Toda burocracia tem dois lados. Da mesma forma que brasileiros enfrentam problemas com a papelada para visitar outros países, estrangeiros têm dificuldades para entrar no Brasil. A complicação, não importa o lado, aumenta caso a viagem não seja apenas de turismo, mas quando a pessoa tem interesse em se mudar de país.
O 360 recebe comentários frequentes de brasileiros e brasileiras que querem ajudar um amigo(a), familiar ou namorado(a) a entrar em território nacional. O visitante precisa de visto? E de carta-convite? Quanto tempo ele(a) pode permanecer por aqui?
É surpreendente a quantidade de estrangeiros que sonham em morar no Brasil. Segundo uma pesquisa feita pelo WIN e publicada pelo Estadão, o Brasil está no topo do ranking dos desejos, junto de Estados Unidos, Canadá e Austrália, entre outros. Os que mais sonham em se mudar para cá são argentinos, peruanos, mexicanos e portugueses.
Para ajudar toda essa gente que quer conhecer o Brasil, seja como turista ou residente, resolvemos fazer este texto.
Rio de Janeiro
Depende do país de origem da pessoa. Mas tenha em mente que há uma reciprocidade nesses assuntos. Se um brasileiro precisa de visto para visitar determinado país, é quase certo que alguém daquele país precisará de visto para entrar aqui. É por isso que cidadãos dos Estados Unidos precisam pedir visto antes de viajar para o Brasil. Clicando aqui você confere a lista completa dos países que têm acordos diplomáticos com o Brasil, envolvendo a dispensa de visto.
Lembre-se que isso só vale para viagens de turismo – para outras situações é necessário tirar vistos diferentes, como de residência temporária, trânsito ou negócios. Em caso de turismo, o tempo máximo de permanência de um estrangeiro no Brasil é 90 dias, com possibilidade de prorrogação por mais 90. Essa prorrogação deve ser pedida na Polícia Federal. E atenção: isso precisa ser feito antes do visto vencer, caso contrário o estrangeiro terá que deixar o Brasil. Detalhes aqui.
Alguns tipos de visto podem ser transformados em outros, durante o período em que a pessoa está no Brasil. A solicitação deve ser feita junto ao Ministério da Justiça, pelo menos 30 dias antes do prazo de vencimento do visto.
Foz do Iguaçu
De novo: depende. Isso varia de acordo com a nacionalidade da pessoa e com os acordos feitos entre os países. A indicação do Ministério das Relações Exteriores é que o viajante sempre procure o Consulado brasileiro no país dele (ou no indicado para resolver a situação). Esse órgão poderá dar todas as informações necessárias.
Por conta de acordos com outras nações da América do Sul, argentinos, chilenos, paraguaios, uruguaios, peruanos, colombianos e equatorianos podem pedir o visto de residência temporária. Isso deve ser feito na Embaixada ou Consulado Brasileiro no país de origem ou na Polícia Federal, caso a pessoa já esteja no Brasil de forma legal. O visto temporário pode ser transformado em visto permanente, mas isso depende de cada situação.
Por falar no visto permanente, ele pode ser solicitado em três situações: reunião familiar, para dependentes de cidadão brasileiro ou estrangeiro que viva legalmente no Brasil (detalhes aqui); transferência de aposentadoria, que é quando um estrangeiro aposentado comprova ter condições de viver no Brasil com sua aposentadoria, trazendo o dinheiro para cá (detalhes aqui); e investidor estrangeiro, que precisa comprovar a capacidade de investir pelo menos 150 mil reais num negócio em território brasileiro (detalhes aqui). O visto permanente deve ser pedido no Consulado/Embaixada brasileira no país de origem do interessado.
O visto permanente também pode ser concedido em caso de casamento entre um cidadão brasileiro e um estrangeiro. Nesse caso, é necessário comprovar a união, inclusive com visitas de um oficial da polícia federal e a regularização do casamento num cartório brasileiro. E atenção: é grande o número de golpes em que estrangeiros fazem contato com brasileiras pela internet e iniciam um relacionamento apenas para a obtenção do visto. Cuidado.
O Brasil também concede vistos permanentes para refugiados. Quem determina essa condição é o Comitê Nacional para os Refugiados, órgão comandado pelo Ministério da Justiça.
Belo Horizonte
Se você vai receber um estrangeiro em sua casa, mesmo que para turismo, então é necessário fazer uma carta-convite. Não há um modelo correto para isso, mas esse documento precisa ter o nome do interessado, país de origem, objetivo da viagem e o prazo que ele vai ficar no Brasil. Você deve fazer essa carta, registrar em cartório brasileiro e enviar o documento original para o viajante, que precisa apresentá-la ao consulado na hora que for requerer o visto (quando necessário) ou na hora da imigração.
Quer receber mais dicas de viagem?
