Estudar em Portugal: candidatura, visto, custos e moradia

Por

Com todos os conhecimentos de quem já está há 5 anos no país, nesse texto eu conto para vocês detalhadamente o passo a passo sobre como estudar em Portugal. Esse texto é constantemente atualizado e tem todos os comentários respondidos! Aqui você encontra todas as explicações sobre estudar numa universidade portuguesa: se vale a pena, a escolha do curso, os processos seletivos, o valor das mensalidades, documentação necessária, visto e SEF, como conseguir moradia, como transferir dinheiro, possibilidades de trabalho, bolsas e muito mais.

Você pensa em morar em Portugal? Leia também o post que eu fiz sobre os tipos de visto e autorizações de residência para brasileiros que querem se aventurar na terrinha

Vale a pena estudar em Portugal?

Em setembro de 2014, eu larguei meu emprego de escritório para me dedicar ao 360meridianos e embarquei de mala e cuia para um mestrado na Universidade de Coimbra – que eu finalizei em 2016 e até recebi uma bolsa de mérito acadêmico!

Em primeiro lugar, acho que vale dizer que não fui eu quem escolheu Portugal, foi o destino que deu um empurrão nessa decisão. Eu tentei um outro mestrado que não deu certo, porque eu teria que pagar 14 mil euros de mensalidade. Triste por ter que desistir desse sonho, acabei descobrindo que o calendário de candidaturas em Portugal não segue a mesma lógica do resto da Europa: eles iniciam o processo de inscrições em abril e anunciariam em maio a primeira fase de candidatos aprovados (ainda existe uma segunda e terceira fases – ou seja, se você quer tentar estudar lá, pode tentar se inscrever até julho ou agosto). As aulas começam em setembro.

Saiba mais: Passagens aéreas com desconto para estudantes

Estudar em Portugal tem suas vantagens e desvantagens, como em qualquer lugar do mundo! Alguns cursos são de excelente qualidade, outros deixam um pouco a desejar. Como saber se você fará a escolha certa: lendo atentamente a ementa do curso no site da Universidade e buscando, em grupos de discussão online, experiências de pessoas que já estudaram naquela área que você tenha interesse.

o que fazer em coimbra baixa

Coimbra

Algumas coisas são gerais: para quem cursa licenciatura, é importante saber que são pouquíssimas as chances de conseguir um estágio remunerado (coisa que é muito comum no Brasil). Por outro lado, quem faz mestrado e doutorado verá a possibilidade de ter uma experiência um pouco mais prática do que acadêmica, isso pode ser bom ou ruim, depende dos seus objetivos e da forma como você mesmo encara seu percurso.

É importante ter em mente, no entanto, que alguns cursos de mestrado (os chamados mestrados de continuidade) funcionam como uma extensão do curso de graduação e acabam sendo muito básicos ou repetindo o que você já aprendeu na sua licenciatura. Fique atento a esse tipo de informação antes de se inscrever!

E claro, uma das grandes vantagens de estudar em Portugal é a facilidade (relativa) para conseguir uma autorização de residência na Europa.

A questão das mensalidades/propinas mais caras para brasileiros

Uma mudança de regras em Portugal fez com que o valor das mensalidades (os portugueses chamam de propinas) passasse a ser mais caras para estrangeiros. Ou seja, hoje um curso de mestrado pode custar uma média de 7 mil euros para brasileiros, enquanto a taxa para os portugueses – que é subsidiada pelo governo – fica em torno de €1100.

A polêmica começa porque existe um documento chamada “Estatuto de Igualdade de Direitos” (explico mais sobre como conseguir nesse post), que teoricamente dá a brasileiros os mesmos direitos que portugueses. No entanto, as universidades não aceitam isso e seguem cobrando a mensalidade mais cara.

A luz no fim do túnel? Algumas universidades, como as de Porto e Lisboa, oferecem alguns descontos para brasileiros, mas ainda assim, as propinas são mais caras do que para nacionais.

O que você precisa para estudar em Portugal e entrar numa Universidade Portuguesa

A resposta mais simples para essa pergunta é a seguinte: entre no site da Universidade, procure por “Estudar aqui” e também clique em “Estudantes Internacionais”. As universidades portuguesas dividem seus níveis de graduação em 1º, 2º e 3º ciclos.

