Toda burocracia tem dois lados. Da mesma forma que brasileiros enfrentam problemas com a papelada para visitar outros países, estrangeiros têm dificuldades para entrar no Brasil. A complicação, não importa o lado, aumenta caso a viagem não seja apenas de turismo, mas quando a pessoa tem interesse em se mudar de país.
O 360 recebe comentários frequentes de brasileiros e brasileiras que querem ajudar um amigo(a), familiar ou namorado(a) a entrar em território nacional. O visitante precisa de visto? E de carta-convite? Quanto tempo ele(a) pode permanecer por aqui?
É surpreendente a quantidade de estrangeiros que sonham em morar no Brasil. Segundo uma pesquisa feita pelo WIN e publicada pelo Estadão, o Brasil está no topo do ranking dos desejos, junto de Estados Unidos, Canadá e Austrália, entre outros. Os que mais sonham em se mudar para cá são argentinos, peruanos, mexicanos e portugueses.
Para ajudar toda essa gente que quer conhecer o Brasil, seja como turista ou residente, resolvemos fazer este texto.
Rio de Janeiro
Depende do país de origem da pessoa. Mas tenha em mente que há uma reciprocidade nesses assuntos. Se um brasileiro precisa de visto para visitar determinado país, é quase certo que alguém daquele país precisará de visto para entrar aqui. É por isso que cidadãos dos Estados Unidos precisam pedir visto antes de viajar para o Brasil. Clicando aqui você confere a lista completa dos países que têm acordos diplomáticos com o Brasil, envolvendo a dispensa de visto.
Lembre-se que isso só vale para viagens de turismo – para outras situações é necessário tirar vistos diferentes, como de residência temporária, trânsito ou negócios. Em caso de turismo, o tempo máximo de permanência de um estrangeiro no Brasil é 90 dias, com possibilidade de prorrogação por mais 90. Essa prorrogação deve ser pedida na Polícia Federal. E atenção: isso precisa ser feito antes do visto vencer, caso contrário o estrangeiro terá que deixar o Brasil. Detalhes aqui.
Alguns tipos de visto podem ser transformados em outros, durante o período em que a pessoa está no Brasil. A solicitação deve ser feita junto ao Ministério da Justiça, pelo menos 30 dias antes do prazo de vencimento do visto.
Foz do Iguaçu
De novo: depende. Isso varia de acordo com a nacionalidade da pessoa e com os acordos feitos entre os países. A indicação do Ministério das Relações Exteriores é que o viajante sempre procure o Consulado brasileiro no país dele (ou no indicado para resolver a situação). Esse órgão poderá dar todas as informações necessárias.
Por conta de acordos com outras nações da América do Sul, argentinos, chilenos, paraguaios, uruguaios, peruanos, colombianos e equatorianos podem pedir o visto de residência temporária. Isso deve ser feito na Embaixada ou Consulado Brasileiro no país de origem ou na Polícia Federal, caso a pessoa já esteja no Brasil de forma legal. O visto temporário pode ser transformado em visto permanente, mas isso depende de cada situação.
Por falar no visto permanente, ele pode ser solicitado em três situações: reunião familiar, para dependentes de cidadão brasileiro ou estrangeiro que viva legalmente no Brasil (detalhes aqui); transferência de aposentadoria, que é quando um estrangeiro aposentado comprova ter condições de viver no Brasil com sua aposentadoria, trazendo o dinheiro para cá (detalhes aqui); e investidor estrangeiro, que precisa comprovar a capacidade de investir pelo menos 150 mil reais num negócio em território brasileiro (detalhes aqui). O visto permanente deve ser pedido no Consulado/Embaixada brasileira no país de origem do interessado.
O visto permanente também pode ser concedido em caso de casamento entre um cidadão brasileiro e um estrangeiro. Nesse caso, é necessário comprovar a união, inclusive com visitas de um oficial da polícia federal e a regularização do casamento num cartório brasileiro. E atenção: é grande o número de golpes em que estrangeiros fazem contato com brasileiras pela internet e iniciam um relacionamento apenas para a obtenção do visto. Cuidado.
O Brasil também concede vistos permanentes para refugiados. Quem determina essa condição é o Comitê Nacional para os Refugiados, órgão comandado pelo Ministério da Justiça.
Belo Horizonte
Se você vai receber um estrangeiro em sua casa, mesmo que para turismo, então é necessário fazer uma carta-convite. Não há um modelo correto para isso, mas esse documento precisa ter o nome do interessado, país de origem, objetivo da viagem e o prazo que ele vai ficar no Brasil. Você deve fazer essa carta, registrar em cartório brasileiro e enviar o documento original para o viajante, que precisa apresentá-la ao consulado na hora que for requerer o visto (quando necessário) ou na hora da imigração.
Quer receber mais dicas de viagem?
Então curta nossa página no Facebook
Siga o @360meridianos no Twitter
Veja nossas fotos no Instagram
Receba novos posts por email
Lugano, na Suíça, parece um pedaço da Itália. Com um centro histórico compacto, ruas movimentadas…
A Holafly é confiável? Neste texto, vou analisar o serviço da startup espanhola que oferece…
Este texto é o guia definitivo com os documentos para viajar para os Estados Unidos,…
Este texto é um guia com todos os documentos necessários para viajar para a Europa…
Se você está planejando uma viagem para Minas, não cometa o erro de transformar Belo…
Cuba era um sonho pra mim há muitos anos, mas, por se tratar de uma…
Ver Comentários
Rafael
Meu namorado é Bangladesh, estamos junto a alguns anos e resolvemos nos casar, fiz um pedido para o consulado de casamento por procuração me foi negado. Ele quer que eu vá até Bangla para casar lá, e depois ele vem ao Brasil. Mas eu não posso e não quero assim, eu quero que ele venha pra cá e se case aqui no Brasil. Agora estou enviando a ele a carta convite para casamento para ele, mas e lá em Bangla o que ele precisa fazer para solicitar o visto no consulado com a carta em mãos??
