Nesse texto você descobre como é a imigração na Espanha. Quais vão ser os documentos exigidos na chegada no aeroporto de Madrid e também no de Barcelona. O que você precisa levar e falar. E também o que fazer em casos de conexão nesse aeroporto.
O Aeroporto de Barajas, em Madrid, já foi um problema sério para o viajante brasileiro. Há alguns anos, era nesse lugar que centenas de brasileiros se encontravam com o mais temido inimigo do turista: a deportação. De artistas plásticos a idosas, muita gente foi impedida de entrar na Espanha. A ponto do governo brasileiro aplicar a reciprocidade, exigindo as mesmas coisas e barrando espanhóis que tentavam entrar no Brasil.

Aeroporto de Madrid
Documentos que você precisa para a Imigração na Espanha
Ao chegar na imigração no aeroporto de Madrid (ou de Barcelona), o agente de imigração pode requerir os documentos listados abaixo. Tenha em mente que falhar em apresentá-los pode significar que sua entrada será negada.
– Passaporte com validade de três meses após a saída prevista da Europa (no mínimo);
– Comprovante de passagem de volta para o Brasil ou para fora da União Europeia;
– Comprovante de reserva de hotéis, ou Caso for ficar hospedado na casa de alguém, uma carta simples com o convite dessa pessoa;
– Itinerário de viagem, como possíveis passeios e roteiros;
– Caso a viagem seja de trabalho ou estudo por menos de 90 dias, mostrar os comprovantes e convites da atividade profissional ou da escola;
– Comprovantes de recursos financeiros (90 euros por dia e no mínimo 810 euros no total). Podem ser extratos bancários e de cartões, tirados na véspera da viagem;
– Seguro de Viagem com cobertura mínima de 30 mil euros. Contratar o seguro é obrigatório não só para a Espanha, mas quase todos os países da Europa. Clique aqui para comparar entre diferentes seguros e escolher a opção com melhor custo/benefício e ainda garanta até 25% de desconto para nossos leitores.
Veja também:
• O que é o Tratado de Schengen e por que o Seguro Viagem é obrigatório
• Veja quais as melhores seguradoras de viagem para Europa
Vale lembrar que turistas brasileiros podem ficar até três meses na Europa, a cada período de seis meses.
No mais, a dica para passar pela imigração em Madrid é ficar calmo, estar relativamente bem vestido e ter toda a documentação necessária preparada para apresentar, mas somente caso te peçam. Acredito que provavelmente não vão te pedir, assim como aconteceu conosco na nossa primeira passagem por lá.
Como foi minha imigração na Espanha
A primeira vez foi em outubro de 2011, antes do acordo firmado entre os dois países e no meio da crise. Eu, a Natália Becattini e a Luíza Antunes, autoras aqui do blog, pegamos um voo da Ibéria que partiu de São Paulo e tinha como destino Madrid. Vou confessar, eu estava morrendo de medo da imigração. É que ainda por cima aquela era a primeira parada de nossa volta ao mundo, que iria durar 10 meses. Se alguma coisa desse errado, não era apenas uma viagem para Europa que iria por água abaixo, mas a maior viagem de nossas vidas.
Numa pasta de papel, levei todos os documentos necessários: itinerário de viagem, comprovante de reserva de hotéis, extratos bancários. Juntos, nos aproximamos do oficial de imigração.
– “Brasileños? Van a la fiesta?”, ele perguntou.
– “Sim!”, respondemos.
E nossos passaportes foram carimbados, sem mais perguntas.
Planeje sua viagem: Saiba onde se hospedar em Madrid

Aeroporto de Madrid (Foto:Fernando Carmona, Wikimedia Commons)
Dois anos se passaram. Nesse meio tempo, enfrentei a imigração de duas dezenas de países e aprendi a ficar tranquilo com isso. Como dito antes, Brasil e Espanha firmaram um acordo para deixar a imigração espanhola mais fácil, afinal um país em crise não pode abrir mão dos reais brasileiros. Por tudo isso eu estava bem mais tranquilo quando embarquei num voo da Air Europa, que liga Salvador a Madrid.
Percebemos o problema assim que chegamos no setor de imigração. Todas as filas andavam rápido, com os funcionários praticamente nem olhando para os passaportes dos turistas. Menos a nossa, que andava vagarosamente. Péssimo sinal. Com receio de que uma mudança de fila chamasse atenção pra gente, ficamos por lá mesmo.
“Brasileiros? Quanto dinheiro vocês tem?”, perguntou o espanhol.
Mostramos nossos extratos dos cartões.
“Isso pode ser falso, não vale nada”. Vocês precisam ter no mínimo 60 euros por dia para entrar na Espanha, tem que ter dinheiro vivo, sem isso não dá. Vocês têm que aprender a ler as regras antes de viajar”, completou o sujeito.
A bronca era injusta – nós tínhamos todo o dinheiro, mas não em espécie, o que não é necessário. Imagine o risco que é carregar 60 euros por dia, para 53 dias de viagem, na carteira! Óbvio, argumentamos isso, mas ele parecia irredutível. Foi nessa hora, já encarando uma deportação absurda e nossa entrada para as estatísticas de brasileiros que se deram mal Espanha, que o cara carimbou nossos passaportes e mandou a gente seguir.
Depois concluímos que o sujeito se divertia ao ver a cara de desespero e incredulidade de turistas, já que parte do nosso grupo, que passou por ele logo em seguida, também enfrentou pedidos esdrúxulos, embora diferentes.
