Conheça a Serra da Estrela
Por Luiza Antunes
Esse texto é um grande guia sobre o que fazer na Serra da Estrela em um roteiro de 1, 2 ou 3 dias – ideal para um final de semana entre as montanhas do Centro de Portugal.
Nesse guia completo para uma escapadinha até a Serra da Estrela, você descobre como ir, qual a melhor época e como ver a neve, quais cidades visitar, como montar o seu roteiro, e várias outras dicas!
A Serra da Estrela é um Parque Nacional Português onde fica o ponto mais alto do país na parte continental. O local é famoso pelo queijo da Serra e também pelo fato de que esse é o local onde neva em Portugal, sendo possível até esquiar.
As maiores cidades da Serra da Estrela são Covilhã e Guarda. As duas têm mais estrutura para tudo, e também têm centros históricos fofinhos – e são os locais mais fáceis para chegar de transporte público.
Manteigas é bem menor, mas fica bem no meio da Serra, o que amplifica a sensação de estar entre as montanhas. E dali é fácil chegar a várias atrações, como Torre e a estação de esqui, as trilhas e cachoeiras, e claro, o Vale do Glaciar do Zêzere.
Seia é uma cidade que você vai passar para subir a Serra. Lá ficam o Museu do Pão e o Centro de Interpretação da Serra da Estrela.
Sabugueiro é uma pequena vila, a mais alta de Portugal, que fica a 1051 metros de altitude, bem pertinho de Seia. Ali você encontra duas atrações muito famosas da região: o queijo (na verdade, o queijo você encontra em qualquer lugar, mas tem uma concentração de lojas ali) e os Cães da Serra, ou Estrela Mountain Dog, uns cachorrinhos bem peludinhos e fofos, típicos dessa região. Ali em volta, como em Manteigas, tem uma cachoeira, a cascata de Ferverença, e o vale glaciar Covão do Urso.
Temos alguns posts dedicados às Aldeias Históricas de Portugal, um conjunto de 12 vilas típicas com construções de pedra. Na Serra da Estrela e arredores ficam Linhares da Beira (foto acima), Belmonte (onde nasceu Pedro Álvares Cabral) e Piodão – que na verdade fica entre a Serra da Estrela e a Serra do Açor.
Além disso, Folgosinho (foto abaixo) também é um vila minúscula de pedra, com um pequeno castelo e vistas para a Serra. Ela é um exemplo que existem diversas outras aldeias que não fazem parte da rede, mas que oferecem essa bela paisagem de uma vila de pedras.
Todos esses lugares são charmosos, mas até mesmo pela preservação, tem pouca estrutura turística, ou seja, no máximo um ou dois restaurantes. Em Linhares e Folgosinho, aliás, são restaurantes estrelados e famosos pelas comidas típicas e poucas opções de hospedagem.
Para montar seu roteiro de fim de semana na Serra da Estrela nos sugerimos que você combine uma das cidades ou aldeias como base, e faça passeios pelas atrações nos arredores.
Esse é o ponto mais alto de Portugal. E para marcá-lo eles fizeram essas construções engraçadas aqui, ó:
É lá que fica a estação de esqui – descubra como esquiar em Portugal. No inverno é muito legal. No verão, não dá para fazer nenhuma atividade, mas ainda tem a vista maravilhosa.
Outra vista maravilhosa é o caminho de Manteigas até a Torre. Qualquer guia ou post que você achar sobre a Serra da Estrela vai te dizer isso.
São 16 km de uma estradinha beirando o Vale Glaciar, montanhas com picos nevados e lagos no meio das montanhas.
Vales Glaciares e Trilhas pela Serra
Eu já falei a palavra glaciar umas 20 vezes neste post, mas não expliquei o que é: basicamente, parte da neve que tem no alto das montanhas da Serra da Estrela é um acumulo de milhares de anos.
E o derretimento e congelamento disso, ao longo dos anos, formam vales com uma geografia muito peculiar.
O rio Zêrere, que nasce nas montanhas, corre por esse antigo vale glaciar. Mas ele não é o único, há também os Vales Alforfa, Loriga, Covão Grande e Covão do Urso.
Há boas opções de trilhas nesses locais, como a Rota do Glaciar (tem 17km, dificuldade média), a Rota do Poço do Inferno (2,5 km, dificuldade média) ou a Rota da Garganta de Louriga (12km, difícil).
