Nesse texto, você encontra roteiros roteiros de viagem em Portugal de 7, 10, 15, 20 e até 30 dias.
Portugal é um país pequeno, mas com tantas coisas para ver e fazer e tantas diferenças entre suas regiões, que o tempo sempre é curto para conhecer tudo. Ao longo de 6 anos morando no país, tive a chance de fazer viagens pelo país de Norte a Sul.
A decisão de quantos dias ficar em Portugal vai depender muito da sua viagem. Para um roteiro básico, acredito que 7 dias são necessários. Você consegue conhecer as três principais cidades ou ficar hospedada em Lisboa ou Porto e fazer bate-voltas.
Quer viajar menos dias ou ver outras ideias de viagem em Portugal? Então veja essas dicas:
• 7 ideias de bate-volta a partir de Lisboa
• 9 ideias de bate-volta de Porto: quais lugares conhecer nos arredores?
Também é comum que as pessoas queiram combinar Portugal e Espanha numa mesma viagem. Dada a proximidade, é um roteiro que faz sentido. Temos até um texto que te conta como fazer esse trajeto de trem. E já escrevemos também sobre roteiros de viagem pela Europa que incluem ideias de passeios pelos dois países ibéricos.
Dito tudo isso, caso você queira conhecer Portugal mais a fundo e explorar tesouros do país, como o Vale do Douro, o Alentejo ou a Serra da Estrela, eu recomendaria de 15 a 20 dias viajando em terras lusitanas.
Esse é o roteiro básico de Portugal, que em 7 dias cobre as três maiores cidades dos país. É uma visita apertada para conhecer tanto Porto, quanto Lisboa, mas dá para ter um gostinho do que tem nas cidades e despertar a vontade de voltar com mais tempo.
Esse roteiro pode ser todo feito de trem ou ônibus. Recomendo, se possível, comprar as passagens chegando por Lisboa e partindo pelo Porto (ou vice-versa) para ganhar tempo.
Como você terá pouco tempo em cada cidade, recomendamos que escolha hospedagens bem localizadas em cada uma delas. Algumas ideias de lugares que já experimentamos:
Este roteiro de 7 a 10 dias foca mais na capital portuguesa e seus arredores.
Outra alternativa é ficar 3 ou 4 dias em Lisboa e seguir para a região de praias do Algarve. Ou fazer e mesma coisa, e conhecer os castelos e vinícolas do Alentejo. Mais abaixo explicamos um pouco mais sobre essas regiões
ou
O roteiro de 7 a 10 dias que foca no Porto e no Norte tem muitos passeios incríveis.
Outra alternativa é conhecer o Porto e seguir para a região centro, onde está a Serra da Estrela. É necessário alugar um carro.
Minha sugestão é que você faça sua base em Manteigas: a cidade fica no meio da Serra e é uma ótima base para explorar os arredores, que incluem o ponto mais alto de Portugal em Torre, e várias aldeias históricas como Piódão, Belmonte e Linhares da Beira.
Algumas dicas de hospedagem para todos os bolsos em Manteigas, na Serra da Estrela:
• Hotel Vale do Zezere (2 estrelas, nota 9,2 – $)
• SerraVale – House & Nature (pousada, nota 9.8 – $$)
• Hotel da Fábrica (4 estrelas, nota 9 – $$$)
• Casa de São Lourenço – Burel Mountain Hotels (5 estrelas, nota 9.4 – $$$$)
Se você tiver dias extras, pode esticar uma visita às cidades de Guarda, Covilhã ou Viseu.
Esse roteiro de 10 dias em Portugal segue o mesmo princípio das ideias de roteiro anteriores, mas você consegue acrescentar dois bate-voltas à sua viagem. Ou seja, é possível fazer assim:
Com 15 dias de viagem em Portugal você consegue conhecer as principais cidades do país: Lisboa, Évora, Fátima, Coimbra e Porto entram no passeio, além possibilidades de bate-voltas em lugares incríveis.
Sugiro que você comece com três dias em Lisboa, normalmente a porta de entrada dos brasileiros em Portugal. No texto do link você encontra as informações completas de como organizar sua visita na cidade.