É assim: 1º é a graduação normal – que eles chamam de licenciatura, 2º mestrado e 3º doutorado. Na parte “Estudar Aqui” você vai encontrar os links de todos os cursos que a universidade oferece. Uma vez dentro da página do curso você encontra as informações como ementa, duração, preço e como se candidatar. Na página dos “Estudantes Internacionais” você achará mais informações sobre os programas de mobilidade nessa universidade, além de informações sobre programas de bolsas que eles tenham parceria.

Dica: A questão é que esses sites são bem confusos e pode não ser tão fácil assim encontrar todas as informações que você procura. Minha experiência diz que está tudo no site, mas você vai ter que procurar com muito afinco para encontrar.

Vale lembrar que quem quer fazer graduação em Portugal pode usar o ENEM na candidatura, diretamente com a universidade.

Também há acordos entre universidades portuguesas e brasileiras para quem quer cursar só um semestre lá. Nesse caso, ao invés de se candidatar diretamente com a Universidade, você vai precisar procurar informações com esses programas primeiro. No site do Consulado Portugal em São Paulo há uma lista de instituições que oferecem bolsas de estudo para brasileiros em Portugal.

Estudar em Portugal Porto

Porto, Portugal

Leia também: Como é a vida de um estudante em Coimbra
Como é morar no Porto: experiência, custo de vida e aluguel

Como estudar em Portugal: a candidatura para mestrado e doutorado

Dá para fazer absolutamente toda a candidatura para estudar em Portugal via internet. Eu não precisei criar um projeto de pesquisa para me candidatar ao mestrado. No doutorado, entretanto, é necessário. Em geral (com algumas exceções), a candidatura para pós-graduação no exterior não exige isso. O que você vai precisar é para fazer um mestrado em Portugal:

E aqui vem a primeira dificuldade burocrática: todos os seus documentos oficiais brasileiros precisam ser legalizados.

Você tem que autenticar as assinaturas dos seus documentos em cartório – isso quer dizer que você tem que descobrir onde o reitor da sua universidade tem assinatura reconhecida e ir lá autenticar. No caso, eu também precisei autenticar a assinatura do secretário do colegiado que assinou meu histórico escolar. Ou seja, dois cartórios diferentes.

Serra-da-Estrela-Portugal-linhares

Linhares, Portugal

Depois da autenticação das assinaturas, você precisa ir apostilar os documentos. O que é esse tal de apostilamento? É uma espécie de autenticação internacional, feita por alguns cartórios brasileiros autorizados. Você leva o seu documento num deles, eles fazem o apostilamento e te entregam depois de alguns dias.

Duas dicas: Ligue antes no cartório para conferir se de fato eles estão fazendo o procedimento e aproveite a ligação para conferir se, por um acaso, seu reitor não tem firma reconhecida lá também. Assim, você evita mais viagens e perda de tempo!

Dentro do próprio sistema da universidade você envia todos os documentos, preenche seus dados e paga a taxa (a minha eu paguei via Paypal). Depois disso, é só esperar eles confirmarem o recebimento e depois aguardar o anúncio da aprovação ou reprovação.

Dica para quem tem cidadania europeia: Você pode se inscrever no mestrado e doutorado com os documentos europeus de identidade, mas apresentar os dados de estudo (diploma, histórico, etc) brasileiros.

Faculdade em Portugal: nota do ENEM e outras dicas

Quem quer fazer a graduação em Portugal pode se inscrever usando a nota do ENEM, nos exames realizados nos últimos 3 anos. O passo a passo para usar a nota do exame brasileiro está nos sites de cada universidade. Basicamente você precisa verificar se tem nota no ENEM para entrar no curso desejado e realizar a inscrição. Aqui está o passo a passo da Universidade de Coimbra e aqui as informações da Universidade do Porto.

Para quem tem cidadania portuguesa e quer pagar as mensalidades mais baratas, é necessário seguir outros procedimentos, tendo em vista que a nota do ENEM só pode ser utilizada para quem se inscreve como brasileiro. Nesse caso, você precisa verificar as regras para realizar o Exame Nacional Português: veja aqui mais informações na página do DGES. 

