4 roteiros de viagem na Tailândia prontos para usar

A dúvida sobre como montar os melhores roteiros de viagem na Tailândia costuma aparecer logo no começo do planejamento de qualquer viagem ao país. A Tailândia já é um dos destinos da moda entre brasileiros. Com custo de vida muito inferior ao nosso, atrações incríveis e promoções relativamente frequentes de passagens aéreas, o turismo verde e amarelo no sudeste asiático ficou cada vez mais comum.

É verdade que as incontáveis opções de atividades disponíveis – que vão de ruínas históricas a templos budistas em atividade, de praias perfeitas para mergulho e banho de sol a festa infinitas, de selva tropical a metrópoles vibrantes – acabam deixando qualquer um meio perdido.

Assim como em qualquer destino, um roteiro de viagem pela Tailândia envolve abnegação. Sim, eu sei que é muito complicado chegar ao outro lado do mundo. Sei que são muitas atrações, todas incríveis. Mas pode acreditar: é impossível ver e visitar todos os lugares que você gostaria em apenas algumas semanas.

Por isso, aceite que lugares interessantes ficarão de fora da sua viagem. Com isso em mente, veja as sugestões de roteiros abaixo, pensadas para quem tem 7, 15, 20 ou 30 dias no país asiático.

Veja também:
Dicas essenciais para uma viagem pela Tailândia
Quanto custa viajar para a Tailândia

Roteiros de viagem na Tailândia: comece por Bangkok

A Tailândia tem praias incríveis, mas eu juro que não entendo quem cruza dois oceanos só para isso. O país mais famoso do sudeste asiático é muito mais do que um monte de praias paradisíacas, até mesmo se você compará-la ao Brasil, que também é mestre nesse quesito.

Com isso em mente, evite o erro de cortar Bangkok do seu roteiro. A capital do país é cheia de templos e atrações históricas. Fora que quase todos os voos vão parar lá mesmo, então o melhor é descer em Bangkok por alguns dias e só depois seguir viagem.

Imagine a situação contrária: viajar por mais de 30 horas até a Tailândia, chegar em Bangkok esgotado e louco por conta do fuso horário, mas ter que encarar mais um avião e, quem sabe, uma balsa até a ilha paradisíaca mais próxima. Boa ideia? Eu acho que não.

A exceção da regra é se você tiver pouquíssimo tempo para conhecer o país e estiver vindo de outras partes da Ásia, com o voo descendo diretamente em lugares como Phuket e Chiang Mai.

Veja também:
Como se locomover em Bangkok
Onde ficar em Bangkok

Grande Palácio Real de Bangkok

Roteiro de sete dias na Tailândia

É pouco tempo para ficar no país. Mas, caso você esteja na Tailândia só de passagem, é possível aproveitar bastante durante apenas uma semana. Se seu voo chegar por Bangkok, passe ao menos duas noites por lá. Nesse tempo você pode aproveitar para conhecer o Grande Palácio Real, o Templo do Amanhecer e o Templo do Buda Reclinado, entre outras atrações. Também não perca a legendária noite de Bangkok, em especial nos arredores da Khaosan Road.

Depois, siga para as praias. Minha sugestão é que você vá direto para o que a Tailândia tem de melhor: as praias. Para isso, vá de avião até Phuket ou Krabi. Dependendo da hora que seu voo chegar, faça o pernoite nessas cidades. Em seguida pegue a balsa para Phi Phi, onde você passará o resto dos seus dias no país. Mas atenção: antes de fechar qualquer roteiro de viagem pela Tailândia, veja se você não estará na época das temidas monções asiáticas.

Foto: Diego Delso, Creative Commons

Roteiro de 15 dias na Tailândia

Com 15 dias a coisa melhora. Neste acaso, sugiro pelo menos quatro dias em Bangkok. Os três primeiros podem ser dedicados para conhecer as atrações da cidade, enquanto no quarto o legal é correr para Ayutthaya, antiga capital e, na minha opinião, o lugar mais legal da Tailândia.

Depois, você pode escolher entre dividir seu tempo num combo norte da Tailândia + praias ou passar todo o restante só nas praias mesmo. Eu fiquei com a primeira opção e não me arrependi. Nesse caso, corra para Chiang Mai, a segunda maior cidade do país. É possível fazer o trecho de avião, trem ou de ônibus. Passe ao menos três dias na cidade.

De Chiang Mai, pegue um avião até as praias do sul. Sugiro novamente Phuket ou Krabi, sempre pensando que o destino final é Phi Phi. Se necessário, passe uma noite na cidade litorânea que você escolher, mas no dia seguinte corra para Phi Phi, onde você pode passar o resto dos seus dias. Lá você poderá relaxar nas praias de Phi Phi e fazer vários passeios de barco pelas ilhas ao redor.

