Um jardim secreto feito de pedras e lixo é um dos principais cartões-postais de uma cidade cuidadosamente planejada. É o Rock Garden, maior atração turística de Chandigarh, capital de dois estados indianos: Haryana e Punjab.
Tudo bem que o Rock Garden não é hoje mais segredo para ninguém – cerca de 5 mil pessoas passam pelo local todos os dias. Aos domingos, o jardim fica tão cheio que pode ser complicado caminhar pelos seus caminhos estreitos. Mas o Rock Garden ainda é feito de lixo e, é claro, pedras. E sim, já foi um jardim secreto. E por muito tempo.
Essa história começa durante a construção de Chandigarh. A Brasília das Índias foi planejada na década de 50 pelo modernista Le Corbusier que traçou ruas em linhas retas e dividiu a cidade em setores. E logo ali, no setor 1, perto de alguns dos prédios mais importantes da nova capital, nasceu o jardim secreto.
Leia também: O que fazer em Chandigarh, na Índia
Nek Chand, um indiano que trabalhava no departamento de obras públicas, tinha um hobby: ele resolveu aproveitar a grande quantidade de resíduos que a construção da cidade (e a destruição do que existia ali antes) deixou, e começou a usar lixo, pedras e rochas para fazer peças de arte numa floresta, perto do Sukhna Lake.
Sem autorização para construir seu jardim numa área de proteção ambiental, Chand tomou a sábia medida de manter tudo em segredo. E ninguém notou nada por longos 18 anos. Somente quando as centenas de esculturas do jardim ocupavam quase 50 mil metros quadrados é que as autoridades descobriram o segredinho. Para alívio do artista, resolveram não demolir o local, que foi aberto ao público como um parque, em 1976.
Com apoio público, Nek Chand conseguiu completar seu trabalho. Atualmente as esculturas feitas de pedras, pedaços de cerâmica, copos, garrafas e outros materiais do tipo ocupam uma área de 160 mil metros quadrados. O ingresso custa 15 Rúpias (míseros 34 centavos). Para turista que passa por Chandigarh a dica é evitar o local durante o final de semana. As obras de Nek Chand, separadas por cachoeiras e riachos, precisam ser admiradas sem centenas de pessoas te empurrando. E depois vale descansar e fazer um piquenique no Sukhna Lake.
Vai viajar? O seguro de viagem é obrigatório em dezenas de países e indispensável nas férias. Não fique desprotegido na Índia. Veja como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício para o país – e com cupom de desconto.
Poucas regiões do mundo combinam tanto com uma viagem de carro como a Toscana. Habitada…
Kashan foi uma das cidades que mais me surpreendeu no Irã. Pequena, charmosa e repleta…
Fussen é um bate-volta comum para quem visita Munique e uma parada estratégica para quem…
Se você gosta de história e curte cidades com muitas atrações de graça, você vai…
Alguns lugares que a gente visita parecem nem pertencer a esse planeta. Foi bem assim…
O que fazer em Hong Kong? A metrópole asiática é um daqueles umbigos do mundo…