Você vai passar pela imigração da Espanha, em Madrid? Não entre em pânico! Afinal, aparentemente a situação está bem mais tranquila hoje em dia. O único risco real é você cair nas mãos do fanfarrão do aeroporto de Barajas (evitem um careca com cara de poucos amigos).
Sei que é a imigração da espanha, mas estou com duvidas na imigração dos EUA.
Irei viajar sozinha, tenho 20 anos. Meu medo é o fato de viajar sozinha e ser bem jovem. Irei ficar 07 dias em NY. Irei levar 800 dólares. Isso basta?
800 dólares + cartão internacional.
Uma viagem, principalmente de férias, é para que seja de relaxamento, curtição, adquirir cultura, no entanto, quando se trata de ir à Espanha os brasileiros temem ser enxotados daquele país como cães sarnentos.
Não passou da hora de rever esta síndrome de submissão? afinal, o mundo é enorme, com milhares e milhares de opções de passeios, para quê ficar se submetendo a humilhações em um país que não nos aceitam como turistas, muito menos como seres humanos iguais a eles.
Olá, Rafael,
Vou fazer uma viagem à França de dezembro a janeiro, com duração de um mês… sei que no inverno a Europa costuma ficar menos cheia, mas como vou durante o Natal e o Réveillon eu não sei… meu tempo de espera em Barajas será de 2:30 min, e depois rumarei para Bruxelas. Acha que dá tempo de passar pela imigração em Madrid? A particularidade é que escolhi desembarcar por Bruxelas pois vou ficar no norte da França com a fronteira belga. Vou providenciar a CARTA convite com um amigo que possui visto de estudante e mora lá… Acha que terei problemas? Peço para ele fazer a carta em inglês, francês, espanhol ou nos três idiomas? Levarei comigo a quantidade mínima necessária em espécie, mas possuo cerca de 8mil em limite do meu cartão internacional… como proceder? Levo uma carta do banco, ou a própria fatura do cartão? Contra-cheques ajudam? Essa é minha primeira viagem à Europa obrigado desde já e parabéns pelo conteúdo do blog. Ahh sou fluente em inglês e francês, mas não espanhol.
Olá Rafael,
Irei em agosto para a Espanha para estudar por 1 ano.
Tenho o visto de estudante com validade a partir do dia 01/09, porém chegarei lá no dia 26/08, ou seja, imagino que entrarei como turista.
Aluguei um apartamento para morar lá, porém o proprietário abriu mão do valor da reserva pois quem me indicou foi um amigo que morou lá antes de mim. Sendo assim, não tenho ainda o contrato de aluguel. Nesse caso, como faço para comprovar estadia na imigração? Um email do proprietário com o valor e endereço comprovaria a locação?
Obrigada
Olá Rafael, td bem?
Viajarei para a Italia fazendo conexão em Madri. Depois de comprar as passagens me deparei com os comentários acerca da imigração. Confesso estar em panico. A minha situação é a seguinte: viajo com minha sogra para visitar meu marido (italo-brasileiro) que esta passando uma temporada na Italia à trabalho. A carta convite pode ser um problema neste caso? no sentido de acharem que por ser meu marido estou indo pra lá com intenção de ficar? ou melhor fazer reservas em hoteis, com cancelamento gratuito, e não mencionarmos nd disso… apenas que estamos indo fazer turismo?
Agradeço desde já.
Vou a Lisboa,mas meu voo faz conexao em madri,vou passar por imigraçao em madri ou Lisboa? porque em 2001 fui por paris e la nem me olharam a cara, nao carimbaram passaporte nada, em lisboa que me perguntaram onde eu me hospedaria e nada de dinheiro ,mas claro que muita coisa mudou em 14anos, aguardo a resposta
Olá boa noite!
Farei uma viagem para Espanha.
Entrarei por Lisboa. Passarei por duas imigrações?
abraço!
Olá Rafael, eu fui aprovado num mestrado na cidade do Porto-Portugal.
minha duvida é a seguinte : eu nao tirei o visto estudantil aqui, por ser muito caro e burocratico, entao estou optando por tirar na cidade do Porto.
eu comprei apenas a passagem de ida e meu voo é Manaus-Guarulhos-Madrid-Porto.
tenho todos os documentos comprovando que vou para estudar em Portugal,carta de aceitaçao da universidade, carta convite de residente portugues, passaporte,cartao de credito internacional e outros… minha pergunta é :na imigraçao em Madri, corro o risco de ser barrado pelo fato de estar sem visto e so com a passagem de ida…mesmo com todos os documentos ?
Oi Bruno, vou viajar com uma amiga para Paris. Nossa conexão será em Madri, minha dúvida é se devemos nos dirigir juntas a um guinche da imigração ou devemos ir separadas? A pergunta é simples mas em vista de tantos comentários sobre a dificuldade de entrar por Madrid fiquei preocupada.
Pessoas? Se nao souberem com clareza, melhor nao responder. Assim confundem aqueles que estao a tracar seus planejamentos… Membros da familia sim, passam juntos, caso contrario nao!!!
Desculpe Rafael, mas eu não entendi, só se passa na imigração uma vez?
Ex.: Vou a Europa entrando por Portugal e de lá para outros países de ônibus, avião ou trem…só vou ter que apresentar passagem de volta, carta convite/reservas e quantidade de dinheiro no país de entrada na UE ou em cada fronteira tenho que apresentar esses documentos?
Somente no país de entrada.