Visita ao Santuário do Bom Jesus do Monte, em Braga

Quando se pensa em Braga, muita gente se lembra daquela igreja com uma enorme escadaria na entrada. É o Santuário do Bom Jesus do Monte, um complexo que inclui a igreja, as escadarias (ou escadórios, como dizem os portugueses), uma mata, um funicular e hotéis. Desde 2015, o local é candidato a ser reconhecido como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Os estilos arquitetônicos rococó, barroco e neoclássico se misturam ali, no alto da colina do Bom Jesus, onde além das construções também se tem uma vista excelente de Braga. Essa região é desde o século 14 um local de peregrinação e pequenas capelas foram construídas ali ao longo dos anos. O santuário que visitamos hoje é de 1811, uma igreja muito bonita por dentro, em formato de cruz. A entrada é gratuita.

Leia também:

O que fazer em Braga: Roteiro de um dia

Onde ficar em Braga: dicas de hospedagem

5 curiosidades sobre Braga, a cidade romana e medieval

Já as escadarias, com os seus 573 degraus, começaram a ser construídos em 1723, divididos em três partes: os Escadórios do Pórtico, logo no início, que seguem no meio da mata, 376 degraus acima, com oito capelas primitivas no caminho.

Depois, chega-se ao Escadório dos Cinco Sentidos. Cada lance da escada corresponde à uma fonte e cada fonte conta com uma estátua acima e duas laterais – todas de figuras bíblicas. Os temas ficam na seguinte ordem: Visão, Audição, Olfato, Paladar e Tato.

Pot fim, na última parte fica o Escadório das Virtudes, trecho que data de 1837. São três fontes dedicadas às virtudes, cada uma cercada por figuras alegóricas a Confissão e a Docilidade, na Fonte da Fé; a Glória e a Confidência na fonte da Esperança; e a Paz e a Benignidade para a Caridade.

Além da visita à escada e a Basílica, os parques e jardins no entorno são lindos e muito agradáveis – há grutas e coretos construídos no início do século XX, além da mata. Muita gente de Braga vai ali para se exercitar ou aproveitar o dia.

Quem não quer subir ou descer as escadas pode pegar o funicular ou elevador até o topo. Eu preferi subir de elevador e descer pelas escadas e achei uma boa opção. Inaugurado em 1882, esse funicular é muito interessante porque é o mais antigo do mundo a utilizar um sistema de contrapeso de água para subir e descer. Um trecho da viagem custa €1,20 só ida e volta saí por 2 euros.

Como chegar no Santuário do Bom Jesus do Monte

Saindo do centro de Braga, há o ônibus (autocarro) nº2, que leva diretamente ao Santuário do Bom Jesus do Monte. O ponto no centro de Braga fica na Av. Liberdade, em frente um Supermercado Pingo Doce. O ônibus custa €1,65 o trecho, pode pagar diretamente para o motorista e basta descer no último ponto, que fica em frente ao santuário. Na volta, o ônibus sai do mesmo lugar e leva até o centro de Braga novamente.

Quem estiver de carro encontra estacionamento gratuito em frente a entrada para o santuário.

Vai viajar? O Seguro de Viagem é obrigatório em dezenas de países da Europa e pode ser exigido na hora da imigração. Além disso, é importante em qualquer viagem. Veja como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício e garanta promoções.

Inscreva-se na nossa newsletter

Avalie este post
Luiza Antunes

Luiza Antunes é jornalista e escritora de viagens. É autora de mais de 800 artigos e reportagens sobre Viagem e Turismo. Estudou sobre Turismo Sustentável num Mestrado em Inovação Social em Portugal Atualmente mora na Inglaterra, quando não está viajando. Já teve casa nos Estados Unidos, Índia, Portugal e Alemanha, e já visitou mais de 50 países pelo mundo afora. Siga minhas viagens em @afluiza no Instagram.

Ver Comentários

  • Uma das mais belas construções históricas de Portugal. De lá se pode avistar tambem toda a região da bela cidade de Braga, para mim uma das mais bonitas do interior Português. Visite tambem o Santuário de Nossa Senhora do Sameiro que fica bem próximo do Santuário de Bom Jesus do Monte. Lugares imperdíveis

Compartilhar
Publicado por
Luiza Antunes

Posts Recentes

Viagem de carro na Toscana, Itália: como alugar o veículo

Poucas regiões do mundo combinam tanto com uma viagem de carro como a Toscana. Habitada…

3 semanas atrás

Kashan, Irã: o que fazer e onde ficar na cidade do deserto

Kashan foi uma das cidades que mais me surpreendeu no Irã. Pequena, charmosa e repleta…

4 semanas atrás

O Que Fazer em Füssen, Alemanha: 1 ou 2 dias na Vila dos Castelos

Fussen é um bate-volta comum para quem visita Munique e uma parada estratégica para quem…

1 mês atrás

O que fazer em Washington DC em 1 ou 2 dias

Se você gosta de história e curte cidades com muitas atrações de graça, você vai…

1 mês atrás

Qeshm e Hormuz: as fantásticas ilhas do golfo pérsico no Irã

Alguns lugares que a gente visita parecem nem pertencer a esse planeta. Foi bem assim…

2 meses atrás

O que fazer em Hong Kong: roteiro de 1, 2, 3 e 4 dias

O que fazer em Hong Kong? A metrópole asiática é um daqueles umbigos do mundo…

2 meses atrás