Pode ser interessante incluir no seu roteiro uma noite acampando em Maya Bay, a famosa praia e cartão-postal da Tailândia, conhecida internacionalmente desde o filme “A Praia”. Volte para Bangkok de avião, a partir de Phuket ou Krabi (você terá que pegar a balsa novamente) um dia antes do seu voo de volta ao Brasil.

Ilhas Phi Phi (Foto: Diego Delso, Creative Commons)

Roteiro de 20 dias na Tailândia

Eu sou adepto de viagens mais tranquilas, sem um milhão de paradas e com mais dias para relaxar. Por isso, com cinco dias a mais eu não incluiria nada de muito diferente. Começaria por Bangkok, talvez dedicando um dia a mais para a capital, em seguida iria para o norte, onde também dedicaria mais tempo de viagem. A parada extra seria em Chiang Rai, que fica a cerca de três horas por terra da Chiang Mai. Essa cidade está perto da fronteira com o Laos e Myanmar e tem o incrível Templo Branco.

Após o tempo no norte, eu seguiria para as praias do sul, também de avião, com mais tempo para relaxar nas águas cristalinas de Phi Phi.

Veja também:
Como viajar de trem pela Tailândia

Bangkok, Tailândia

Roteiro de 30 dias na Tailândia

Um mês. Este é o tempo que eu desejo ter na minha próxima viagem ao país – na última eu tive cerca de 20 dias. Com esse tempo, eu incluiria também alguma ilha da outra costa. Outra costa? Como assim?

Simples. Além de não ser um país tão pequeno quanto nós, brasileiros, muitas vezes pensamos, a Tailândia é banhada por dois mares. O Mar de Andaman, onde estão Phi Phi, Phuket e Krabi, entre outros destinos de praia, e o Golfo da Tailândia. Nesta costa estão destinos como Ko Pha Ngan, Ko Tao e Ko Samui, três ilhas também muito turísticas. 

Ko Samui é uma das maiores ilhas da Tailândia e tem boa infraestrutura, incluindo um aeroporto, o que facilita chegar ao local. De lá é possível pegar uma balsa até Ko Pha Ngan, famosa em todo mundo por conta da Festa da Lua Cheia. Já Ko Tao é o lugar mais procurado por quem deseja aprender a mergulhar na Tailândia. Também é possível alcançar Ko Tao de balsa, a partir de de Ko Samui ou de Chumphon.

Se você quiser visitar as duas costas, pode ser uma alternativa seguir a ordem do roteiro de 20 dias. Ou seja, começar por Bangkok, fazer o bate-volta até Ayutthaya, seguir para Chiang Mai e Chiang Rai (de trem ou avião), depois ir de avião até Phuket ou Krabi, pegar a balsa até Phi Phi, e de lá voltar para Phuket. De Phuket, é possível pegar um voo até Ko Samui, ou um combo de ônibus e balsas, cortando a Tailândia por terra e mar, chegando nas ilhas do Golfo da Tailândia.

Veja também: Como mergulhar na Tailândia

Outras opções de roteiros

Como dissemos no começo do texto, é claro que a Tailândia é muito mais do que os lugares que listamos aqui. E ainda tem o restante do sudeste asiático, convenientemente perto. Que tal aproveitar para conhecer também Malásia, Cingapura, Laos, Vietnã ou Camboja? Muita gente completa o roteiro com esses países, percorrendo as distâncias por terra ou de avião.

Outros aproveitam os voos para Hong Kong, outro grande destino asiático (e que também não exige visto de brasileiros). De lá, compram passagens de low costs, tipo a Air Asia, para Bangkok. E ainda há quem combine a Tailândia com Bali, na Indonésia. Enfim, há um sem número de opções. A questão é escolher qual é a sua favorita.

Inscreva-se na nossa newsletter

5/5 - (1 voto)
Rafael Sette Câmara

Sou de Belo Horizonte e cursei Comunicação Social na UFMG. Jornalista, trabalhei em alguns dos principais veículos de comunicação do Brasil, como TV Globo e Editora Abril. Sou cofundador do site 360meridianos e aqui escrevo sobre viagem e turismo desde 2011. Pelo 360, organizei o projeto Origens BR, uma expedição por sítios arqueológicos brasileiros e que virou uma série de reportagens, vídeos no YouTube e também no Travel Box Brazil, canal de TV por assinatura. Dentro do projeto Grandes Viajantes, editei obras raras de literatura de viagem, incluindo livros de Machado de Assis, Mário de Andrade e Júlia Lopes de Almeida. Na literatura, você me encontra nas coletâneas "Micros, Uai" e "Micros-Beagá", da Editora Pangeia; "Crônicas da Quarentena", do Clube de Autores; e "Encontros", livro de crônicas do 360meridianos. Em 2023, publiquei meu primeiro romance, a obra "Dos que vão morrer, aos mortos", da Editora Urutau. Além do 360, também sou cofundador do Onde Comer e Beber, focado em gastronomia, e do Movimento BH a Pé, projeto cultural que organiza caminhadas literárias e lúdicas por Belo Horizonte.