Oi, Andrea. Olha, francamente não sei dizer qual o procedimento lá no consulado de Bangladesh. Ele tem que ir lá e seguir o passo a passo, não tem outro jeito. O melhor lugar para descobrir o que tem que fazer, nesse caso, é lá mesmo.
Olá Rafael, tenho um amigo italiano q ano passado casou cm uma brasileira mas esta qerendo se separar, ai ele ta cm medo d perder o visto brasileiro, é possível isso?
Abraços
Oi, RJR.
Olha, pelo que pesquisei ele não perderia. Veja esse texto: https://ruicastro.jusbrasil.com.br/artigos/158337460/divorcio-causa-de-cancelamento-do-registro-nacional-de-estrangeiro
Mas o melhor, nesses casos, é consultar um advogado.
Olá Rafael,
Gostaria de saber se há possibilidade de trazer uma criança da Angola-Luanda passar férias no Brasil, a criança tem 10anos.Se Sim quais procedimentos devo tomar.
Oi, Karina. Aí tem que ver quais as regras do governo de Angola. Certamente vai precisar da autorização dos pais por escrito.
Olá, bom dia como faço para solicitar um visto para meu Amigo do Egito vir conhecer o Brasil? O que devo fazer para ajudá lo?
Oi, Maria. Ele que deve ir ao consulado brasileiro no Egito e solicitar. :)
Abraço.
Oi Rafael, me diga, essa comprovação de viagem ida e volta, é só pra constar mesmo ou a pessoa tem que tirar de fato a passagem de volta? Pq meu namorado vem do Paquistão para o Brasil e o plano é nos casarmos aqui e tentar o visto permanente dele. Vc sabe cm funciona Paquistão X Brasil? Já vou providenciar a carta convite. Inclusive vi q é melhor 2 versões né? Então autentico a carta em inglês tbm ou só português msm? Obg desde já.
Oi, Lena. É o tipo de coisa que raramente pedem, mas sempre podem pedir. Então é uma decisão complicada mesmo.
Sobre carta-convite veja aqui: https://www.360meridianos.com/dica/modelo-carta-convite
Oi Rafael, é somente essas informações mesmo na carta convite, sobre o estrangeiro que vem para o Brasil ? Não precisa de nenhuma informação a mais sobre quem vai receber esse estrangeiro no Brasil não?
Ola Rafael!
Meu esposo ira para Havana na segunda feira solicitar o visto para vim para o Brasil! Temos uniao estavel, vc acha que demora pra sair o visto?
Não sei dizer os prazos, Daisy, até porque isso varia de consulado para consulado. O jeito é esperar. :(
Boa tarde. Gostaria de uma informação. Uma pessoa haitiana veio para o Brasil e se casou com brasileira agora quer ir para Portugal precisa do Visto ou apenas com Passaporte consegue Viajar? Alguém pode me ajudar??
Mas ela tem passaporte brasileiro? Se tiver, não precisa de visto. Se o passaporte for haitiano, aí valem as regras para viajantes do Haiti.
Abraço.
Olá Rafael!
Poderia te perguntar uma coisa?
Sou um chines e eu queria fazer o união estável com minha namorada brasileira.
fui para china e voltei pro Brasil semana passada e examinador entrada na país me deu 30 dias
para ficar aqui no Brasil legalmente. o validade é até dia 13 de março.
Hoje fui para um cartorio e o funionario disse que preciso de RNE e CPF. Eu tenho CPF mas não tenho RNE nesse momento.
e aí amanhã vou para polícia federal para saber possíbilidade de fazer união estável...
Será que vai dar tudo certo? e eu poder conseguir até 13 de março?
Estou muito ancioso.
Obrigado por ler
Oi, Yin. Francamente, não sei responder sobre prazos. Mas espero que dê certo. Vou tentar entrar em contato com as fontes oficiais para ver se eles dão uma entrevista pro blog, pra responder as perguntas de todos vocês.
Conseguindo retorno aqui.
Abraço e boa sorte.
Boa noite Rafael:
Sou Brasileira e casada com um Italiano moramos na Itália,mas esse ano resolvemos ir pro Brasil.Minha dívida é que como ele não está trabalhando fez acordo com a empresa como podemos levar esse dinheiro pro Brasil sem pagar muita taxa?
Oi, Alessandra.
Bom, a forma com menos taxas é trazer em espécie mesmo. Mas, nesse caso, fiquem atentos às regras de entrada no Brasil (quem tem o equivalente a mais de 10 mil reais precisa declarar isso). Ó: https://receita.economia.gov.br/orientacao/aduaneira/viagens-internacionais/guia-do-viajante/entrada-no-brasil/dinheiro-em-especie
Agora, se não quiser andar um tanto dinheiro por aí, a questão é fazer uma transferência eletrônica para uma conta de banco brasileiro. A forma mais econômica que conhecemos é a transferwise (aqui: https://www.360meridianos.com/dica/transferwise-melhor-metodo-para-transferir-dinheiro)
Abraço.