Existem algumas excessões as regras acima: pessoas maiores de 23 anos, ou que já vivam na União Europeia há mais de dois anos, ou que não tenham feito o ENEM podem tentar outras vias de ingresso, diretamente com cada universidade. Por exemplo, a UC tem o programa Ano Zero.

Fui aprovado, o que fazer?

Demora cerca de um mês para sair o resultado. Depois de ser aprovado, você pode fazer a matricula no seu curso também online e então passar a se preocupar com coisas como passagens aéreas, euros, visto, moradia, seguro de saúde…

Visto de estudante para Portugal

Brasileiros não precisam de visto de turista para Portugal, ou seja, se você for ficar lá até 90 dias, então é só levar o passaporte e pronto. Se você vai estudar lá, seja por seis meses ou dois anos, a coisa muda de figura e você precisa sim pedir um visto de residência temporária.

Muita gente fica com a ideia de arriscar vir sem visto (por causa de demora nos processos com consulados) e planejam se legalizar no SEF depois que estiverem aqui. Eu NÃO RECOMENDO isso, porque: 1. As companhias aéreas já não deixam mais você embarcar para Europa sem um voo de volta para daí a 90 dias se não tiver visto. 2. As marcações no SEF tem demorado MESES e com isso, você vai ficar ilegal e numa situação bastante precária, em termos de poder viajar, alugar apartamento e outras questões burocráticas.

Desde abril de 2019, você deve fazer a solicitação do visto através do site VSF Global. No caso de estudantes, o tipo de visto é o de residência.

No site, você verifica todos os documentos (também listados abaixo) e faz a entrega (pelo correios ou horário agendado) num dos centros de solicitações correspondente ao seu local de moradia. Ou seja, a solicitação não é mais a cargo do consulado.

No meu caso, como sou autônoma e a comprovação da renda que recebo do blog era complicada no momento da inscrição, pedi para minha mãe assinar um Termo de Responsabilidade e anexei o comprovante do Imposto de Renda dela. Segue também o modelo do termo que usei:

Termo de responsabilidade

Eu, Fulana de Tal (sua mãe ou pai), estado civil, profissão, portador do Bilhete de Identidade n° XXXXXX, passaporte XXXXX, residente em cidade, estado, país, declaro, para os devidos e legais efeitos, que me responsabilizo pelos meios de subsistência – alojamento, alimentação e demais despesas necessárias durante a estada – de Seu Nome, de nacionalidade brasileira, portador do passaporte n°XXXXX, pelo período de realização do Nome do Curso e da Faculdade.

Local e data

Assinatura com firma reconhecida em cartório

Também é necessário pagar uma taxa, que vai ser referente ao período que você vai ficar lá. O tempo que demora para chegar o visto varia em cada consulado, mas dada a grande procura pode demorar bastante.

Seguro de saúde para estudar em Portugal

Para pedir o visto para Portugal você precisa ter um seguro de saúde que tenha cobertura de 30 mil euros. Você pode contratar uma seguradora privada ou pode utilizar o sistema público de saúde português, através de um acordo bilateral com o Brasil, que oferece esse serviço para brasileiros, chamado Certificado de Direito à Assistência Médica – CDAM, também conhecido como PB4. Para conseguir isso, você precisa ir até o posto do Ministério da Saúde da sua cidade levando comprovante de residência (original e cópia), comprovante de matrícula, passagem (só se já tiver comprado), carteira de identidade (original e cópia) e passaporte (original e cópia).

Lembre-se também de deixar uma procuração para que alguém da sua família possa renovar o documento para você.

estudar-em-portugal-Lisboa

Lisboa

Se você optar pelo sistema público (foi a minha escolha – e ao longo de 3 anos, sempre fui muito atendida quando precisei) não se esqueça que o PB4 só cobre saúde, não vale para coisas como perda de bagagem, roubo de eletrônicos, assim como só é válido em Portugal. O que isso quer dizer? Vale a pena contratar um seguro de viagem para a semana que você chegar de viagem e também será necessário comprar o seguro toda vez que você for viajar pela Europa (lembrando que precisa ser um seguro europeu, não pode ser nada contratado do Brasil).