Ver Comentários

  • Olá Rafael,

    Algumas colegas me falaram que a Tailândia é excepcional e fiquei maluca para ir, ainda mais depois de ler os seus posts. Contudo só falo o português,ainda estou estudando o inglês. Qual a dificuldade de comunicação, eles são receptivos?

    • Oi, Milene. Normalmente a comunicação é toda em inglês. Você não precisa falar com perfeição, mas saber se comunicar e entender. Com esforço dá sim.

      Abraço.

  • Olá Rafael parabéns pelo site.

    Gostaría de sua opinião sobre viajar sozinho pra Tailândia (Bankok e ilhas Phi phi) ?
    Você considera uma pais seguro?

    Obrigado

    • Sim, Eduardo. Acho que não é perigoso não. Só tomar uns cuidados básicos e evitar riscos desnecessários.

      Abraço.

  • Dificil achar um blog de viagem tao claro como esse. Ja viajei por mais de 22 paises e a maioria deles olhei as dicas aqui. tem muita gente por ai fazendo blog de viagem pra cuspir preconceito sobre os lugares que vai e acaba sendo pouco informativo. Parabens pelo trabalho!

    • Ô, Louise. Muito obrigado pelo elogio. :) De verdade. Dá um trabalho absurdo, mas vale a pena, principalmente quando a gente recebe comentários assim.

      Abraço.

  • Olá Raphael tudo bem?

    Descobri o site de voces há um tempo e desde então não para de ler. Estou planejando uma pequena volta ao mundo sozinha e o site de vocês tem me ajudado bastante. Antes de tudo, gostaria de agradecer as ótimas dicas.

    Em relação a Thailandia, (e todo Sudeste Asiático), tenho sentimentos contraditórios, algumas horas gostaria de começar minha viagem por lá, outras horas penso em nem passar por perto. Sei que a região virou a meca do turismo americano, todo dia entro num blog e leio algo sobre alguém que acabou de voltar de lá.
    As historias são bem variadas; parece que existe uma horda de turistas bêbados em busca de prostituição, mal tratos com animais (os elefantes, tigres e macacos drogados para agradar os para gringos fazedores de selfies), muitos roubos e cambalachos.
    Vocês tiveram alguma experiência desse tipo? Visitaram algum lugar totalmente descaracterizado pelo turismo excessivo? Aliais gostaria que vocês escrevessem mais sobre experiências de viagem que dão errado! Pode parecer estranho esse pedido, mas ajuda a quebrar com algumas ingenuidades que o viajante inexperiente costuma ter.

  • Irei em janeiro , 12 dias , desejo conhecer Bankok e as ilhas .quais devo visitar, onde devo dormir? Acredito que 2 ou 3 lugares e de la sair para passeios de ida e volta.
    O deslocamento por aviao, os aparelhos sao muito pequenos ? pergunto por que sou fobico.

  • Sem dúvidas o site de vocês é o que mais tem me ajudaado no planejamento da minha viagem. Vou mês que vem com meu namorado pra Tailândia e estou na ansiedade da contagem regressiva (faltam menos de 30 dias). Assim como você sugeriu, farei o roteiro de 20 dias. Já agendei o sleep aboard em Maya Bay e to muuiito empolgada. Pesquisando por aí tbm ouvi dizer que Railay Beach vale muito a pena. Será? Como disse, o site de vcs tem me ajudado muito e ocmo não vi nada sobre Railay Beach aqui, fiquei meio em duvida se valia a pena mesmo. rsrs..Enfim, se souber de algo sobre Railay, compartilha com a geente :)

    Muito obrigadaaa

    • Naila, vou por 20 dias a Tailândia em Novembro. Aterro em Bkk dia 20 e saio dia 10. Entre 29 de Novembro e 9 de Dezembro estarei pelas ilhas. Começo a partir de krabi! Pode passar seu roteiro?

      Obrigada

    • Nayla, vou te dizer: tem uma praia meio escondida em Railay que é o que faz valer a pena! Vi várias praias na Tailândia mas as águas de lá eram as mais lindas e cristalinas!! Sò não precisa reservar muito tempo pra lá não :)

    • Oi, Nayla. Fico feliz que o blog tenha ajudado. :)

      Não tem nada sobre Railay Beach aqui no 360 mesmo. Essa informação a gente fica te devendo. hehehe

      Mas na certa você acha relatos em outros blogs.

      Abraço.

