“Vejo que você já viajou bastante. Qual sua profissão?” A minha resposta deixou o norte-americano curioso. “Sou jornalista”, respondi. Na época eu trabalhava na Editora Abril, em São Paulo, e meu salário certamente não era proporcional ao número de carimbos que eu tinha no passaporte. Observando o documento atentamente, ele disse: “então você usa todo o seu dinheiro para viajar, hein!”
Esse foi um dos diálogos que tive durante minha entrevista do visto americano, em 2013. Já te contamos aqui no blog o passo a passo para solicitar o visto. Mesmo depois de superar o complicado processo de preencher todos os formulários exigidos pelo Tio Sam, outra coisa costuma dar um ataque de nervos em quem planeja passar as férias na Disney: o que diabos eu vou responder durante a entrevista do visto? Quais serão as perguntas? Enfim, como ser aprovado na sabatina.
Atenção: Não é uma boa ideia viajar para os Estados Unidos sem um seguro de saúde internacional, já que os custos hospitalares lá são altíssimos. Leia aqui como achar um seguro com bom custo/benefício.
Antes da entrevista do visto americano
Acredite, se você já está com a entrevista marcada, então você passou pela parte mais chata do processo. Portanto, antes de ir ao consulado na data escolhida, lembre-se do básico: fique calmo. O turismo é uma tremenda indústria e os brasileiros, tão consumistas, estão entre os turistas mais desejados por qualquer país. Não é diferente nos Estados Unidos – eles querem que você vá a Nova York (ou qualquer cidade do país) e gaste seus precisos dólares lá.
A entrevista do visto americano só tem o objetivo de garantir que você quer ir aos Estados Unidos para passar as férias, e não para virar um imigrante ilegal ou para exercer qualquer atividade que afete negativamente o país. Se esse não for o seu caso, pode ficar tranquilo. Você só tem que mostrar ao funcionário do Obama que suas intenções são legítimas. E para te acalmar ainda mais, um número: o índice de aprovação do visto gira em torno de 96%.
Quais documentos devo levar para a entrevista?
Para não virar estatística negativa, esteja preparado. Os documentos obrigatórios são:
– Passaporte válido e com no mínimo seis meses de validade
– Página de confirmação do DS-160 (aquele formulário enorme que você preencheu para pedir o visto)
– Passaporte com visto antigo (se for o caso)
Além disso, vale levar toda documentação que possa ser útil para você comprovar algum fato durante a entrevista (tipo seu salário) e os seus laços com o Brasil. Alguns exemplos:
– Extrato bancário dos últimos três meses
– Comprovantes de renda (seu ou de quem vai pagar sua viagem, com uma carta que prove isso)
– Carta da empresa em que você trabalha, Carteira de Trabalho, crachá de funcionário (se for o seu caso)
– Provas de que você tem posses no Brasil (documento do carro, contrato da casa onde você mora)
– Provas de que você pretende voltar ao Brasil (matrícula numa escola ou faculdade, por exemplo)
Repito: esses documentos não são obrigatórios e essa não é uma lista definitiva. A ideia é que você tenha como provar que vai só fazer turismo nos Estados Unidos. Se você for autônomo, por exemplo, não terá como levar os comprovantes de uma empresa. Nesse caso, reforce seus comprovantes de renda e leve seus contratos, documentos da sua empresa e coisas do tipo.
Leve todos os documentos organizados numa pastinha e saiba como encontrar algum deles rapidamente, caso necessário. É muito provável que você não tenha que mostrar nada durante a entrevista – eu não mostrei – mas ter essa papelada com você vai te dar segurança.
Além dos itens que você deve levar, lembre-se do que você não pode levar: mochilas, aparelhos eletrônicos (sim, isso inclui celular) e objetos cortantes não entram. Portanto, deixe tudo isso em casa, ou então você terá que pagar para guardar esses itens no comércio ao redor do Consulado. E os preços são abusivos.
Quais perguntas serão feitas?