Estudar em Portugal: Moradia

Quando eu me mudei para Portugal, em 2014, vim com a casa alugada a distância. Por um lado, foi bom chegar no país já sabendo onde eu iria morar por seis meses. Mas, ao mesmo tempo, fiquei presa por 6 meses num contrato que me impedia de procurar outros lugares melhores e mais baratos. Por muita gente ter essa necessidade de encontrar um lugar antes de sair do Brasil,  fizemos uma parceria com uma plataforma de aluguel de apartamento para estudantes, que verifica um a um os anúncios e reembolsa caso você não encontre o que dizia no anúncio. Eles oferecem desconto de 10% para nossos leitores no primeiro mês de aluguel! Legal né? Saiba mais!

Já escrevi um post explicando exatamente como você pode encontrar uma moradia em Portugal. Leia mais: Como alugar apartamento em Portugal

Após a chegada em Portugal: ida ao SEF

O visto que você tirar no Brasil tem duração de um ano no máximo. Logo, assim que você chegar em Portugal precisa fazer uma marcação no Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF). 

Faça a marcação por telefone 808 202 653 (fixo) ou 808 962 690 (móvel). É necessário ligar às 8h da manhã para conseguir. Existe uma promessa de um site para fazer essa marcação, mas ele ainda não existe.

No dia marcado, você precisa levar os seguintes documentos:

 Você também tem que ir às Finanças para conseguir o Número de Identificação Fiscal (NIF), para poder abrir conta no banco.

Afinal, quanto custa Estudar em Portugal?

Temos um post bem detalhado e atualizado sobre o custo médio de morar em Portugal. Infelizmente, com a popularidade do país, os valores tem subido vertiginosamente, especialmente nas grandes cidades.

O gasto médio mensal de um estudante em Portugal é de 600 euros nas cidades menores, como Coimbra e Braga; cerca de 800 euros no Porto e pode chegar a 1000 em Lisboa. Esses custos podem diminuir se você tiver alguém para dividir as contas.

Dá para trabalhar e estudar? E bolsa de estudos?

Sim, é possível trabalhar em Portugal com o visto de estudante. Você vai precisar de uma autorização do SEF, que normalmente só a concede depois que você já tiver um contato de trabalho. Mas não conte em conseguir um emprego na sua área facilmente.

A maioria dos empregos é para restaurantes/bares, na área de turismo, telemarketing ou uber. Os salários costumam ser baixos, até porque, você terá que dedicar horas para estudar!

Existem algumas bolsas de estudo do governo português para estudantes de mestrado (consulte as candidaturas no site do DGES, e focada em estudantes de Doutorado, pela FCT (Fundação para Ciência e Tecnologia). Você também pode tentar alguma bolsa específica da universidade que for estudar ou de alguma fundação internacional. Escrevi sobre isso nesse post.

Você também vai para Portugal ou já mora aí? Compartilhe suas experiências e dúvidas com a gente!

Transporte em Portugal: dicas de como se locomover no país clique aqui

*Nós somos afiliados do Transferwise, o que significa que ganhamos uma comissão se você clicar no link e completar a transferência. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter os autores desse blog!

*Imagem Destacada: Coimbra. Crédito: Anabela Maximiliano – (CC BY 2.0)

Avalie este post
Luiza Antunes

Luiza Antunes é jornalista e escritora de viagens. É autora de mais de 800 artigos e reportagens sobre Viagem e Turismo. Estudou sobre Turismo Sustentável num Mestrado em Inovação Social em Portugal Atualmente mora na Inglaterra, quando não está viajando. Já teve casa nos Estados Unidos, Índia, Portugal e Alemanha, e já visitou mais de 50 países pelo mundo afora. Siga minhas viagens em @afluiza no Instagram.

Confira todos os posts escritos por

Deixe seu comentário
837 comments

Olá Luiza, primeiramente parabéns pelo site, as informações foram muito úteis para mim.
Fui aprovado em alguns mestrados em economia em Portugal e acabei optando por Lisboa.
Estou me mudando para lá agora em Agosto. Dei entrada no visto de residência junto ao consulado em SP e foi aprovado, agora estou aguardando o recebimento do passaporte com o visto pelo correio.
Estou com uma dúvida com relação às passagens aéreas, a qual já enviei por email para o consulado mas até o momento não tive respostas, gostaria de saber se existe a obrigatoriedade de comprar as passagens de ida e volta (com período máximo de 1 ano)? Ou pode-se comprar somente a passagem de ida?
Aguardo e agradeço

Resposta

Olá Luiza,
muito bom encontrar tantas informações para quem está chegando em Portugal! Obrigada por compartilhar tantas dicas valiosas…
Meu marido vai fazer mestrado em Coimbra, você tem alguma informação de como funciona o visto para esposa como acompanhante?
Abraços!