Para se hospedar na cidade, confira alguns dos hotéis bem localizados em Lisboa que já experimentamos:
• Mochileiro: Yes Lisbon Hostel, (hostel – nota 9.4, $)
• Econômico: Lisbon Style (pousada – nota 8.3, $)
• Confortável: TURIM Av. Liberdade, (4 estrelas – nota 8,1, $$)
• Luxuoso: Inspira Liberdade Boutique Hotel e Spa, nota 9, 4 estrelas, $$$)
Nesse roteiro, você fica uma noite extra em Lisboa para fazer um bate-volta em Sintra: basta pegar o trem na estação Rossio, nem precisa comprar com antecedência. Outra opção é fazer o mesmo bate volta, só que em Cascais.
No dia seguinte, siga para Évora, a bela capital alentejana – o trajeto de ônibus é bem fácil. Minha sugestão é que você fique pelo menos uma noite em Évora, para ter tempo de aproveitar a cidade com mais calma, beber vinho alentejano e comer muito bem.
Nós já experimentamos o Old Evora Hostel II (nota 8,2 – $) e o hotel Stayinn City (nota 8,9 – $). Para quem prefere uma hospedagem mais especial, não deixe de conferir a histórica Pousada Convento de Evora (5 estrelas, nota 8.5 – $$$$).
De Évora, você tem três opções de destino:
Dá para visitar mais de uma dessas cidades no mesmo dia, mas isso também requer que você esteja de carro.
No fim do dia, vá para Coimbra, onde você vai passar duas noites. Dependendo da hora que chegar, ainda dá para aproveitar um pouco da noite na cidade.
Para hospedagem em Coimbra, nós já experimentamos e recomendamos:
• Hotel Botânico (2 estrelas, nota 8.7 – $)
• Guesthouse Santa Clara (pousada, nota 9.4 – $)
• Hotel Oslo (3 estrelas, nota 8.6 – $$)
• Hotel Vila Galé (4 estrelas, nota 8,4 – $$$)
No primeiro dia, explore Coimbra, suas ladeiras e universidade histórica. Para o segundo dia, você pode aproveitar mais da cidade – que tem bastante atrações ou fazer um bate-volta para Conímbriga, a terra das ruínas romanas.
No final do dia, siga para a Serra da Estrela. Para isso, é imprescindível alugar um carro. Como o roteiro é curto, serão apenas dois dias na Serra. Sugiro que você explore Manteigas, Seia, Torre, os lagos e as aldeias históricas como Piódão, Belmonte e Linhares.
Escolha se prefere passar a noite numa aldeia ou no meio das montanhas e aproveite.
Veja aqui Serra da Estrela, Portugal: guia completo de viagem
A alternativa de você não quiser alugar um carro, é pegar o trem ou autocarro até Aveiro. Onde você pode passar a noite e no dia seguinte explorar a praia e a ria – os canais da cidade, bem à moda Veneza. Veja aqui todas as dicas sobre Aveiro e arredores.
É hora de seguir para o Porto, que você chega de trem urbano a partir de Aveiro.
Explore a cidade por dois ou três dias: visite a Ribeira, a Foz, o centro histórico, o Rio Douro e muito mais.
Nossas dicas de hospedagem no Porto:
Luxuoso: Pestana Porto – A Brasileira, City Center & Heritage Building (5 estrelas, nota 9.2 – $$$)
Confortável: Dukes Corner Guest House (pousada, nota 8.9 – $$)
Econômico: Oporto Trindade Residence (pousada, nota 8 – $)
Mochileiro: Porto Wine Hostel (nota 9,2 – $)
Se sobrar tempo tire um dia para fazer um dos três passeios:
Com 20 dias de viagem em Portugal, você vai seguir basicamente o roteiro ali de cima, conhecendo as principais cidades como Lisboa, Coimbra e Porto. Mas vai conseguir acrescentar na sua viagem pelo menos uma das regiões turísticas especiais do país.
Cabe a você se prefere visitar melhor o Alentejo, o Algarve ou o Douro e Norte. Vamos falar um pouco de cada?
