“Eu estabeleci um ‘foot ball club’ onde a maioria dos jovens de Sheffield podem vir e chutar”. Em 21 de janeiro de 1857, Nathaniel Creswick escreveu essa frase em seu diário. Ela revela a fundação do primeiro time de futebol do mundo, o Sheffield FC, uma equipe que segue existindo até hoje.
A prática de chutar a bola num campo já era popular há séculos. Mas o futebol primitivo, também chamado de “mob football”, era desorganizado, espontâneo e violento. Segundo a FIFA, “o jogo tomava forma com uma acalorada disputa entre vilas – entre ruas, praças, campos e cercas. Chutar era permitido, assim como todo o resto”.
Muitas vezes, explica a federação, o chute era utilizado não para a bola, mas para atacar os oponentes.
A coisa começou a ficar mais organizada quando escolas e universidades passaram a adotar o jogo. Mas até 1863 o futebol e o rugby ainda se confundiam.
Além disso, cada time criava sua própria regra: coisas básicas como o tamanho e peso da bola, o número de jogadores e o tempo de partida não eram estabelecidas. E era permitido pegar a bola com a mão ou derrubar intencionalmente outro jogador, dependendo de onde você jogasse.
Com isso, existiam diversas organizações com as palavras “pé”, “bola” e “clube” no nome. Mas nenhuma delas era uma organização independente de um ambiente profissional ou acadêmico. Ou que de fato buscou organizar a atividade esportiva de uma forma que influenciou o esporte no mundo todo.
Os Pioneiros do Futebol em Sheffield, Inglaterra
Sheffield é uma cidade no Norte da Inglaterra, próxima a Manchester e Leeds. Tem o apelido de “Steel City”, ou Cidade do Aço, por conta da indústria que até os anos 1970 tinha a maior produção siderúrgica em toda a Europa.
O primeiro time do mundo, Sheffield FC, que completa 170 anos em 2027, surgiu porque dois atletas amadores – Nathaniel e William Prest, do Sheffield Cricket Club – queriam encontrar uma atividade esportiva para praticar nos meses de outono e inverno.
O clube foi oficialmente fundado em 24 de outubro de 1857, após o fim da temporada de críquete.
Ao longo dos primeiros três anos de existência, o clube Sheffield FC basicamente jogava contra si mesmo. Com exceção de uma partida contra um regimento militar, em dezembro de 1858, as disputas eram de Casados contra Solteiros; Trabalhadores da Indústria x Comércio; Jogadores com nome de A a L contra M a Z.
Apesar de que, segundo uma anedota, o formato alfabético de disputa foi rapidamente abolido porque todos os melhores jogadores tinham nomes da primeira metade das letras.
Eventualmente, um dos jogadores do Sheffield FC decidiu criar outro clube. Em 1860, John Shaw convidou os membros do Clube de Cricket Sandygate, no bairro Hallam, para formar um time de futebol. Foi no estádio do Hallam, o Sandygate Road, que aconteceu o primeiro “derby”, ou seja, um clássico oficial entre dois times de futebol da mesma cidade.
Com a popularização do esporte da cidade, outros 11 clubes surgiram. Todos jogavam com as mesmas regras, criadas pelo Sheffield FC e averiguadas pela Sheffield Football Association.
Ei, você? Ainda não é assinante da nossa newsletter? Receba gratuitamente os especiais e crônicas como esse, a cada 15 dias no seu email!
Segundo Martin Westby, autor do livro “A História do Futebol em Sheffield”, numa reunião no Adelphi Hotel (hoje um teatro no centro de Sheffield), em março de 1858, os membros do clube de futebol Sheffield FC escreveram e publicaram a primeira lista de regras para o jogo.
Conhecidas como “Sheffield Laws”, as regras – que foram evoluindo ao longo dos anos – incluíam inovações no esporte como o pontapé inicial do meio do campo, os conceitos de lateral, escanteio, falta, pênalti e cabeceio.
Além disso, também aconteceu em Sheffield o primeiro jogo iluminado com luz elétrica.
Com o tempo, não só os times de Sheffield, mas também de outras cidades no norte da Inglaterra passaram a adotar tais regras.
Somente 5 anos depois, explica Westby, surgiu em Londres a Football Association, também com o objetivo de unificar as regras do esporte no sul do país. Graças a isso, o rugby e o futebol se separaram de vez. Mas por um longo tempo, apesar de se influenciarem mutuamente, as regras da FA e as de Sheffield coexistiram.
Tanto que quando um time da FA veio a Sheffield disputar uma partida no estádio Bramall Lane, jogaram com as regras de Sheffield. E definiram, pela primeira vez, o limite de 90 minutos de jogo. O Sheffield FC venceu o jogo por 3 a 1.
Em 1878, após muita discussão e disputa sobre as formas de jogo – os times de Sheffield opunham-se particularmente à ideia do impedimento – é que a Inglaterra unificou as leis do futebol, unindo as ideias de Londres com as de Sheffield.
Em tempo: a Federação Internacional de Futebol (FIFA) só foi criada em 1904, na Suíça.
Com a profissionalização do futebol na Inglaterra por volta de 1885, os times Sheffield FC e o Hallam FC decidiram permanecer amadores.
Mas foi a partir desses pioneiros, conta Westby, que a Sheffield FA deu suporte à fundação do Sheffield United em 1889 (elevado à primeira divisão em 2023) e o Sheffield Wednesday em 1867(elevado a segunda divisão em 2023).
O estádio Bramall Lane pertence ao S. United, e recebe jogos de nível internacional, como a Eurocopa.
Em 2004, nas comemorações do centenário do futebol, a FIFA deu ao Sheffield FC uma medalha de honra por sua contribuição à história do esporte, garantindo seu reconhecimento oficial como Primeiro Clube do Mundo.
Em 2007, em comemoração aos 150 anos do SFC, o Pelé veio a Sheffield e um jogo comemorativo do time inglês amador com a Inter de Milão foi realizado, que terminou em 5 x 2 para os italianos.
O Estádio Sandygate Road, do Hallam FC, é considerado pela FIFA e pelo Guinness Book como o mais antigo do mundo ainda em funcionamento.
É possível assistir aos jogos do time (da liga amadora) e visitar o campo. Os ingressos custam 7 libras. Já o Sheffield FC joga num campo chamado “Home of Football Stadium”.
O Bramall Lane, que é o Estádio Profissional mais antigo do mundo e o primeiro a ter jogos iluminados com eletricidade, pode ser visitado nas partidas do Sheffield United, que custam cerca de 45 libras.
A cidade de Sheffield também carrega outros títulos: é considerada a capital da cerveja artesanal inglesa, com diversas microcervejarias e pubs independentes e uma cena cultural bastante animada.
Além disso, é chamada de “Outdoor City”, porque fica localizada no Peak District, um parque nacional com belos cenários naturais e incrível para quem curte natureza.
“Preparem-se para curtir o dia de hoje como um verdadeiro Rockstar”, disse o guia do…
Perdido nas águas turquesa do Caribe, o arquipélago de Guna Yala, ou San Blás —…
Nesse texto você descobre a história do Parque Vigeland em Oslo, na Noruega. Trata-se de…
Nas encostas da Sierra Nevada de Santa Marta, na Colômbia, um povo luta para preservar…
Você já ouviu falar na Santeria Cubana? Mas é muito provável que você esteja familiarizado…
Qual é a típica comida cubana? Bom, depende. “Em Cuba, a gente tem que sempre…
Ver Comentários
Que incrível! Quero muito ir para neste estádio!