Roteiros de viagem pela Argentina
Poucos países combinam tão bem numa mesma viagem. Basta pegar um barco e atravessar o Rio da Prata para ir de Buenos Aires para Colonia del Sacramento, no Uruguai, percurso que leva apenas uma hora. A ligação entre as capitais também é simples: apenas 2h15 de barco. Proximidade que permite vários roteiros que juntam Argentina e Uruguai na mesma viagem – e até na mesma semana.
Comprou uma passagem para Buenos Aires e tem tempo de sobra? Aproveite para conhecer também o Uruguai. Voará para Montevidéu? Se quiser, é fácil dar um pulinho na Argentina. Você pode fazer isso e retornar para pegar o voo de volta da mesma cidade. Ou pode já comprar suas passagens com múltiplos destinos, por exemplo, chegando por Buenos Aires e voltando por Montevidéu.
Os exemplos de roteiros a seguir são pensados para quem comprou as passagens assim, mas não há problema se seu voo de ida e o de volta forem da mesma cidade. Apenas tome o cuidado de retornar ao ponto de origem um dia antes do seu voo, para não correr risco de perdê-lo por causa de algum atraso.
Veja também:
• Como planejar uma viagem pela Argentina
• Como comprar passagens com múltiplos destinos
Buenos Aires
Você tem duas opções. Pode ir de Buenos Aires para Colonia del Sacramento, uma cidade erguida pelos portugueses, quando eles tentavam dominar a banda oriental do rio, na área que mais tarde virou o Uruguai. Como dito antes, essa é a viagem mais curta, com cerca de uma hora de duração, e também a mais barata.
Várias empresas fazem a ligação entre Uruguai e Argentina. A que nós usamos (e recomendamos) foi a Colonia Express, que costuma ter os melhores preços. A opção mais conhecida é a BuqueBus, que tem dois tipos de barcos: os rápidos, com viagens de 1 hora, e os lentos, com viagens de 3 horas e que fazem transporte de veículos. E há ainda a Seacat, que também não transporta carros e funciona mais ou menos no esquema da Colonia Express.
Aqui você consegue reservar seu bilhete com antecedência e incluir um walking tour opcional na cidade. Tente comprar as passagens com antecedência, principalmente se você for viajar em feriados, pois o preço varia conforme a demanda.
Você pode optar por passar o dia em Colonia, que é uma cidade muito agradável, e de lá pegar um ônibus para Montevidéu, viagem que dura 2h30. Quem preferir pode fazer tudo de barco, sem parar em Colonia e pulando de uma capital para a outra. Em todo caso, não se esqueça que você passará pela imigração antes de embarcar, por isso leve seus documentos (RG atual e em bom estado ou passaporte).
Leia também: Como ir para Colonia del Sacramento
Colonia del Sacramento
Cinco dias é o tempo ideal para conhecer Buenos Aires, mas eu entendo os sedentos de mais países carimbados no passaporte. Por isso, caso tenha cinco dias inteiros – já descartando os dias que você usará nos deslocamentos – dá ara juntar Argentina e Uruguai na mesma viagem.
Nesse caso, eu dedicaria três dias para Buenos Aires. Aproveite o tempo pela cidade portenha para fazer um tour pelo centro, conhecer a Casa Rosada, visitar os restaurantes de Palermo e perambular pela Recoleta e por Puerto Madero. Você estará com gostinho de quero mais quando pegar o barco para o Uruguai.
Veja também:
• O que fazer em Buenos Aires: as principais atrações
• Buenos Aires a pé: roteiro no centro da cidade
• Onde ficar em Buenos Aires
Cruzou a fronteira? Você pode descer em Colonia, passar algumas horas na cidade e seguir para Montevidéu. Ou pode ir diretamente para Montevidéu, com mais tempo para curtir a capital uruguaia. O roteiro de cinco dias só fica muito corrido para quem não comprou a passagem de múltiplos destinos, como expliquei acima. Nesse caso, o melhor é escolher apenas uma cidade uruguaia.
Montevidéu
Com sete dias a coisa melhora – eu passaria quatro noites em Buenos Aires e pegaria o barco para Colonia. Nesse caso a dúvida é entre passar uma noite na cidade histórica ou apenas curtir o pôr do sol – que é imperdível – e seguir para Montevidéu. Ahh, na capital uruguaia não deixe de conhecer o centro (se for domingo, passe pela feira Tristán Narvaja). Faça um tour pela Cidade Velha, siga para o Mercado del Puerto e desça – se tiver fôlego -, de bicicleta, as ramblas. Termine o dia tomando mate na frente do mar, ou melhor, na orla do Rio da Plata.
Veja também:
• O que fazer em Montevidéu, Uruguai
• Onde ficar em Montevidéu
Ahh, é óbvio, mas não custa dizer: o roteiro também é simples caso você chegue por Montevidéu. Basta pegar o ônibus para Colonia e de lá o barco (reserve antes) para Buenos Aires.