As praias do Algarve
Se você optar pelo Algarve, depois dos seus dias em Lisboa e arredores, pegue um trem ou siga de carro para o sul. Minha sugestão é que você use fixe sua base em Lagos – onde ficam as praias mais bonitas – para gastar os próximos 4 ou 5 dias conhecendo as praias e as belezas da região. Veja as dicas completas:
• As Praias de Lagos, no Algarve, em Portugal
• Onde ficar no Algarve: qual a melhor cidade para se hospedar
• Lagos, Portugal: roteiro de viagem completo pelo Algarve
Depois, siga para Évora e continue o roteiro.
Os castelos e os vinhos do Alentejo
Castelo de Marvão
Se você quiser conhecer os castelos, vinhos e gastronomia alentejanos, faça seu roteiro em Lisboa e mais uma vez, siga para Évora por um dia e uma noite. A partir daí, você pode explorar o interior do Alentejo nos quatro dias seguintes. Será preciso um carro, mas dá para visitar Marvão, Estremoz, Castelo de Vide, Aldeia da Luz, Monsaraz, Vila Viçosa e Elvas.
Veja todas as dicas de viagem para o Alentejo:
• O que ver e fazer no Alentejo, Portugal: roteiro de viagem completo
• O que fazer em Marvão, Portugal: uma vila histórica no Alentejo
• O que fazer em Monsaraz, Portugal: uma vila medieval no Alentejo
• Elvas, em Portugal: o que ver e fazer na cidade fortificada
De lá, suba para Óbidos ou Nazaré e siga viagem.
O Vale do Douro e o Norte de Portugal
Para essa opção, todo o roteiro segue como o planejado até você chegar no Porto. A partir daí, você embarcará numa viagem para o Norte de Portugal, que inclui o Douro, Trás-os-Montes, o parque Peneda Gerês, uma região famosa pelas paisagens lindas, cidadezinhas históricas e, claro, a produção dos vinhos do Douro e do Porto.
Veja todas as dicas para conhecer essa região e montar seu roteiro no Norte de Portugal:
• Roteiros pelo Douro, em Portugal: um guia completo de viagem
• Visita a vinícolas em Portugal: Trás-os-Montes e Douro
• Rota das Amendoeiras em flor: vale do Douro no inverno
• Gerês, Portugal: o que fazer, como chegar e outras dicas
Esse roteiro é um compilado de tudo que já foi sugerido ali em cima, acrescentando algumas regiões bastante especiais. Sinceramente, é bem difícil fazer tudo isso sem carro.
Praça do Comércio, em Lisboa
Com todos esses dias, você consegue conhecer o país inteiro, de Norte a Sul. Dá uma olhada nessa ideia de roteiro de 30 dias em Portugal:
Nessa soma, dão 27 dias: é porque descontamos o dia da chegada e partida do voo internacional e deixamos um dia extra para você fazer mais um bate-volta ou relaxar num local de sua escolha.
Açores
Quer outra opção? Se você já fez alguma parte desse roteiro e estiver com dias sobrando, pode embarcar num voo para as ilhas portuguesas.
Ambos passeios requerem pelo menos 5 dias de viagem. Você encontra voos saindo tanto de Lisboa, quanto do Porto.
Veja as dicas:
O que fazer na Ilha da Madeira: roteiro de cidades e passeios
O que fazer na Ilha de São Miguel: um guia de viagem para os Açores
Contratar um seguro viagem para Europa é obrigatório, e o documento pode ser exigido na imigração. São as regras do Tratado de Schengen e valem para todos os países signatários, incluindo Portugal.
Mas não serve qualquer seguro. É preciso que ter uma cobertura mínima de 30 mil euros. É pensando nisso que muitas seguradoras oferecem planos específicos para viajantes que vão para essa região. Mas como escolher o melhor seguro viagem para Europa, com o menor preço e a melhor cobertura?
Veja aqui dicas para contratar o melhor seguro para a Europa, com o melhor custo/benefício e com cupom de desconto de até 25% exclusivo para os leitores! Confira também as ofertas abaixo, com seguros por menos de 2 euros por dia.
Portugal tem um excelente sistema de transporte público, ou seja, é bem fácil se locomover entre as cidades maiores de ônibus (autocarro para os portugueses) ou trem (comboio para eles). No entanto, para quem vai circular pelo interior, como Serra da Estrela ou Alentejo, ou está em um grupo maior de pessoas, o aluguel de carro vale mais a pena.
