O Que Fazer na Serra da Estrela: Roteiro de 1, 2 ou 3 Dias

Esse texto é um grande guia sobre o que fazer na Serra da Estrela em um roteiro de 1, 2 ou 3 dias – ideal para um final de semana entre as montanhas do Centro de Portugal.

Nesse guia completo para uma escapadinha até a Serra da Estrela, você descobre como ir, qual a melhor época e como ver a neve, quais cidades visitar, como montar o seu roteiro, e várias outras dicas!

A Serra da Estrela é um Parque Nacional Português onde fica o ponto mais alto do país na parte continental. O local é famoso pelo queijo da Serra e também pelo fato de que esse é o local onde neva em Portugal, sendo possível até esquiar.

O Que Fazer na Serra da Estrela: quais cidades e aldeias visitar?

As maiores cidades da Serra da Estrela são Covilhã e Guarda. As duas têm mais estrutura para tudo, e também têm centros históricos fofinhos – e são os locais mais fáceis para chegar de transporte público.

Manteigas é bem menor, mas fica bem no meio da Serra, o que amplifica a sensação de estar entre as montanhas. E dali é fácil chegar a várias atrações, como Torre e a estação de esqui, as trilhas e cachoeiras, e claro, o Vale do Glaciar do Zêzere.

Seia é uma cidade que você vai passar para subir a Serra. Lá ficam o Museu do Pão e o Centro de Interpretação da Serra da Estrela.

Sabugueiro é uma pequena vila, a mais alta de Portugal, que fica a 1051 metros de altitude, bem pertinho de Seia. Ali você encontra duas atrações muito famosas da região: o queijo (na verdade, o queijo você encontra em qualquer lugar, mas tem uma concentração de lojas ali) e os Cães da Serra, ou Estrela Mountain Dog, uns cachorrinhos bem peludinhos e fofos, típicos dessa região. Ali em volta, como em Manteigas, tem uma cachoeira, a cascata de Ferverença, e o vale glaciar Covão do Urso.

Aldeias Históricas nos Arredores da Serra da Estrela

Temos alguns posts dedicados às Aldeias Históricas de Portugal, um conjunto de 12 vilas típicas com construções de pedra. Na Serra da Estrela e arredores ficam Linhares da Beira (foto acima), Belmonte (onde nasceu Pedro Álvares Cabral) e Piodão – que na verdade fica entre a Serra da Estrela e a Serra do Açor.

Além disso, Folgosinho (foto abaixo) também é um vila minúscula de pedra, com um pequeno castelo e vistas para a Serra. Ela é um exemplo que existem diversas outras aldeias que não fazem parte da rede, mas que oferecem essa bela paisagem de uma vila de pedras.

Todos esses lugares são charmosos, mas até mesmo pela preservação, tem pouca estrutura turística, ou seja, no máximo um ou dois restaurantes. Em Linhares e Folgosinho, aliás, são restaurantes estrelados e famosos pelas comidas típicas e poucas opções de hospedagem.

Roteiro na Serra da Estrela de 1, 2 ou 3 dias

Para montar seu roteiro de fim de semana na Serra da Estrela nos sugerimos que você combine uma das cidades ou aldeias como base, e faça passeios pelas atrações nos arredores.

Torre e a Estância de Esqui

Esse é o ponto mais alto de Portugal. E para marcá-lo eles fizeram essas construções engraçadas aqui, ó:

É lá que fica a estação de esqui – descubra como esquiar em Portugal. No inverno é muito legal. No verão, não dá para fazer nenhuma atividade, mas ainda tem a vista maravilhosa.

Outra vista maravilhosa é o caminho de Manteigas até a Torre. Qualquer guia ou post que você achar sobre a Serra da Estrela vai te dizer isso.

São 16 km de uma estradinha beirando o Vale Glaciar, montanhas com picos nevados e lagos no meio das montanhas.

Vales Glaciares e Trilhas pela Serra

Eu já falei a palavra glaciar umas 20 vezes neste post, mas não expliquei o que é: basicamente, parte da neve que tem no alto das montanhas da Serra da Estrela é um acumulo de milhares de anos.

E o derretimento e congelamento disso, ao longo dos anos, formam vales com uma geografia muito peculiar.

O rio Zêrere, que nasce nas montanhas, corre por esse antigo vale glaciar. Mas ele não é o único, há também os Vales Alforfa, Loriga, Covão Grande e Covão do Urso.

Há boas opções de trilhas nesses locais, como a Rota do Glaciar (tem 17km, dificuldade média), a Rota do Poço do Inferno (2,5 km, dificuldade média) ou a Rota da Garganta de Louriga (12km, difícil).