Então curta nossa página no Facebook
Siga o @360meridianos no Twitter
Veja nossas fotos no Instagram
Receba novos posts por email
Lugano, na Suíça, parece um pedaço da Itália. Com um centro histórico compacto, ruas movimentadas…
A Holafly é confiável? Neste texto, vou analisar o serviço da startup espanhola que oferece…
Este texto é o guia definitivo com os documentos para viajar para os Estados Unidos,…
Este texto é um guia com todos os documentos necessários para viajar para a Europa…
Se você está planejando uma viagem para Minas, não cometa o erro de transformar Belo…
Cuba era um sonho pra mim há muitos anos, mas, por se tratar de uma…
Ver Comentários
Ola, tenho um amigo sírio, que por conta da guerra estar como refugiando no Líbano, e ele corre o risco de ser deportado para a Síria. Gostaria de ajuda-lo a vim para o Brasil. Por favor me fale como eu devo proceder diante dessa situação
Oi, Taina.
É possível e já vi alguns casos assim. O melhor é pesquisar e talvez conversar com quem conseguiu. Veja matérias assim: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2017/04/1874142-passaporte-brasileiro-vira-rota-de-fuga-para-sirios.shtml
Vale procurar por imigrantes sírios que recentemente vieram para o Brasil. Nas grandes cidades, como SP, Rio, BH, há centenas de casos.
Olá Rafael meu namorado é cubano e medico e eu gostaria que ele viesse ao Brasil como devo proceder para ele conseguir algum tipo de visto para entrar no brazil pensei na carta convite mais eu não declaro imposto de renda
Oi, Flavia. Para vir como turista ele precisa seguir os procedimentos no Consulado Brasileiro. E, claro, as próprias regras cubanas sobre o assunto.
O melhor é ele procurar o consulado lá em Havana e se informar.
Abraço!
Oi Rafael meu nome é Jaqueline tenho uma amiga que mora no Afeganistão e gostaria de vim visitar o Brasil gostaria de saber como faço para que ela venha?
Ela tem que procurar uma representação diplomática brasileira lá, Jaqueline.
https://www.itamaraty.gov.br/pt-BR/pa%C3%ADses/156-brasil-no-exterior/8423-representacao-do-brasil-no-afeganistao
Meu marido está trabalhando em dubai ele ficou mais de 2 anos sem vim para o Brasil é perdeu seu visto que era permanente..o que ele tem que fazer para solicitar o visto novamente?quais documentos.
Não sei se entendi, Analice. Seu marido é estrangeiro e está fora do Brasil, certo? Quer conseguir novamente o visto?
Se for isso, tem que fazer o processo de visto por parentesco:
https://www.pf.gov.br/servicos-pf/imigracao/cedula-de-identidade-de-estrangeiro/documentos-necessarios-para-registro/reuniao-familiar/documentos-necessarios-para-autorizacao-de-residencia-com-base-em-reuniao-familiar
Olá, Rafael.
Tenho duas amigas italianas que estão, nesse momento, no Brasil, com visto de turista. Porém, elas estão querendo morar aqui. Você sabe me informar em como ajudá -las?
Oi, Marcelly. Tem que ver se elas se encaixam em alguma das situações descritas no texto.
Olá Rafael eu sou cubana e estudava aqui no Brasil meu visto é de estudante ele vence daqui a 2 anos só que eu já não estudo mais como posso fazer no meu caso para ficar legal no país .
Oi, Laura. Por acaso você se encaixa no visto de reunião familiar? Ou conseguiu trabalho aqui?
Porque seriam caminhos possíveis.
Olá,
Sou Portuguesa e visitei o Brasil durante 10 dias no mês de fevereiro. Obtive aquele visto de turista com permanência de até 90 dias.
Gostaria de voltar ainda esse ano. É possível? Ainda não passaram os 90 dias, posso voltar a entrar já? Senão, quando poderei voltar ?
Boa noite, sabe quanto dinheiro precisa ser comprovado na imigração para um estrangeiro ficar em torno de 5 dias no Brasil?
Imagino que a regra varie de acordo com o país da pessoa, Cynthia. É que o Brasil costuma usar a reciprocidade. Há uns anos, por exemplo, o Brasil mandava voltar espanhóis que chegavam com menos de 60 euros por dia, mas isso ocorria porque era o valor que os espanhóis exigiam dos brasileiros que chegavam lá.
O mais importante é a pessoa vir com uma quantidade de dinheiro razoável, levando em consideração o custo de vida e do turismo aqui no Brasil.
Olá, Rafael, vou receber a visita de um amigo Português, ele precisa de carta convite para vir ao Brasil e ficar hospedado em minha residência?
Precisa, Patrícia. Veja esse texto: https://www.360meridianos.com/dica/modelo-carta-convite
Abraço.
Oi Rafael sou equatoriana minha pergunta es estou estudando facultada com visto tipo 5 me estan exigindo visto tipo 4 mas ainda o visto 5 não expiro como posso fazer. Obrigada!
Oi, Alex. Sinceramente, não sei dizer. Melhor procurar o consulado.
Abraço e boa sorte.