Isso depende do seu entrevistador e, claro, do seu estilo de vida. Mas dá para prever algumas perguntas:
– Quando você pretende viajar?
– Quais lugares pretende visitar nos Estados Unidos?
– Quantos dias pretende ficar?
– Você já esteve no exterior?
– Você tem algum parente ou conhece alguém nos Estados Unidos?
– Qual sua profissão?
– Quanto você ganha?
– Como vai pagar a viagem?
Normalmente as entrevistas são em português, então não se preocupe se seu inglês não for bom. E tudo é muito rápido – você vai ficar menos de cinco minutos na entrevista. Use bem esse tempo e não se esqueça da sua tarefa – mostrar ao entrevistador que seus interesses nos Estados Unidos são corretos.
Entrevista do visto americano: o comportamento aceitável
Depois de aguardar um tempo na fila, você será direcionado para a entrevista. Fique calmo e tente ignorar toda aquela espera chata. E a regra principal é muito simples: Não minta. Nunca. Se você mentir ou cair em contradição, é muito provável que seu visto seja negado. Esse é, inclusive, o objetivo da entrevista – verificar se o que você declarou no formulário é verdade. Então funciona assim:
Se ele te perguntar quais lugares você quer conhecer, seja direto e diga a verdade. Se você pretende ir à Disney, essa é sua resposta. Se sua parada for Nova York, fale isso. Se um parente estiver pagando por sua viagem, deixe isso claro (nesse caso, não se esqueça de ter uma carta com a declaração dessa pessoa, dizendo que vai arcar com seus custos).
Além de não mentir, tome cuidado para não cair em contradição com o que você mesmo disse no formulário. Eu cometi esse erro. No formulário DS-160 eu disse que minha irmã estava morando temporariamente nos Estados Unidos, mas na hora da entrevista eu me esqueci completamente que ela estava lá. Tipo, esqueci mesmo. Ela já estava com a volta marcada, então esse fato sumiu da minha cabeça. Então o entrevistador falou o nome dela e me perguntou quem era. Eu tremi e achei que teria o visto negado por uma tremenda burrice, mas resolvi adotar o caminho correto: dizer a verdade.
“Ela é minha irmã. Desculpa, me esqueci que ela ainda está lá, afinal já está voltando para o Brasil”.
E eu consegui o visto, o que mais uma vez prova a necessidade de falar a verdade, principalmente se você responder alguma coisa errada durante a entrevista.
Além de tudo isso, seja natural. Esteja bem vestido, seja educado, simpático, mas não passe dos limites. E lembra daquele monte de papel que você preparou? Só mostre se o entrevistador pedir. Caso contrário, mantenha toda a papelada dentro do envelope.
Meu visto foi recusado. E agora?
Se você for parte dos 4% e tiver seu visto recusado, bem, acontece. Lembre-se que eles nem precisam te dizer o motivo para terem recusado seu visto, portanto mantenha a calma e tente entender o que você fez de errado. Você pode começar todo o processo de novo e tentar novamente o visto até mesmo na semana seguinte. Será preciso pagar a taxa outra vez, claro.
Mas, antes de tentar o visto de novo, faça uma análise e veja qual foi o erro que você cometeu. Faltaram documentos? Você não tem comprovação de renda? Caiu em contradição durante a entrevista? Mentiu? Descubra e resolva o problema. Se tudo persistir em dar errado, bem, a Europa é logo ali. E os países europeus não exigem visto de brasileiros, assim como vários países da América do Sul, da África e da Ásia. Veja a lista completa desses países aqui.
Meu visto americano foi aceito. E agora?
Parabéns! Seu passaporte ficará uns dias com o Consulado. Depois disso, será devolvido para o endereço que você indicou ou ficará disponível no CASV (você escolhe isso durante o processo de solicitação do visto). Se você tiver que buscá-lo, lembre-se que a proibição de entrada de mochilas e eletrônicos permanece.
No mais, faça suas malas. Não deixe de ler tudo que já publicamos sobre os Estados Unidos para planejar os detalhes da sua viagem.