Para além dessas, há dois bons sites para encontrar mais informações sobre os percursos: o Manteigas Trilhas Verdes, organizado pela prefeitura da cidade, que tem a indicação de 16 rotas. E o Centro de Interpretação da Serra da Estrela também dá três opções de caminhadas.
Algumas trilhas famosas, além das que já citei das rotas Glaciares, são: a Rota do Javali, Rota do Sol, Rota do Corredor de Mouros e Rota da Caniça.
Três dos principais rios de Portugal: o rio Mondego, o rio Zêzere e o rio Alva, nascem na serra da Estrela. Além disso, há os vales glaciares e uma rota de 25 lagoas. Com isso, esse também é um excelente destino para quem quer ficar perto da água, seja em praias de água doce ou cachoeiras.
Por exemplo, a Lagoa Comprida é a maior das lagoas no alto da Serra. Fica no distrito de Seia. É uma lagoa que tem origem glaciar e hoje é o maior reservatório de água na região.
Lagoa Comprida no inverno e no verão
Se você quer ideias de quais praias fluviais conhecer, tenho algumas. Por exemplo, a Praia Fluvial de Loriga (localização no mapa) é tida como uma das mais bonitas de Portugal.
Bem no meio da Serra da Estrela, a 1400 metros de altitude, você encontra a represa do Vale do Rossim (mapa). Para quem quer estar entre as árvores, há opções como a Lapa dos Dinheiros (mapa) ou Vila Cova à Coelheira.
Por fim, para ver cascatas ou cachoeiras, o Poço da Broca e o Poço do Inferno são boas opções, até mesmo para quem vai no inverno: a paisagem é linda!
Rota do Vinho Dão
Os arredores da Serra da Estrela compreendem a região demarcada do vinho Dão. Isso significa que você pode seguir por mais de uma opção de rota do vinho. O site Rota dos Vinhos Dão apresenta 5 ideias de roteiros, passando por diferentes quintas (ou seja, as vinícolas), onde você pode fazer a prova de vinhos.
Segue abaixo também algumas sugestões de hotéis / quintas voltadas para o enoturismo na região da Serra da Estrela:
Se você está na dúvida de quando ir para a Serra da Estrela, a resposta é: depende do objetivo do seu passeio. A Serra tem atrações e belezas naturais para qualquer época do ano, mas por conta do clima de montanha, o que fazer por lá em cada mês varia bastante.
Segue um pequeno guia da qual altura visitar a Serra da Estrela, mês a mês:
Inverno na Serra da Estrela: dezembro, janeiro, fevereiro e março
Se perguntando como fica a Serra da Estrela em Dezembro? Do final de Dezembro a Março é quando costuma nevar na Serra da Estrela. E faz muito frio, com temperaturas perto do 0º.
Mas tenha em mente que por mais que faça frio, muitas vezes você não vai ver a neve caindo. É porque isso varia bastante a cada ano. As vezes, você só vai ver o gelo na beira da estrada.
De qualquer forma, na Torre, que fica a 1383 metros de altitude, onde fica a Estância de Esqui, eles produzem neve artificial. De forma que mesmo que você não encontre o cenário das montanhas todo branquinho, ainda será possível ver e brincar na neve.
Não se esqueça que Seguro Viagem é obrigatório em Portugal e bastante necessário caso você pretenda fazer esportes de aventura. Veja opções de seguro por um excelente preço e com desconto de até 20%:
Outono na Serra da Estrela: Setembro, Outubro e Novembro
Nos meses de outono, de setembro a novembro, a Serra da Estrela adquire aquela coloração linda da época, com tons avermelhados nas árvores. As fotos nessa época são particularmente especiais.
Até outubro, ainda é uma boa época para fazer caminhadas, porque as chuvas ainda são esparsas e não está nem muito quente, e nem muito frio.
Na minha opinião, essa é uma boa época para quem visitar as aldeias de xisto no seu momento mais “romântico”.
Esse é um período de temperaturas amenas, mesmo quando faz calor, é bom levar um casaquinho para a noite. Posso soar repetitiva, mas as paisagens são sempre lindas, não importa a época do ano.
Também é uma época boa para fazer caminhadas. E é o período para aproveitar as diversas praias fluviais, fazer picnics, etc.
