Choveu o tempo inteiro em que eu estive em Chiloé. E aí que minha viagem se resumiu em procurar um lugar seco e quentinho para me proteger. Valia igreja, valia lojinha de artesanato, mas meus favoritos mesmo eram os restaurantes. Comi até dizer chega. E com a rica gastronomia local, cada refeição era uma descoberta. Faltou foi estômago para experimentar todas as comidas típicas que Chiloé tem a oferecer. Tarefa para uma próxima viagem, porque eu ainda quero ver sair o sol por trás daquelas palafitas.
Chiloé é um arquipélago chileno, mas bem que poderia ser um caldeirão. Pegaram a cultura mapuche e misturaram bem com a dos conquistadores espanhóis. Uma pitadinha de tempero patagônico e pronto. Deixe cozinhando um tempo e o resultado é a cultura chilota, que tem em sua gastronomia um de seus principais orgulhos. O ingrediente principal é a batata, que está presente na maior parte das preparações, seja em forma de farinha, moída, ralada ou cozida. Existem mais de 400 tipos de batata na região, o que pode afetar a consistência e sabor dos pratos. O tubérculo está sempre acompanhado de peixes e frutos do mar, afinal Chiloé está no meio do oceano e a tradição pesqueira por ali é forte tanto na cozinha, quanto nas cantigas, mitos e lendas que povoam o imaginário local.
As cazuelas são pratos ensopados com carne ou peixe e que são comuns em toda a região andina. Chiloé tem sua própria versão, que leva cholgas secas (um molusco parecido com o mexilhão), piures (outro fruto do mar que vive na costa chilena) e repolho. Outra forma de preparação é com carnes bovinas ou de cordeiro, ervilhas, luche (uma alga) e batatas.
Como o inverno em Chiloé é rigoroso, uma taça de Navegado ajuda a aguentar o frio. Parecido com o nosso quentão, é comum em todo o sul do Chile e é preparado a partir do vinho tinto aquecido, rodelas de laranja, açúcar e especiarias como a canela. Outra bebida alcoólica famosa por ali é o licor de oro, feito do soro do leite e aguardente, açafrão e cascas de limão, com sabor adocicado que lembra xarope para tosse. Há também a Chicha de maçã. A fruta é a mais comum no arquipélago e é usada em diversas receitas, inclusive nessa bebida fermentada semelhante à sidra.
Dica Importante: Não cometa o erro de viajar para o Chile sem um seguro viagem.
Entenda a razão e saiba como conseguir um seguro com desconto.
Navegado
Mas de todos os pratos típico das ilhas, o rei é o curanto. Talvez porque sua preparação envolva um verdadeiro ritual. Em um buraco de mais ou menos meio metro feito na terra, coloca-se grandes pedras que são aquecidas por uma fogueira até que elas estejam em brasa. Sobre as pedras, os chilotas colocam folhas aromáticas (chamadas nalca ou maqui) que servirão de bandeja para uma mistura de mariscos, carnes de todos os tipos (sim, bovina, de cordeiro, frango, porco. Diga o nome de um bicho e é provável que ele esteja no prato), linguiça, batata, batata-doce e vegetais diversos. Quem inventou a palavra mistureba certamente tinha acabado de comer um curanto. Bolinhos de batata fritos, chamados milcao, também podem fazer parte do curanto ou consumidos separadamente, acompanhados de vinhos.
Curanto sendo preparado no chão
Assistir ao ritual do curanto é uma experiência mais interessante do que provar o prato em si, que tem forte sabor defumado e é bastante pesado devido à quantidade de carnes que fazem parte da preparação. Se você não tiver alternativa a não ser pedir em um restaurante, a dica é estar acompanhado, já que as porções são imensas e você lutará com seu estômago para não jogar comida fora. Quando preparado em panela, o curanto recebe o nome de pulmay.
Chapalele cozido no vapor do curanto
Chiloé também tem seu pão típico, o chapalele. A massa é preparada com farinha e batata, cozidas em água ou ao vapor do curanto. O comum é que a preparação seja servida na once – nome dado à refeição do meio da tarde no Chile, no melhor estilo chá das cinco – acompanhada de geleia ou mel, mas se você quiser colocar uma colherada generosa de doce de leite, não vou contar para ninguém.
Fotos: Shutterstock
“Preparem-se para curtir o dia de hoje como um verdadeiro Rockstar”, disse o guia do…
Perdido nas águas turquesa do Caribe, o arquipélago de Guna Yala, ou San Blás —…
Nesse texto você descobre a história do Parque Vigeland em Oslo, na Noruega. Trata-se de…
Nas encostas da Sierra Nevada de Santa Marta, na Colômbia, um povo luta para preservar…
Você já ouviu falar na Santeria Cubana? Mas é muito provável que você esteja familiarizado…
“Eu estabeleci um ‘foot ball club’ onde a maioria dos jovens de Sheffield podem vir…
Ver Comentários
Adorei seus comentários sobre o Curanto.
Mas onde podemos ver a preparação?
Bjs
Adriana,
Lá em Chiloé, diversos hostels ou hotéis provem eventos nos quais preparam o curanto da maneira tradicional. Há também diversos restaurantes que o preparam dessa forma (outros o fazem na cozinha, sem que participemos do processo). Uma boa forma de garantir que vc vai conseguir ver um é procurando uma agência que inclua a atividade no pacote.
Abraços!
Puuuuxa vida, deu uma saudade de Chiloé!
Estive por lá ano passado; apesar disso, não tomei as bebidas (que me pareceram fantásticas), mas comi o curanto em um dos restaurantes de Castro...
Quem sabe a próxima conseguimos ir para alguma das ilhas menores, e assistir/participar da preparação do curanto no chão! Obrigada pela lembrança ;)
Denise, nem me fale! Quero voltar com certeza, de preferência no verão para fugir um pouco das chuvas e fazer as trilhas.
Abraços!