Para além dessas, há dois bons sites para encontrar mais informações sobre os percursos: o Manteigas Trilhas Verdes, organizado pela prefeitura da cidade, que tem a indicação de 16 rotas. E o Centro de Interpretação da Serra da Estrela também dá três opções de caminhadas.

Algumas trilhas famosas, além das que já citei das rotas Glaciares, são: a Rota do Javali, Rota do Sol, Rota do Corredor de MourosRota da Caniça.

Praias Fluviais e Lagoas

Três dos principais rios de Portugal: o rio Mondego, o rio Zêzere e o rio Alva, nascem na serra da Estrela. Além disso, há os vales glaciares e uma rota de 25 lagoas. Com isso, esse também é um excelente destino para quem quer ficar perto da água, seja em praias de água doce ou cachoeiras.

Por exemplo, a Lagoa Comprida é a maior das lagoas no alto da Serra. Fica no distrito de Seia. É uma lagoa que tem origem glaciar e hoje é o maior reservatório de água na região.

Lagoa Comprida no inverno e no verão

Se você quer ideias de quais praias fluviais conhecer, tenho algumas. Por exemplo, a Praia Fluvial de Loriga (localização no mapa) é tida como uma das mais bonitas de Portugal.

Bem no meio da Serra da Estrela, a 1400 metros de altitude, você encontra a represa do Vale do Rossim (mapa). Para quem quer estar entre as árvores, há opções como a Lapa dos Dinheiros (mapa) ou Vila Cova à Coelheira.

Por fim, para ver cascatas ou cachoeiras, o Poço da Broca e o Poço do Inferno são boas opções, até mesmo para quem vai no inverno: a paisagem é linda!

Rota do Vinho Dão

Os arredores da Serra da Estrela compreendem a região demarcada do vinho Dão. Isso significa que você pode seguir por mais de uma opção de rota do vinho. O site Rota dos Vinhos Dão apresenta 5 ideias de roteiros, passando por diferentes quintas (ou seja, as vinícolas), onde você pode fazer a prova de vinhos.

Segue abaixo também algumas sugestões de hotéis / quintas voltadas para o enoturismo na região da Serra da Estrela:

Qual a melhor época para visitar a Serra da Estrela?

Se você está na dúvida de quando ir para a Serra da Estrela, a resposta é: depende do objetivo do seu passeio. A Serra tem atrações e belezas naturais para qualquer época do ano, mas por conta do clima de montanha, o que fazer por lá em cada mês varia bastante.

Segue um pequeno guia da qual altura visitar a Serra da Estrela, mês a mês:

Inverno na Serra da Estrela: dezembro, janeiro, fevereiro e março

Se perguntando como fica a Serra da Estrela em Dezembro? Do final de Dezembro a Março é quando costuma nevar na Serra da Estrela. E faz muito frio, com temperaturas perto do 0º.

Mas tenha em mente que por mais que faça frio, muitas vezes você não vai ver a neve caindo. É porque isso varia bastante a cada ano. As vezes, você só vai ver o gelo na beira da estrada.

De qualquer forma, na Torre, que fica a 1383 metros de altitude, onde fica a Estância de Esqui, eles produzem neve artificial. De forma que mesmo que você não encontre o cenário das montanhas todo branquinho, ainda será possível ver e brincar na neve.

Não se esqueça que Seguro Viagem é obrigatório em Portugal e bastante necessário caso você pretenda fazer esportes de aventura. Veja opções de seguro por um excelente preço e com desconto de até 20%:

Seguro Viagem:
Europa
Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica EUR 35.000
Bagagem extraviada EUR 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.

Outono na Serra da Estrela: Setembro, Outubro e Novembro

Nos meses de outono, de setembro a novembro, a Serra da Estrela adquire aquela coloração linda da época, com tons avermelhados nas árvores. As fotos nessa época são particularmente especiais.

Até outubro, ainda é uma boa época para fazer caminhadas, porque as chuvas ainda são esparsas e não está nem muito quente, e nem muito frio.

Na minha opinião, essa é uma boa época para quem visitar as aldeias de xisto no seu momento mais “romântico”.

Serra da Estrela na Primavera e Verão: abril, maio, junho, julho e agosto

Esse é um período de temperaturas amenas, mesmo quando faz calor, é bom levar um casaquinho para a noite. Posso soar repetitiva, mas as paisagens são sempre lindas, não importa a época do ano.

Também é uma época boa para fazer caminhadas. E é o período para aproveitar as diversas praias fluviais, fazer picnics, etc.

