Esse texto é um grande guia de viagem no verão europeu. Aqui você descobre como é viajar pela Europa em Julho e Agosto, quais destinos procurar e quais evitar, quais passeios são imperdíveis, como economizar na viagem. E ainda como é o clima e o que levar na mala!
Os meses de verão na Europa vão de 21 de junho a 22 de setembro.
Viena, Áustria em Agosto
A alta temporada na Europa é nos meses de julho e agosto.
Sendo que agosto é o mês de férias no continente: ou seja, este vai ser o mês mais cheio nas cidades turísticas e praias, e o mês mais vazio nas cidades universitárias.
Não se esqueça que para entrar na Europa em qualquer época do ano, você vai precisar de um seguro viagem obrigatório. Veja aqui como conseguir o seu com até 25 de desconto!
Mês de agosto é mês de férias para os Europeus. Isso significa que muitos deles também estarão viajando, em geral para os destinos de praia.
Com isso, muita coisa fecha mesmo em cidades grandes, fora dos bairros centrais turísticos. Não estranhe se você se deparar com um restaurante com os dizeres na porta: saímos de férias, voltamos em setembro.
Ou seja, quando pensar em viajar em agosto na Europa, esteja preparado para muito sol, calor, multidões e para encontrar alguns bairros e lugares estranhamente vazios de moradores, mesmo que lotados de gente do mundo inteiro.
O verão é, teoricamente, a estação seca e quente da Europa. Além disso, os dias de verão duram muito mais do que os de inverno. O sol se põe às 21h, 22h ou até mais tarde nos países mais ao norte.
Mas o tempo não é previsível – e o continente é grande. A temperatura média no verão na Europa não só varia bastante de país para país, como também de ano para ano.
Ou seja, você pode pegar temperaturas muito quentes ou bastante frescas. Uma amiga minha pegou uma média de 15 graus na Irlanda em julho. Eu quase derreti com 38 graus na República Tcheca e Áustria, mas tomei chuva e vento na Grécia em agosto.
Se você não curte muito calor, evite viajar nesta época. Mesmo. Pode chega a fazer 40 graus e isso não é exatamente previsível, mesmo em lugares que teoricamente não são tão quentes assim.
E vou te falar: tem muitos lugares sem ar-condicionado! Passei, em Viena, Bratislava e Berlim, passei os piores calores da minha vida (depois da Índia), pois hotéis, hostels e transporte público que só tinham ventilador para encarar o calorão de julho/agosto.
Atenas, Grécia em Junho
1. Vá para o Mediterrâneo
Vá pegar uma praia no Sul da Espanha, na Sul da França, na Grécia ou na Itália.
Ou quem sabe, aproveite destinos veraneios menos badalados, mas incrivelmente lindos, como Montenegro e Albânia. Ou mesmo praias menos conhecidas de destinos mais badalados.
Praia de Ksamil, na Albânia, em agosto
2. Vá a um Festival de Música
Há dezenas de festivais de música na Europa durante o verão.
Tem os famosos Glastombury na Inglaterra, Lollapalooza Berlin ou o Primavera Sound em Barcelona.
E outros menos até alguns menos hypados como o BBK Bilbao e o Nos Alive, em Portugal. Sem esquecer, é claro, dos mais diferentões, como o Exit Festival, um festival medieval em Novi Sad, na Sérvia. Escolha o que mais te agrada e aproveite!
3. Aproveite a Natureza
Aproveite o bom clima para fazer atividades ao ar livre e explorar a bela e diversificada natureza da Europa. Há trilhas a serem percorridas dentro dos parques nacionais, montanhas, lagos e costas.
Picnic na Serra da Estrela, Portugal, em junho
4. Aproveite a luz do dia nas varandas dos bares, cafés e restaurantes
Sente-se e relaxe nas varandas dos cafés para ver a vida passar com uma cerveja em mãos. No verão, estar ao ar livre é quase uma lei europeia. Veja mais em: 9 cidades para aproveitar ao máximo o verão europeu
Algumas das cidades menores que adoramos sentar nas varandas com vista para belas paisagens:
Uma cerveja na beira do rio em Cesky Krumlov, na República Tcheca em julho
5. Frequente as Festas e Feiras tradicionais
Muitas cidades e regiões na Europa possuem festas tradicionais durante o verão.
Em Portugal, as festas juninas são imperdíveis, com destaque para o São João no dia 24 de Junho, no Porto. (foto abaixo)
Na Catalunha, também se celebra o São João, as festas maiores dos povoados e as festas maiores dos bairros de Barcelona.
Na Itália, diversas vilas e aldeias celebram festas com muita comida. Nós fomos em algumas na Toscana e também na região da Lombardia conhecemos a incrível Sagra dei Crotti, em Chiavenna.
