Toda burocracia tem dois lados. Da mesma forma que brasileiros enfrentam problemas com a papelada para visitar outros países, estrangeiros têm dificuldades para entrar no Brasil. A complicação, não importa o lado, aumenta caso a viagem não seja apenas de turismo, mas quando a pessoa tem interesse em se mudar de país.
O 360 recebe comentários frequentes de brasileiros e brasileiras que querem ajudar um amigo(a), familiar ou namorado(a) a entrar em território nacional. O visitante precisa de visto? E de carta-convite? Quanto tempo ele(a) pode permanecer por aqui?
É surpreendente a quantidade de estrangeiros que sonham em morar no Brasil. Segundo uma pesquisa feita pelo WIN e publicada pelo Estadão, o Brasil está no topo do ranking dos desejos, junto de Estados Unidos, Canadá e Austrália, entre outros. Os que mais sonham em se mudar para cá são argentinos, peruanos, mexicanos e portugueses.
Para ajudar toda essa gente que quer conhecer o Brasil, seja como turista ou residente, resolvemos fazer este texto.
Rio de Janeiro
Depende do país de origem da pessoa. Mas tenha em mente que há uma reciprocidade nesses assuntos. Se um brasileiro precisa de visto para visitar determinado país, é quase certo que alguém daquele país precisará de visto para entrar aqui. É por isso que cidadãos dos Estados Unidos precisam pedir visto antes de viajar para o Brasil. Clicando aqui você confere a lista completa dos países que têm acordos diplomáticos com o Brasil, envolvendo a dispensa de visto.
Lembre-se que isso só vale para viagens de turismo – para outras situações é necessário tirar vistos diferentes, como de residência temporária, trânsito ou negócios. Em caso de turismo, o tempo máximo de permanência de um estrangeiro no Brasil é 90 dias, com possibilidade de prorrogação por mais 90. Essa prorrogação deve ser pedida na Polícia Federal. E atenção: isso precisa ser feito antes do visto vencer, caso contrário o estrangeiro terá que deixar o Brasil. Detalhes aqui.
Alguns tipos de visto podem ser transformados em outros, durante o período em que a pessoa está no Brasil. A solicitação deve ser feita junto ao Ministério da Justiça, pelo menos 30 dias antes do prazo de vencimento do visto.
Foz do Iguaçu
De novo: depende. Isso varia de acordo com a nacionalidade da pessoa e com os acordos feitos entre os países. A indicação do Ministério das Relações Exteriores é que o viajante sempre procure o Consulado brasileiro no país dele (ou no indicado para resolver a situação). Esse órgão poderá dar todas as informações necessárias.
Por conta de acordos com outras nações da América do Sul, argentinos, chilenos, paraguaios, uruguaios, peruanos, colombianos e equatorianos podem pedir o visto de residência temporária. Isso deve ser feito na Embaixada ou Consulado Brasileiro no país de origem ou na Polícia Federal, caso a pessoa já esteja no Brasil de forma legal. O visto temporário pode ser transformado em visto permanente, mas isso depende de cada situação.
Por falar no visto permanente, ele pode ser solicitado em três situações: reunião familiar, para dependentes de cidadão brasileiro ou estrangeiro que viva legalmente no Brasil (detalhes aqui); transferência de aposentadoria, que é quando um estrangeiro aposentado comprova ter condições de viver no Brasil com sua aposentadoria, trazendo o dinheiro para cá (detalhes aqui); e investidor estrangeiro, que precisa comprovar a capacidade de investir pelo menos 150 mil reais num negócio em território brasileiro (detalhes aqui). O visto permanente deve ser pedido no Consulado/Embaixada brasileira no país de origem do interessado.
O visto permanente também pode ser concedido em caso de casamento entre um cidadão brasileiro e um estrangeiro. Nesse caso, é necessário comprovar a união, inclusive com visitas de um oficial da polícia federal e a regularização do casamento num cartório brasileiro. E atenção: é grande o número de golpes em que estrangeiros fazem contato com brasileiras pela internet e iniciam um relacionamento apenas para a obtenção do visto. Cuidado.
O Brasil também concede vistos permanentes para refugiados. Quem determina essa condição é o Comitê Nacional para os Refugiados, órgão comandado pelo Ministério da Justiça.
Belo Horizonte
Se você vai receber um estrangeiro em sua casa, mesmo que para turismo, então é necessário fazer uma carta-convite. Não há um modelo correto para isso, mas esse documento precisa ter o nome do interessado, país de origem, objetivo da viagem e o prazo que ele vai ficar no Brasil. Você deve fazer essa carta, registrar em cartório brasileiro e enviar o documento original para o viajante, que precisa apresentá-la ao consulado na hora que for requerer o visto (quando necessário) ou na hora da imigração.
