Carnes, massas e dulce de leche. As comidas típicas da Argentina não variam tanto assim no tema, mas merecem nota máxima na execução. Nesse texto, listamos 12 pratos da comida argentina para você experimentar numa viagem pelo país ou quem sabe arriscar um preparo em casa.
A culinária argentina mistura influências italianas e espanholas, de uma lado, e indígenas do outro. Bora mergulhar na gastronomia dos nossos hermanos?
Empanadas
Se o Brasil tem as coxinhas e os pastéis, na Argentina aquele lanche rápido fica por conta das empanadas. Elas podem ser encontradas em todos os bares, restaurantes e até nas melhores pocilgas da cidade. Para muitos, a melhor é a de carne, de preferência uma da Sanjuanino, tradicional casa de empanadas de Buenos Aires. Eu particularmente prefiro a de Roquefort, da Continental.
Também famosas, as empanadas saltenhas, comuns no norte do país, são menores, mais baratas e têm a fama de serem ainda mais incríveis.
Veja também:
Onde comer bem e barato em Buenos Aires
O que fazer em Buenos Aires: 23 passeios e atrações imperdíveis
Na Argentina, tudo começa com um mate
Pizza no pedaço + Fainá
Assim como o Brasil, a Argentina teve grande imigração italiana. Por isso, pizzas e massas são pratos típicos da culinária local. Em Buenos Aires, não deixe comer uma boa fatia de pizza, num dos muitos estabelecimentos da cidade.
Foto: Marcelo Teson, Wikimedia Commons
Para comer à moda portenha, o negócio é nem se sentar à mesa: você pede a pizza e come em pé, sem ser atendido pelo garçom. Uma fatia custa em torno de 15 pesos.
Minha preferida? O combo da Napolitana com a Fainá, outro produto típico da Itália importado pelos argentinos. Trata-se de uma espécie de panqueca, feita com farinha de grão de bico.
Choripán
Pão com linguiça. Essa é a forma mais simples de explicar o que é o Choripán, muito comum na Argentina e no Uruguai. É uma das opções mais econômicas e ótimas para quem precisa fazer uma refeição rápida.
O choripán é temperado com algum dos molhos tipicamente argentinos: o Chimichurri, uma espécie de vinagrete picante que mistura ervas frescas, cebola, alho, pimentas, vinagre e azeite; ou a Salsa criolla, feita com cebola, pimentão, tomate e temperos moídos.
Milanesa
As milanesas são um dos pratos favoritos dos argentinos. Como nome diz, é o tradicional bife à milanesa, mas a moda portenha. Trata-se de um enorme prato de carne, cujo acompanhamento normalmente é purê de batata ou fritas – aconselho o purê, caso contrário o prato fica muito seco. Por isso mesmo que a melhor pedida é a milanesa napolitana que tem cobertura de tomate e muçarela.
Uma indicação para comer a iguaria na Argentina é ir ao Clube da Milanesa, que tem restaurantes em várias partes do país e milanesas de todos os tipos e para todos os gostos.
Bife de Chorizo
Não confunda chorizo (linguiça) com o bife de chorizo (carne de vaca). Este é outro dos mais tradicionais pratos da culinária argentina.
O bife de chorizo é um corte sem osso – que seria o olho do contra-filé no Brasil, e é vendido em quase todos os restaurantes e churrascarias do país. Normalmente é servido grelhado ou assado, em bifes altos, e acompanhado de batatas.
Veja também: Cubierto, como funciona o serviço de mesa na Argentina
Foto: Stella Dauer, Creative Commons
Asado e parillada (o churrasco argentino)
Curte um churrasco, ou melhor, um asado? O tradicional evento social das famílias sul-americanas é muito importante na Argentina. Se estiver em Buenos Aires, basta passar pela feira de San Telmo, aos domingos, para ter muitas opções de um bom asado, sempre no meio da rua.
O asado argentino é diferente do brasileiro porque eles não fazem as carnes no espeto, mas numa grelha inclinada sob o fogo. Além disso, os cortes são diferentes. O asado argentino conta com carnes como o bife de chorizo, o bife ancho, a tira (costela bovina) e bondiola de cerdo (lombo), ojo de bife (contra filé), tapa de quadril (picanha), vacio (fraldinha).
Além disso, é importante falar da tradicional Parrillada, um tipo de churrasco muito comum tanto no Uruguai quando na Argentina. A parrillada abre espaço para carnes menos nobres, incluíndo tanto frango e porco (como no Brasil), quanto os miúdos do boi, com pedaços como rins, intestino e timo.
Locro
Muito comum no Norte da Argentina, em especial na região da Cordilheira dos Andes. Também é típico da região andina de Peru é Bolívia.
A origem do Locro é indígena, de povos pré-incas. O ensopado é feito com abóbora, milho e feijão, além de carne de porco e outros produtos.
Leia também: Cafayate e a Quebrada das Conchas, na Argentina: o que fazer
Foto: Stevage, Wikimedia Commons
Cazuela de Llama
Cazuela é o nome espanhol para a caçarola de barro. E esse acaba sendo no nome dado a diversos pratos preparados com esse recipiente, em geral de carne ou peixe ensopados.
No norte da Argentina, é comum encontrar Cazuela de Llama, com a carne do simpático animal que povoa a região andina.
Alfajor
Vamos falar de sobremesa? Então é hora de falar do alfajor. O alfajor é feito com camadas de uma massa de biscoite, a base de mel, recheado com doce de leite e coberto com chocolate derretido.