Se você quiser pesquisar qual a melhor forma de viajar (ônibus ou trem e até avião), dá uma olhada nesse post com dicas de como pesquisar qual forma de transporte mais barata na Europa. Também não deixe de ler nosso guia: Transporte em Portugal: dicas de como se locomover no país
Se você pretende alugar um carro em Portugal, aí recomendo que veja as nossas dicas para fazer isso com um baita desconto e boas condições de pagamento: Como alugar um carro em Portugal: dicas e desconto de 30%
Você também pode pesquisar diretamente no buscador, comparar as ofertas de diferentes locadoras e garantir seu desconto.
Poucas regiões do mundo combinam tanto com uma viagem de carro como a Toscana. Habitada…
Kashan foi uma das cidades que mais me surpreendeu no Irã. Pequena, charmosa e repleta…
Fussen é um bate-volta comum para quem visita Munique e uma parada estratégica para quem…
Se você gosta de história e curte cidades com muitas atrações de graça, você vai…
Alguns lugares que a gente visita parecem nem pertencer a esse planeta. Foi bem assim…
O que fazer em Hong Kong? A metrópole asiática é um daqueles umbigos do mundo…
Ver Comentários
Olá Luiza, estamos indo para Portugal, já fechado o aéreo de 14/08 a 03/09/2018,(19 noites)
Gostaríamos de fazer poucas mudanças de hotel. O que acha do roteiro que estamos elaborando.
Você acha que nesse caso seria bom fazermos base de hospedagem somente em Lisboa, Porto e Santiago de Compostela?
Roteiro 19 noites em Portugal c/ Santiago de Compostela (dois casais) de 15/08 a 02/09/2018:
14/08 – Campinas - Lisboa
15/08 - 1º. Lisboa
16/08 - 2º. Lisboa
17/08 - 3º. Dia – Lisboa
18/08 - 4º. Lisboa a Sintra (bate e volta)
19/08 - 5º. Lisboa a Caiscais / Estoril (bate e volta)
20/08 - 6º. Lisboa a Évora (bate e volta) – de comboio?
21/08 - 7º. Lisboa a Óbidos (bate e volta)
22/08 - 8º. Lisboa a Coimbra (hospedagem em Coimbra)
23/08 - 9º. Coimbra
24/08 - 10º. Coimbra a Fátima e Tomar (bate e volta)
25/08 - 11º. Coimbra a Leiria (bate e volta)
26/08 - 12º. Coimbra a Viseu (bate e volta)
27/08 - 13º. Coimbra a Porto (hospedagem em Porto)
28/08 - 14º. Porto
29/08 - 15º. Porto a Aveiro (bate e volta)
30/08 - 16º. Porto a Braga (bate e volta)
31/08 - 17º. Porto a Guimarães (bate e volta)
01/09 - 18º. Porto a Santiago de Compostela (hospedagem em Santiago Compostela)
02/09 - 19º. Santiago de Compostela a Porto
03/09 - 20º. Porto - Campinas
O quê você acha do roteiro acima?
O Algarve é mais beleza de litoral/praias? Vale a pela trocar por Leiria e Viseu, inclusive pela distância? Ou ajustar o passeio a essa duas cidades?
Obs.: Não vamos frequentar parias, seria só para passeio (conhecer), em princípio não está em nosso roteiro. Vale a pena em detrimento de outros lugares?
Você sugere outras alterações, para incluir o Douro, ou dá para encaixar no mesmo roteiro?
Qual o melhor transporte – comboio – autocarro (para distâncias maiores como Évora) ou carro (estaremos em dois casais)?
As estradas são tranquilas para dirigir?
E quanto a hospedagens/ localização nas cidades?
Olá Ademir,
Acho que você pode visitar Leiria e Óbidos no mesmo dia.
Esse dia que "sobrou", eu ficaria um dia a mais no Porto. Ou incluiria um tour no Douro.
Só acho que o Algarve faz sentido no seu roteiro se vocês cortarem algumas cidades e tiverem tempo de ficar por ali por dois ou três dias. Mas se vocês não querem fazer praia, não vejo muito sentido nisso.
As estradas são muito tranquilas.