Sobrou tempo? Você pode incluir ainda um passeio de bate-volta a partir das duas capitais. As opções mais comuns são Punta del Este, que está a 120 quilômetros de Montevidéu, ou um passeio até Tigre, a apenas 35 quilômetros do centro de Buenos Aires.
Veja também: Bate-volta a Tigre e ao Delta do Paraná, perto de Buenos Aires
Tigre, Argentina
O roteiro base é o mesmo, mas dois dias a mais permitem que você acrescente lugares. Com esse tempo você pode deixar cinco dias para Buenos Aires, sendo um deles para o bate-volta até Tigre. Um dia (com pernoite) seria para Colonia, enquanto três dias seriam para Montevidéu. Os três dias que sobram são para o litoral. Caso escolha o argentino, o balneário mais próximo da capital é Mar del Plata, que está a cinco horas de Buenos Aires.
Veja também: 7 roteiros de viagem pela Argentina
Um cantinho de Cabo Polônio (Foto: Shutterstock)
Caso opte pelas praias uruguaias, saiba que há opções além de Punta del Este. Para começar, uma alternativa é fazer uma parada em Piriápolis, que está justamente no meio do caminho – são 90 km de Montevidéu e 40 km de Punta del Este.
Um pouco mais distante, mas bastante recomendada por quem conhece, é La Paloma, que fica a 220 km de Montevidéu. É a típica cidadezinha da região, com praia com rochas e um farol. Por fim, há Cabo Polônio, refúgio de lobos marinhos e da galera alternativa, não necessariamente nesta ordem. A cidade está a apenas 250 km de Montevidéu.
Contratar um seguro de viagem é essencial, ainda que seja para países tão próximos quanto a Argentina e o Uruguai. Por mais que seja perto de casa, o melhor é viajar protegido para não sofrer com os imprevistos.
A boa notícia é que é possível contratar um bom seguro de viagem gastando cerca de 10 reais por dia. Para isso, recomendamos utilizar um buscador como o do Seguros Promo, que compara as principais seguradoras e garante que você encontre o melhor custo-benefício, de acordo com suas necessidade.
Além disso, leitores do blog tem direito a um cupom de desconto exclusivo: 360MERIDIANOS05. Veja algumas das ofertas abaixo e escolha o seu:
Poucas regiões do mundo combinam tanto com uma viagem de carro como a Toscana. Habitada…
Kashan foi uma das cidades que mais me surpreendeu no Irã. Pequena, charmosa e repleta…
Fussen é um bate-volta comum para quem visita Munique e uma parada estratégica para quem…
Se você gosta de história e curte cidades com muitas atrações de graça, você vai…
Alguns lugares que a gente visita parecem nem pertencer a esse planeta. Foi bem assim…
O que fazer em Hong Kong? A metrópole asiática é um daqueles umbigos do mundo…
Ver Comentários
Olá,eu e meu namorado estamos pretendendo ir em julho nas nossas férias para Buenos Aires, porém é a nossa primeira viagem. É melhor comprar pacote ou dar para ir se virando lá rs?
Desde já Agradeço.
Depende de você, Thais. Dá pra ir se virando sim. Basta comprar a passagem, reservar o hotel e pesquisar os roteiros. Não é complicado.
Mas, se sentir mais segurança, vai de pacote. :)
Abraço.
Muito bom o roteiro, Rafa! ♥
Dependendo do estilo da viagem, eu incluiria mais um destino no Uruguai, do ladinho de Cabo Polônio: Punta del Diablo.
https://paraondefomos.com.br/punta-del-diablo-a-nossa-primeira-agradavel-surpresa-no-uruguai/
Para quem curte um destino mais desacelerado, na mesma vibe que Cabo, no entanto, um pouco mais desenvolvida, vai gostar de Punta del Diablo.
Contudo, quem prefere algo mais badalado, indico o mesmo local, mas com uma diferença: vá no verão. O pequeno vilarejo "ferve" no verão.
Além disso, se a viagem estiver um pouco mais folgada no quesito tempo, vale a pena pernoitar em Cabo Polonio e sentir a vibe mágica desse vilarejo despretensioso.
https://paraondefomos.com.br/cabo-polonio-paraiso-escondido-uruguai/
Por fim, dependendo do Estado em que o viajante esteja, é possível ir de forma bem barata para o Uruguai: atravessando a fronteira de ônibus. Nós chegamos em Punta del Diablo, partindo do Rio de Janeiro, gastando 5 mil milhas e menos de 150 reais.
https://paraondefomos.com.br/como-chegar-ao-uruguai-uma-opcao-barataquanto-custa/
Beijos e continuem nos presenteando com tantos conteúdos ricos.
Já ouvi falar muito bem de Punta del Diablo, Juliana. Parece bem legal.
Obrigado pelo relato detalhado. Acrescentou muito ao post.
Abraço.