Seis milhões de unidades desse bolinho de chocolate são vendidos todos os dias no país. A marca mais famosa é a Havana, mas existem centenas de opções. Já almoçou? Passe num kiosko e escolha um alfajor para chamar de seu. O preço fica entre 8 e 14 pesos, dependendo da unidade.
Dulce de leche argentino
O doce de leite argentino é preparado com leite de vaca, açúcar e essência de baunilha (e um toque de bicarbonato de sódio para facilitar a caramelização). No país, um código alimentar determina regras para a produção do doce, para que usem apenas os ingredientes tradicionais.
O dulce de leche está presente em variados preparos das sobremesas argentinas, como sorvete, churros, tortas e claro, o alfajor. Além disso, é comum encontrá-lo na mesa de café da manhã, como acompanhamento da media luna (uma espécie de croissaint).
Saiba mais sobre a gastronomia da América Latina
9 comidas típicas da Colômbia que você precisa provar
Os pratos típicos da comida peruana
As comidas típicas do Equador: sabores que vêm dos Andes
A comida caribenha que você não pode perder
Do peixe ao vinho, a comida típica chilena
“Preparem-se para curtir o dia de hoje como um verdadeiro Rockstar”, disse o guia do…
Perdido nas águas turquesa do Caribe, o arquipélago de Guna Yala, ou San Blás —…
Nesse texto você descobre a história do Parque Vigeland em Oslo, na Noruega. Trata-se de…
Nas encostas da Sierra Nevada de Santa Marta, na Colômbia, um povo luta para preservar…
Você já ouviu falar na Santeria Cubana? Mas é muito provável que você esteja familiarizado…
“Eu estabeleci um ‘foot ball club’ onde a maioria dos jovens de Sheffield podem vir…
Ver Comentários
Olá! Minha próxima viagem é para Buenos Aires e seu post me ajudou muito. Adorei!
Fico feliz, Raianne.
Abraço.
Morei em Buenos Aires durante minha infância. Que saudades das empanadas, media lunas y alfajores!!!
Dá saudades mesmo, Rodrigo!
Hum do alto dos meus 67 anos, já experimentei comida de vários países e cheguei a brilhante conclusão que a nossa comida mineira é insuperável sem deixar de dar valor as outras. Abraços!
É maravilhosa, Francisco.
Abraço e obrigado pelo comentário.
Sem comparação mesmo!
Argentina infinitamente melhor!
haha. Gosto não se discute - e comida é sempre a melhor coisa, não importa o país.
Abraço.
Olá, olha acabei de chegar de Buenos Aires, sou nordestino de Recife e confesso que o lugar é lindo, mais as comidas são péssimas tudo tem que ter papa frita....A famosa batata inglesa, você não encontra um cuscuz com carne gurizada de boi, nem feijão com bife ao molho, sinceramente quase passamos fome, minha filha comeu MEC DONALD uma semana, na próxima eu vou levar a comida.
hahaha.
Entendo seu choque, Inaldo. É bem diferente mesmo.
E comida melhor que a do nordeste não há, então é injusta a comparação. :)
Abraço.
Boa noite
Estou indo pela primeira vez para Argentina e pediria a gentileza de informações sobre a culinária local, com os nomes dos restaurantes, poderia me ajudar!
Obrigado
Mas para qual cidades você vai, Mario?
Oi Rafael, estou viajando para Buenos Aires no mês de julho. Como é o estilo de roupa e calçado neste período que pra nós é férias? Muito agasalho ou não? Durante o dia temos muitas opções de lugares pra conhecer? Tem alguma sugestão a fazer? E a noite quais lugares interessantes e tranquilos?
Oi, Ursula. Costuma ser frio, mas não congelante. Já passei um mês de julho lá, em 2014. Olha aqui: https://www.accuweather.com/pt/ar/buenos-aires/7894/july-weather/7894
Sobre as outras dúvidas, veja esses textos:
https://www.360meridianos.com/2016/03/agenda-cultural-de-buenos-aires.html
https://www.360meridianos.com/2014/12/buenos-aires-pe-roteiro-centro-da-cidade.html
Abraço.
Oi Rafael estive em Córdoba faz um mês foi uma viajem incrível amei tudo da culinária não sei em buenos Aires mas lá comer pão com a comida também é muito típico e claro muito vinho e FIQUEI admirada pelo tanto d Coca cola que eles tomam kkkkkk
Gosto bastante de Córdoba também, Lys.
Abração e obrigado pelo comentário.
Estou indo para Buenos Aires esta semana e estou me preparando pra ficar longe da minha farofa e pra diferença de temperatura, ja que em Manaus pegamos até 40 graus.
Obrigada pelas dicas vai me ajudar muito!
Aproveite, Rute!
Boa viagem.
Legal Rafael, vou para Argentina em outubro e preciso saber a temperatura nessa época, estou com muitas dúvidas porque varios blogs dizem que estará em torno de 15 graus outroas pessoas dizem que pegaram -2 graus, me salva para saber o que levo em minha mala. Obrigada
Oi, Virginia. Pra qual cidade(s) você vai? Porque isso varia de acordo com a região - a Argentina é bem grande. :)
Abraço.
Eu tbm vou para a Argentina em outubro, vou para Buenos Aires e estou com as mesmas dúvidas que Virgina. Ficarei muito feliz se puder me salvar tbm .
Obrigada :)
Oi, Tafinha. Em outubro a temperatura em Buenos Aires é agradável.
Dá uma olhada na média histórica, aqui: https://www.accuweather.com/pt/ar/buenos-aires/7894/october-weather/7894