Resposta

Na verdade é bem simples, caso forem casados no Brasil (ou tiverem a certidão de união estável com mais de 2 anos) é só solicitar o reagrupamento familiar com base no visto do seu marido. (Caso não forem casados no Brasil é só casar por aqui mesmo, no Conservatório/Cartório aqui de Coimbra ficou no valor de 120 euros)

Isso é solicitado somente após sua chegada aqui em Portugal, deverá comparecer ao SEF, levar todos os documentos solicitados, paga uma taxa de aproximadamente 30 euros e em 15 dias estará pronto.

Veja no site do SEFF ou do Consulado como dito pela Luiza os documentos complementares para “Reagrupamento Familiar”.

Ah, e uma dica, eles pedem antecedentes criminais autenticados em nosso consulado, se você fizer isso pelo Brasil, cada “Legalização” sai em torno de 100 reais, se caso for realizado aqui em Portugal pelo nosso consulado aqui (Porto ou Lisboa), sai somente 5 euros.

Boa sorte!

Resposta

Oi Luiza,sabe me dizer como fazer para eu ir fazer um curso de ingles e meu filho terminar o ultimo ano da High School ai em Portugal? Nós dois juntos.Obrigada.

Resposta

Olá, você sabe de alguma instituição que fornece bolsa de estudos para mestrado na Universidade de Coimbra? Fui aprovada no Mestrado em Direito, porém sem uma bolsa ou financiamento estudantil, não poderei ir :/

Obrigada

Resposta

Olá, Luiza!

Estou encaminhando minha inscrição no mestrado em Lisboa. Só que, através de amigos e também pelo que você informou aqui, com visto de estudante (que é o que vai ser dado num primeiro momento), não se pode trabalhar legalmente.

O processo para mudança de visto de estudante para visto de residente é complicado? Demora?

Quanto a “Comprovativo de meios de subsistência”, tenho o mesmo problema que você teve. Minha fonte de renda aqui no Brasil vem de blogs. Até registro no meu Imposto de Renda, mas é possível que apenas a carta (como você fez) de um responsável aqui no Brasil já resolva?

Muito obrigado, desde já!

Resposta

Oi Luiza. Você sabe informar se é fácil conseguir vaga para escola particular em Lisboa para um aluno do ensino secundário? Estamos pensando em se mudar para Lisboa e conseguir vaga para uma boa escola para meu filho é um preocupação. Meu outro filho está no primeiro ano da faculdade e vou ver se é possível a transferência dele para universidade Nova de Lisboa ou a Faculdade Católica de Lisboa. Sabe se é possível isso? Muito obrigado pela ajuda.

Resposta

Olá Luiza!
Fui aprovado no mestrado em Coimbra agora e estou tentando encaminhar minha matrícula pelo sistema. Entretanto, estou com algumas dúvidas e espero que você possa me ajudar.
Em que momento a universidade libera a carta de aceite, necessária para encaminharmos o visto?
É necessário ter pago a taxa de inscrição (€20,00) e a 1a parcela (€540,00), ou apenas com a taxa de inscrição já consigo?
E em caso de desistência do mestrado, eles devolvem algum valor?
Fiquei bastante receoso de já pagar €560,00 de saída, para só então tentar o visto, e se numa dessas der algum problema, não saber se eles devolvem alguma coisa.
Obrigado!!

Resposta

Oi Luis, tudo bem?

Estou com o mesmo receio, pois estou aguardando a vaga na Universidade de Lisboa.

Você tem um contato para trocarmos experiências?

Resposta

Estou na mesma situação. Fui aprovado no mestrado em direito e estou com medo de fazer o pagamento e acabar não dando certo. No meu caso a 1a parcela é no valor de 900 euros, então realmente estou receoso

Resposta

Somente pagando a matricula se recebe a carta de “aceitacao” ou certificado multiusos, como eles chamam.

