A comida italiana é famosa no mundo inteiro, mas nem por isso é tão simples assim achar bons lugares onde comer em Roma. O problema é que como essa é uma das cidades mais turísticas do mundo, não é difícil cair em pegadinhas. Reunimos 12 dicas de restaurantes em Roma testados e aprovados pela nossa equipe, que já esteve diversas vezes na cidade.
Uma dica legal na hora de escolher o seu restaurante em Roma, além de reparar no cheiro do lugar e nos preços do cardápio, é verificar a quantidade de opções que eles têm: fuja de lugares que oferecem aqueles menus gigantescos com quase 15 páginas de opções: são enormes as chances de ter comida congelada nesse meio. Também saia das ruas principais e explore os becos e ruelas.
Os links com os endereços levam para o Google Maps, para facilitar a localização dos lugares.
Massa Fresca Baratinha
Bem pertinho do centro da cidade, o Il Pastaio de Roma foi o primeiro restaurante de massa fresca que conhecemos. Os preços ficam em torno de 3,50 a 5 euros por um prato de massa. Você escolhe o tipo da massa e o molho, eles fazem na hora e servem num prato de plástico mesmo. Provamos as massas de carbonara e pesto. É bastante simples, possuiu algumas mesas e tem wifi.
Endereço: Via dei Coronari, 102
Do mesmo conceito simples, prático e fácil do restaurante citado antes, o E.G.G. fica bem próximo do Vaticano. O restaurante tem diferentes tipos de massas feitas na hora, com preços entre 5 e 7 euros. Tudo fresquinho e saboroso. Tem poucos lugares para sentar. Provamos e aprovamos: “Pomodoro e basilico”, “Carbonara” e “Quatro queijos”.
Endereço: Vicolo del Farinone, 25/A
Trastevere
Essa cantina italiana, bem no coração do Trastevere, serve comida fresca e deliciosa. Foi a melhor carbonara que eu já comi na vida. Todas as massas do pessoal da mesa estavam boas e as carnes também vêm em porções generosas. É o restaurante que eu indico para todo mundo que conheço que vai na cidade – e agora indico para vocês também. O preço é médio e a conta, com vinho, prato e sobremesa, fica entre 15 e 20 euros por pessoa. Dá para ver o menu com os preços no site do Da Vittorio a Trastevere.
Endereço: Via di S. Cosimato, 14
No centro de Roma
Vos é um restaurante que ocupa três portas numa das ruas que cortam a movimentada Via del Corso. Tem decoração moderna e elegante e preços médios. Serve pratos típicos e produtos tradicionais num menu enxuto. Eu só experimentei a parte de “take away”, que oferece diferentes tipos de sanduíches que você monta na hora, com produtos frescos. No site do Vos tem o menu com preços.
Endereço: Via di Pietra, 74-77
Segundo o TripAdvisor, essa é uma das melhores pizzarias de Roma. O melhor dela, além do sabor da pizza, é a conveniência. Uma portinha escondida, bem perto do Panteão, onde os sabores de pizza recém saídos do forno são vendidos no talho, por quilo – o que dá uma média de 2 a 3 euros. É uma pizza com a massa mais pesada, tipo pão, mas deliciosa mesmo para pessoas que, como eu, preferem massa fina. Costuma ter fila, é frequentado por moradores locais e não tem muito onde sentar lá dentro.
Endereço: Via del Piè di Marmo, 32
Perto do Vaticano
Pertinho do Vaticano, o adorável Ristorante Perdincibacco foge do esquema pegadinha para turista. Com decoração moderninha e cardápio enxuto, oferecem boas opções dos clássicos italianos: pizzas, massas, saladas, mesa de antipasto e boa carta de vinhos. Os preços por prato ficam entre 7 e 11 euros.
Endereço: Via delle Fornaci, 5
Praticamente em frente ao Perdincibacco, o café Feffo é um bom espaço para tomar uma bebida quente, comer um docinho e descansar as pernas. Ou ainda, pode ser um espaço para tomar um cerveja e comer um aperitivo. O local é novinho, o atendimento é ótimo. Eu só posso falar da parte dos doces e me junto ao coro de elogios na internet: são deliciosos.
Endereço: Via delle Fornaci, 2–6
Mercados
Os mercados Eataly e seu conceito de “comer, comprar e aprender” estão espalhados não só pela Itália, mas o mundo todo. O Eataly de Roma é uma excelente opção para comer comida típica, de produtores locais, em bons restaurantes e ainda ter acesso a um enorme mercado com queijos, salames, antipastos e diversos produtos maravilhosos. Falamos mais sobre o local, nossas experiências e gastos aqui.
Endereço: Piazzale XII Ottobre (Estação de metrô Pirâmide ou estação de trem Ostiense)
Desde que o Mercado Centrale de Roma surgiu, comer na estação de trem de Termini não é mais sinônimo de fast food. O Mercado, que também tem sua versão em Florença, tem muitas opções de comida de chefs locais – da pizza à carne, passando pela sobremesa – e preços muito justos. Leia mais sobre o lugar.
Sobremesa
Eu sinto dizer que depois que você comer o tiramisu da Two Sizes, sua vida será arruinada, porque nenhum outro nunca mais vai chegar aos pés. Esse é o melhor tiramisu que já provei na vida e também o de muita gente, porque eles têm o primeiro lugar entre as docerias da cidade no TripAdvisor. Na Two Sizes você encontra o sabor tradicional e também versões diferentes com caramelo, limão ou pistache. Os valores ficam €2,50 para o pequeno e €3,50 para o grande. Também vendem outros tipos de doce, como canolli.
Endereço: Via del Governo Vecchio, 88
Essa lojinha no Trastevere, fora do miolinho mais turístico, é o que eu chamaria de uma “tiramisueria”. Eles só fazem tiramisu, bem tradicional, montado na hora! Tem o sabor clássico e algumas variações e dá para ver eles montando por conta de um espelho no balcão. A porção é bem grande e custa 5 euros.
Endereço: Via di S. Francesco a Ripa, 29
Eu nunca estive na região Sicília, mas depois que conheci a Pasticceria Siciliana Svizzera minha vontade aumentou exponencialmente. Esse é um lugar para foodies. Fica fora do centro e o acesso de transporte público é só por ônibus. Logo, é daqueles lugares frequentados majoritariamente por moradores locais. Fica bem cheio no horário do café da manhã, tem diversas opções de doces de lamber os beiços. Também serve gelato e o preço é super camarada. Não só doces são vendidos ali, no entanto. Tem opções de pizzas e outras comidas salgadas.
Endereço: Piazza Pio XI, 10
Túnis foi um acidente de percurso pra mim, mas foi uma boa surpresa. Eu precisava…
Poucas regiões do mundo combinam tanto com uma viagem de carro como a Toscana. Habitada…
Kashan foi uma das cidades que mais me surpreendeu no Irã. Pequena, charmosa e repleta…
Fussen é um bate-volta comum para quem visita Munique e uma parada estratégica para quem…
Se você gosta de história e curte cidades com muitas atrações de graça, você vai…
Alguns lugares que a gente visita parecem nem pertencer a esse planeta. Foi bem assim…