O começo da história é sempre parecido. Você conhece um estrangeiro pelo Facebook ou Whatsapp, muitas vezes por um pedido de amizade vindo do nada. Vocês começam a conversar. No início é só amizade, mas aos poucos vocês passam a se falar todos os dias. Não demora, ele diz que te ama. Faz promessas de fidelidade, compromisso e paixão. Nunca conheceu uma mulher como você. Essas conversas acabam chegando a uma proposta de casamento.
Homens de diversas nacionalidades buscam o “amor” de uma brasileira. O problema é que, por trás dessas promessas de amor e compromisso que parecem tão sinceras e apaixonadas, pode vir também muita dor, golpes e situações desagradáveis.
Não se passa um dia sem que o 360 fique sem receber comentários de mulheres que se relacionam com estrangeiros à distância. Eu até já contei uma história que envolveu muitas mudanças na vida da pessoa, mas deu certo. Nesse mesmo post, fiz alertas sobre casos reais de golpes que acontecem com muita frequência às brasileiras nessa situação.
Resolvi então escrever outro texto, para deixar mais claro quais os golpes mais comuns que ocorrem com brasileiras que se envolvem com um estrangeiro pela internet. E algumas precauções que as pessoas deveriam tomar antes de embarcar para outro país para conhecer alguém que nunca viram.
O Itamaraty tem um alerta especial para esses casos:
“Alerta – Relacionamentos com estrangeiros pela internet
Brasileiros e brasileiras devem se precaver contra situações de risco.
O Ministério das Relações Exteriores vem recebendo numerosas queixas de cidadãs brasileiras vítimas de roubos, fraudes e violência cometidos por cônjuges estrangeiros que conheceram pela internet e com os quais tiveram pouco ou nenhum convívio presencial antes do casamento. De acordo com os relatos recebidos, que incluem denúncias de cárcere privado, é frequente, nesses casos, que os maridos estrangeiros mudem completamente de comportamento, logo após a formalização do matrimônio, tornando-se agressivos e manipuladores ou interrompendo repentinamente o contato com as vítimas, após obterem visto de permanência no Brasil.
Nessas condições, recomenda-se às brasileiras e aos brasileiros especial cuidado com os relacionamentos virtuais mantidos com estrangeiros com o propósito de celebrar casamento, a fim de protegerem-se contra golpes e situações de risco. Sugere-se, entre outras precauções, buscar obter referências do cidadão estrangeiro por parte de terceiras pessoas de conhecimento comum, além de evitar manter o contato restrito aos meios de comunicação à distância, previamente ao matrimônio.” (Fonte)
Foto: Ed Yourdon – CC BY-NC-SA 2.0 – Flickr
Ele não está apaixonado, só quer sexo
Há vários países que são extremamente conservadores. Neles, homens e mulheres não podem se falar ou se tocar antes do casamento. Por isso, algumas vezes os homens criados nessas culturas vêem estrangeiras como uma forma de conseguir sexo. O cara que você está conversando não vai te dizer isso, obviamente. Ele vai parecer legal, vai dizer que está apaixonado, talvez até insista em dizer em como ele é diferente dos outros. Mas pode ser mentira.
Não há problema nenhum em ter um relacionamento apenas sexual (não somos moralistas aqui, hein). O problema é quando há falta de honestidade e respeito. Em muitos casos, esses homens estão em busca de estrangeiras que consideram sexo fácil: depois que as mulheres oferecem o que eles procuram, elas são maltratadas e vistas como lixo. Ou sofrem diversos tipos de violência por se recusarem a transar com o cara. De qualquer maneira, vira uma situação terrível.
Ele quer um visto brasileiro
Pessoas de diversas nacionalidades ambicionam uma visto de residência permanente no Brasil. E uma das formas de conseguir essa autorização é se casando com uma brasileira. Essas pessoas se aproveitam de mulheres carentes ou em situação vulnerável que vão cair em suas palavras carinhosas e juras de amor vazias. Depois de casadas, o tal marido desaparece ou pode se transformar em uma outra pessoa – da qual você não vai gostar nem um pouco.
Ele quer seu dinheiro
Desde que esse mundo é mundo, sempre vai ter algum espertinho tentando arrancar dinheiro de alguém que confia fácil demais. Golpes desse tipo não vêm só daqueles telefonemas de sequestro falsos feitos de uma penitenciária. Vêm também de gente que diz que te ama muito.
Desconfie se alguém que você nem conhece direito pede seu dinheiro, mesmo que a história seja convincente. Em geral o valor pedido inicialmente é pequeno, uma conta que não vai fazer falta para você, mas que vai crescendo com o tempo.
Muitas vezes, o cara diz que vai te enviar uma correspondência, ou dinheiro ou até uma mala de jóias (sério, veja os comentários desse post) e depois chega uma mensagem falando que a encomenda está presa em algum lugar e você precisa pagar para liberar. Se isso acontecer não tenha dúvidas. É golpe. Se o cara falar que está preso em algum lugar e você precisa pagar alguma coisa para liberá-lo, é golpe também.
