Carnívoros, preparem-se para um banquete. É quase impossível fugir de uma refeição com um pedaço enorme de carne na Argentina. Pelo mesmo motivo, os vegetarianos terão problemas. Mas há solução: também é cheio de restaurantes vegetarianos em Buenos Aires.
Eu como carne, mas de forma reduzida. Evito comer durante a semana, por exemplo. Como passei dois meses na capital da Argentina, enfrentei esse problema. Existem algumas soluções, que começam em restaurante estilo self-service – basta você colocar no prato o que quiser – e incluem também lugares que não cozinham nada com carne.
Se a fome bater e você não encontrar nenhum menu vegetariano perto de você, as empanadas estão sempre ali para te salvar. Há vários sabores tradicionais que são vegetarianos, como o de queijo e cebola, e você consegue comprá-las em quase todos as esquinas da cidade.
Mas se você não abre mão de um almoço de verdade, anote os endereços abaixo que a fartura é certa.
Veja também:
• Onde comer bem e barato em Buenos Aires
• Onde ficar em Buenos Aires
O restaurante funciona em dois sistemas: você pode encarar a balança, como em qualquer self-service, mas num estabelecimento 100% sem carne e com muitas opções vegetarianas. Ou pode fazer melhor – pagar um preço fixo e comer o quanto quiser, sem se preocupar com a balança.
Nós optamos pela segunda alternativa. A refeição vegetariana no estilo tudo que você quiser comer sai por cerca de R$25, a depender do câmbio no momento da sua viagem. O valor inclui suco e sobremesa.
Não espere um ambiente descolado, feito para turistas. O Naturalmente Granix tem como público alvo a multidão de portenhos que passa pelo centro da capital todos os dias, a trabalho, e quer uma opção sem carne para o almoço. Por isso, o restaurante é simples e amplo. Tem 700 metros quadrados, muitas mesas e vista para a movimentação do centro de Buenos Aires (se você conseguir um lugar na janelinha, claro).
Não quer comer no local? Assim como outros restaurantes de Buenos Aires, o Granix funciona no esquema “pra levar”. Você pode fazer sua marmita e comer na Plaza de Mayo (e com vista para a Casa Rosada), por exemplo.
Mas a melhor coisa do Granix é a variedade de pratos. No Brasil existe uma mentalidade de que prato sem carne não está completo (e não pode ser bom). Uma tremenda mentira. Basta ver a quantidade de opções disponíveis – pelo menos uma dezena de entradas, vários pratos principais e algumas sobremesas.
O Granix é ligado à Igreja Adventista e tem mais de 20 anos de funcionamento. Fica dentro da Galería Güemes, no número 165 da Calle Florida (o mesmo prédio tem um mirante no terraço que também vale a visita). Funciona de segunda a sexta, de 11h às 15h.
Que prefere um lugar mais bonitinho e confortável para almoçar sem a pressa de um self-service, o Naturaleza Sábia é uma opção. Localizado na rua Balcarce, 958, em San Telmo, o lugar fica dentro de um prédio antigo e charmoso, o restaurante serve comida 100% vegetariana com opções veganas e para celíacos.
O lugar também conta com um espaço para eventos e oferece aulas de yoga, meditação, tai chi, oficinas literárias, teatro, palestras sobre alimentação natural, reiki, dança, canto, massagem e muito mais. por isso é sempre bom verificar a programação no site oficial.
No cardápio, as mais variadas e coloridas saladas, massas, crepes e até mesmo versões sem carne de pratos argentinos famosos, como as milanesas. Há também uma boa seleção de sucos, assim como cervejas artesanais e vinhos orgânicos.
O nome completo é Sattva Conciencia Vegetariana. O restaurante tem por objetivo oferecer comida saborosa e saudável no meio da correria do dia a dia ou um ambiente aconchegante para um jantar em uma noite especial.
São quatro opções de pratos no almoço, um para cada semana do mês. O menu completo inclui pão caseiro, uma bebida e um café ou chá. À noite, as opções são mais incrementadas e incluem até hambúrgueres e pizzas veganas.
O local também afirma utilizar práticas sustentáveis na aquisição dos ingredientes e preparo dos pratos. Fica na Montevidéo, 446, bem no centro da cidade, próximo ao metrô Uruguay. Site Oficial.