Saiba mais: 7 coisas para fazer na Serra da Estrela no verão e primavera

Onde fica a Serra e distâncias de outras cidades

A Serra da Estrela fica no centro de Portugal, perto da fronteira da Espanha. Seu ponto mais alto está em Torre, com 1993 metros de altitude.

Como você pode ver pelo mapa acima, toda a serra está dividida entre seis municípios: Guarda, Manteigas, Gouveia, Seia, Celorico da Beira e Covilhã. Nessas áreas, ficam diversas aldeias e vilas menores.

Distâncias da Serra para as Principais cidades portuguesas:

  • De Porto a Torre: 193 km (cerca de 2h30)
  • De Coimbra a Torre: 121 km (cerca de 2 horas)
  • De Lisboa a Torre: 298 km (cerca de 3h15)
  • De Covilhã a Torre: 20 km (cerca de meia hora)
  • De Guarda a Torre: 62km (cerca de 1 hora)

Como ir para a Serra da Estrela?

De carro

Para chegar na Serra da Estrela, a melhor ideia, sem dúvida, é ir de carro. Isso porque o transporte público entre as cidades menores é praticamente inexistente

Logo, com o carro você terá liberdade para fazer seu roteiro e conhecer os locais mais remotos, aldeias menores. etc.

Dito isso, vale falar que as estradas da Serra não são exatamente fáceis: muito estreitas, muitas curvas e com algum risco de ter gelo no inverno. Avise na hora de pegar o carro que pretende ir a Serra e a locadora providenciará o equipamento, se necessário.

Um ponto positivo é que todo o trajeto é maravilhoso, dá vontade de parar a cada 5 minutos para tirar fotos.

Dá para ir para Serra da Estrela de trem ou ônibus?

É possível chegar em Guarda, Celórico da Beira e Covilhã facilmente de trem, pela Comboios de Portugal (CP). Os trens intercidades (mais rápidos) e regionais (mais lentos) fazem os trajetos, partindo das principais cidades portuguesas.

Também dá para chegar nas mesmas cidades de ônibus/autocarro, pela Rede Expressos. A empresa também leva até Seia, Gouveia, Belmonte (Ginjal) e Loriga.

O problema é que a partir dessas cidades, será necessário pegar um táxi para chegar em qualquer outro ponto da Serra da Estrela. Isso dificulta bastante para quem pretende fazer passeios de mais dias.

Alternativa: Contrate um tour para a Serra da Estrela

Algumas empresas fazem passeios de um dia ou mais para a Serra da Estrela, partindo de Porto ou Lisboa. Você pode conferir as todas opções aqui ou numa das opções abaixo:

 

Dicas de hotéis, pousadas e alojamentos locais na Serra da Estrela

Em primeiro lugar, recomendo que você leia o post completo que fizemos sobre onde ficar na Serra da Estrela: guia de qual cidade se hospedar!

Depois de muita pesquisa e algumas experiências de viagem concluí que a melhor cidade para realmente experimentar a Serra da Estrela é Manteigas. Isso porque a cidade fica bem no meio da Serra, na beira do Vale Glaciar do Zêzere.

A estrutura turística é boa, com hotéis, restaurantes e lojinhas de produtos típicos, mas sem perder aquela cara de cidade pequena portuguesa tradicional. Para quem quer fazer trilhas, dali partem várias.

Por lá eu recomendo:

Para quem está indo aproveitar a neve na Serra da Estrela, o melhor é ficar na região de Penhas da Saúde, onde encontram-se várias opções de chalés e hotéis, bem perto da estação de esqui! Também ficar por ali uma das poucas opções de hostel na região da Serra da Estrela.

Se você vai sem carro, eu recomendaria ficar nas cidades maiores, Covilhã (veja os melhores hotéis) ou Guarda (cheque as acomodações), que ficam na beira da Serra e tem mais acesso a transporte público para o resto dos lugares, além de ser mais fácil chegar ali de ônibus ou trem, partindo do resto de Portugal.

Por fim, quem quer ficar numa aldeia típica, encontra boas opções de hotéis em Belmonte ou hospedagem em Piódão.

Quer fazer outras viagens em Portugal?