E mesmo onde não a festas, você encontrará feiras a céu aberto, com bebidas e comidas típicas, e todo mundo celebrando a vida e o sol.
Faça aulas de surf, kitesurfing, aprenda a mergulhar, faça yoga com uma paisagem linda ou Faça um tour de barco entre as ilhas gregas. Aproveite o verão para aprender algum esporte, conhecer novos lugares e ainda se divertir um montão.
Mergulho na Costa Brava da Espanha no verão
Fazer trabalho voluntário em fazendas orgânicas é uma boa forma de conseguir hospedagem grátis, baratear sua viagem e ainda ter uma experiência diferente. E o verão é uma boa época para isso, já que o clima favorece esse tipo de atividade.
Uma colheita de frutas vermelhas numa fazenda na região da Liguria, na Itália
Passe uma temporada nas cidades mais cosmopolitas do continente. Aproveite as centenas de atividades culturais que surgem nesses lugares durante a estação, conheça um montão de gente de todos os lugares do mundo e tenha algumas das noites mais inesquecíveis da sua vida.
Verão em Berlim no Mauer Park
Tem cidades que vibram com a luz do sol, alguns exemplos são Lisboa, Barcelona, Viena, Berlim ou Copenhague.
Os incríveis pubs ruínas de Budapeste no verão
Mas não deixe de considerar cidades alternativas, mas não menos animadas, como Belgrado, Bucareste, Atenas, Tallin ou Budapeste.
Tire uma tarde para sentar-se em uma parque à beira de algum rio com um bom livro, uma garrafa de vinho e algumas guloseimas.
Os europeus não podem ver uma pedaço de grama para se jogarem nele e você também pode fazer o mesmo. Afinal, o verde existe para ser usado! Algumas cidades combinam bastante com esse estilo de vida.
Um vinho do Porto com a vista para o Porto, Portugal em agosto
O verão sem dúvida é a melhor época para conhecer algumas das ilhas na Europa, que, em outras épocas dos anos, podem estar frias demais para aproveitar as praias.
Ilha de São Miguel, nos Açores
Arrumar a mala para o verão na Europa é bastante simples e ao mesmo tempo complexo. Arrume uma mala típica de viagem de verão, com shorts, saias, blusas leves, vestido, roupa de banho, chinelo, tênis. Não exagere nas quantidades!
Mas não deixe de colocar pelo menos uma calça, um moletom ou sueter e um casaco ou jaqueta. As noites podem fazer um friozinho bastante incômodo para brasileiros. Sem contar a possibilidade de chuva, caso você dê azar.
Se seu destino for o Reino Unido, Irlanda ou os países nórdicos, pense sua mala como se fosse meia estação no Brasil: ou seja, metade frio, metade quente.
Plovdiv, Bulgária em julho
Abril é um bom mês para já garantir seu hotel. Mas se você quiser/puder procurar antes, melhor. Dê uma olhada nos nossos guias de hospedagem(dá para filtrar por país!).
Seja lá se você vai precisar de ônibus, trem e avião para circular dentro da Europa, compre com antecedência. Quanto mais cedo você comprar, melhores os preços e os descontos que irá conseguir.
Os bilhetes de trem, por exemplo, costumam abrir para venda quatro meses de antes. Recomendamos usar o site da Omio, que dá para pesquisar entre todos os tipos de transporte e escolher o melhor custo-benefício.
Para atrações muito famosas é imprescindível comprar os bilhetes com antecedência. Não só pelo risco de esgotar na data que você quiser, como para evitar filas quilométricas que vão tomar horas do seu dia.
Pode ser interessante mudar um pouco seu roteiro para aproveitar algum festival diferente que só rola naquela época específica do ano.
E não seja muito apegado ao seu roteiro: no meio do caminho pode surgir uma feirinha que vale abandonar os planos do dia e ir lá aproveitar.
Se você viajar no verão na Europa e evitar (um pouco) as multidões e os preços da alta temporada, programe sua viagem para junho ou setembro, que são meses um pouco mais baratos, menos cheios e menos quentes.
Poucas regiões do mundo combinam tanto com uma viagem de carro como a Toscana. Habitada…
Kashan foi uma das cidades que mais me surpreendeu no Irã. Pequena, charmosa e repleta…
Fussen é um bate-volta comum para quem visita Munique e uma parada estratégica para quem…
Se você gosta de história e curte cidades com muitas atrações de graça, você vai…
Alguns lugares que a gente visita parecem nem pertencer a esse planeta. Foi bem assim…
O que fazer em Hong Kong? A metrópole asiática é um daqueles umbigos do mundo…
Ver Comentários
Viajar no verão europeu é tudo de bom! As praias da Italia são ma-ra-vi-lho-sas! Se posso dar um conselho para os seus leitores: prefiram julho em relação a agosto porque em agosto as praias ficam lotadas, os preços aumentam e é mais difícil conseguir um espacinho livre nas praias mais famosas. Meu destino favorito no verão europeu é uma ilha enorme... a Sicília. Este ano vou para lá de novo, assim tenho motivos para atualizar o site com novas dicas...