Saiba mais: 7 coisas para fazer na Serra da Estrela no verão e primavera
A Serra da Estrela fica no centro de Portugal, perto da fronteira da Espanha. Seu ponto mais alto está em Torre, com 1993 metros de altitude.
Como você pode ver pelo mapa acima, toda a serra está dividida entre seis municípios: Guarda, Manteigas, Gouveia, Seia, Celorico da Beira e Covilhã. Nessas áreas, ficam diversas aldeias e vilas menores.
Distâncias da Serra para as Principais cidades portuguesas:
De carro
Para chegar na Serra da Estrela, a melhor ideia, sem dúvida, é ir de carro. Isso porque o transporte público entre as cidades menores é praticamente inexistente
Logo, com o carro você terá liberdade para fazer seu roteiro e conhecer os locais mais remotos, aldeias menores. etc.
Dito isso, vale falar que as estradas da Serra não são exatamente fáceis: muito estreitas, muitas curvas e com algum risco de ter gelo no inverno. Avise na hora de pegar o carro que pretende ir a Serra e a locadora providenciará o equipamento, se necessário.
Um ponto positivo é que todo o trajeto é maravilhoso, dá vontade de parar a cada 5 minutos para tirar fotos.
Precisa alugar um carro para visitar a Serra da Estrela? Nós recomendamos que você faça uma comparação na internet, que é a forma de conseguir o carro mais barata, pagando menos taxas. Temos uma parceira, a Mobility, que oferece a busca entre as principais locadoras de Portugal, com melhores condições de pagamento e bons descontos!
Dá para ir para Serra da Estrela de trem ou ônibus?
É possível chegar em Guarda, Celórico da Beira e Covilhã facilmente de trem, pela Comboios de Portugal (CP). Os trens intercidades (mais rápidos) e regionais (mais lentos) fazem os trajetos, partindo das principais cidades portuguesas.
Também dá para chegar nas mesmas cidades de ônibus/autocarro, pela Rede Expressos. A empresa também leva até Seia, Gouveia, Belmonte (Ginjal) e Loriga.
O problema é que a partir dessas cidades, será necessário pegar um táxi para chegar em qualquer outro ponto da Serra da Estrela. Isso dificulta bastante para quem pretende fazer passeios de mais dias.
Alternativa: Contrate um tour para a Serra da Estrela
Algumas empresas fazem passeios de um dia ou mais para a Serra da Estrela, partindo de Porto ou Lisboa. Você pode conferir as todas opções aqui ou numa das opções abaixo:
Em primeiro lugar, recomendo que você leia o post completo que fizemos sobre onde ficar na Serra da Estrela: guia de qual cidade se hospedar!
Depois de muita pesquisa e algumas experiências de viagem concluí que a melhor cidade para realmente experimentar a Serra da Estrela é Manteigas. Isso porque a cidade fica bem no meio da Serra, na beira do Vale Glaciar do Zêzere.
A estrutura turística é boa, com hotéis, restaurantes e lojinhas de produtos típicos, mas sem perder aquela cara de cidade pequena portuguesa tradicional. Para quem quer fazer trilhas, dali partem várias.
Por lá eu recomendo:
Para quem está indo aproveitar a neve na Serra da Estrela, o melhor é ficar na região de Penhas da Saúde, onde encontram-se várias opções de chalés e hotéis, bem perto da estação de esqui! Também ficar por ali uma das poucas opções de hostel na região da Serra da Estrela.
Se você vai sem carro, eu recomendaria ficar nas cidades maiores, Covilhã (veja os melhores hotéis) ou Guarda (cheque as acomodações), que ficam na beira da Serra e tem mais acesso a transporte público para o resto dos lugares, além de ser mais fácil chegar ali de ônibus ou trem, partindo do resto de Portugal.
Por fim, quem quer ficar numa aldeia típica, encontra boas opções de hotéis em Belmonte ou hospedagem em Piódão.
Então confira nossos roteiros:
• Roteiros pelo Douro, em Portugal: um guia completo de viagem
• Gerês, Portugal: o que fazer, como chegar e outras dicas
• O que fazer no Alentejo, Portugal: roteiro de viagem
• 7 ideias de bate-volta a partir do Porto8
• 7 ideias de bate-volta a partir do Porto
• Roteiros em Portugal: 15, 20 e 30 dias
• 7 roteiros de viagem para 7 dias em Portugal (ou mais!)
