Quando se pensa em Braga, muita gente se lembra daquela igreja com uma enorme escadaria na entrada. É o Santuário do Bom Jesus do Monte, um complexo que inclui a igreja, as escadarias (ou escadórios, como dizem os portugueses), uma mata, um funicular e hotéis. Desde 2015, o local é candidato a ser reconhecido como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.
Os estilos arquitetônicos rococó, barroco e neoclássico se misturam ali, no alto da colina do Bom Jesus, onde além das construções também se tem uma vista excelente de Braga. Essa região é desde o século 14 um local de peregrinação e pequenas capelas foram construídas ali ao longo dos anos. O santuário que visitamos hoje é de 1811, uma igreja muito bonita por dentro, em formato de cruz. A entrada é gratuita.
Leia também:
O que fazer em Braga: Roteiro de um dia
Onde ficar em Braga: dicas de hospedagem
5 curiosidades sobre Braga, a cidade romana e medieval
Já as escadarias, com os seus 573 degraus, começaram a ser construídos em 1723, divididos em três partes: os Escadórios do Pórtico, logo no início, que seguem no meio da mata, 376 degraus acima, com oito capelas primitivas no caminho.
Depois, chega-se ao Escadório dos Cinco Sentidos. Cada lance da escada corresponde à uma fonte e cada fonte conta com uma estátua acima e duas laterais – todas de figuras bíblicas. Os temas ficam na seguinte ordem: Visão, Audição, Olfato, Paladar e Tato.
Pot fim, na última parte fica o Escadório das Virtudes, trecho que data de 1837. São três fontes dedicadas às virtudes, cada uma cercada por figuras alegóricas a Confissão e a Docilidade, na Fonte da Fé; a Glória e a Confidência na fonte da Esperança; e a Paz e a Benignidade para a Caridade.
Além da visita à escada e a Basílica, os parques e jardins no entorno são lindos e muito agradáveis – há grutas e coretos construídos no início do século XX, além da mata. Muita gente de Braga vai ali para se exercitar ou aproveitar o dia.
Quem não quer subir ou descer as escadas pode pegar o funicular ou elevador até o topo. Eu preferi subir de elevador e descer pelas escadas e achei uma boa opção. Inaugurado em 1882, esse funicular é muito interessante porque é o mais antigo do mundo a utilizar um sistema de contrapeso de água para subir e descer. Um trecho da viagem custa €1,20 só ida e volta saí por 2 euros.
Saindo do centro de Braga, há o ônibus (autocarro) nº2, que leva diretamente ao Santuário do Bom Jesus do Monte. O ponto no centro de Braga fica na Av. Liberdade, em frente um Supermercado Pingo Doce. O ônibus custa €1,65 o trecho, pode pagar diretamente para o motorista e basta descer no último ponto, que fica em frente ao santuário. Na volta, o ônibus sai do mesmo lugar e leva até o centro de Braga novamente.
Quem estiver de carro encontra estacionamento gratuito em frente a entrada para o santuário.
Vai viajar? O Seguro de Viagem é obrigatório em dezenas de países da Europa e pode ser exigido na hora da imigração. Além disso, é importante em qualquer viagem. Veja como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício e garanta promoções.
Poucas regiões do mundo combinam tanto com uma viagem de carro como a Toscana. Habitada…
Kashan foi uma das cidades que mais me surpreendeu no Irã. Pequena, charmosa e repleta…
Fussen é um bate-volta comum para quem visita Munique e uma parada estratégica para quem…
Se você gosta de história e curte cidades com muitas atrações de graça, você vai…
Alguns lugares que a gente visita parecem nem pertencer a esse planeta. Foi bem assim…
O que fazer em Hong Kong? A metrópole asiática é um daqueles umbigos do mundo…
Ver Comentários
Uma das mais belas construções históricas de Portugal. De lá se pode avistar tambem toda a região da bela cidade de Braga, para mim uma das mais bonitas do interior Português. Visite tambem o Santuário de Nossa Senhora do Sameiro que fica bem próximo do Santuário de Bom Jesus do Monte. Lugares imperdíveis