Então confira nossos roteiros:
• Roteiros pelo Douro, em Portugal: um guia completo de viagem
• Gerês, Portugal: o que fazer, como chegar e outras dicas
• O que fazer no Alentejo, Portugal: roteiro de viagem
• 7 ideias de bate-volta a partir do Porto8
• 7 ideias de bate-volta a partir do Porto
• Roteiros em Portugal: 15, 20 e 30 dias
• 7 roteiros de viagem para 7 dias em Portugal (ou mais!)
• Viagem entre Portugal e Espanha: trem, ônibus, carro ou avião

Inscreva-se na nossa newsletter

5/5 - (2 votos)
Luiza Antunes

Luiza Antunes é jornalista e escritora de viagens. É autora de mais de 800 artigos e reportagens sobre Viagem e Turismo. Estudou sobre Turismo Sustentável num Mestrado em Inovação Social em Portugal Atualmente mora na Inglaterra, quando não está viajando. Já teve casa nos Estados Unidos, Índia, Portugal e Alemanha, e já visitou mais de 50 países pelo mundo afora. Siga minhas viagens em @afluiza no Instagram.

Ver Comentários

  • Boa noite Luiza! Seu blog me inspirou e estou planejando uma viagem à Serra da Estrela. Tenho algumas dúvidas, será que você consegue me ajudar?
    Sobre o carro, para em ir todos esses lugares do seu roteiro, principalmente lugares como o Vale, a pista de ski e a Torre.. Onde você o estacionava? É fácil achar lugar, é pago?
    Muito obrigada!

  • Olá, parabéns pelo blog e dicas maravilhosas de viagens pelo mundo.
    Quero ir ver a neve agora em dezembro e voltar no mesmo dia saindo de Lisboa de onibus ou trem. Se for de até Covilhã tem transporte público que leva até a Torre?
    Obrigada
    Roberta

      • Oi Luiza, mas no Post vc disse que :"Se você vai sem carro, eu recomendaria ficar nas cidades maiores, Covilhã ou Guarda, que ficam na beira da Serra e tem mais acesso a transporte público para o resto dos lugares, além de ser mais fácil chegar ali de ônibus ou trem, partindo do resto de Portugal."
        Eu estou pesquisando para ir de onibus ou trem, o ideal seria ficar nessas cidads mesmo? São proximas da Serra da estrela?

        • Oi Fernanda,

          Desculpe a demora para responder,

          Sim, para chegar na beira da Serra do resto de Portugal, basicamente só dá para chegar com transporte público em Covilhã ou Guarda. O problema depois é para circular entre as cidadezinhas, porque quase não tem opção de transporte público.

      • Oi Luiza!

        Estou em Coimbra e gostaria de conhecer a serra, mas não tenho carteira de motorista.

        Existe uma forma?

        • OI Priscilla,

          É meio complicado. Você pode pegar um trem para Covilhã ou Guarda e de lá tentar achar um táxi. Ou achar uma agência em Coimbra que faça algum passeio (acho que a Quebra Tours tem alguns passeios para lá)

  • Oi! Luiza, amei seu post. Estou indo para Portugal/Espanha em fevereiro/2017. Fiz o roteiro e estou indecisa como fazer para sair de Fatima para Salamanca. Não gostaria de pegar estradas sinuosas ou com neve. Vou até Lisboa e pego trem ou avião? Ou dá para ir de carro sem riscos? Neste caso, qual seria o trajeto? Muito grata

    • Oi Sônia, acho que nesse caso a opção de trem é a melhor para você.

      Mas eu acho que dá para ir de carro, mas só se vocês forem dirigir durante o dia, para evitar nevoeiros. O trajeto de carro passa por algumas cidades turísticas bem legais: Castelo Branco, Fundão, Belmonte e Guarda.

      Só não consigo garantir como estará o tempo, já que em fevereiro ainda há risco de neve e gelo nessas estradas.

      • Obrigada Analice e Luiza. Comprei o trem de Lisboa para Salamanca. Quanto a Serra, quando estiver em Porto, decidirei por um passeio sem ser de carro.Tem sugestão?

        • Oi Sonia,

          Você precisará encontrar uma agência que faça algum tour para a Serra da Estrela, uma vez que é bem complicado ir para lá sem carro.

    • Existe um trem que sai de Coimbra (fica perto de Fátima) para Salamanca, todos os dias, por volta das 23:30. Você chega em salamanca às 5h da manhã. A passagem custa cerca de 30 Euros. Tem como ir de ônibus também, o preço não deve diferenciar muito.

  • Oi Luíza, só tenho disponibilidade d 1dia para conhecer Serra da Estrela mas meu desejo é apenas de ir na estação de esqui ter uma experiência na neve e comer o famoso queijo. Vc acha que pra esse objetivo da tempo? Indica alguma agência d turismo para saída de Lisboa num bate e volta?

    • Oi Michelli,

      Dá sim para fazer isso em um dia só. Na região da estação, em Torre, tem um mercadinho que vende queijo, inclusive. E também dá para dar uma passada em Seia ou Manteigas na ida ou na volta.