Boa tarde Gustavo,
Meu caso é um pouco diferente, gostaria de um Conselho, estou casada com um espanhol e temos dois filhos, sou professora de línguas em um instituto e meu esposo trabalha em outra empresa como empregado faz dois anos, queremos ir a Orlando com as crianças, a questão é que eu não tenho meu casamento registrado no Brasil (ainda estou como solteira) e não dei entrada na nacionalidade espanhola ja vimos morar no Brasil faz 3 anos, eles não necessitam visto de turista por serem espanhois, eu tenho minha entrevista marcada para fevereiro, minha dúvida e saber se ele deveria me acompanhára a entrevista ou não, ja que o visto que vou tentar é turístico, e meus papéis está como solteira, tenho meu registro de casada na Espanha …. o que me aconselha fazer , ir sózinha ou que me acompanhe meu esposo.
Obrigada.
Daniele , uma opinião : por eles nao necessitar de visto , você irá sozinha na entrevista, certo?
Leve documentos dos seus filhos, e marido , para provar que é casada e que tem filhos… por você ja ter ido a outro pais acredito ser um ponto positivo…
Calma na entrevista, e fale a verdade que da tudo certo! Boa sorte
Olá, bom dia!
Tive meu visto e do meu esposo negado ontem, dia 25 de janeiro no Rio de Janeiro.
Estávamos bem tranquilos e confiantes, pois estávamos com todos os comprovantes em mãos, inclusive escritura de imóveis.
Sou professora a mais de 10 anos efetiva em duas redes municipais. Meus esposo é micro empresario e levamos contrato social com CNPJ e extratos bancários,inclusive de poupança.
O cônsul que nos atendeu negou para todos que estavam à nossa frente, mas fazia perguntas e negava. Na nossa vez, fez muitas perguntas.Perguntou para onde íamos e se tínhamos filhos. Quando perguntou o que eu fazia, respondi e ele então perguntou se podia comprovar. Mostrei os três últimos contracheques das duas prefeituras. Pediu extrato bancário. Mostrei os três últimos e extrato da poupança. Aí pediu os comprovantes do meu esposo. Ele olhava muito meus comprovantes e digitava bastante também. A renda estava alta, pois tinha férias e décimo terceiro salário.
Não dá pra saber realmente o que justificou a negativa, pois todo mundo dizia que funcionário público consegue o visto facilmente.
Penso que pode ser uma interpretação errada dos comprovantes, pois quem trabalha em duas redes pode pagar uma passagem, nem que seja parcelada. Rs.
Penso também que seja uma questão de sorte.
Não prestei muita atenção no que ele falou ao entregar os documentos, pois se ele estava devolvendo o passaporte é porque tinha negado o visto. Mas durante a entrevista estávamos muito confiante, pois nossa documentação estava muito correta do meu ponto de vista.
A gente sai de lá com uma sensação horrível. Uma mistura de sentimentos inexplicável.
No papel que ele nos entregou diz que não temos vínculos suficientes no Brasil para retornar depois de uma viagem aos EUA e que podemos solicitar o visto novamente quando tivermos algo diferente para demonstrar/mostrar. Não tem o que mudar, pois já me aposento numa rede ano que vem e na outra trabalho mais 6 anos para aposentar.A única coisa que poderá mudar é o tempo da empresa do meu esposo.
Abraços.
Gostaria de ler seu comentário.
Gilvana , bom dia !
Eu vou tentar meu visto em fevereiro .
escolhi uma agencia para preencher meus papeis e montar meu perfil.
Eu vi muita gente na internet que tentou com os mesmos papeis 3x ate conseguir .
tudo isso no mesmo mês.
Nao desanime que vai dar tudo certo!
Olá Rafael!
Tudo bem ?
Eu vou tentar meu visto de turista em fevereiro.
Ira eu mais 2 amigos um deles já tem visto.
você acha que o fato de um deles já ter o visto e já ter ido para lá ajuda ?
Eu e meu outro amigo ainda não temos.