De acordo com essa matéria do Fantástico, o perito em segurança digital Wanderson Castilho já atendeu mais de 200 casos de mulheres que foram extorquidas por homens que prometeram amor eterno pela internet. E esse golpe não é praticado apenas por estrangeiros, mas também por brasileiros em sites de relacionamentos na internet.
Ele já é casado ou espera que você se adapte ao estilo de vida muito diferente
Você está disposta a ser a segunda esposa de alguém ou a nunca mais sair de casa sozinha? A se converter a outra religião? A nunca ser aceita pela família do seu marido? Dependendo da cultura e religião, tudo isso pode acontecer se o seu relacionamento com um estrangeiro pela internet se concretizar. Não é exatamente um golpe, mas um alerta sobre situações às quais você pode se sujeitar.
“Ah, mas nem todas as histórias são assim. Comigo é diferente!” Você pode pensar isso, mas a verdade é que as histórias de terror acontecem com a mesma facilidade que as com finais felizes. Antes de dar um passo maior em um relacionamento com estrangeiros pela internet, leia tudo o que puder sobre a cultura dele. Não só o que há de romântico e exótico. Como é o dia a dia no país. Como as mulheres são tratadas. Como é a religião, as relações familiares e o mercado de trabalho.
Que tipo de mudanças você estaria disposta a sofrer por esse relacionamento? Vale a pena abrir mão de tudo o que você construiu e acredita nessa vida por essa pessoa? Por que é você quem tem que deixar para trás sua família e costumes para que esse relacionamento funcione? Questione-se bastante sobre isso antes de se jogar em um romance cego.
Tráfico humano
Esse é o caso mais extremo e o mais perigoso. O tráfico humano, ou tráfico de pessoas, é uma das atividades criminosas mais lucrativas no mundo inteiro – e 98% das vítimas são mulheres. O Brasil é o país com o maior número de mulheres traficadas da América do Sul. Essas mulheres vão para o exterior com a promessa de melhores oportunidades de vida e acabam sendo presas em uma condição semelhante à escravidão e sofrendo vários tipos de abuso.
Uma das formas de atrair mulheres para serem traficadas é, entre outras, a promessa de casamento com um estrangeiro rico. Outras vezes, pode ser um trabalho como modelo, dançarina e atriz, ou mesmo a promessa de imigração fácil para algum lugar desejado.
Como identificar golpes de falsos namorados
1. A vida não é um filme da Jennifer Aniston. Desconfie de juras de amor pouco tempo depois que vocês começarem a conversar e não acredite que uma promessa de casamento é a prova que ele te ama de verdade. Antes de aceitar se casar, proponha que se conheçam melhor primeiro e passem um tempo juntos, para que você tenha certeza que não está caindo num golpe. É assim em qualquer relacionamento. No seu não precisa ser diferente.
2. Nome e foto são as coisas MAIS FÁCEIS DE FALSIFICAR NA INTERNET. Não é porque a pessoa te deu um nome completo ou mandou uma foto que ela automaticamente existe. Existem muitas quadrilhas especializadas em falsificar identidades ou até roubar a identidade de uma pessoa real. Se o cara nunca falou com você em vídeo, já é mais um ponto para desconfiar.
3. Fique atenta a comportamentos suspeitos. Guarde todos os emails e históricos de conversas e releia-os procurando por inconsistências e contradições. Converse sobre seu relacionamento com amigas de confiança (e sensatas), peça a opinião delas sobre atitudes e conversas que você teve com essa pessoa.
4. Cheque as referências da pessoa. Busque pelo nome dela na internet, veja se ele realmente trabalha onde diz que trabalha, quem é sua família, seus amigos. Desconfie se você não encontrar nada sobre ele no Google e mais ainda se as informações forem confusas e inconsistentes. Ainda que seu namorado pareça ser uma pessoa muito real, lembre-se de que existem quadrilhas especializadas nesse tipo de golpe e que elas são profissionais em criar personagens com uma riqueza de detalhes impressionante.
5. Por que é você quem deve se colocar em uma situação vulnerável de viajar para um país estrangeiro (de cultura muitas vezes conservadora), onde você não conhece ninguém além do seu namorado virtual e muitas vezes sequer fala a língua? Peça que ele venha te visitar no Brasil primeiro, assim você pode conhecê-lo melhor em um território que você controla, perto da sua família e pessoas nas quais você confia. E não se esqueça de marcar os primeiros encontros em lugares públicos e de avisar alguém sobre o seu paradeiro.
6. Se você resolver que realmente quer ir para outro país em busca desse romance, deixe sua família e amigos informados do seu roteiro, com endereços e telefone dos lugares onde você vai se hospedar. Outra boa ideia é avisar a embaixada brasileira da sua estada ali. Se possível, não vá sozinha, leve alguém da sua família com você e fique hospedada em um hotel.