• Viagem entre Portugal e Espanha: trem, ônibus, carro ou avião
Túnis foi um acidente de percurso pra mim, mas foi uma boa surpresa. Eu precisava…
Poucas regiões do mundo combinam tanto com uma viagem de carro como a Toscana. Habitada…
Kashan foi uma das cidades que mais me surpreendeu no Irã. Pequena, charmosa e repleta…
Fussen é um bate-volta comum para quem visita Munique e uma parada estratégica para quem…
Se você gosta de história e curte cidades com muitas atrações de graça, você vai…
Alguns lugares que a gente visita parecem nem pertencer a esse planeta. Foi bem assim…
Ver Comentários
Olá Luiza
Estamos programando uma ida a Serra da Estrela em janeiro/17, a minha dúvida é se a ida de carro é tranquila por conta da neve ou se é complicado dirigir. É necessário dirigir com corrente nos pneus? fico preocupado por nunca ter dirigido em neve e muito menos com corrente em pneus.
Estamos programando sair de Lisboa dia 18/1.
Abraço
Marcelo
Oi Marcelo,
Depende da quantidade de neve que cair, não dá muito para prever antes. Tem anos que não neva muito, tem anos que tem pequenas nevascas e as estradas podem até ser fechadas.
abraço
Nossa amei o post!
Vou estar o mes de Fevereiro em Porto estudando e queria visitar outros lugares finais de semana e a Serra da Estrala esta na minha lista agora! rsrs
Que você sugere? Pretendo ir mesmo para aproveitar a neve e devo ir de transporte publico, qual a melhor opção?
Me dê uma luz! rs Estou muito perdida, vejo que cada site fala uma coisa diferente e tô super pperdida
obrigada e mais uma vez amei o post! parabens! (:
OI Maria,
Olha, Serra da Estrela praticamente não tem acesso por transporte público. Se você quiser ir conhecer mais lugares, o ideal é alugar carro.
bjs
Qué marabilla de fotos!
Falo no nome dun grupo de 50 persoas que vai realizar unha viaxe a finais do mes de xuño á Serra da Estrela. Queríamos saber se tería contactos de guías de montaña que traballen nesa área do país.
Obrigada.
Un saúdo,
Oi Dolores,
Eu não sei indicar nenhum guia específico, mas sugiro que você dê uma olhada nesses sites aqui - são oficiais:
https://www.turismodocentro.pt/pt/?op=ofertas&area=1&zona=9&list=prod&categoria=35
https://aldeiasdoxisto.pt/category/caminhadas-e-passeios
https://www.aldeiashistoricasdeportugal.com/pacotes_tematicos/
https://www.turismodocentro.pt/pt/?op=ofertas&area=1&zona=9&list=prod&categoria=50
Luiza, boa tarde.
Estarei vindo da região do Douro em direção a lisboa e pretendo ficar uma noite na região da serra da estrela.
Saberia me indicar em qual cidade ficar hospedada considerando um dia?
(PS: o motivo da visita é experimentar o famoso queijo e visitar as aldeias)
Obrigada desde já
Oi Marina, tudo bem?
Eu ficaria numa das aldeias históricas ou em Manteigas
bjs
Luiza, boa noite! Vou fazer um roteiro para Portugal no final de abril e começo de junho deste ano. A serra da Estrela é algo que tenho muita curiosidade e estou pesquisando bastante. As suas dicas foram muito valiosas e tenho apenas uma dúvida e conta com sua ajuda. Eu irei de Porto para Castelo Branco e quero cortar pela Serra e olhando no google maps constam duas estradas, sendo a N232 que passa por Manteigas e atravessa até Belmonte e outra que atravessa mais abaixo N231 que sai de Seia e corta a Serra também. Qual o melhor trajeto?
Paulo, olha, vou te falar com a maior sinceridade: eu não dirijo. Porém, verifiquei os dois trajetos no google. Baseada nas paisagens e cidades que você vai cortar, sugiro que vá pela N232.
Paulo conta como foi teu roteiro e este trajeto de Porto até Castelo Branco. Estou programando para próximo ano um passeio em Portugal onde seremos 3 ou 4 casais e pretendo alugar uma van. Saberia me dizer se estas estradas de serra são seguras para andar com uma van? Desde já muito obrigada. Selma
Oi Selma,
As estradas são bem estreitas e tem muitas curvas, subidas e decidas - algumas meio esburacadas também. Eu sugiro que quem for dirigir a van tenha experiência com isso!
