7 comidas típicas da Colômbia que você precisa provar
Em muitos sentidos, a comida colombiana me lembra o Brasil. Talvez seja porque eu vejo tantas semelhanças entre os dois países: uma cultura formada a partir de uma forte influência das culturas europeia, indígena e africana; a enorme diversidade do território, que tem Caribe, Amazônia e as montanhas andinas; o povo alegre e acolhedor. Muitos dos nossos ingredientes favoritos também são figurinhas carimbadas nas comidas típicas da Colômbia, como o feijão e a mandioca, o que dá pra gente aquele gostinho de casa.
Isso não quer dizer que a culinária colombiana não reserva surpresas para nós. Os temperos e combinações são um mundo a ser explorado e variam bastante de região para região. Mergulhar na cozinha da Colômbia é uma deliciosa experiência.
Leia também: A comida caribenha que você precisa conhecer
Arepas
De todas as comidas colombianas, a arepa é a mais icônica. E o motivo para sua fama está justamente na simplicidade: o famoso prato, também compartilhado com a vizinha Venezuela, nada mais é que um bolinho achatado feito de farinha de milho.
Servidas em forma de uma tortilha espessa, as arepas podem ser comidas puras ou com os mais variados recheios, como queijo, guacamole, carnes e ovo. Em versões mais modernas e experimentais, ganha até mesmo acompanhamentos sofisticados, como salmão, camarões e cogumelos.
Na Venezuela, a arepa costuma ser usada como base de um sanduíche, com um corte no meio para receber os acompanhamentos. Na Colômbia, o formato mais se parece a um bolinho. O que não muda é a versatilidade: a arepa pode ser comida a qualquer hora do dia, como lanche ou refeição principal, e é sempre uma boa pedida. Veja a receita em vídeo
Um invenção de Medellín que se espalhou pelo país, a bandeja paisa poderia ser descrita como o verdadeiro P.F. colombiano. Foi criada com o intuito de alimentar bem os trabalhadores do campo com uma generosa quantidade de proteínas e energia para que eles pudessem aguentar o tranco o dia inteiro.
Uma bandeja paisa é tradicionalmente composta por arepas, linguiça, arroz, ovo, torresmo, patacones, feijão, carne moída e uma fatia de abacate. É comida para alimentar um batalhão, mas tem sempre aquele comilão que aceita o desafio de devorar uma inteira. Alguns restaurantes turísticos vendem porções individuais mais humanamente possíveis, pra gente não sentir aquela dorzinha de deixar uma comida tão boa no prato.
O interessante da bandeja paisa é que ela sintetiza, em apenas um prato, as principais influências da cultura e gastronomia colombiana: tem a linguiça que veio da Europa, o feijão da África e a arepa e os patacones dos nativos americanos.
Foto: Luis Echeverri Urrea
O calor do Caribe pede uma receita refrescante. E poucas são como a limonada de coco. A receita seria uma simples mistura de limão, coco, açúcar e gelo, não fosse por uma carta na manga que é desconhecida por nós, brasileiros: o creme de coco, ingrediente comum nos supermercados de lá, mas que não se encontra ao sul da fronteira, e que garante a consistência exata da limoana. Há vídeos no youtube que ensinam a fazer o creme de coco.
Típica de Bogotá, essa sopa de frango com batatas diz muito sobre os dias frios da capital colombiana e da região andina do país. Embora o nome venha de ají, uma espécie de pimenta utilizada pelos indígenas nativos da América do Sul, de picante o ajiaco colombiano não tem nada: o ají nem faz parte da receita (embora apareça nas versões cubana, chilena e peruana do prato).
Por ali, além dos dois ingredientes principais, o ajiaco é preparado com alcaparras, creme de leite, coentro e um pedaço de espiga de milho. Pode ser acompanhado de arroz e uma fatia de abacate.
Leia também: Pimenta do Reino ou Malagueta? A confusa história da pimenta
Acompanhamento muito presente na região caribenha, o patacón nada mais é que uma fatia frita de banana da terra verde. Às vezes, é coberta com uma camada fina de pasta de alho e frita novamente, o que a deixa ainda mais especial. Essa é batata frita dos indígenas latino-americanos e pode ser servida com quase qualquer coisa, mas assim, para petiscar, um acompanhamento muito comum é o guacamole.
Outro prato com o qual nos presenteou o Caribe, o arroz de coco é um ótimo acompanhamento para peixes e frutos do mar. É um arroz branco feito com leite de coco, o que dá um sabor adocicado. Algumas vezes é servido dentro do próprio coco.
Quando eu morava em Barcelona, dividi o apartamento com uma família colombiana por um mês. Como na maior parte dos apartamentos velhos da cidade, o nosso não era lá muito ventilado. Por isso, já no primeiro dia, a mãe me avisou que por ali se comia muita fritura: “somos colombianos”, disse.
Só mais tarde, quando visitei o país pela segunda vez, é que entendi o significado daquela frase. Tudo na Colômbia é frito, e isso fica ainda mais claro quando se aventura pela comida de rua. As empanadas, populares em todo continente, por ali são fritas. O mesmo vale para a papa, uma bolinha de batata recheada com carne; e para a carimañola, bolinho de mandioca com queijo. O uso dessa técnica de preparo é tão comum lá que, o que pra gente é um salgado, eles já chamam logo de fritura.
Leia também: Guia da comida de rua em Cartagena das Índias
Também conhecido como almojabana, o Pan de Bueno é a salvação para mineiros perdidos no país, como eu. Isso porque ele é um pouco parecido ao nosso insubstituível pão de queijo.
Só que, em vez de ser feito com queijo curado, utiliza-se queijo fresco como principal ingrediente, o que confere um sabor mais suave. Pode ser comido como lanchinho no meio do dia ou acompanhando com um bom café colombiano.
Tradição tipicamente bogotana, o Chocolate com Queijo e Pão é um chá da tarde comum nas padarias mais antigas da capital. É servido com chocolate quente e diversos tipos de pães, manteigas e geleias. O queijo é para ser colocado dentro do chocolate, para que derreta.
Leia também: Chocolate com queijo e pão, combinação tipicamente bogotana
“Preparem-se para curtir o dia de hoje como um verdadeiro Rockstar”, disse o guia do…
Perdido nas águas turquesa do Caribe, o arquipélago de Guna Yala, ou San Blás —…
Nesse texto você descobre a história do Parque Vigeland em Oslo, na Noruega. Trata-se de…
Nas encostas da Sierra Nevada de Santa Marta, na Colômbia, um povo luta para preservar…
Você já ouviu falar na Santeria Cubana? Mas é muito provável que você esteja familiarizado…
“Eu estabeleci um ‘foot ball club’ onde a maioria dos jovens de Sheffield podem vir…
Ver Comentários
Como fazer feijão com banana verde?? Quero a receita.
Oi Maria Olívia! Infelizmente não tenho nenhuma receita, mas você encontrará algumas no google!
What? Como assim colocar o queijo no chocolate pra derreter? E bebe chocolate com queijo?
Eu tava aqui delirando com as comidas até finalizar com essa informação. Me perdi. Ahahah
É isso mesmo, Beatriz! Também achei estranho da primeira vez, mas pode acreditar que fica uma delícia!
Abraços!
Nossa, fique com água na boca, que culinária deliciosa, embora calórica.
É muita fritura, né? Mas que delícia! hahaha