Worldpackers: como funciona? É seguro? Dicas para participar
A proposta da Worldpackers é simples: você dedica algumas horas do seu dia a um trabalho voluntário e, em troca, ganha hospedagem e outros benefícios. Mas aí, logo surge a dúvida: A Worldpackers é confiável? É seguro usar?
A plataforma propõe um tipo de experiência de viagem chamado work exchange, que oferece oportunidades de trabalho voluntário no exterior (e no Brasil também) em troca de baratear a viagem cortando gastos significativos para os viajantes, como a hospedagem. No entanto, o conceito de work exchange evoluiu nos últimos anos para se tornar também uma experiência única de viagem.
Em outras palavras, é quase como se, através da Worldpackers e do work exchange, fosse possível fazer um intercâmbio de voluntariado internacional, aprender línguas, viver o dia a dia de um lugar, fazer amigos de diversas partes do mundo e ter experiências de viagem inesquecíveis gastando muito pouco.
Leia também nossos posts sobre trabalho voluntário no exterior.
Sim, a Worldpackers é confiável. É seguro utilizar seus serviços. Mais de 3 milhões de viajantes já tiveram experiências felizes de voluntariado para comprovar: o site conta com 94 mil reviews escritos sobre a experiência e a nota média dos anfitriões é de 4.8 em 5.
A empresa é brasileira, tem sede em São Paulo e surgiu da vontade de dois amigos viajantes de conectar gente interessada em viajar com pessoas que precisam de uma mãozinha no destino desejado. Hoje em dia, ela já está presente em dezenas de países ao redor do mundo e conecta pessoas do mundo inteiro.
A ideia segue a mesma linha de outras iniciativas com as quais já estamos acostumados: Housing Sitting, BlaBlaCar, Dog Hero, Couchsurfing, WWOOF (trabalho em fazendas orgânicas) e por aí vai. Todo mundo oferece algo e ganha outra coisa em troca.
Assim como nessas outras plataformas, a confiança e segurança da rede é construída de forma coletiva, com base na reputação dos usuários. Ou seja: tanto viajantes quanto anfitriões recebem avaliações e, caso pisem muito na bola, ficam com uma nota baixa. Dependendo da seriedade do caso, podem até mesmo ter os perfis excluídos.
A Worldpackers se preocupa com a qualidade das experiências que oferece e, por isso, faz uma curadoria dos anfitriões da plataforma. Não é qualquer pessoa que pode cadastrar uma oferta ali: é preciso estar alinhado com o propósito do site, de promover trocas culturais e experiências transformadoras para os participantes. Uma vez alinhado com a equipe do Worldpackers, a vaga vai para a plataforma e passa pela crivo de quem realmente vive a experiência na prática: o viajante.
Por isso, é muito importante que a comunidade avalie cada experiência para assim criar a confiabilidade de que o que foi proposto está de fato sendo cumprido. Caso alguém viaje e encontre algo diferente do combinado, é possível abrir um chamado no suporte do Worldpackers (e aí a vantagem de ser uma empresa brasileira é que eles têm suporte em português), que vai investigar o que aconteceu e aplicar os devidos procedimentos internos.
Além de fazer essa triagem dos anfitriões, o Worldpackers ainda dá um seguro para todos os participantes. Isso quer dizer que, se o anfitrião não respeitar o combinado no momento da chegada do viajante, empresa oferece suporte ao participante para encontrar outro anfitrião nas proximidades. Caso isso não seja possível, a Worldpackers paga por até três noites de hospedagem em um quarto compartilhado de um hostel na mesma cidade onde seria realizada a experiência. O valor máximo de reembolso é relativo ao valor pago pelo plano.
Esse seguro já está incluído na assinatura, não sendo necessário pagar nada a mais para ter acesso a ele. Saiba mais aqui.
Os voluntariados em viagem da Worldpackers variam muito de acordo com o destino e o tipo de experiência escolhida pelo usuário. Mas, em geral, você vai trabalhar entre 16h e 32h por semana e realizará serviços simples como de limpeza, recepção, jardinagem, pintura, mídias sociais, cozinha, entre outros.
A duração do voluntariado também varia muito: há anfitriões que aceitam viajantes que podem ficar a partir de uma semana até vários meses. Eu acho isso legal porque, assim, todo mundo pode participar: da pessoas que está viajando de férias até mochileiros incansáveis que passam meses na estrada.
Em troca, você ganha um lugar para dormir, que pode ser desde uma cama em um dormitório até um quarto privado só para você. Além disso, vários anfitriões oferecem também refeições e até mesmo algumas atividades extras.
Se você quiser, sim, mas essa está longe de ser a única opção.