Para conseguir o visto é imprescindível tal certificado. Logo, é necessario se matricular antes.

Quanto a reembolso: nao existe na Universidade de Coimbra. Mesmo que vc nao va, nao sera nada devolvido!

Resposta

Não ha reembolso mesmo na situação em que a turma não teve o mínimo necessário de 10 alunos para criar a turma? criar

Almir, também fui aprovado no Mestrado em Direito.

Estou com várias indagações.

Podíamos juntar o pessoal que passou e fazer um “Fórum” sobre isso.

Valeu

Almir e ARthur, me dêem o facebook de vcs. Já temos um grupo dos mestrandos em Direito.

Resposta

Bruno, me adiciona lá. Meu nome é Arthur Lopes. Pode ser que apareçam outras pessoas lá também.

Meu email é arthur_lopes@hotmail.com

Como se chama o grupo? Qualquer coisa eu também procuro.
Valeu!

Luis, Quando fui fazer minha matrícula, finalizei todo processo de preenchimento de dados e escolha das disciplinas, e dizia que a data para pagamento da primeira mensalidade (equivalente a 900 EUROS) era dia 30 de junho. Por isso efetuei o pagamento, mesmo sem ter o visto em Mãos. Você já finalizou a sua para ver o que aparece?? O pagamento dos 20 EUROS era um dia após a conclusão da matrícula (no meu caso, vencia dia 24/06).
Luiza, por acaso você sabe me informar se para eu levar esses documentos (na embaixada em Brasília) eu preciso agendar horário?? Procurei no site essa informação e não achei. Encaminhei e-mail mas não me respondem… E ninguém atende ao telefone. Como moro em outra cidade próxima, não queria “perder viagem” chegando em Brasília e não conseguir entregar os documentos para solicitação do visto.

Obrigada pelas dicas.

Resposta

Olá Luiza tudo bem? Gostaria de uma informação se possível. Quando você levou seu histórico escolar no Ereminas (BH) já com a devida assinatura do secretário reconhecida em cartório, eles pediram a você para recolher nova assinatura do mesmo em outro formulário (MRE) fornecido por eles, antes de autenticar o histórico? Aguardo resposta. Desde já agradeço.

Abço.

Resposta

Olá Luiza!

Tenho uma dúvida, fui aprovada no mestrado em Coimbra, e gostaria de saber se posso entrar no país legalmente como turista e já estando em Coimbra solicitar o título de residência. E apresentando todos os documentos certinhos qual o prazo para sair o visto? Para não ficar ilegal no país.

Resposta

Notei que essa pergunta é recorrente nos comentários. Vou compartilhar a experiência de um irmão meu que precisou ir com pouco tempo entre a convocação do doutorado e início das aulas.
Primeiro de tudo, sim é ilegal o tempo em que o estudante está no país sem o visto correspondente ao seu status. Em todos os sites e FAQs das universidades portuguesas há menção disso.
Depois, o consulado pede prazo de 60 dias (aqui no posto de Recife, me parece que São Paulo pede 20 dias úteis), acredito que com a carta da universidade mencionando o dia de início do curso eles devam acelerar (não sei).
A experiência de ir sem o visto estudante do meu irmão foi que num dado momento a Universidade enviou uma carta a ele dando-lhe prazo para regularizar sua situação. Foi bem corrido, ele precisou ir ao SEF (agendamento com bom intervalo de tempo) levar toda a documentação, pagar multa… Só depois disso teve sua situação legalizada. Além de que quando esteve no Brasil precisou levar o diploma no consulado aqui (o que fazemos quando tiramos o visto).
Espero ter contribuído.

Resposta

Olá Luiza, conheçi a minha namorada na venezuela, ela estudou na universidade e é engenheira civil. ela gostaria de tirar o mestrado de engenharia civil em portugal, será que ela vai conseguir fazer isso? dão dar-lhe equivalencias do curso dela tirado na venezuela?

Cumprimentos

Resposta

Olá Ricardo, tenho uma situação semelhante. A minha namorada é da Venezuela e é licenciada.
Tem novas informações?
Cumprimentos

Resposta