      Eu conheço a Alma Nazaré Tour, mas não tenho certeza se eles fazem esse passeio para a Serra. Sua outra possibilidade é alugar um carro - não sai caro o aluguel não - costumo conseguir entre 14 a 18 euros por dia, mais uns 20 euros de gasolina.

  • Olá Luiza, adorei seu post, eu e meu esposo gostaríamos de ir visitar a serra da estrela dia 3 e 4 de dezembro, mas queremos ir para ver a neve. Você acha que nesta data estará com neve? Obrigada

  • Boa noite, estamos querendo visitar a montanha e estamos querendo ficar hospedados em Seia, você conhece alguma agência de turismo que leve e busque de Seia até a Montanha? Estou indo com meu filho de 5 anos e 3 adultos, tenho medo de ir de carro e passar perrengue. Obrigado e parabéns pelas dicas.

    • Oi Marcello,

      Infelizmente não sei te indicar nenhuma agência. Você pode combinar com um táxi ou com o hotel que vocês forem se hospedar.

  • Bom dia Luiza

    Já conheço uns belíssimos lugares em Portugal.
    E 2018 pretendo ir com duas amigas brasileiras, devemos ir por 15 a 20 dias.
    Quais os lugares primordiais que elas devem ir. teremos um carro a nossa disposição e um primo morador e português a nossa disposição.
    Aguardo seu retorno.
    Muito obrigada.
    Ana Lúcia

  • Olá, Luiza! Adoro seu e blog e está sendo de grande valor para o planejamento da minha próxima viagem! Muito obrigada!!! Visitaremos uma parte da Serra da Estrela e meados de 15/01/17, sairemos de carro de Coimbra e passaremos por Piodão, Belmonte, até chegarmos em Guarda... Vi nas suas fotos que neva bastante nessa região, estou um pouco apreensiva em dirigir na neve, vc viu muita dificuldade, acha que é tranquilo? Obrigada de novo!!! :) Beijos, Gabi

    • Oi Gabi,

      A neve depende do ano mesmo. Esse ano, por exemplo, em janeiro fazia 18 graus e em fevereiro nevou.

      De qualquer forma, não foi tão terrível. É preciso ir bem devagar e tem muita neblina.

  • Olá, Luiza!
    Vou ficar hospedado em Manteigas em janeiro/2017 e de lá vou para Lisboa.
    Vi que são cerca de 3h de carro, mas eu queria quebrar a viagem, pois estou com uma filha de 4 anos e queria aproveitar pra conhecer algum lugar interessante. Você recomendaria alguma cidade no caminho pra Lisboa que valesse a parada?

  • Olá Luiza,

    Muito bacana seu post, irei para Portugal com minha mãe em março/17 e ficarei 5 dias, gostaria da sua opinião sobre esse roteiro super apertado que montei.
    Chegarei em Lisboa em um sábado de manhã, pensei em ficar em Lisboa sabado, no domingo ir de onibus a Fatima (bate e volta), na segunda pensei em ir para a Serra da Estrela bem cedinho passar o dia e na segunda a tarde ir para o Porto onde ficarei até quarta, pois tenho um voo no Porto para outro destino. Acha que ficará muito apertado? Obrigada.

    • Oi Geovana,

      Eu não iria para a Serra da Estrela. É bem distante de Lisboa, não dá para você conhecer nada em uma manhã e depois seguir para o Porto. Eu ficaria um dia a mais em Lisboa se fosse você.

      Abraço

Compartilhar
Publicado por
Luiza Antunes

Posts Recentes

O que fazer em Túnis, Tunísia: roteiro de 2, 3 ou 4 dias

Túnis foi um acidente de percurso pra mim, mas foi uma boa surpresa. Eu precisava…

1 dia atrás

Viagem de carro na Toscana, Itália: como alugar o veículo

Poucas regiões do mundo combinam tanto com uma viagem de carro como a Toscana. Habitada…

1 mês atrás

Kashan, Irã: o que fazer e onde ficar na cidade do deserto

Kashan foi uma das cidades que mais me surpreendeu no Irã. Pequena, charmosa e repleta…

1 mês atrás

O Que Fazer em Füssen, Alemanha: 1 ou 2 dias na Vila dos Castelos

Fussen é um bate-volta comum para quem visita Munique e uma parada estratégica para quem…

2 meses atrás

O que fazer em Washington DC em 1 ou 2 dias

Se você gosta de história e curte cidades com muitas atrações de graça, você vai…

2 meses atrás

Qeshm e Hormuz: as fantásticas ilhas do golfo pérsico no Irã

Alguns lugares que a gente visita parecem nem pertencer a esse planeta. Foi bem assim…

2 meses atrás