Grande Abraço ! estou praticamente morando nesse site ! muito bom!
Oi Rafa.
Eu li tudo no blog e os comentários.
Veja eu adoro frio e neve, tirei o passaporte em 2013 e naquele ano viajei ao Chile, passei 5 dias por lá…. Em 2014 fui à Ushuaia na Argentina por mais 5 dias e em 2015, voleti a Buenos Aires fiquei tres dias por lá e fui à patagonia novamente dessa vez em El Calafate, resumindo desde 2013 só america do sul portanto só tenho esses carimbos em meu passaporte, Ah e as fotos que tirei feliz na neve, levo como prova de viagens e mostrar o que vou buscar lá?. Sou Representante comecial, há 7 anos tenho uma Empresa de representação e presto serviços para a mesma empresa que trabalhava com carteira assinada de 2002 a 2009, tenho conta de pessoa fisica desde 2002 no mesmo banco e desde 2009 tenho tb conta juridica e tenho carro em meu nome e o contador da minha empresa, tem como compovar meus rendimentos pois emito nota eletronica todo mês, e esse dinheiro vai pra minha conta juridica, na fisica mantenho uma poupança de 15 mil, isso ajuda? Não tenho casa propria e o aluguel não está em meu nome, só a conta de telefone e internet e tb as correspondencias, como faturas do cartão de credito desde 2002 ipva do carro e dos outros que tive, entre outras, me disseram que quanto mais carimbos você tiver melhor, esses vc acha que já são suficientes ou vc pensa que devo ir primeiro passar frio na Europa e pegar mais um carimbo fora da America do Sul?
Ah outra coisa não comprei nem comprarei passagem nem hotel antes de saber se ganho o visto, pretendo ir ao Alasca e a NY, só compro se eu conseguir o visto… Isso não é bem visto por eles? Devo falar isso na entrevista?
Grato.
William
William, a quantidade de vistos ou carimbos no passaporte não necessariamente implica na aprovação do visto! O que você tem que ter em mente é que consegue provar ao consulado que você tem vínculos que te prendam ao seu país de origem, porém os carimbos é visto ajudam mas não existe uma quantidade ou lugares que você deva visitar para que tenha o visto aprovado. Lembrando que você tem que ser o mais verdadeiro possível no preenchimento do seu DS. O próprio consulado informa que você apenas deve comprar passagens ou fazer reservas em hotéis após ter o visto aprovado, logo se você tiver passagens emitidas corre o risco de não conseguir utilizá-las por conta do visto negado!
Quero saber se e mais facil conseguir o visto de estudante ou apenas visitante
tive meu primeiro visto d emigrante negado
o motivo bem nem sei qual :/
Quero tentar d novo qual seria a melhor opcao ??
*Visitante
estou com uma divida gigante se devo ou nao arriscar minha ida ao rio e tentar o visto pra mim esposa e filha de 4 anos,queremos conhecer a disney nas ferias de setembro, mas o investimento é alto e os riscos maiores ainda,teria um custo de mais ou menos 2500 reais entre taxas e passagens, 160 dolares pros 3 candidatos e passagem de Ipatinga MG ate o RJ , mas por outro lado tenho alguns argumentos que possam me favorecer como casa propria carro, trabalho a 6 anos na mesma empresa minha esposa trabalha , queria mesmo ter algum carimbo de viajem a outros paises mas nosso passaporte é virgem rsrsrs, ate tenho uma cunhada que vive a mais de 10 anos legalmente na Nova zelandia, ms uma viajem pra la nao fica nada barato e isso seria so mais um ponto positivo e nao traria a certeza de conseguir o visto, vamo ver oque vou decidir estou muito apreensivo !!!!
estou com uma duvida e nao “divida” rsrsrsrs
Boa tarde, tive meu visto negado e como todos sabem eles não fornecem grandes justificativas.
Sou técnico formado, estou na metade de engenharia mecânica, tenho carro em meu nome, faço curso de inglês, trabalho a dois anos na mesma empresa, meu pai iria pagar minha viajem, ele é empresário.