Lendo os comentários comecei a ficar apavorada.....vou para Alemanha, depois Portugal em agosto.....alto verão....não gosto do verão mas foi a única época que posso ir. As dicas foram muito boas, assim já me preparo psiquicamente para enfrentar essa barra.
Vou ficar 2 semanas em Portugal, 1 na Suíça e talvez alguns países perto da Alemanha(tipo bate e volta) num total de 36 dias. Vc tem sugestão de lugares p/ir e qtde de roupa para esses dias todos???
Lugares para ir você pode pesquisar no Atlas, temos dicas de todos esses países!
Sobre a quantidade de roupas, eu levaria apenas uma mala de cabine. Verão requer menos roupas. Traga só um casaco e um lenço para os dias que possam ser mais friozinhos.
Oi boa noite
Iremos para Madri, Paris e Londres
Vamos ficar 10 dias, que roupas levo e quantidades?
Oi Miriam,
Minha sugestão é que você limite suas roupas para caber numa mala de cabine. Leve dois ou três sapatos no máximo, contando que um vai no seu pé.
Esqueci de colocar o mês, vamos em julho/2018.
Oi Luiza, tudo bom?
Suas dicas ajudam muito e gostaria do seu apoio em um roteiro de 20 dias em Julho/2018.
Como vou casar nessa época não temos como fugir do calor, filas e preços altos, precisamos pensar nas melhores alternativas.
Nossa ideia é ficar 21 dias e nosso desejo é conhecer 3 ou 4 países(Se der).
Estamos pensando em França, Itália, Inglaterra e Espanha. Acredito que são os mais caros e mais lotados.
Qual seria sua dica para a sequência, exemplo: 6 dias em Paris, 5 dias em Madri, 5 dias em Roma e 5 dias na Inglaterra.
Qual você sugere para essa época?
Desde já muito obrigado pelo apoio.
Oi Douglas,
Acho que é uma boa ideia de roteiro. Desses, na Inglaterra é único onde provavelmente não encontrará um calorão.
adorei as suas dicas, muito obrigada, me ajudou bastante.
Luiza, tudo bem?
Vou fazer Portugal e Espanha. Saio de SP domingo, dia 2 de julho e volto dia 23 de julho.
Estou perdido sobre algumas atrações a terem ingresso comprados antes. Você recomenda algo?
Portugal eu farei de carro mas a Espanha de trem. Pensei em comprar as passagens todas no dia em que chegar em Barcelona. Você acha arriscado?
Muito obrigado e parabéns pela postagem.
Oi Luiz,
Você pode comprar ingressos de atrações com mais fila, como o mosteiro dos Jerônimos e Torre de Belém em Lisboa. Ou Livraria Lello no Porto.
Em Barcelona, Sagrada Família é imprescindível comprar com antecedência.
Sobre os bilhetes de trem, sem comprar com antecedência fica tudo mais caro.
Amo suas postagens e estou preparando minha primeira viagem a Europa com suas dicas! Irei do Brasil a Londres (3 dias), depois a Paris em trem (5 dias) e de carro a Thonon Le Bains (12 dias). Não quero levar mala, só uma mochila!!! O que você aconselha sobre a quantidade e peças? E sapato?
Bjs!!!
Oi Eliane,
Se você vai no verão:
1 calça
6 camisetas
3 shorts ou saias
2 vestidos
1 jaqueta
1 lenço tipo scarf
1 chinelo e mais 2 sapatos (um confortável para caminhadas, outro mais arrumadinho)
Oii adorei o texto.. queria uma dica dos viajantes de plantão..
Vou viajar de SP a Milão em Julho com minha mãe com conexão em Madri pela ibéria,minha conexão é longa propositalmente para poder fazer um tour em Madri, tenho a opção de adquirir por mais 180,00 a classe bussines de Madri a Milão, seria vantajoso pelo acesso a sala vip? já que daqui a Madri vou pela econômica..queria entender melhor esse tema sala VIP uma vez que nunca utilizei, sei que se pode tomar uma duchar, descansar comer.. como funciona? Posso utilizar já na chegada á Madri e no fim do dia antes da saída á Milão?? O acesso é limitado ou livre? Me ajudem por favor....
Oi Ada,
No próprio site da companhia aérea vão ter as informações certinhas sobre a sala vip e as regras de utilização. Cada aeroporto e cia aérea é diferente.
Adorei
Adorei suas dicas.Rodane