos

Fussen é um bate-volta comum para quem visita Munique e uma parada estratégica para quem…

1 mês atrás

O que fazer em Washington DC em 1 ou 2 dias

Se você gosta de história e curte cidades com muitas atrações de graça, você vai…

1 mês atrás

Qeshm e Hormuz: as fantásticas ilhas do golfo pérsico no Irã

Alguns lugares que a gente visita parecem nem pertencer a esse planeta. Foi bem assim…

2 meses atrás

O que fazer em Hong Kong: roteiro de 1, 2, 3 e 4 dias

O que fazer em Hong Kong? A metrópole asiática é um daqueles umbigos do mundo…

2 meses atrás