Vi gente que trabalha em salão de beleza sendo aprovado, e o meu e de um casal de médicos negado, acredito que o importante mesmo é manter a calma na hora da entrevista, ja que eles raramente pedem os documentos, friso que nervosismo passa sensação de mentira.
Irei tentar novamente, porém no RJ.
primeira vez fiz em SP.
Douglas vc não lembra as perguntas que foram feitas a vc na hora da entrevista?
Bruno,
perguntaram para onde eu ia, quem iria pagar minha viajem, oque eu faço, oque meu pai faz, e para todo mundo na fila que eu vi o Consul perguntou se já tinha ido a outros países antes.
Bom, vou pra entrevista amanhã com meu marido.
Depois de ler esses comentários de vistos negados bateu um desespero gigante.
Além da Taxa ser exorbitante, temos planos de passar nosso aniversário de 10 anos de namoro lá e uma visto negado melaria tudo!
Eu sou servidora pública e ele é empregado público, espero que isso facilite a comprovação de vínculo com o Brasil. Não temos filhos nem casa própria e, pelo que li, isso não é bom.
Alguém sabe de alguém que tentou visto nesta situação e conseguiu?
Amanhã comento aqui novamente, ou pra reclamar horrores ou pra dar uma luz de esperança pro pessoal…
Caroline não deixe de postar aqui sua experiência pra ajudar outras pessoas!!
Deu certo!!! Nossos vistos foram aprovados!
O rapaz que nos entrevistou perguntou sobre nossas profissões, se moramos de aluguel, se temos parentes lá, se nossos familiares estão aqui, para onde vamos, quanto tempo vamos ficar, quanto ganhávamos (bruto e líquido), e se já visitamos outros países.
Coisas que (eu acho) facilitaram nosso visto:
* Já ter visitado algum outro país.
* Ir em família.
* Ser servidor/empregado público estável ou fora do período de experiência (ele perguntou sobre estabilidade então se você for empregado público celetista recente, lembre que seu período de experiência é 90 dias e não 3 anos).
Boa sorte a todos!
Oi Rafael,tudo bem? Então eu e meu namorado estamos querendo ir para os EUA em junho, ele ja tem visto e ja foi pra la a passeio, atualmente eu trabalho com contrato,sem carteira assinada, renda de 1500 reais, nao tenho nada no meu nome, sou recém formada em engenharia, quem vai bancar minha viagem e meu sogro, ele e empresario e tem uma otima renda, tenho chances de conseguir o visto, sendo o pai do meu namorado que vai bancar?
Rafael,
tive meu visto negado hoje, trabalho ha 5 anos numa multinacional americana, tenho carro próprio, residência fixa (coisas que nem se quer o entrevistador perguntou), mas acho que falhei em dizer que minha prima, que tem visto de turista está la. Como saio dessa agora? Nao deveria mudar as informações no meu formulario certo? A versao deve ser a mesma, correto?
Pena que o blogue não recebe atualização nesse post desde Dezembro!! Sempre passo por aqui pra ver algum testemunho e ficar por dentro do assunto de como conseguir o visto americano!!!
Rafael boa noite, estou planejando viajar a passeio para os USA, minha viajem será totalmente custeada pela minha tia, nós dois somos autônomos, temos comprovávantes de renda, MEI, declaração de imposto de renda em dia, apenas ela possui posses como casas e carros.. A questão é a seguinte ela morou nos USA durante 8 anos totalmente legal e seguiu todos procedimentos de entrada e saída do país, ela já teve 3 vistos americanos cedidos, porém agora seu visto já vencido, iremos juntos para a entrevista e será minha primeira vez, pelo fato dela estar custeando minha viagem e ter esse histórico pode me ajudar a ter meu visto cedido. (Os vistos antigos eram de trabalho e dessa vez vamos pedir o visto de turista)
Será que com essa alta no dólar está mais difícil conseguir um visto americano?? Porque viajar com dólar a 4 reais ta osso!!