  • Ola, tudo bem?
    Primeiramente, muito obrigada por todas as dicas! O seu site tem sido a biblia da minha viagem! haha
    Vou pra Tailandia dia 28/out e ficarei 10 dias la. Sei que é um tempo reduzido, mas consegui uma passagem de preço extraordinario (2mil ida e volta) e tive que aproveitar!

    Bom, nosso plano inicial era
    3 noites em phi phi
    3 noites em chang mai
    4 noites em bangkok

    Pensando em curtir os lugares com mais tempo e eliminar os custos de transporte, estamos repensando se valeria a pena excluir chang mai do roteiro e ficar apenas em phi phi e bangkok. O que voce acha? Existiria outra cidade que poderiamos incluir no roteiro?

    Muito obrigada!

    • Oi, Natalia. Ótima essa promoção que você achou, hein!

      Olha, eu, que gosto de relaxar e viajar devagar, tiraria sim Chiang Mai. Daria mais tempo para Phi Phi e incluiria um dia em Ayutthaya, a partir de Bangkok.

      Mas dá para visitar Chiang Mai, se você fizer questão.

      É uma escolha complicada, eu sei. :)

      Abraço.

  • Muito obrigado pelas dicas.

    Uma dúvida, eu ficarei 19 dias na Tailândia (ida chegando direto em Phuket e volta por Bangkok).

    Vocês aconselham alguma coisa diferente para o meu caso? Ou apenas fazer ao contrário o roteiro de 15 dias?

    Obrigado.

      • Rafael, eu gostaria de informações sobre a moeda. Ouvi dizer que a conversão de real para moeda tailandesa é mais vantajosa do que do dólar. Gostaria de saber se isso procede. As casas de câmbio locais aceitam o real?

        • Não sei te dizer isso, Natalia. Quando eu estava lá não aceitavam não. Pode ter mudado, mas certamente o dólar será mais facilmente aceito.

          • Natália, não vai com real não. Você pode ter um grande problema de não conseguir trocar a grana. Do tempo que vi lá, não vi nenhuma cotação do real pra bahts :/

  • outra coisa, como sera 20 dias... e seguiria seu roteiro que falei anteriormente, sera que conseguimo colocar outro lugar na volta, tipo camboja, ou vietinã ou dubai?? o que vc indicaria??
    abs

  • ola, estou programando uma viagem para Tailândia agora pro final de ano.. saindo dia 27 de dez ficaria 2 dia em bangkok e dia 30/dez partir para uma ilha para passar a virada de ano...gostei muito da sua dia de 20 dias...
    "começar por Bangkok, fazer o bate-volta até Ayutthaya, seguir para Chiang Mai e Chiang Rai (de trem ou avião), depois ir de avião até Phuket ou Krabi, pegar a balsa até Phi Phi, e de lá voltar para Phuket. De Phuket, é possível pegar um voo até Ko Samui, ou um combo de ônibus e balsas, cortando a Tailândia por terra e mar, chegando nas ilhas do Golfo da Tailândia"... e o que quero fazer, sera que consigo passar a virada em um ilha, qual vc indicaria??? ao invés de chiang mai, ja iria dirito pra ilha?? pois irei casar la... :) queri uma sugestão sua.. pois seu blog ta me ajudando muito a montar minha viagem... ja estou reservando os hoteis daqui... falta ve so a passagem... pois devido o dolar ainda ta meio cara....

    obrigada!!!

    • Phi Phi é linda, Fernanda. Vale a pena. Você pode pegar um voo de Bangkok para Phuket (que não vale tanto a pena assim) e depois pegar uma balsa para Phi Phi.

      Acho que você vai curtir.

      Abraço.

Compartilhar
Publicado por
Rafael Sette Câmara

Posts Recentes

Viagem de carro na Toscana, Itália: como alugar o veículo

Poucas regiões do mundo combinam tanto com uma viagem de carro como a Toscana. Habitada…

3 semanas atrás

Kashan, Irã: o que fazer e onde ficar na cidade do deserto

Kashan foi uma das cidades que mais me surpreendeu no Irã. Pequena, charmosa e repleta…

4 semanas atrás

O Que Fazer em Füssen, Alemanha: 1 ou 2 dias na Vila dos Castelos

Fussen é um bate-volta comum para quem visita Munique e uma parada estratégica para quem…

1 mês atrás

O que fazer em Washington DC em 1 ou 2 dias

Se você gosta de história e curte cidades com muitas atrações de graça, você vai…

1 mês atrás

Qeshm e Hormuz: as fantásticas ilhas do golfo pérsico no Irã

Alguns lugares que a gente visita parecem nem pertencer a esse planeta. Foi bem assim…

2 meses atrás

O que fazer em Hong Kong: roteiro de 1, 2, 3 e 4 dias

O que fazer em Hong Kong? A metrópole asiática é um daqueles umbigos do mundo…

2 meses atrás