Viajar não precisa ser caro. Eu tenho plena convicção de que é possível aproveitar as férias gastando o mesmo tanto que a gente gasta para viver em uma metrópole brasileira (ou ainda menos). No entanto, existe uma despesa sobre a qual não temos muito controle e que pode facilmente levar o orçamento de viagem a um valor desconfortável: a compra das passagens aéreas.
O que fazer quando a pesquisa por voos para uma cidade brasileira aponta valores de quatro dígitos? Ou quando o preço das passagens aéreas para a Europa fazem você querer atravessar o Atlântico a nado? Experimente respirar duas vezes e manter a calma. Nós temos algumas dicas que podem te ajudar a encontrar boas tarifas para você aproveitar suas férias bem longe de casa.
Seja flexível
Essa talvez seja a dica mais importante, aquela que pode te ajudar a conseguir tarifas realmente impressionantes. Quanto maior a sua flexibilidade, maiores as suas chances. Quer passar as férias no exterior, mas não sabe direito onde? Deixe as promoções de passagens decidirem por você! Sabe para onde quer ir, mas não sabe quando? Faça pesquisas para diferentes datas e escolha a melhor. E lembre-se: viajar no meio da semana é consideravelmente mais barato que os concorridos voos às sextas e segundas.
Hong Kong, China
Fique atento aos descontos e promoções de passagens aéreas
Meu celular toca e eu recebo uma notificação no Facebook toda vez que uma empresa aérea começa uma promoção. Foi assim que eu quase comprei passagens para os Estados Unidos por R$ 700 reais, há alguns meses (por burrice, usei o cartão de crédito errado e a compra foi recusada). Para aproveitar as tarifas promocionais, no entanto, é preciso ser rápido: se você pensar duas vezes, pode ser que a passagem já não esteja mais lá quando você se decidir. Além disso, tenha em mente que as empresas lançam os descontos para os trechos e datas que interessam a elas, e não a você. Nesse momento, você pode tentar contar com a sorte para achar uma promoção no dia e hora que você quer, pagar mais caro ou mudar um pouco seus planos para que eles coincidam com as datas promocionais.
Nova Zelândia
Nem sempre comprar com muita antecedência é uma boa ideia
Claro que deixar para a última hora equivale a queimar dinheiro, mas comprar uma passagem quatro meses antes não é sinônimo de economia. No entanto, quanto antes você souber o destino e as datas aproximadas da viagem, melhor. Isso porque você pode começar a monitorar os preços e ficar atento a possíveis promoções de passagens aéreas para o destino que você quer. Entre todos os dias, monitore os sites das companhias, fique atento a qualquer alteração no preço. Se nenhuma super promoção surgir, prepare-se para fechar a compra com cerca de dois meses de antecedência para voos internacionais e 30 dias para voos domésticos.
Voe para aeroportos periféricos
De todas as vezes que eu percorri o trecho entre Belo Horizonte, minha cidade natal, e São Paulo, onde eu moro, me lembro de ter descido no Aeroporto de Congonhas apenas uma vez. Justamente por ser o aeroporto melhor localizado, as tarifas para lá são quase sempre mais altas do que para descer em Guarulhos ou Viracopos. Essa lógica funciona para quase todas as cidades: aceitar pousar mais longe pode te salvar muitos trocados. No entanto, verifique como será o deslocamento desse aeroporto até o hotel. Dependendo da hora que você chegar e das opções de transporte, essa pode não ser uma boa ideia: o barato pode sair caro se sua única opção for um táxi.
Pesquise também os pacotes turísticos
Por terem convênios e parcerias com as companhias aéreas, muitas agências de turismo conseguem preços mais baixos em passagens. Uma boa ideia é comparar os preços dos pacotes com os gastos que você teria com voos e os hotéis. Algumas vezes, pode sair mais em conta fechar direto com a agência. E se você é avesso à excursões, como nós, não se preocupe. Nada te obriga a andar com o grupo depois que você chegar ao seu destino.
Utilize sites e serviços que oferecem descontos
Diversas empresas na internet oferecem cupons de desconto e promoções relâmpago que podem tornar sua viagem mais barata, não apenas na hora de reservar as passagens, mas também na hora de adquirir outros serviços. O Cashback, por exemplo, é um novo conceito de economia em compras online que pode deixar mais barata a vida de qualquer viajante. Funciona assim: ao invés de receber milhas ou pontos por comprar sempre na mesma loja, você recebe parte do seu dinheiro de volta, direto na sua conta bancária.
*Foto destacada: Luxo, Wikimédia Commons.
Olá , seu blog é muito bom eu estou maravilhado com todas as dicas.
Você poderia me dizer como fez isso?
”Meu celular toca e eu recebo uma notificação no Facebook toda vez que uma empresa aérea começa uma promoção”
Fico no aguardo da sua resposta , obrigado
Não entendo como se compra passagens aéreas por trecho. Pode me explicar, por favor.
estou procuranto enteder como viajar barato sem problemas e adorei o sei blog
Olá Natália. Gostei de suas dicas. Você já comprou passagens aéreas pelo submarino? Estou pesquisando para Costa Rica e vi mais barato por lá, mas estou com medo. Na internet vejo comentários negativos e positivos… Patrícia
Olá,
Você saberia informar se existe algum exemplo de Melhores Destinos para caso de pesquisa de voos internacionais saindo de outros países?
Por exemplo, se desejo fazer um mochilão pelo mundo sem utilizar a RTW, onde encontraria uma passagem em promoção do México para Portugal?
Abraços!
Verdade!
Comprei uma passagem pro Rio por 137,00. Duas semanas depois no mesmo dia do meu vôo tinha uma passagem por 99,00.
Nem sempre comprar com antecedência é a melhor opção.
Hotel a mesma coisa. No booking encontrei um flat pra 3 por 5 dias no valor de 1100.
Uma semana depois apareceu um por 900.
Olá Natália, Como vc faz para receber uma notificação pelo Facebook e pelo celular toda vez que uma empresa aérea começa uma promoção?
Obrigada