Olá Luiza, parabéns pelo site, sou fã e leitora assídua dele.
Estou em Peso da Régua me organizando para 3dias na Serra da estrela, sendo que temos a última noite reservada em Manteigas.
De lá seguimos para Monsaraz.
Você acha melhor começarmos por Belmonte? Piodao ou Torres?
Estamos de carro e sou fotografa ??
Adoraria conhecer estes lugares, mas sei que o tempo pode ser curto pois sei que vou parar muito para as fotos.
Qual sugestão você me daria?
Muito obrigada e parabéns pela iniciativa.
Bjs
Drica
Oi Drica, tudo bem?
Não sei se estou te respondendo a tempo, desculpe.
Três dias é um bom tempo para conhecer a Serra, porque os lugares são bem pequeninos e dá para fazer muitas paradas ao longo do caminho.
De Manteigas a Torre é bem perto de carro. Depois eu seguiria para Belmonte e deixaria Piodão por último, já que é fora da Serra.
bjs
Parabéns, Luiza, a matéria ficou ótima e as fotos belíssimas. Estive na Serra da Estrela no outono, quando a região se tinge com os tons amarelo-avermelhados. Depois de ler seu post fiquei com muita vontade de voltar lá no inverno. Também fiz um post sobre a região, que compartilho aqui com seus leitores. E continue nos revelando as belezas de tantos países.
Olá Tereza, como vai?
Onde localizo seu post sobre a Serra da Estrela no Outono? Irei em Novembro e tenho muitas dúvidas hehe. Obrigada!
Oi Elizabeth,
Aqui: https://www.360meridianos.com/2015/11/belmonte-portugal-a-terra-onde-nasceu-cabral.html
bjs
=D
Ola!! Pretendo ir a serra da estrela em maio. Chegarei a partir do douro. Minha ideia e ficar hospedada na casa das penhas douradas. Estou apenas com receio das estradas, ja que estarei de carro! E trnquilo dirigir, apesar das estradas serem sinuosas? Vi que o local fica a 1500m de altitude, mas como nao sera mais inverno, nao ha necessidade de correntes nos pneus certo? Agradeco se puder me ajudar!! Obrigada!!
Oi Maria,
Não, em maio não tem a menor chance de ter neve.
As estradas são bem sinuosas sim, tem que dirigir com cuidado. Mas se você for experiente no volante não é tão complicado assim. Já eu, que não sou muito boa, prefiro evitar, eheh
Olá Luiza
Estarei fazendo no final de abril uma ciclo viagem de lisboa até covilhã vc sabe se esta liberado a estrada prá ciclistas?
Obrigado
Oi Marcos,
Não sei dizer com certeza, mas imagino que sim.
Olá, Luiza!
Parabéns pelo site!Amei as fotos!
Meus pais irão passar 2 semanas em Portugal em outubro. Quando estiverem hospedados no Porto, farão um bate-volta a pequena cidade de Fornos de Algodres, onde os avós do meu pai viveu. Lá eles devem ficar bem pouquinho pois a cidade não tem quase nada, é uma questão afetiva só. Vi que é bem perto da Serra e eles gostariam de continuar o passeio por ali. Em geral consideraria um "pecado" passar apenas um dia por ali, mas pelo contexto da ida a Fornos, do ladinho, me parece super válido. O que você sugere pra quem tem um fim de manhã e uma tarde? Um almoço em Seia e um pulinho na Lagoa Comprida? Ou uma ida a alguma aldeia histórica, como Linhares da Beira? O dois? Muito obrigada!!
Oi Fernanda,
Seia não é tão interessante assim, ainda mais para uma visita tão curtinha. Seria mais legal fazer Sabugueiro e Lagoa Comprida (que apesar de ser no distrito de Seia, está mais próxima de Sabugueiro). E talvez acrescentar uma passadinha em uma das aldeias históricas antes de ir embora, já que elas costumam também ser bem pequeninas.
bjs
Pretendo ir na serra da estrela em fevereiro/16 (13 a 23) será que vai ter neve?
Oi Renato,
Olha, está nevando lá agora. Mas você sabe como é o tempo: não dá para prever! Então, sugiro que você curta a página do Facebook da Serra, onde eles atualizam as informações sobre neve diariamente. É essa aqui: https://www.facebook.com/SkiSerraDaEstrela/?fref=ts