Sobre as hospedagens, temos posts com dicas de todas as cidades: https://www.360meridianos.com/2014/03/onde-ficar-em-lisboa-dicas.html https://www.360meridianos.com/2015/04/onde-ficar-porto-portugal.html e https://www.360meridianos.com/2014/10/onde-ficar-em-coimbra.html
Lu vc poderia indicar uma agência de turismo ou receptivo. Obrigado.
Oi Carlos,
Eu conheço duas agências: a Bago de Uva 360 e a Alma Nazaré
Além disso, conheço a Rita, do blog O Porto Encanta, que tem um serviço de roteiros personalizados.
Oi Luíza! Estou indo a Portugal em outubro, ficaremos 20 dias. Gostaria apenas de dicas de lugares onde possamos ter contato com a natureza, pois gostaríamos também de intercalar os passeios urbanos com passeios em meio à natureza.
Oi Cristiane,
Minhas sugestões são Serra da Estrela, Açores e Ilha da Madeira:
https://www.360meridianos.com/atlas/portugal/serra-da-estrela
https://www.360meridianos.com/atlas/portugal/acores
https://www.360meridianos.com/atlas/portugal/ilha-da-madeira
Boa tarde, gosto muito do seu trabalho e já utilizei diccas para outras viagens.
Vou a Portugal em setembro, temos entre 15 a 17 dias de disponibilidade, com o seguindo roteiro, Lisboa, sintra, Santarem, Obidos, Tomar , Batalha, Leiria, Coimbra, , Aveiro, Ovar e Porto. Nao sei como ordenar estas cidades,
Poderia me orientar?
Agradeço imensamente .
Atenciosamente
Marcia
Oi Marcia,
Uai, a ordem já está certinha =)
Estimada Luiza,
Onde encontrar os links nas cidades ou regiões, os quais levam para posts com dicas do que fazer, onde ficar e onde comer em cada lugar? Isto no que se refere aos roteiros para Portugal.
Antecipadamente agradeço a atenção que puder dispensar a minha indagação.
Luiza, adoro seu blog. Estou tentando fazer um roteiro, de acordo com suas informações. São 16 dias em Portugal,portanto não estou sabendo bem como de onde é melhor ir de um lugar para outro. O roteiro é o seguinte:
Chegada em Liboa -Dia 08/10 - 4 noites
Sendo 1 dia de bate-volta a Sintra
Sai de Lisboa- Dia 12 trem - Caiscais 1 noite
Sai de Caiscais: Dia 13 - carro - Faz - em 2 dias - 1 noite: Tomar; Alcobaça; Batalha; Fátima; Nazaré; Peniche; No caso, aqui não sei quais cidades faço em sequência e onde é melhor domir para seguir viagem em direção a Coimbra
Dia 14 chegada em Coimbra 2 noites- No dia 16 sair para Aveiro passando por Viseu.
Dia 16 Dormir em Aveiro
Dia 17 ir para Serra da Estrela 2 noites- esse sequencia de cidades também não sei qual melhor e onde dormir: Seia; Manteigas; Torre; Piódão; Belmont
Dia 19 - Ir para Porto - 4 noites, sendo que dia 23 retorno para Lisboa para voltar para o Brasil. O que vc acha deste roteiro? Por favor, me dê uma luz. Está muito corrido? O que vc me sugere dentro deste roteiro?Onde passo de carro por várias cidades, qual seria a ordem das cidades e onde é melhor dormir?
Agradeço desde já sua atenção.
Oi Mirian,
Acho que o roteiro está bom. Se você ler os textos específicos dessas cidades e regiões, fica mais fácil escolher onde dormir, de acordo com as duas preferências.
Bom dia Luiza,
Acabo de te eleger a minha salvadora da pátria rss. Tenho lido suas dicas e orientações e realmente são muito legais, espero que você posso nos ajudar a criar um roteiro durante o período que ficaremos por aí. Eu minha esposa e um casal de amigos resolvemos comemorar nossos 25 anos de matrimônio e elegemos Portugal para nossa primeira grande viajem pela Europa, primeiro por conta da língua pra podermos nos virar com mais facilidade e também por se tratar de um país magnífico tanto para turismo histórico quanto religioso. Chegaremos a Lisboa dia 05 maio por volta das 15hs e retornaremos também por Lisboa no dia 25 por volta do meio dia. Obviamente gostaríamos de conhecer tudo do Porto ao Algarve, sendo que se possível, estando em Porto dar uma esticada até Santiago de Compostela. Estamos tentando montar um bom roteiro por aqui e Fátima, Évora, Óbidos não podem ficar de fora não é mesmo.