Quer receber mais dicas de viagem?
Então curta nossa página no Facebook
Siga o @360meridianos no Twitter
Veja nossas fotos no Instagram
Receba novos posts por email
Lugano, na Suíça, parece um pedaço da Itália. Com um centro histórico compacto, ruas movimentadas…
A Holafly é confiável? Neste texto, vou analisar o serviço da startup espanhola que oferece…
Este texto é o guia definitivo com os documentos para viajar para os Estados Unidos,…
Este texto é um guia com todos os documentos necessários para viajar para a Europa…
Se você está planejando uma viagem para Minas, não cometa o erro de transformar Belo…
Cuba era um sonho pra mim há muitos anos, mas, por se tratar de uma…
Ver Comentários
Olá , meu namorado vem das Filipinas daqui há duas semanas. A carta convite precisa ser a original, ou seja, preciso enviar a ele pelos correios, ou se eu enviar por email a carta convite autentica, porém impressa digitalizada, a imigração vai aceitar?
Oi Emilyn,
Se ele vem daqui a duas semanas, acho que você corre o risco dessa carta não chegar até ele!
Acho que o jeito é enviar pelo email mesmo e torcer para dar tudo certo.
abraço
Hola boa noite sou brasilera casada com um español, nos vamos de ferias a brasil em julho.mi podería informa se meu marido tem que leva uma carta convinte para entra no Brasil? Porque vamos para a casa da minha mae, i ñ para um hotel. Vamos leva o libro de casamiento.?? Um saludos muito Obrigado.
Oi, Lucilene.
Leve a certidão de casamento que deve bastar.
Abraço.
Existe alguém do Afeganistão que conseguiu vir para o Brasil como turista ?
Não conheço, Janaina.
O Brasil tem embaixada no Afeganistão. Tente dar uma olhada no site oficial.
https://www.itamaraty.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=4792&Itemid=478&cod_pais=AFG&tipo=ficha_pais&lang=pt-br
Olá, Rafael, Luíza e Natália.
Gostaria de parabenizá-los pelo blog de vocês; sem dúvidas, o melhor no que se propõe a fazer.
Acho muito interessante a visão diferenciada de vocês a respeito do tema "viagem", sobretudo os casos e contratempos ocorridos nas trips, expondo-os de forma realista e sem aquele "idealismo" de outros blogs.
Comecei a ler, desde a página 1, os posts anteontem e como estou no final das férias (depois de ter ido para o Chile, deixei uns 5 dias finais para descansar em casa rsrs), já estou na página 37 (kkkkk O_O) e apesar de os relatos terem mais de 1 ano, considero-os sempre atuais e pertinentes.
Também sou um apaixonado por viagens, sou funcionário público (policial militar); às vezes tenho algumas "crises existenciais" e loucuras e adoro ler os relatos de vocês.
Parabéns novamente pelo EXCELENTE trabalho e continuem o realizando de forma impecável e descontraída :)
Grande abraço de Vitória, Espírito Santo!
Oi, Rafael.
Demorei pra responder seu comentário, me desculpe. :) Ainda mais que foi um comentário tão legal - adoro quando nossos leitores compartilham suas experiências com a gente.
Obrigado pelos elogios ao blog. E seja bem-vindo aqui.
Abraço!
Ola Rafael,meu nome é Sueli,meu namorado é boliviano e ele quer vim para Brasil agora depous de dois anos de namoro,entao eu gostari de saber quais documentos ele precisa para morar legalmente aqui em brasil,obrigado
Sueli, ele pode vir como turista. Para trabalhar e morar legalmente é preciso seguir as informações do texto e buscar o consulado.
Abraço e boa sorte.
Oi Rafael eu sou estrangeiro de Moçambique tenho visto
Turístico gostaria de fazer o Enem e assim me Matricular a uma Faculdade Publica, como que devo fazer?
Infelizmente não sei dizer, Dionísio. O ideal é que você procure o MEC para fazer essa pergunta.
Abraço.
Elisa, acho que cabe ter cautela. Não é comum pedirem seus dados nesse caso, não.
Se ele quer vir, isso depende dele, dos dados dele, não tem a ver com você. Você tem certeza que o contato foi mesmo da imigração de Moçambique?
Carta-convite não é para autoridades de Moçambique, mas do Brasil, se for o caso.
Namoro um africano e ele esta fazendo o visto pra vir ao Brasil pra nós conhecer melhor ...e ele disse que não é necessário a carta convite .só os documentos meus por via wattzap vale pra tirar o visto. ..mandei e agora a migração de Moçambique em sofala entrou em contato via wattzap pra me confirmar endereço.e cpf ...isso é legal????estou em dúvidas por favor podem me esclarecer. ..