Dentre as tarefas mais difíceis de quem decide morar na capital de Portugal, está a de encontrar um teto para chamar de seu. Com tantos brasileiros vindo para a terrinha, principalmente para estudar, a tarefa de alugar quarto em Lisboa – ou apartamento, ou uma casa, pode transformar rapidamente o sonho em pesadelo. Para tentar facilitar esse processo, vou tentar dar umas dicas que aprendi com mais de três anos vivendo em Portugal.
Leia também: Estudar em Portugal: tudo o que você precisa saber
Morar em Portugal: dicas sobre vistos, documentação e outras burocracias
Como é ser estudante em Coimbra
Já foi-se o tempo em que você encontrava um quarto num apartamento gigante no bairro Alto por 200 euros por mês. Hoje em dia, morar no centro de Lisboa é caro. Porém, o lado positivo dessa história é que existe um bom transporte público na cidade e Lisboa é segura. Ou seja, dá para sair do centro sem perder qualidade de vida.
Segundo uma pesquisa da Uniplaces, uma plataforma de aluguel de apartamentos e quartos para estudantes na Europa, algumas das zonas mais populares são aquelas que combinam a proximidade com o centro e o acesso a linhas de metro. Os lugares mais baratos para moradia em Lisboa são a zona de Arroios, Alameda e Intendente.
Outra dica é que a única região onde houve uma pequena queda nos valores dos arrendamentos foi Entrecampos.
Muita gente busca um lugar exclusivo para ficar, mas isso pode sair bem mais caro. Uma solução é alugar um quarto privado numa casa. Essa é a opção mais em conta, principalmente para estudantes. Dá para achar, segundo a Uniplaces, lugares que custam entre 330 a 370 euros por mês, em zonas como as descritas acima.
Em Portugal, há a possibilidade de alugar um quarto ou apartamento com as despesas incluídas no aluguel. O que significa isso? Que as contas de gás, luz, internet e água já estão embutidas no valor mensal.
Isso certamente é uma boa ideia para quem vai ficar menos tempo, porque poupa o trabalho de ter que instalar todos esses serviços no seu nome. Além disso, contas como a de internet costumam ter aquela cláusula de fidelização. Para cancelar em menos de dois anos, por exemplo, paga-se multa.
Crédito imagens: Shutterstock
Eu vou seguir a dica que dei para quem quer buscar apartamentos no Porto ou em Coimbra.
Existem vários bons sites na internet para fazer essa busca: OLX, Idealista, Bquarto, EasyQuarto. Porém, só recomendo essas opções se você for fazer a busca quando já estiver em Portugal. Porque assim tem como visitar o que está buscando e evitar propaganda enganosa.
Se você é ansioso, como eu sou, ou precisa de ter um lugar antes de se mudar, então eu recomendo a Uniplaces. A Uniplaces reúne anúncios que são verificados pela própria equipe, muitos contam até com vídeo do apartamento ou quarto. E os preços são bem melhores do que se você usar um site de aluguel para turistas. E dá para conseguir um comprovante para apresentar no pedido de visto.
Nesse post eu explico melhor como funciona a plataforma. Ainda, tem um desconto 10% na taxa de serviço – exclusivo para leitores do 360meridianos. Corre lá para ver!
Poucas regiões do mundo combinam tanto com uma viagem de carro como a Toscana. Habitada…
Kashan foi uma das cidades que mais me surpreendeu no Irã. Pequena, charmosa e repleta…
Fussen é um bate-volta comum para quem visita Munique e uma parada estratégica para quem…
Se você gosta de história e curte cidades com muitas atrações de graça, você vai…
Alguns lugares que a gente visita parecem nem pertencer a esse planeta. Foi bem assim…
O que fazer em Hong Kong? A metrópole asiática é um daqueles umbigos do mundo…
Ver Comentários
Ola boa tarde quero uma apartamento ou quarto no centro de lisboa proximo ao metro
Há quartos de casal e indvidual em Lisboa Pt. na parte nobre, próximo ao ministério
Olá Bernarda,
Busque nos sites sugeridos no post =)
Será que o uniplaces é seguro mesmo? Tem muita gente reclamando dessa plataforma online.
É só para estudantes mesmo? Acima dos 40... Eu tive péssima impressão do OLX; não respondem, são grossos, desconfiados, parecem que não querem alugar. O mesmo com o Roomlala, não recomendo.
Saudações.
Oi Samuel,
Não é só para estudantes não, tem alguns lugares que são e outros que não.
Acho que qualquer plataforma terá reclamações, infelizmente porque tem muito senhorio ruim e tem muito locatário ruim tb.
Olá, Luiza,
Encontrar quartos para alugar em qualquer capital européia é bastante estressante. Principalmente no meu caso, que não tenho ninguém na Europa e tento fazer tudo online. A demanda é muito grande, principalmente agora no verão, e os proprietários, claro, querem explorar ao máximo: veja os preços de Londres, Paris, Berlim e Roma, por exemplo. É decepcionante, desmotivador.
Você, que já conhece Portugal há bastante tempo, poderia citar algumas imobiliárias, além da ERA, que atendem uma clientela de menor poder aquisitivo? Gente como eu, que está chegando e não pode gastar muito com aluguéis.
Tenho visto que no Porto é tudo mais barato do que em Lisboa. Será que é fácil achar trabalho no Porto? Como está o mercado aí? Eu tenho passaporte da UE.
Obrigado pela atenção! Estava procurando quartos no Google e achei o seu site. Felicidades para você e todos os seus!
Oi Samuel,
Não tenho como te responder sobre o mercado de trabalho. A área de serviços, turismo, atendimento, você encontra empregos. Tenha em mente que os salários são muito baixos, em torno de 600 euros.
Não conheço imobiliárias, sempre aluguei todos os lugares que morei pela internet. Eu te recomendo a alugar um lugar temporariamente apenas, talvez um mês, e buscar daqui, que você poderá conversar com os proprietários e visitar os lugares.
O Porto é mais barato que Lisboa sim
tem também o "spotahome"; o problem dessas plataformas é que não deixam a gente conversar com o proprietário e esclarecer dúvidas. É pisar no escuro, dá medo. Outro site: " idealista ". Saudações.
Parece que a uniplaces exige cartao de credito e so se consegue cartao de credito depois de um ano em Portugal. Cono resolver?
Oi Paulo,
Não existe essa regra de cartão de crédito em Portugal. Mas você pode usar um cartão do Brasil ou fazer um cartão de algum banco online, como Transferwise ou Leupay
O melhor neste caso seria usar um cartão de débito pré-pago, o do Mercado Pago não cobra tarifas.
Trasferwise bordless account - precisa ter um endereço na Europa para abrir conta.