É aqui que a Índia encontra a Argentina. O Krishna oferece opções que contemplam a gastronomia típica de ambos os países, em uma mistura saudável e saborosa. O cardápio traz empanadas, milanesas, lassis e curries, além de outros pratos.
O espaço é lindamente decorado com referências ao hinduísmo. Fica na rua Malabia, 1833, no bairro Palermo. Site oficial.
Um dos mais bem classificados restaurantes vegetarianos em Buenos Aires, o Buenos Aires Verdes traz opções vegetarianas, veganas, cruas, orgânicas e livres de agroquímicos. É comandado pelo chef Mauro Massimino, especializado nesse tipo de alimentação.
Além do restaurante com pratos do dia, o lugar também serve bolos e pães, e conta com um armazém com produtos orgânicos e ecológicos para quem quiser testar as próprias receitas em casa. Tudo preparado com ingredientes de qualidade de produtores locais e respeitando os ciclos da terra e a sustentabilidade.
Há duas filiais, uma no Palermo (rua Gorriti, 5657) e outra no Belgrano (rua Vidal, 2226).
Os principais bairros para se hospedar em Buenos Aires são:
Os dois primeiros são para quem quer economizar, ficar perto de tudo e não se incomoda com bagunça. Já Recoleta e Palermo têm hospedagens mais caras, mas são bairros mais nobres e bonitos. Você pode saber mais sobre as regiões no nosso texto Onde ficar em Buenos Aires.
Acomodações recomendadas em Buenos Aires:
Encontre hotéis em Buenos Aires
Contratar um seguro de viagem é essencial, ainda que seja para países tão próximos quanto a Argentina. Por mais que seja perto de casa, o melhor é viajar protegido para não sofrer com os imprevistos.
A boa notícia é que é possível contratar um bom seguro de viagem gastando cerca de 10 reais por dia. Para isso, recomendamos utilizar um buscador como o do Seguros Promo, que compara as principais seguradoras e garante que você encontre o melhor custo/benefício, de acordo com suas necessidades.
Além disso, leitores do blog têm direito a um cupom de desconto exclusivo: 360MERIDIANOS05. Veja algumas das ofertas abaixo e escolha o seu:
Poucas regiões do mundo combinam tanto com uma viagem de carro como a Toscana. Habitada…
Kashan foi uma das cidades que mais me surpreendeu no Irã. Pequena, charmosa e repleta…
Fussen é um bate-volta comum para quem visita Munique e uma parada estratégica para quem…
Se você gosta de história e curte cidades com muitas atrações de graça, você vai…
Alguns lugares que a gente visita parecem nem pertencer a esse planeta. Foi bem assim…
O que fazer em Hong Kong? A metrópole asiática é um daqueles umbigos do mundo…
Ver Comentários
Estou planejando a minha primeira viagem pra Buenos Aires (será em outubro) e ver esse post acalmou meu coração vegetariano haha tava com bastante medo de chegar lá e não ter opções :/
E existem mais opções, Ana. Só procurar. :)
Abraço.
Oi Rafa,
não fui nesse Granix, mas visitei o mirante da Guemes. Confesso que achei meio pegadinha... rs Não é tão alto, então não dá pra ver direito a cidade toda, porque tem prédios próximos mais altos. Nem o Obelisco que é do lado dá pra ver. Mas a visita valeu super a pena pela galeria em si. Lindíssima, um teto exuberante! Uma das surpresas boas da cidade, onde vc tem que andar olhando pra cima o tempo todo. hahaha
Oi, Bia.
O bom é que a vista do Guemes é baratinha. Não é a melhor, mas acho que vale a pena se você tiver tempo.
Agora, vista legal mesmo é a do Palácio Barolo. Não dá pra ver o Obelisco, mas dá pra ver o Congresso Nacional e a Casa Rosada. :)
Abraço.
Ameiii!! *___*
Eu que sou vegetariana amei saber disso! Sou louca pela capital portenha e quando fui em 2010 foi complicado achar lugar pra comer bem!
Pretendo voltar e não passarei mais perregue!
Gratidão queridos! ;)
Beijos
Lá é complicado mesmo, Sílvia. Mas há opções.
Aqui você acha mais opções, ó:
https://airesbuenosblog.com/restaurantes-vegetarianos-em-buenos-aires-5-opcoes-para-quem-nao-curte-um-bife-de-chorizo/
Valeu Rafael! :)
Vou anotar e sim, decidi que volto ano que vem pra Bue :)
Beijos