Embora os programas de work exchange tenham ficado conhecidos pelo tradicional trabalho no hostel em troca de hospedagem, hoje em dia o conceito se expandiu para abarcar inúmeras possibilidades. Você pode trabalhar com permacultura, fazendas orgânicas e outras iniciativas sustentáveis, realizar atividades de impacto social em ONGs e associações comunitárias, em campos de surf e muito mais.
Da mesma forma, o tipo de habilidade exigida em cada tipo de trabalho varia muito. Num hostel, por exemplo, você pode tanto trabalhar na limpeza e na cozinha quanto como social media, videomaker, fazendo pequenos reparos ou como promoter. As ONGs podem pedir para você ajudar a criar um site, dar aulas de inglês, cuidar de crianças ou animais.
São inúmeros anfitriões em diversos países e com certeza há algo que se encaixa no seu perfil.
Apesar da enorme variedade de oportunidades encontrada na plataforma, há mais possibilidades de conseguir vagas se você se enquadrar em uma (ou várias) das habilidades abaixo:
Para participar do Worldpackers, é preciso ter no mínimo 18 anos, mas não há limite de idade máximo para se inscrever nos programas.
Caso você queira viajar com crianças ou pets, isso deverá ser acordado diretamente com o anfitrião. Alguns deles podem recusar esse pedido por considerarem não ter estrutura adequada para receber esse tipo de hóspede.
Embora não haja troca monetária entre o voluntário e o anfitrião, para ter acesso às vagas da Worldpackers, é preciso fazer uma assinatura anual de $49 para viajantes solo ou $59 para duplas. E você pode utilizar quantas vezes quiser dentro de um ano, sem pagar nada a mais por isso.
O valor é bem baixo se comparado ao que você vai economizar de hospedagem. E é mais baixo ainda se o que você estiver procurando é uma experiência de viagem única, autêntica e inesquecível. Já imaginou pagar $49 parar ter um tipo de intercâmbio que pode agregar até mesmo como experiência profissional?
Mas, calma, que ainda tem notícia boa: leitores do blog ganham $10 dólares de desconto na assinatura. Basta clicar nesse link e utilizar o cupom 360MERIDIANOS.
Já falamos aqui em cima, mas não custa reforçar: todos os leitores do blog ganha $10 de desconto na assinatura de qualquer um dos planos do Worldpackers. Basta aplicar o cupom de desconto Worldpackers 2022: 360MERIDIANOS
Há três tipos de planos de assinatura disponíveis na Worldpackers:
Foto de Cristina Gottardi en Unsplash
Apesar do Worldpackers ter seu próprio seguro, que garante ajuda caso a experiência não seja bem o que você esperava, você ainda precisará de um seguro de viagem para te proteger em caso de doença, acidentes, cancelamento de viagem e outros imprevistos chatos que cruzarem seu caminho.
O seguro é essencial em qualquer viagem e pode até mesmo ser exigido na imigração de alguns países. Para isso, recomendamos a Seguros Promo, um comparador que te ajuda a encontrar o melhor custo benefício entre as principais seguradoras do país.
E a boa notícia é que também temos um cupom de desconto para isso. Basta aplicar o 360MERIDIANOS05 na hora da compra e você consegue até 25% de desconto no seu seguro de viagem. Clique aqui para ver fazer seu orçamento ou veja as ofertas no quadro abaixo:
A Worldpackers Academy é uma plataforma que oferece dezenas de cursos feitos pelos próprios membros da comunidade com temas que vão te ajudar a viajar mais e até a transformar viagem em uma profissão ou estilo de vida. São mais de 60 criadores de conteúdo falando sobre temas nos quais são fera, como nomadismo digital, planejamento de viagem, trabalho voluntário, produção de conteúdo, como monetizar suas viagens e mais.
Para ter acesso, é preciso escolher o plano pack do Worldpackers. Ele custa $99 e dá acesso a um ano de curso, mais as experiências. E lembrando que usando o cupom de desconto 360MERIDIANOS você ganha $10 dólares de desconto. Clique aqui para se inscrever.
Lugano, na Suíça, parece um pedaço da Itália. Com um centro histórico compacto, ruas movimentadas…
A Holafly é confiável? Neste texto, vou analisar o serviço da startup espanhola que oferece…
Este texto é o guia definitivo com os documentos para viajar para os Estados Unidos,…
Este texto é um guia com todos os documentos necessários para viajar para a Europa…
Se você está planejando uma viagem para Minas, não cometa o erro de transformar Belo…
Cuba era um sonho pra mim há muitos anos, mas, por se tratar de uma…
Ver Comentários
Gostaria muito de poder fazer parte dessa equipe