7. Se o cara te pedir dinheiro, ou disse que vai te mandar alguma correspondência e depois vier uma cobrança, É GOLPE.
Gostaria de participar do grupo
Boa noite também estava conhecendo um Theodore Samuel Benjamin ele falou que chegar no Brasil dia 3 de março
Pediu dinheiro pra minha amiga , dizendo q tava no aeroporto e q a mala estava presa .Golpista.
Olaa boa tarde tudo bem?
Minha mãe está conversando com um moço que tem o mesmo nome, podemos trocar fotos?
Olaa tudo bem?
Minha mãe está conversando com um moço que tem o mesmo nome, podemos trocar fotos?
Estou conversando com um a um mês chamado Carlos James Lucas, diz que é Português que trabalha na Turquia que esta perto de se aposentar , pedi ontem para fazer uma chamada de vídeo deu desculpa , também acho que é golpe, só que consegui rastrear ele e pelo rastreio constou que ele estava lá mesmo. Diz ser Divorciado e se diz Dr.
Estou conversando com um a um mês chamado Carlos James Lucas, diz que é Português que trabalha na Turquia que esta perto de se aposentar , pedi ontem para fazer uma chamada de vídeo deu desculpa , também acho que é golpe, só que consegui rastrear ele e pelo rastreio constou que ele estava lá mesmo. Mesmo assim desconfiada .
No ano passado conversava com um homem chamado Dylan ,diz ele que trabalhava em plataforma de Petróleo,servico independente,ótimo papo quase me convenceu.Porem não fazia chamada de vídeo, um dia do nada me pediu dinheiro dizendo que a máquina que ele trabalhava para perfuração quebrou e que precisava chamar engenheiros para consertar,aí eu vi que era golpe mesmo,e deixei ele falando sozinho.
Hoje converso com um egipcio ele me ligou desde o início, conheço o trabalho dele o filho tudo por vídeo estamos até agora bem mas sempre fico desconfiada,o nome dele é Wael e mora no Cairo.
Meu contato no WhatsApp (19)997797019
Meninas, estou conversando com um de San Jose, chama-se James Mario kerkhofs, alguém conhece. Diz estar morando no Rio de Janeiro.
Sempre que pergunto algo ele da volta e some, fica inativo.
Preferiu usar o hangout para conversarmos.
Gostaria de participar do grupo
(79)999772177
Olá meninas, eu estou conversando com um canadense fez mais de um mês, ele disse que está na Rússia a trabalho que termina o contrato dia 14 de fevereiro, uma conversa no começo de amizade que acabou em lindas palavras de amor, ele mandava fotos eu também enviava fotos mas sempre foi foto com minha família, até porque eu sou cristã e não sou vulgar, então daí disse que ia enviar um presente pra mim de começo sempre neguei porque eu não queria nenhum presente só queria um amor nossa meu Deus eu acabei aceitando o presente e enviei meus dados, quase 2 meses conversando, hoje descobri que foi tudo um golpe, estou muito mal parece que o mundo desabou sobre mim, só sei chorar, alguém por favor poderia me ajudar tem perigo de usar meu nome para alguma coisa? Ah, o nome dele é Theodore Samuel Benjamin
Minha amiga foi vítima dele tbem , ficamos muito assustada ele falou q estava vindo pro Brasil dia 03/03 falou q era pra ela passar o nome completo e o endereço.
A história q ele contou para ela é idêntica a q falou pra vc , falou q queria fazer investimentos no Brasil , q era pra ela escolher a casa para eles morarem.
Falou q iria trazer o anel de casamento.
Graças a Deus tive a ideia de entrar aqui e ajudou muito pois vimos o nome dele Theodore Samuel Benjamin
Olá Angélica, você teria imagens deste suposto homem? Minha mãe está conversando com um THEODORE SAMUEL BENJAMIN e surgiram algumas suspeitas. Inclusive ele enviou uma foto de um anel, tipo um solitário, e eu vi em um comentário que também receberam esse tipo de imagem.
Ele enviou pra minha amiga também uma fotos de um anel , falou coisas bonitas e falou q estaria embarcando pro Brasil no dia 03/01 q era pra ela procurar uma casa para ele comprar pq queria investir no Brasil.
Porém suspeitei e comecei a investigar e descobri q era um golpista.
Oii Rosa tudo bem?
Minha mãe tbm está conversando com ele, poderia me mandar foto?
Estou num situação bem similar, poderia me enviar fotos para ver se é a mesma pessoa. Meu zap 21970412839
Olá, vc tem foto desse Theodore, acho que estou falando com a msm pessoa. Pode me add 21970412839
Olá, vc tem foto desse Theodore, acho que é a msm pessoa. Pode me add 21970412839
ALGUÉM ESTA CONVERSANDO COM UM CARS QUE CHAMA Thomas Isis?
De Montreal no Canadá..viúvo..mora hoje em alexandria no Egito?
Engenheiro naval
Ah gente ele me passou o nome de Fletcher, me passou o sobrenome também porque eu perguntei quando comecei a desconfiar, mas procurei em todos os sites e não achei.