Se puder nos dar umas dicas, ficaremos imensamente agradecidos.
Abraços Luiza.
Oi Claudinei,
Pelo que você falou, o roteiro já parece estar pronto na cabeça de vocês. Só falta colocar no papel. Temos posts não só sobre cada um desses lugares, mas também sobre como se locomover em Portugal, dicas de hospedagem, de restaurante e tudo mais.
Veja aqui tudo: https://www.360meridianos.com/atlas/portugal
Olá Luiza, vou fazer minha prmeira viagem internacional e sozinha, começando por Portugal, pretendo ficar 20 dias hospedada em Lisboa, e de lá visitar varias cidades como: Sintra e Cascais), Coimbra, Aveiro, Porto, Braga e Guimarães), Évora e Óbido, minha dúvida, tenho que mim hospedar em Coimbra pois fica mais perto de visitar estas outras cidades? Dá pra fazer estes roteiros em transportes público? estou insegura. Quantos euros preciso levar, sou estilo mochileiro. Quero gastar pouco.
Oi Elizelda,
Não faz sentido ficar hospedada em Lisboa por todo esse tempo.
Fique em Lisboa para aproveitar a cidade e visitar as cidades do sul: Sintra, Cascais e Obidos. Fique uma noite em Évora.
Depois, uma noite em Coimbra. E suba para o Porto e use a cidade como base para o norte: Aveiro, Braga e Guimarães.
Dá sim para fazer tudo de ônibus ou trem: https://www.360meridianos.com/2014/11/como-viajar-de-trem-em-portugal.html
Sobre quanto dinheiro, dá uma olhada: https://www.360meridianos.com/2016/07/quanto-custa-viajar-para-portugal.html
Luiza, boa noite.
Pretendo ir a Portugal em junho ou julho, gostaria que você montasse um roteiro de viagem com disponibilidade para 20 dias.
Muchas Gracias
Oi Jarbas,
Não montamos roteiros personalizados. Para isso fazemos esses posts com todas as dicas de roteiro prontinhas, para você fazer o seu de forma independente.
Oi Luiza! Adorei seus roteiros. Tenho 22 dias em Portugal, sendo 1 dia pra ir num casamento e o último dia pra ir embora cedo. Isso em Julho. Então pensei o seguinte:
1º ao 3º dia - Lisboa
4º dia - Bate e volta Cascais
5º dia - Bate e volta Sintra
6º ao 8º dia - Algarve
9º dia - sair de Algarve de manhã e ir p/ Évora
10º dia - Óbidos, Alcobaça e Batalha
11º dia - Peniche, Nazaré e Fátima
12º dia - Tomar e Almourol
13º dia - Braga e Guimarães e pernoite na cidade onde será o casamento (Ribeirão)
14º dia - Casamento a partir das 16h.
15º ao 17º dia - Porto
18º dia - Região do Douro e pernoite em Aveiro
19º dia - Aveiro e Coimbra
20º dia - Coimbra
21º dia - Conímbriga e pernoite em Lisboa
22º dia - Vôo p/ Brasil
O que vc achou? Em relação à região de Óbidos, ficou bom ou vc sugere outra coisa? Um desses dias em Porto, quero fazer o passeio de barco na região do Douro. Mesmo assim, vc acha que vale a pena fazer a região do Douro de carro?
Desculpa por tanta dúvida. Obrigada.
Oi Silvia,
Alguns pitacos:
- Não conte o dia da chegada como um dia de passeios. Então, colocaria um dia a mais para Lisboa.
- Pelo seu roteiro você quase não fica em Évora. A cidade tá ali meio jogada.
- Não dá para fazer Braga e Guimarães no mesmo dia
- Não faz sentido pernoitar em Aveiro depois de conhecer o Douro. Melhor pernoitar no Douro e no dia seguinte seguir pra Aveiro cedo.
- Não tem outro jeito de fazer o Douro sem ser de carro ou com um passeio de agência. O transporte público ali é bem inexistente.